domingo, 31 de maio de 2015

ESCALADA COMO TERAPIA

-
Escalada como terapia

ESCALADA COMO TERAPIA

Un joven nepalés desciende una catarata en Pokhara, a unos 205 kilómetros al oeste de Katmandú (Nepal). Muchos nepaleses de clase media visitan Pokhara para escapar del trauma generado por el terremoto de magnitud 7,9 que sacudió el país, golpeando la vida de 8 millones de habitantes, y de la réplica de magnitud 7,3 ocurrido dos semanas más tarde. Al menos 8.670 personas murieron y 21.433 resultaron heridas en el desastre natural, de acuerdo con datos del Gobierno. (Narendra Shrestha / EFE)-(20minutos.es)




Dignidade, por favor

-
"1. Têm sido os políticos os maiores agentes da sua própria descredibilização. Não por haver menos gente honesta, competente ou preparada na política do que em qualquer outra atividade, mas porque os políticos portugueses não perdem uma oportunidade para dar provas de uma enorme falta de respeito por quem os escolhe e, sobretudo, por eles próprios. E é exatamente na Assembleia da República, lugar onde estão os representantes do povo, que temos assistido a uma espécie de campanha involuntária no sentido de perdermos qualquer tipo de consideração por aqueles homens e mulheres. Têm sido, de facto, deputados os mais recentes militantes na conhecida campanha contra os políticos e a política, que é basicamente uma campanha contra a democracia.
Nesta semana tivemos mais dois flagrantes exemplos.
O primeiro, que já se vem arrastando, é o que diz respeito à lei do enriquecimento ilícito, agora eufemisticamente rebatizada - depois de ter sido chumbada no Tribunal Constitucional - de lei do enriquecimento injustificado.
Sei, infelizmente, que o PSD e o CDS, ou melhor, o partido "chega-me isso", antigamente conhecido como CDS, estão tomados por uma espécie de revolucionários que parecem ter como objetivo a destruição dos valores fundamentais dos seus partidos. Muito pior, nutrem, por ignorância, um desprezo brutal por traves-mestras do Estado de direito. Estaria, porém, a insultar a inteligência e os conhecimentos elementares da maioria - espero, esmagadora - dos deputados dos partidos que aprovaram aquela iniquidade se tivesse o atrevimento de lhes explicar os fundamentos da democracia liberal e do Estado de direito. Mal estávamos se aqueles deputados todos não soubessem que a não inversão do ónus da prova é uma garantia básica numa democracia. Aliás, esse direito deveria ser especialmente protegido por alguém de centro- -direita, como, imagino, se ainda consideram os deputados do CDS e PSD. É essa área política que tradicionalmente se preocupa mais com os direitos dos indivíduos face ao Estado, é essa zona ideológica que se define em larga parte como um bastião da preservação das garantias do cidadão face ao sempre latente arbítrio do Estado.
E, no entanto, aprovaram aquele ataque feroz à democracia liberal. Desrespeitaram o mais primordial mandato: a defesa do regime. E fizeram-no com a consciência de que o estavam a fazer. Transformaram-se em zombies da democracia. Sei bem que a disciplina de voto, em inúmeras situações, é fundamental. Que tem de haver uma escala de valores imposta, sob o risco de não se poderem cumprir nem promessas eleitorais nem programas de governo. Mas por que diabo o aborto ou o casamento entre pessoas do mesmo sexo é uma questão de consciência e se tem de aprovar cegamente um ataque ao Estado de direito? E que acham os deputados mais importante: a defesa da democracia liberal ou as instruções do partido?
Como uma desgraça nunca vem só, assistimos incrédulos às primeiras declarações dos deputados da maioria sobre a recondução de Carlos Costa. Está em curso uma exibição de falta de vergonha que manchará para sempre os deputados que a exibirem, o instituto comissões de inquérito e a própria Assembleia da República.
Que Passos Coelho ignore olimpicamente os resultados da comissão de inquérito ao caso BES é lá com ele - apesar de ficar clara a consideração que tem pelos deputados do seu próprio partido... os do outro, já sabemos, não contam. Que Carlos Costa se sinta confortável com continuar no cargo quando os representantes do povo, de forma clara e evidente, não o consideram capaz de o exercer de forma competente também é lá com ele - digamos que diz muito sobre o seu apego ao cargo. Mas a possibilidade dos deputados que assinaram o relatório da comissão de inquérito, nomeadamente, claro está, na parte que diz respeito à apreciação do papel desempenhado pelo governador, venham agora concordar com a sua recondução é de uma indignidade sem nome, de uma falta de respeito por eles próprios e pela instituição que servem que chega a causar vergonha alheia.
Tenho sempre muito cuidado em abordar questões morais em política, mas se há casos em que ela está presente de maneira transparente é nesta. Que moral pode um indivíduo invocar quando trai a sua própria palavra? Que consideração podemos ter por quem troca a sua opinião explícita e inequívoca por, quem sabe, a continuação no cargo de deputado? Como é que alguém pode pedir o nosso voto se ficamos a saber que pode, em situações tão importantes como esta, esquecer as suas convicções e transformar-se num fantoche?
Temos de exigir honra e dignidade a alguns dos nossos representantes. Mal estamos quando temos de o fazer.
2. Durante esta semana, o Presidente da República não veio fazer nenhum apelo ao consenso. Pelos vistos, não achou que a nomeação do governador do Banco de Portugal fosse suficientemente importante para que houvesse, pelo menos, uma conversa entre o primeiro-ministro e o líder da oposição. Estamos conversados, senhor Presidente."
(Pedro Marques Lopes - Diário de Notícias)


sábado, 30 de maio de 2015

ARABIA SAUDÍ REANUDA ATAQUES EN YEMEN

-
Arabia Saudí reanuda ataques en Yemen

ARABIA SAUDÍ REANUDA ATAQUES EN YEMEN


Una mujer y un niño yemení corren para ponerse a salvo mientras la coalición liderada por Arabia Saudí vuelve a atacar la casa de un líder del movimiento rebelde chií de los hutíes que ya fue alcanzada horas antes, en Saná (Yemen). Este tipo de ataques son frecuentes desde el inicio a finales de marzo de una ofensiva lanzada por una coalición liderada por Arabia Saudí contra el movimiento los hutíes en el Yemen. (Yahya Arhab / EFE)-(20minutos.es)


Passos quer cortar pensões mas não tem "coragem para o assumir"

-
Líder do PS acusa Passos de não ter "coragem de escrever preto no branco aquilo que realmente querem fazer na Segurança Social", os cortes de que a ministra das Finanças falou com "sinceridade".

