quinta-feira, 31 de julho de 2014

ISRAEL LLAMA A 16.000 RESERVISTAS

-
Israel llama a 16.000 reservistas

ISRAEL LLAMA A 16.000 RESERVISTAS

Un cañón de artillería de 155 mm israelí dispara hacia a la Franja de Gaza desde una base en el sur de Israel. El Ejército israelí ha llamado a filas a 16.000 reservistas con el objeto de unirse a las tropas actualmente desplegadas en Gaza y reforzar la ofensiva que este jueves entra en su vigésimo cuarta jornada en la Franja, dijeron fuentes militares. (Jim Hollander / EFE)-(20minutos.es)

LAS AUTORIDADES RETIRAN LOS CERDOS DE CALCUTA

-
Las autoridades retiran los cerdos de Calcuta

LAS AUTORIDADES RETIRAN LOS CERDOS DE CALCUTA


Numerosos cerdos deambulan por un vertedero en Calcuta (India Oriental). La Corporación Municipal y la policía de Calcuta realizaron una operación conjunta para retirar a los cerdos de la localidad. El número de muertos por el síndrome de encefalitis japonesa, causado por un virus transmitido por los mosquitos, aumentó a 123 en el norte de Bengala. Mientras que los seres humanos son los huéspedes finales del virus, los cerdos ayudan a difundir la enfermedad. (Piyal Adhikary / EFE)-(20minutos.es)


O que dizem os outros blogs

-
 Deputado imbecil
   
«Do lado de lá da mesa, António Proa, do PSD, lançou um aparte, daqueles que são habituais em plenário, mas menos usuais nos trabalhos em comissão: “O senhor deputado está a candidatar-se a assessor.”

José Magalhães não gostou. Interrompendo o seu questionário, pediu para interpelar o presidente da comissão, Telmo Correia, do CDS. E negando ter qualquer intenção de se “candidatar a assessor”, lamentou o aparte e acrescentou que a deputada do PSD Francisca Almeida devia fazer uma “declaração de interesses” perante a comissão por prestar serviços jurídicos a uma das sociedades de advogados contratadas pela DGAE, a Cuatrecasas.

Francisca Almeida anunciou, de seguida, que “não tinha conhecimento da assessoria que o escritório de Lisboa [da Cuatrecasas] presta à DGAE”. A deputada acrescentou que apenas colabora com o escritório do Porto da empresa. Em todo o caso, concluiu: “Vou pedir para sair da comissão.”

Vários outros deputados intervieram, de seguida, para comentar este “incidente”. Cecília Meireles (CDS), António Proa (PSD) e João Semedo (BE).» [Público]
   
Parecer:

Há com cada besta quadrada neste parlamento.
   
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao emproado proa que resigne e vá trabalhar.»

In "O JUMENTO"


Portugal foi dos países que menos beneficiaram com a integração europeia

-
O estudo, elaborado por um "think tank" alemão e publicado no início da semana, analisa o impacto económico resultante da integração no mercado único europeu em 14 países, entre 1992 e 2012, destacando que foi positivo, mas teve grandes variações entre países.
A integração no mercado único impulsionou o crescimento do PIB sobretudo na Dinamarca, que obteve um ganho médio anual de 500 euros "per capita", e na Alemanha (450 euros), enquanto nos países do sul o acréscimo foi significativamente inferior.
O aprofundamento da integração europeia significou para a Itália um aumento médio anual no rendimento de 80 euros "per capita", de 70 euros em Espanha e na Grécia e de apenas 20 euros em Portugal.
Abaixo de Portugal, com um acréscimo de 10 euros no rendimento anual ficou o Reino Unido já que o período de análise coincide, explica a Fundação Bertelsmann, "com um enorme passo para a desintegração europeia quando o Reino Unido abandonou o sistema monetário europeu.
Comparando o PIB "per capita" em 2012, com e sem os efeitos da integração europeia, a Grécia sai a perder (-1,3%), Portugal fica no fundo da tabela, a par da Suécia, com um ganho de 0,4%, enquanto a Alemanha encabeça a lista com um aumento de 2,3% do PIB.
A Grécia foi também o país que menos evoluiu em termos de integração europeia entre 1992 e 2012, sendo o único dos 14 que regrediu.
A Fundação Bertelsmann salienta que "um mercado único assente na livre circulação de bens, pessoas, serviços e capital desempenha um papel vital" na integração europeia, permitindo remover barreiras comerciais e tornando as importações mais baratas o que, por outro lado, dá mais poder de compra aos consumidores.
O principal objetivo do mercado único, que era o de trazer mais prosperidade aos cidadãos foi atingido, continua a Fundação, acrescentando que estes resultados devem encorajar a União Europeia a aprofundar o mercado único.(Jornal de Notícias)