O líder do PS acusou o Governo de falta de "coragem" para assumir "preto no branco" o que quer fazer em relação à Segurança Social e que a sua sustentabilidade passa pela aposta na economia e por mais emprego.
Em Braga, a discursar no final de umas jornadas dedicadas à promoção do emprego, António Costa afirmou que a ministra das Finanças quando afirmou serem necessários cortes definitivos nas pensões falou com "sinceridade" sobre a intenção do programa de Governo da coligação PSD/CDS-PP.
O secretário-geral socialista garantiu ainda que o que o PS promete no seu programa de Governo "é mesmo" o que o partido quer fazer e que não tem "nada na manga nem escondido".
"Depois de terem passado uma semana numa tentativa bastante atabalhoada a explicar aquilo que não precisava de nenhuma explicação porque era claríssimo, ao fim de uma semana o que vêm dizer é que desistiram de pôr no programa de Governo deles a solução para a Segurança Social porque não têm coragem de escrever preto no branco aquilo que realmente querem fazer na Segurança Social", acusou António Costa que respondia assim a declarações do líder do PSD em Bragança.
Pedro Passos Coelho disse que o programa eleitoral da coligação não deverá conter uma solução "muito definida" para as pensões para não comprometer um futuro entendimento com o PS sobre a reforma da Segurança Social.(Diário de Notícias)

Notas do Papa Açordas: Afinal, a única a falar verdade na coligação da treta é a Maria Luís...

quinta-feira, 28 de maio de 2015

RED BULL AIR RACE

-

Red Bull Air Race

RED BULL AIR RACE

El piloto español Juan Velarde durante un entrenamiento de la tercera etapa de la competición aérea Red Bull Air Race, que se celebra en Rovinj, Croacia. (Sebastian Marko / EFE)-(20minutos.es)

terça-feira, 26 de maio de 2015

LOS GRAFITIS REVITALIZAN LISBOA

-
Los grafitis revitalizan Lisboa

LOS GRAFITIS REVITALIZAN LISBOA


Fotografía facilitada por la plataforma Underdogs, que muestra una obra plasmada en la fachada de un edificio de la ciudad de Lisboa (Portugal). Fruto de la espontaneidad de los artistas o de programas culturales, cada vez son más las paredes y muros de la capital lusa que exhiben obras de este tipo, que mezclan la crítica política y social con las pasiones artísticas de sus autores, algunos de ellos figuras de referencia mundial. (Rui Gaiola / EFE)-(20minutos.es)


De qualquer maneira, eles vão dar cabo disto

-
Maria Luís Albuquerque acha que a Segurança Social, como está, entra em rutura e, por isso, defende cortes definitivos nos valores pagos aos atuais pensionistas.
A obsessão de sangrar a Segurança Social vem de longe. Nos anos 80 do século passado já eu ouvia as atuais teses, agora dadas a beber aos cérebros tenros dos jovens da JSD, esponjas prontas a absorver para o resto da vida a "lição" da ministra das Finanças.
Naquela época os fundamentalistas mais radicais da fé na santa Thatcher defendiam mesmo o fim das reformas pagas pelo Estado: cada um cuidasse, durante a vida ativa, da sua futura velhice. Ponto final.
As companhias de seguros trataram, logo, de inventar planos financeiros para quem aderisse aos seus sistemas. Celebrizou-se, entre os remediados e abonados, a sigla PPR - Plano Poupança Reforma - que o Estado subsidiava indiretamente com benefícios fiscais. O mesmo Estado que, sempre que tinha problemas financeiros, retirava verbas aos cofres da Segurança Social pública...
Em 2008 um dos potentados mundiais desses fundos de pensões, a AIG/Alico, entrou em colapso e esteve no início da crise financeira dos EUA. Foi o Estado norte--americano que teve de a salvar, evitando que milhões de pensionistas/investidores em todo o planeta ficassem sem um único dólar.
Em Portugal já tivemos a reforma da Segurança Social, em 2007, que alterou os limites da idade da aposentação. Seguiram-se os cortes "provisórios" subsequentes à chegada da troika, a tornar magras muitas pensões gordas. Persiste ainda o congelamento das atualizações do valor da esmagadora maioria das reformas e a proibição quase total de antecipação de saídas do mundo do trabalho.
Este ano, revela o DN, apesar de haver mais reformados, o Estado gasta menos 762 milhões de euros com eles do que em 2011. Mesmo assim, garante a ministra, qual guru dos anos 80, sem mais cortes definitivos o sistema ruirá.
António Costa, por seu lado, acha que pode fazer uma redução da Taxa Social Única que tirará 1850 milhões de euros em quatro anos às receitas da Segurança Social (contas do jornalista da SIC José Gomes Ferreira) medida que o mais elementar bom senso adivinha ir descambar na ruína do sistema, dada a incerteza de receitas alternativas e o facto (apontado ontem pelo mesmo jornalista) de haver um défice total no sistema de 5300 milhões de euros.
No fim, Maria Luís e António Costa, por caminhos tão diferentes, chegam afinal à mesma meta: a falência definitiva da Segurança Social. É incrível! ... Viva o arco da governação! Vivam PS, PSD e CDS! De uma maneira ou de outra, eles vão mesmo conseguir dar cabo disto.
(Pedro Tadeu - Diário de Notícias)


segunda-feira, 25 de maio de 2015

LAS TRES 'REINAS DE LOS MARES' LLEGAN A LIVERPOOL

-
Las tres 'reinas de los mares' llegan a Liverpool

LAS TRES 'REINAS DE LOS MARES' LLEGAN A LIVERPOOL

Vista de las tres 'reinas de los mares', como se conoce a tres de los transatlánticos más grandes del mundo, el Queen Victoria, el Queen Elizabeth y el Queen Mary 2, los principales navíos de la compañía de cruceros Cunard, en Liverpool, Reino Unido con motivo del 175 aniversario de la creación de esta compañía. (Lindsey Parnaby / EFE)-(20minutos.es)



Varela já era

-
1 Não é preciso ir ao Burkina Faso para encontrar um respeitável cidadão investido de poderes para realizar a supervisão de todos os bancos a operar no sistema e descobrir que, afinal, continua a ser acionista de alguns desses bancos.
Não temos de regressar ao Velho Oeste para ver o maior de todos os bancos abrir falência, saber que as autoridades foram demasiado complacentes com os cowboys fora-da-lei, assistir ao seu afastamento e, na cidade sitiada, perceber que o novo xerife contratou clandestinamente um amigo do peito para restabelecer a ordem e vender aquilo que resta.
Não se trata de sociedades capitalistas subdesenvolvidas dos nossos tempos, nem de tempos em que o capitalismo sequer tinha sido inventado. É o nosso Estado. Estado regulador. Estado de sítio. Estado em mau estado. É promiscuidade sem puritanismo. É a decência e a desistência. A negligência e a indigência. Incúria e estupidez. Interesse público e interesses privados. Ou então é a mesma história de sempre, em que acabamos todos parvos.
António é o homem de Maria. Maria é a mulher em quem Pedro confia. E todos decidiram gritar "basta", quando ficou clara a falência fraudulenta do BES, a gestão danosa que a desencadeou, a permissividade do Banco de Portugal, o perigo que corria a reputação de quem deve assegurar a estabilidade financeira do país e as bases do próprio crescimento da economia.
A supervisão, "enquanto área absolutamente crítica", não podia "ter melhor titular do que António Varela" - afiançava Maria. Ministra de Passos, avalista do empossado. O homem da caixa-forte tinha afinal telhados de vidro.
Varela é acionista do Santander, do BCP e do Banif, só para citar três casos de bancos que dependem da sua vigilância direta. No seu cofre privado ainda tem um portefólio com obrigações do BBVA e, outra vez, do Santander, do BCP e do Banif. Na sua carteira também há aplicações em diversos fundos de investimento cujo valor oscila com a cotação de vários bancos.
Não faço julgamentos de carácter de quem quer que seja. Mas, em qualquer local do mundo, em qualquer tempo ou época, é promíscuo, sim, um banqueiro central ter simultaneamente interesse patrimonial ligado ao dia-a-dia da banca comercial. Não pode ser por distração. Só estupidez, não se ter desfeito destas teias no exato dia em que foi nomeado.
Sem puritanismo, resta a decência. Porque é indecente um banqueiro central entrar como bombeiro e acabar pirómano. A banca portuguesa foi oficialmente decretada "lugar mal frequentado" com a sucessão de poucas-vergonhas que assistimos desde o colapso do BPN. Seis mil milhões de euros depois, os portugueses ainda assistem a diretos televisivos com o desespero dos lesados do BES. E aguardam por uma fatura de litígios judiciais, que ninguém arrisca dizer até onde vai.
Por isso, a supervisão bancária precisava de tudo menos de decisões opacas, casos obscuros ou administradores sob suspeição. Por isso, Pedro Duarte Neves foi afastado do pelouro mais sensível do banco central. Por isso, António Varela entrou no seu lugar. Por isso, a cabeça de Carlos Costa está a prémio e dificilmente será reconduzido no cargo de governador. Por isso Varela era o escolhido de Maria Luís Albuquerque para o seu lugar - e isso ficou virtualmente impossível de acontecer. Por isso é ainda mais obscena, neste contexto, a contratação por ajuste direto de uma empresa unipessoal, através da qual um velho amigo de Varela está a assessorar o Banco de Portugal na venda do Novo Banco.
Também ninguém é ingénuo, é fácil de adivinhar porque são agora conhecidas as histórias de Varela, a cadeira de Costa está a ser disputada e há quem tenha conseguido o que queria: Varela já era. Mas a incúria sobra e a mancha fica no banco central: o contrato foi assinado em Abril, o amigo está a "ajudar" desde outubro, um mês depois da tomada de posse do atual vice-governador, a assessoria ainda não foi publicada no Portal de Contratos Públicos do Estado, mas dizem que vale 800 mil euros e é por dez meses.
Não existem limites na língua portuguesa para qualificar o caso de Varela. A promiscuidade dele, a decência no Banco de Portugal, a desistente ministra das Finanças, a incúria da supervisão. Não é a estupidez de Varela que nos torna a todos parvos. É a negligência, do governo que permite. É a indigência, do país que não se choca.
2  Efromovich, como sempre foi. O empresário colombiano foi repescado pelo Estado para a fase final da privatização da TAP, propondo-se vender 12 aviões novos à companhia aérea portuguesa. O jornal Expresso "descobriu" que dois deles estão parados há longos meses "a apanhar pó" no aeroporto de Teruel em Espanha. Deveriam ter sido entregues à Avianca Brasil, mas vai lá saber-se porquê isso não aconteceu. Germán Efromovich justifica a irracionalidade, que custa a módica quantia de pelo menos 1,5 milhões de euros por mês em leasing, argumentando que os dois aparelhos A330-200 estão à espera da privatização da TAP. Há um problema de datas: um não voa desde junho de 2014 e o outro desde novembro do ano passado. Acontece que o caderno de encargos da venda da TAP foi aprovado a 20 de janeiro deste ano. Ou Germán é vidente ou recebe informação privilegiada do seu amigo que saiu deste governo sem saber ler nem escrever. Ou, então, há dois tóxicos prontos a sair do chão de um aeroporto de terceira categoria em Espanha para serem pintados com as cores de uma companhia que não precisa de mais problemas, porque já não suporta os que tem.
(Sérgio Figueiredo - Diário de Notícias)

domingo, 24 de maio de 2015

Ministra das Finanças "convidou reformados a não votarem PSD/CDS-PP"

-
Maria do Rosário Gama, líder da Associação Portuguesa de Reformados e Pensionistas, comentou assim as afirmações de Maria Luís Albuquerque sobre os cortes nas pensões.

A presidente da Associação Portuguesa de Reformados e Pensionistas (APRE), Maria do Rosário Gama, afirmou hoje que a ministra das Finanças acaba de fazer um convite para que os reformados não votem na coligação PSD/CDS-PP.
Maria do Rosário Gama, dirigente socialista, falava aos jornalistas no final da primeira parte da reunião da Comissão Nacional do PS, durante a qual disse manter as suas divergências face à possibilidade de o programa eleitoral prever uma redução da taxa social única (TSU) para empregadores e trabalhadores em quatro pontos percentuais.
Mas a presidente do APRE foi particularmente crítica em relação às afirmações proferidas pela ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, no sábado, que insistiu na necessidade de uma poupança de 600 milhões de euros nas despesas do sistema de Segurança Social.
"A ministra das Finanças acabou de fazer um convite aos reformados e pensionistas para que não votem na coligação PSD/CDS nas próximas eleições legislativas e insistiu numa medida que já foi chumbada pelo Tribunal Constitucional. Mas mais: a ministra das Finanças falou no corte das pensões em pagamento num encontro com jovens [sociais-democratas], procurando desta forma alimentar um conflito entre gerações", acusou.