Notas do Papa Açordas: Assim se vê a qualidade dos políticos portugueses!...


quarta-feira, 30 de julho de 2014

O que dizem os outros blogs

-
 Jumento do dia
    
Tozé

O Tozé está fazendo uma colagem tal a António Costa que depois destas directas corre um sério risco de ficar conhecido pelo Adesivo, até na entrega das candidatura o ainda líder do PS opta por entregar a candidatura meia hora depois do seu opositor.

Seguro tem feito a sua campanha à custa de António Costa, um sinal de desespero de quem receando estar perdido tudo faz para dizer que é melhor. O problemas é que não é melhor e todos já o perceberam, aliás, é isso que explica as suas vitórias anorexicas.

«O secretário-geral socialista, António José Seguro, formaliza esta terça-feira à tarde a sua candidatura às eleições primárias na sede nacional do PS, meia hora depois de o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, também o fazer.

Tanto António José Seguro, como António Costa, não estarão presentes nos respectivos actos formais de entrega de assinaturas junto do presidente da comissão eleitoral das primárias de 28 de Setembro, Jorge Coelho.

O mandatário nacional da candidatura de António Costa, o ex-presidente do Governo Regional dos Açores Carlos César, formaliza a candidatura do autarca de Lisboa pelas 15h30, enquanto o representante de António José Seguro o fará pelas 16h00. Fonte da candidatura do líder socialista, indicou que António José Seguro apenas anunciará "mais tarde" o seu mandatário nacional.» [Público]

In "O JUMENTO"


ESTOS MUERTOS ESTÁN MUY VIVOS

-
Estos muertos están muy vivos

ESTOS MUERTOS ESTÁN MUY VIVOS


Quien se haya acercado este martes hasta Santa Marta de Ribarteme y por casualidad ignorara la tradición de esta pequeña localidad de As Neves (Pontevedra) se habrá llevado un susto de muerte, nunca mejor dicho. Y es que ver desfilar féretros con personas vivas, aunque amortajadas, en medio de una multitud silenciosa mientras doblan las campanas, no invita a pensar que se tata de una fiesta, precisamente. Aunque lo es. En la imagen, un momento de la procesión de Santa Marta de Ribarteme. (Salvador Sas / EFE)-(20minutos.es)


AMAPOLAS DE CERÁMICA PARA CONMEMORAR LA GRAN GUERRA

-
Amapolas de cerámica para conmemorar la Gran Guerra

AMAPOLAS DE CERÁMICA PARA CONMEMORAR LA GRAN GUERRA

Un alabardero real camina junto a un manto de amapolas rojas que cubre el foso de la Torre de Londres, Reino Unido. El foso ha sido decorado con alrededor de 888.246 amapolas rojas de cerámica como homenaje a los británicos y miembros de la Commonwealth fallecidos durante la I Guerra Mundial. (Andy Rain / EFE)-(20minutos.es)




CONTRA LA DESTILACIÓN OBLIGATORIA DEL VINO

-
Contra la destilación obligatoria del vino

CONTRA LA DESTILACIÓN OBLIGATORIA DEL VINO


La Unión de Pequeños Agricultores (UPA) ha recorrido las calles de Toledo para mostrar su rechazo a la destilación obligatoria del vino, aprobada por el Ministerio de Agricultura, que "ha provocado una esquizofrenia en el sector" y que además, han vaticinado que "costará dinero" a los agricultores. (Ismael Herrero / EFE)-(20minutos.es)