Notas do Papa Açordas: Depois de dizer que os cofres estavam cheios, Maria Luís vem agora dizer que é preciso tirar mais aos pensionistas... Em que ficamos?...

sexta-feira, 22 de maio de 2015

RESCATAN A 219 INMIGRANTES EN BIRMANIA

-
Rescatan a 219 inmigrantes en Birmania

RESCATAN A 219 INMIGRANTES EN BIRMANIA


Fotografía facilitada por el ministerio de Información birmano que muestra a varios agentes de la Policía birmana que observan a un grupo de inmigrantes en una embarcación en Rakhine, Birmania. La armada birmana ha rescatado una embarcación con 219 inmigrantes a bordo, la mayoría de ellos procedentes de Bangladesh. El primer ministro de Malasia, Najib Razak, ordenó ayer a la Armada y el servicio guardacostas que busquen y rescaten a todos los inmigrantes bangladesíes y rohinyás que viajan en barcos a la deriva en aguas nacionales. (EFE)-/20minutos.es)


VERTIDO DE CRUDO EN SANTA BÁRBARA

-
Vertido de crudo en Santa Bárbara

VERTIDO DE CRUDO EN SANTA BÁRBARA


Un grupo de trabajadores forman una cadena humana para limpiar la playa de petróleo, después de que un oleoducto se rompiera, cerca de Santa Bárbara, California (EE UU). La limpieza de los alrededor de 400.000 litros de petróleo que se estima se vertieron en la costa podría durar meses. Más de 300 agentes, 18 barcos y numerosos voluntarios trabajan para tratar de controlar la mancha. (Eugene García / EFE)-(20minutos.es)

Francisco Seixas da Costa: Portugueses dão aos políticos “licença para mentir”

-
Quebrar promessas feitas em campanha eleitoral é um dos fatores que contribui para a descredibilização da vida política, mas a prática já não indigna os portugueses, defende Francisco Seixas da Costa.

O embaixador Francisco Seixas da Costa elogiou o projeto de programa eleitoral apresentado esta semana pelos socialistas, que diz ser credível tanto para quem o defende como para quem o critica.

“Há quem acuse o texto de ter uma preocupação tão obsessiva em ser realista que, porventura, alguns o verão como pouco mobilizador […] e entre os seus detratores nota-se alguma dificuldade em colar ao texto um rótulo de vendedor de uma irresponsável ilusão, explica.

A incoerência entre os programas eleitorais e a prática dos partidos depois das eleições foi o tema escolhido pelo embaixador para o tema do seu texto de opinião no Jornal de Notícias.

“Os portugueses - não só os portugueses - parece aceitarem, sem grande escândalo, que os políticos têm uma espécie de licença para mentir […] muitos acabam por aceitar isso como um fact of life", escreveu.

Francisco Seixas da Costa defende que, nas próximas eleições estará “ao lado de uma pessoa de bem, de quem tenha um passado político e cívico cristalino e intocável, de alguém a quem nunca tenha visto fazer o contrário daquilo que prometeu”. (Notícias ao Minuto)

Notas do Papa Açordas: O sr. Passos Coelho é um campeão na arte de mentir...

quinta-feira, 21 de maio de 2015

LA TORRE DE LA LIBERTAD OFRECERÁ LAS MEJORES VISTAS DE NY

-
La Torre de la Libertad ofrecerá las mejores vistas de NY

LA TORRE DE LA LIBERTAD OFRECERÁ LAS MEJORES VISTAS DE NY


Vista general de Manhattan desde el edificio One World Trade Center de Nueva York, más conocido como la Torre de la Libertad, que presentó ha presentado su nuevo observatorio. A 381,25 metros de altura, ofrece una escalofriante vista de Manhattan, Brooklyn y Nueva Jersey. Con su apertura al público el próximo 29 de mayo, el observatorio del One World Trade Center pone fin al proceso para ocupar el vacío que dejaron hace 13 años las Torres Gemelas. (Jason Szenes / EFE)-(20minutos.es)

TORQUIGENER ALBOMACULOSUS

-
Torquigener albomaculosus

TORQUIGENER ALBOMACULOSUS

20 años han tardado los científicos en averiguar el origen de unos círculos de unos 2 metros de diámetro con diseños geométricos de los fondos marinos de Oshima, una isla volcánica del Océano Pacífico. Se trata de los nidos que construyen los peces machos de esta nueva especie. Los machos los preparan para atraer a las hembras. Las crestas y ranuras sirven para minimizar el efecto de las corrientes y, posiblemente, evitar los ataques de depredadores. (Yoji Ojkata / MNCN)-(20minutos.es)


Nos outros blogs

-
 Estalou o verniz no grupo parlamentar do PSD
   
«A votação na especialidade das iniciativas sobre enriquecimento ilícito foi esta quarta-feira adiada, depois de uma discussão que opôs Teresa Leal Coelho ao também social-democrata presidente da comissão de Assuntos Constitucionais sobre a constituição de um grupo de trabalho.

A votação na especialidade estava agendada e o presidente da comissão de Assuntos Constitucionais, Fernando Negrão (PSD), pediu à deputada do PSD Teresa Leal Coelho as conclusões do grupo de trabalho criado para tentar conciliar posições entre os diferentes grupos parlamentares acerca da criminalização do enriquecimento ilícito e começou aí uma discussão longa e dura.

Na resposta, Teresa Leal Coelho disse que não tinha sido criado nenhum grupo de trabalho porque PSD e CDS-PP se tinham oposto e que tinha ficado apenas estabelecido que seriam efetuados "contactos informais".

Fernando Negrão dirigiu-se a Teresa Leal Coelho num tom particularmente duro, afirmando que "a pior coisa que há na vida é desmentir a realidade", sublinhando que um "grupo de trabalho informal" tinha sido criado há duas semanas, envolvendo a indicação de elementos pelos grupos parlamentares e uma coordenadora, precisamente Teresa Leal Coelho.

"A deputada Teresa Leal Coelho disse que estava muito honrada por coordenar o grupo de trabalho e agora veio negar a realidade, o que me deixa muito preocupado porque temos trabalhado nesta comissão com grande seriedade", afirmou.

A deputada social-democrata disse que não era esse o seu entendimento: "Foi inequívoca a minha afirmação de que não criaríamos um grupo de trabalho", disse.

Fernando Negrão disse sentir que o seu trabalho estava posto em causa e que todos os deputados presentes na comissão ouviram Teresa Leal Coelho dizer que se sentia honrada por coordenar o grupo de trabalho.» [i]
   
Parecer:

É do nervosismo que se sente na direita.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se calma aos deputados do PSD pois não vão perder todos os assentos parlamentares para o CDS, ainda sobrarão alguns para o PSD.»

In "O Jumento"

quarta-feira, 20 de maio de 2015

LAS HERMANDADES DE SEVILLA INICIAN EL PEREGRINAJE A EL ROCÍO

-
Las hermandades de Sevilla inician el peregrinaje a El Rocío

LAS HERMANDADES DE SEVILLA INICIAN EL PEREGRINAJE A EL ROCÍO

La Hermandad de Triana, una de las tres primeras hermandades sevillanas junto a Macarena y el Cerro que este miércoles ha comenzado su camino hacia la aldea de El Rocío, en Almonte (Huelva), acompañada de centenares de personas a su paso por la cuesta del Caracol. (Raúl Caro / EFE)-(20minutos.es)


Eleições: PS mantém fim da sobretaxa de IRS e descida do IVA da restauração

-
O coordenador do programa eleitoral do PS, João Tiago Silveira, afirmou hoje que os socialistas mantêm a intenção de eliminar a sobretaxa de IRS em 2017 e reduzir o IVA da restauração de 23 para 13%.

Nestas duas matérias, "nada mudou" entre a apresentação do cenário macroeconómico "e a apresentação hoje do projeto de programa eleitoral do PS", declarou à agência Lusa João Tiago Silveira, atual diretor do Gabinete de Estudos dos socialistas.

Em relação à descida da taxa social única (TSU) destinada aos empregadores, de quatro pontos percentuais até 2018, João Tiago Silveira também sustentou que não houve alteração na formulação desta medida já constante no cenário macroeconómico.

Ou seja, segundo o ex-secretário de Estado, esta medida sempre esteve dependente da consolidação das novas fontes de financiamento da Segurança Social, casos do IRC social ou do imposto sobre heranças superiores a um milhão de euros.

João Tiago Silveira alegou ainda que uma medida que fez descer a TSU dos empregadores teria sempre de estar sujeita à discussão pela concertação social.

"Não podia ser de outra forma. É falso que tenha havido aqui um recuo da parte do PS", defendeu o dirigente socialista.(Notícias ao Minuto)

Cartoon

-
Cartoon ELIAS O SEM ABRIGO DE R. REIMÃO E ANÍBAL F. 



In "Jornal de Notícias"

terça-feira, 19 de maio de 2015

NUEVO BEBÉ GORILA EN EL ZOOLÓGICO DE SÍDNEY

-
Nuevo bebé gorila en el zoológico de Sídney

NUEVO BEBÉ GORILA EN EL ZOOLÓGICO DE SÍDNEY

La gorila Frala carga a su bebé recién nacido en el Zoológico de Taronga, en Sídney (Australia). El recién nacido aún no ha sido bautizado y se desconoce su sexo. (Dean Lewins / EFE)-(20minutos.es)


FÁBRICA DE LADRILLOS EN NEPAL

-
Fábrica de ladrillos en Nepal

FÁBRICA DE LADRILLOS EN NEPAL

Un grupo de trabajadores hace horas extra en una fábrica de ladrillos en Bhaktapur (Nepal). Nepal atraviesa una grave crisis del ladrillo tras el terremoto que derribó miles de hogares hogares y cerca del 80% de los hornos de ladrillos. El terremoto del día 25 dejó también 8.604 muertos y 16.808 heridos. (Narendra Shrestha / EFE)-(20minutos.es)



O Benfica revelou-nos grandes profissionais

-
"O dia da conquista do bicampeonato pelo glorioso Benfica mostrou a todo o Portugal a elevada qualidade de alguns dos profissionais deste país - e não, não estou a falar dos jogadores e dos técnicos da equipa...
Tivemos, em primeiro lugar, a elevada qualidade dos profissionais da pancadaria, liderados pelas claques do amor à traficância de bilhetes, de viagens, de álcool, de petardos e de drogas. São acompanhados por trogloditas ocasionais, especializados na destruição de casas de banho públicas, artistas no jogo do lançamento da garrafa e da pedra com que lapidam a frustração de uma pobre existência.
Domingo, em três tempos, estes talentosos meliantes arranjaram maneira de demonstrarem a sua arte em Guimarães, Alvalade e, sobretudo, no Marquês de Pombal.
Em segundo lugar tivemos profissionais de coboiadas ao fim de semana: pelotões com capacete, bastão e escudo, rotinados em varrer à pancada corredores trôpegos pela bebedeira infinita.
Na mesma imagem deram-nos um complexo exemplo de esquizofrenia corporativa: de um lado um polícia, incapaz de resistir à tentação do abismo, batia num homem caído no chão; do outro lado, dois outros agentes, carinhosamente, tentavam esconder a cena e acalmar uma criança de 9 anos, filho do homem que saboreava o impacto de um cassetete desgovernado.
Em terceiro lugar tivemos os profissionais do óbvio: políticos a condenar as cenas de violência, o presidente do Benfica a pedir apuramento de responsabilidades, as autoridades a garantir processos--crime e disciplinares, os compulsivos do Facebook a exigir sangue em lugar de justiça.
O futebol não pode continuar a empurrar a solução dos problemas da violência que cria para cima do resto da sociedade. Enquanto dirigentes, treinadores, gestores de comunicação continuarem a trocar, todos os dias, insinuações e insultos; enquanto não proibirem e não deixarem de subsidiar claques violentas; enquanto não penalizarem adeptos criminosos; enquanto acharem normal a berraria com que se vive a paixão pelo futebol, a brutalidade, já banalizada nas ruas, crescerá mais e mais.
Para já, o futebol podia acabar com as suas perigosas celebrações nas cidades e levar os amantes da pancadaria para dentro dos estádios. Era o mínimo...
O maior profissional que vi no domingo foi um empregado de limpeza da Câmara de Lisboa a passar no meio da linha que separava adeptos e polícias. Indiferente às pedras que caíam e aos bastões que ameaçavam, insistia, sereno, em limpar o asfalto. Parecia ter vontade de varrer o futebol das nossas vidas - coisa que parece ser, cada vez mais e infelizmente, uma ideia sensata..."
(Pedro Tadeu - Diário de Notícias)

segunda-feira, 18 de maio de 2015

RESCATADOS DOS SUBSAHARIANOS QUE IBAN EN DOBLES FONDOS

-
Rescatados dos subsaharianos que iban en dobles fondos

RESCATADOS DOS SUBSAHARIANOS QUE IBAN EN DOBLES FONDOS

Fotografía facilitada por la Guardia Civil de un inmigrante oculto en el salpicadero de un coche que fue localizado en el puesto fronterizo de Beni Enzar cuando pretendía acceder a Melilla. La localización fue posible gracias a que la máquina de detección de latidos empleada en la frontera advirtió de que había una persona oculta en el vehículo, cuyo conductor, a priori el único ocupante, fue apeado antes del control. En total, la Guardia Civil ha rescatado a dos inmigrantes de origen subsahariano que pretendían acceder a Melilla ocultos en dobles fondos habilitados en dos vehículos procedentes de Marruecos. (EFE)-(20minutos.es)




BALSEROS CUBANOS RESCATADOS FRENTE A MÉXICO

-
Balseros cubanos rescatados frente a México

BALSEROS CUBANOS RESCATADOS FRENTE A MÉXICO

Fotografía cedida por la Secretaría de Marina (Semar), que muestra a miembros de la Armada de México mientras auxilian una balsa con ciudadanos cubanos, frente a las costas del estado de Yucatán (México). Miembros de la Armada de México auxiliaron el domingo en dos acciones diferentes a 23 personas de nacionalidad cubana que estaban a bordo de balsas frente a las costas del estado de Yucatán. (EFE)-(20minutos.es)

Maria de Belém: Cavaco "corre risco de paralisia de atuação"

-
Em entrevista ao Público, Maria de Belém não fala sobre uma possível candidatura presidencial mas critica a posição tomada por Cavaco Silva ao dizer que não daria posse a governos minoritários.

“O Presidente tem duas armas muito importantes, uma é a palavra outra é o silêncio. Como dizia alguém, nós somos reis dos nossos silêncios e escravos das nossas palavras. E, neste momento, o Presidente ficou prisioneiro da sua palavra”, afirmou Maria de Belém, numa entrevista concedida ao Público.

A ex-presidente do PS referia-se ao momento em que Cavaco Silva fez saber que não daria posse a um governo minoritário, indicando que se pode ficar “com um governo de gestão corrente”, caso nenhum partido consiga maioria absoluta.

“Pode cair numa situação dificilmente gerível e de grande paralisia relativamente à sua capacidade de atuação”, acrescentou a antiga ministra da Saúde, chamando a atenção para um possível enfraquecimento do seu papel enquanto está em exercício de funções.

“As eleições legislativas deviam ter sido antecipadas para junho, mas não foram. A partir deste momento, acho que o Presidente se meteu numa situação de grande complexidade jurídico-constitucional. Porque ele, a partir de 9 de outubro, já não tem poderes de dissolução da Assembleia. E a partir daí corre o risco de mais ninguém o respeitar”, acrescentou.(Notícias ao Minuto)

Notas do Papa Açordas: Como português tenho vergonha de ter um PR assim...

domingo, 17 de maio de 2015

ENFRENTAMIENTOS EN CISJORDANIA

-
Enfrentamientos en Cisjordania

ENFRENTAMIENTOS EN CISJORDANIA

Un niño palestino lanza una piedra a soldados israelíes durante los enfrentamientos registrados en el asentamiento judío de Qadomem, cerca de la ciudad de Nablus (Cisjordania). (Alaa Badarneh / EFE)-(20minutos.es)


ONCE PERSONAS HERIDAS TRAS ESCAPARSE UN TORO EN TALAVERA

-
Once personas heridas tras escaparse un toro en Talavera

ONCE PERSONAS HERIDAS TRAS ESCAPARSE UN TORO EN TALAVERA

Vista del toro que se ha escapado de las inmediaciones de la plaza de toros de Talavera de la Reina y que posteriormente ha sido abatido por agentes de movilidad tras embestirle con un coche a la salida del Puente del Príncipe. (Jose Ángel / EFE)-(20minutos.es)


Perda de memória, não de valores

-
"Conheço bem a ladainha "no meu tempo é que era" e estou cansado de ouvir mui sérios discursos sobre a perda de valores éticos e morais da comunidade, nomeadamente os dos nossos jovens.
A primeira é tolerável. Remete-nos para a nossa juventude, para alturas da nossa vida menos exigentes - não em todos os casos, bem entendido -, tempos de que preferimos lembrar as coisas boas e esquecer as más. No fundo, se aqui chegámos, e bem, o saldo de tudo o que está para trás será normalmente bom. Chega a ser hilariante estar em reuniões de gente da minha idade, rapazes e raparigas quase nos cinquentas, e ouvi-los criticar esta malta que se embebeda pelas ruas, que fuma charros e coisas piores pelas esquinas, que trata mal os professores, que namoram com uns e outros. Das duas uma: ou viveram num planeta que não o meu ou já estão com problemas sérios de memória.
Talvez no planeta deles não existissem cafés, à porta de liceus ou onde quer que fosse, que serviam aguardentes a qualquer hora do dia a um miúdo que qs pedisse ou se não conseguisse comprar um maço de cigarros sem ter ainda um pelo na cara. É provável que não se lembrem de fumar e beber dentro das escolas, de não terem o mínimo cuidado no que ao sexo diz respeito - com os resultados conhecidos -, de terem conduzido carros debaixo da influência de drogas ou de bebedeiras monumentais e, no caso raro de serem apanhados, nada de especial acontecia.
Confesso que há alturas em que não percebo como não aconteceram maiores desgraças.
Comparar o nível de proteção que a comunidade dedica aos jovens de agora, o seu nível de informação, os cuidados que têm com o sexo, só para lembrar estes aspetos, com os do meu tempo é de rir à gargalhada. E nem vale a pena chamar a atenção para o seu nível de conhecimento dos mais diversos aspetos da vida quotidiana e da possibilidade de se informarem sobre os mais diferentes temas.
O discurso da perda de valores éticos, morais ou até civilizacionais dos nossos miúdos deixa-me estupefacto. Era melhor antes? Adorava saber onde se vai buscar essa ideia ou então não estamos a falar da mesma ética, da mesma moral ou da mesma civilização. Vá, façamos um esforço. Eram as raparigas tratadas como iguais, com os mesmos direitos? Havia ou não havia uma moral sexual, por exemplo, distinta para elas e para eles? Não é que a mudança tenha sido tão grande, mas mudou e para muito melhor. E alguém precisa de ser recordado como eram tratados os que não mostravam interesse por pessoas de sexo diferente, os maricas? E quantas cenas do mais violento bullying existiam por esses liceus, átrios, ruas, recreios desta terra? Não se recorda do vidrinhos, do badocha, do orelhas, do tipo a que se dava caldos quando não havia mais nada de interessante para fazer? Alguém se preocupava? Havia alguma chamada de atenção generalizada? Pois.
Há de facto uma grande diferença entre esses tempos e os de hoje: estamos muito mais atentos aos fenómenos perniciosos, à violência, à discriminação. Não que agora essas doenças estejam mais espalhadas, não estão, estão menos, muito menos, mas porque sabemos que as temos de denunciar e combater. Mais, existe a convicção da comunidade de que estão erradas, e antes não havia ou pelo menos convivia-se com naturalidade com elas. Como acontece com outras realidades, como a violência doméstica, para só referir um exemplo mais na ordem do dia.
As imagens dum rapaz a ser maltratado por um grupo de projetos de bandalhos deixou o país em estado de choque - as redes sociais amplificam a humilhação, mas servem também para a consciencialização da comunidade de muitos problemas de que apenas desconfiamos e até para alguma pedagogia; como todas as redes sociais ao longo da história, e serviu, infelizmente, para ouvirmos de novo uns discursos inflamados e despropositados sobre a moral perdida e a falta de valores. A recuperação da vítima e dos agressores é um encargo nosso como comunidade e, claro está, das suas famílias. Aquele horrível filme torna-nos, porém, mais cientes de que a luta contra a violência, a defesa dos mais vulneráveis, a pedagogia da tolerância, o respeito pela diferença, são batalhas que temos de combater todos os dias e que as temos de enfrentar sem esmorecimentos. Aliás, foi bem revelador da preocupação da comunidade com estas situações e da forma como não estamos dispostos a tolerá-las o sentimento de revolta que se gerou.
Convém, porém, não esquecer que os nossos filhos estão muito mais protegidos do que nós alguma vez estivemos e que são muitíssimo mais civilizados do que nós éramos quando tínhamos a idade deles - afinal não fizemos um trabalho assim tão mau. Mas sobretudo que os valores éticos não estão em crise e que estamos bem atentos aos problemas que vivemos. Valha-nos isso e já não é nada pouco."
(Pedro Marques Lopes - Diário de Notícias)


sexta-feira, 15 de maio de 2015

Sondagem: PS cresce mas pouco. Não há maioria à vista

-


In "Expresso"

Costa: "Não há nenhuma possibilidade de entendimento com a coligação"

-
O secretário-geral do PS, António Costa, concordou hoje com Pedro Passos Coelho considerando que "não há nenhuma possibilidade de entendimento entre o PS e esta coligação de direita", estando os portugueses perante uma escolha entre "alternativas muito claras".

No final de uma visita às novas instalações do Centro de Excelência para Inovação da Industria Automóvel (CEIIA), em Matosinhos, António Costa foi questionado pelos jornalistas sobre as declarações do primeiro-ministro em entrevista ao Sol, na qual defendeu que a opção nas legislativas é entre dar maioria à coligação PSD/CDS-PP ou ao PS, considerando que um Governo a três não teria "condições para funcionar".

"Fico muito contente porque finalmente há uma intervenção do primeiro-ministro com a qual concordo. Claro que não há nenhuma possibilidade de entendimento entre o PS e esta coligação de direita e hoje a situação política em Portugal está bastante clarificada", disse.

Na opinião de António Costa "os portugueses vão ter a possibilidade de escolher dois caminhos absolutamente distintos nas suas prioridades e sua forma de governação", considerando que "o país pode estar contente de poder escolher alternativas muito claras como aquelas que a coligação de direita apresenta e aquelas que o PS apresenta".

Sobre a necessidade de uma maioria nas próximas legislativas, o líder do PS foi perentório: "Bom, o Dr. Pedro Passos Coelho está de repente com visões bastante corretas. Eu acho útil que o país tenha maioria. É para isso que o PS está a trabalhar".(Notícias ao Minuto)

Notas do Papa Açordas: Como militante do PS confesso que jamais admitiria um entendimento com o PSD/CDS...

DURMIENDO ENCIMA DE UN TREN EN BOMBAY

-
Durmiendo encima de un tren en Bombay

DURMIENDO ENCIMA DE UN TREN EN BOMBAY

Un grupo de personas son vistas este viernes durmiendo sobre el techo de un tren expreso en Bombay (India). (Divyakant Solanki / EFE)-(20minutos.es)


EL ETNA ENTRA EN ERUPCIÓN

-
El Etna entra en erupción

EL ETNA ENTRA EN ERUPCIÓN

El Etna, uno de los volcanes más activos del mundo, entra en erupción de nuevo en Catania, en la isla de Sicilia, al sur de Italia. (Davide Caudullo / EFE)-(20minutos.es)


Cartoon

-
Cartoon ELIAS O SEM ABRIGO DE R. REIMÃO E ANÍBAL F.



In "Jornal de Notícias"


Martelar (n)as auditorias

-
"Pôr o Conselho de Finanças Públicas e a Unidade Técnica de Apoio Orçamental do Parlamento a auditar programas de partidos (na verdade, só de um partido e aquilo que nem é ainda formalmente um programa), eis a última da maioria. Giro, mas que tal ver antes como auditaram as contas do governo? Comecemos pela medida mais paradigmática, o corte dos subsídios de Natal e férias de funcionários públicos e reformados.
O OE 2012 diz que a medida vale 1800 milhões de euros líquidos, 1200 dos quais correspondentes aos funcionários. Mas quando no OE 2013 o governo apresenta a devolução dos subsídios como um "buraco causado pela decisão do TC que era preciso compensar", orça-a assim: "O aumento de despesa decorrente da reposição parcial de subsídios aos funcionários públicos e pensionistas vale cerca de 1700 milhões de euros." Ou seja, em 2012, quando eram apresentados como "poupança", os dois subsídios de funcionários e pensionistas valiam 1800 milhões líquidos, portanto, pouco mais de 2000 milhões brutos; no ano seguinte, à reposição parcial dos mesmos, que corresponde grosso modo a metade do cortado no ano anterior, é imputado um valor quase igual. À época, a Lusa resumia: "O valor bruto da reposição feita neste ano [2013] de um subsídio aos funcionários públicos e de 1,1 aos pensionistas é de cerca de 1650 milhões de euros segundo o OE. (...) A reposição do outro subsídio aos funcionários públicos e de 90% do subsídio de férias aos pensionistas pode chegar aos 1495 milhões de euros." Somando as duas parcelas o resultado é 3145 milhões. Pelo menos mil milhões mais do que o anunciado em 2012 pelo governo como "poupança" associada ao corte dos subsídios.
Ou seja: total trapalhada (para dizer o mínimo). E a UTAO e CFP, que dizem? Pois que nada. Nem sequer no ano seguinte, quando o OE 2014 aprofunda o corte de salários dos funcionários públicos que, por decisão do governo Sócrates, estava em vigor desde 2011. Apesar de baixar a fasquia dos salários afetados e de ser muito mais severa (o corte de 2011 iniciava-se nos 1500 euros, diminuindo-lhes 3,5%; este começava nos 675, com 2,5%, sendo que 1500 perdiam 8,6% e a partir dos 2000 a redução era de 12%), a "alteração salarial" de 2014 é apresentada como "valendo" 643 milhões ilíquidos quando a anterior, no OE 2011, correspondia a 1190 milhões. Ante a incongruência, o DN questionou o Ministério das Finanças - sem resposta. Mas a UTAO viria a concluir ser preciso somar os dois valores para chegar ao correto: o corte de 2014 (que o Tribunal Constitucional chumbou) corresponderia assim a 1700 milhões. Ora se à ablação dos subsídios - 14% no mesmo universo salarial - o governo tinha atribuído, recorde-se, o valor líquido de 1200 milhões, como é que cortar entre 2,5% e 12% poderia valer mais? São só três orçamentos do Estado que não batem certo - pequeno pormenor no qual nem UTAO nem CFP (nem a tal de troika, lembram-se?) repararam. Mais que fazer, com certeza."
(Fernanda Câncio - Diário de Notícias)

quinta-feira, 14 de maio de 2015

SIMULACRO DE TERREMOTO EN INDIA

-
Simulacro de terremoto en India

SIMULACRO DE TERREMOTO EN INDIA

Un niño se esconde bajo su mochila, con la espalda contra la pared, en una esquina, durante un simulacro de terremoto llevado a cabo en su escuela en Nueva Delhi (India). (Rajat Gupta / EFE)-(20minutos.es)




COLA PARA CONSEGUIR AGUA EN NEPAL

-
Cola para conseguir agua en Nepal

COLA PARA CONSEGUIR AGUA EN NEPAL

Un grupo de mujeres hace cola para conseguir agua potable en una zona devastada en Bungamati (Nepal). Los damnificados intentan retomar sus vidas tan solo dos días después de que la región de Himalaya fuese sacudida por el segundo mayor terremoto registrado en tres semanas, de 7,3 grados de intensidad y que dejó una cifra de 91 muertos y 2.428 heridos. (Mast Irham / EFE)-(20minutos.es)

Nos outros blogs

-
 Jumento do dia
    
Anabela Rodrigues, ministra da Administração Interna

Quando Anabela Rodrigues chegou à Administração Interna, mais o seu poderoso chefe de gabinete e as assessoras inexperientes mas muito sabedoras de direito as leis orgânicas da PSP estavam prontas. São leis orgânicas complexas que envolvem um processo negocial extremamente difícil quer com os sindicatos quer mesmo com o ministério da Justiça.

Mas a ministra decidi cronómetro do governo e chamar a si essas leis orgânicas e o resultado parece ter sido um desastre, as leis já não avançam e durante quatro anos o governo deixa tudo na mesma. Entretanto, um secretário de Estado já bateu com a porta.

Com o tempo a aquecer de forma pouco normal para a época resta-nos a  esperança de não ocorrerrem muitos incêndios pois com esta equipa de autistas na Administração Interna é bem provável que a ministra só decida fazer alguma coisa quando o fumo já estiver a entrar-lhe pela janela. A incompetência desta gente põe em causa a segurança dos portugueses.

«A ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, disse hoje que o Governo não vai avançar nesta legislatura com as alterações às leis orgânicas da PSP e da GNR.

"Não há tempo para se avançar com as leis orgânicas da PSP e GNR", afirmou Anabela Rodrigues aos deputados da comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

A ministra adiantou que fez uma avaliação às alterações das leis orgânicas da PSP e da GNR, tendo considerado que "até ao final da legislatura" não se vai avançar com essas propostas.

O ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, afirmou várias vezes que as leis orgânicas da PSP e da GNR estavam prontas.» [DN]

 Por onde andarão?

Há algo de muito curioso no facto de alguns economistas que apareciam quase diariamente nas televisões para apoiar tudo o que fosse decidido pelo governo quase desapareceram. Agora que seria de esperar vê-los a discutir os cenários macroeconómicos apresentados pelos economistas convidados pelo PS não aparecem. Enfim, se isto fosse um jogo de sueca dir-se-iam que sem trunfos optaram por passar.

In "O Jumento"


terça-feira, 12 de maio de 2015

'JETMAN' SOBREVUELA DUBÁI

-
'Jetman' sobrevuela Dubái

'JETMAN' SOBREVUELA DUBÁI


Yves Rossi (dcha), un expiloto de la Fuerza Área suiza, y el francés Vince Reffet (izda) sobrevuelan Dubái (Emiratos Árabes Unidos) con un prototipo formado por un ala equipada con propulsores. Conocido como Jetman, Rossi ha conseguido volar sin controles mecánicos ni instrumentos, con apenas un altímetro y un pequeño acelerador que maneja con las manos. (Ali Haider / EFE)-(20minutos.es)


VISITA HISTÓRICA DE HOLLANDE A FIDEL CASTRO

-
Visita histórica de Hollande a Fidel Castro

VISITA HISTÓRICA DE HOLLANDE A FIDEL CASTRO

El presidente de Francia, François Hollande, se ha reunido con el líder cubano Fidel Castro y su hermano, el presidente Raúl, como colofón de una histórica visita al más alto nivel con la que Francia ha tomado la delantera en el acercamiento europeo a la Cuba del deshielo con Estados Unidos. En su encuentro con Raúl Castro, ambos dirigentes trataron "el muy positivo estado de las relaciones bilaterales y las amplias potencialidades existentes para su continuo desarrollo en diferentes sectores" y "otros temas de la agenda internacional", según informó La Habana en una escueta nota oficial.(Alex Castro / EFE) -(20minutos.es)

Cartoon

-
Cartoon ELIAS O SEM ABRIGO DE R. REIMÃO E ANÍBAL F. 



In "Jornal de Notícias"

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Nos outros blogs

-
 O governo amigo da economia
   
«O Governo quis incentivar os portugueses a comprar carros "amigos do ambiente" e criou apoios financeiros para quem quisesse trocar o seu veículo com mais de dez anos por um carro elétrico. A lei entrou em vigor no dia 1 de janeiro, mas, passados quatro meses, ninguém recebeu um cêntimo deste programa. Os concessionários das marcas dizem que "há muitos clientes que desesperam por receber o dinheiro, pois fizeram as suas contas a contar com o incentivo do Estado". Outros garantiram à VISÃO que "já tivemos potenciais interessados em comprar carros elétricos que desistiram por não saberem quando receberiam o dinheiro dos apoios que o Governo prometeu". "Há alguns clientes que deram o seu carro para abate e, sem a ajuda que o Estado prometeu, não conseguiram comprar o veículo elétrico. Agora não têm nenhum meio de deslocação", garante um concessionário.

Contactado pela VISÃO sobre as razões que estão a atrasar o pagamento dos incentivos prometidos no âmbito da fiscalidade verde, o Ministério do Ambiente respondeu que "foram esta semana concluídos, pelo Ministério das Finanças, os procedimentos de autorização financeira que permitirão a célere atribuição deste incentivo ", não avançado com qualquer data para começar a fazer os respetivos pagamentos.

O Ministério do Ambiente garante que, atualmente, existem "cerca de três dezenas de casos em apreciação" de pessoas que compraram veículos elétricos.» [Visão]
   
Parecer:

O que seria da economia se não fosse a paixão assolapada que por ela sente este governo...
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sorria-se.»

In "O Jumento"