EL CONFLICTO DE UCRANIA

-
El conflicto de Ucrania

EL CONFLICTO DE UCRANIA

Un puente ferroviario destruido bloquea una carretera entre Járkov y Donetsk (Ucrania). Los investigadores holandeses no han podido acceder al lugar donde se estrelló el vuelo MH17 de Malaysia Airlines debido a los conflictos en la zona. El primer ministro de Australia, Tony Abbott, dijo que redoblará la presión para garantizar el acceso de los investigadores a la zona del este de Ucrania donde se encuentran los restos del avión abatido de Malaysia Airlines. (Evert-Jan Daniels / EFE)-(20minutos.es)


O miúdo sem pernas

-
"O miúdo está a olhar para mim, sem espanto, sem medo, como se o facto de não ter pernas lhe fosse indiferente. A dor e o sofrimento desapareceram-lhe da expressão. Mas os olhos, esses, mantêm uma profundidade atenta, que não recrimina. Olha-me, simplesmente, sem nada esperar de mim: olha-me. Só se lhe vê os olhos e parte do rosto. O que sobra são ligaduras e tubos. Olha-me, e no olhar fixo, mas cheio de entendimento, não há susto, nem assombro, nem mesmo espera. Não tenho a certeza (já não tenho certezas de coisa alguma) mas parece-me que sorriu. Está no corredor do hospital, o hospital e o corredor estão repletos de macas e de estranhos objectos rolantes, os gritos e a gritaria ouvem-se à distância. Menos o miúdo que me olha, sereno, nem um gesto, nem o mais módico movimento. Olha-me. Apenas me olha.
Passam mulheres embiocadas, passam homens derreados, passam velhos e velhas. Todos com as fisionomias desfiguradas de amargura, se assim posso designar a maior dor do mundo. Não gritam, mas quando gritam desejam que os seus gritos cheguem ao céu da revolta.
O miúdo dobrou ligeiramente os olhos para me observar, para que eu o não esqueça. O miúdo sem pernas. Passa, agora, um rapaz acelerado, empurrando um estirador, feito maca, com duas raparigas, os trapos que as cobrem cheios de sangue. Uma delas não dá sinais de vida, e um braço descaiu-lhe da superfície onde vai. «Médico! Médico!», não grita: implora, e alguém lhe acode. «Já não temos antibióticos. Não temos quase nada», diz, e ajuda o rapaz a empurrar o estirador.
O miúdo sem pernas move os olhos e tenta reter tudo. De súbito, cai-me em cima a responsabilidade criminosa de só poder fazer o que sei fazer, isto, e é tão pouco ante a imensidão desta miséria afrontosa. Sinto-me humilhado por ser sobrevivente, é isso, e por ausência de um protesto generalizado. Não pode haver «contraditório», nem a procura do equilíbrio mentiroso da «distanciação» não aqui, neste crisol do inferno, nem em qualquer outro lugar onde a natureza da barbárie escapou a todo o respeito humano e a todo o padrão moral.
Porque será que este miúdo sem pernas e, aparentemente, sem censuras nem acusações, me olha, ou me procura com o olhar; porque será? Vejo os escombros, prédios e ruas em ruínas, gente esgaravatando nos destroços à procura sem muito bem saber de quê; à procura de restos, de sobras, do mais exíguo sinal de esperança, num trapo, numa boneca, numa cadeira desventrada; talvez num pedaço de carta: talvez.
Agora, outro homem. Joga as mãos à cabeça e olha em redor, no que foi a sua casa. «Venho do trabalho e vinha para aqui todos os dias. Que fiz para merecer isto?» E o miúdo sem pernas, crucificado em tantas lágrimas, olha-me apenas. Aqui não há misericórdia nem compaixão nem remorso.
Gaza."
(Baptista-Bastos - Diário de Notícias)

segunda-feira, 28 de julho de 2014

TRÁFICO ILEGAL DE MARFIL

-
Tráfico ilegal de marfil

TRÁFICO ILEGAL DE MARFIL

Agentes aduaneros tailandeses muestran en Bangkok (Tailandia) parte de las trompas y las joyas confiscadas a una pareja, que pretendía pasarlas de contrabando a Camboya. Los detenidos son un vietnamita de 62 años y una mujer china de 23. En total se les confiscaron 18 trompas de elefante con un peso de 60 kilos y 587 piezas de joyería de marfil. La Convención sobre el Comercio Internacional de Especies Amenazadas de Fauna y Flora Silvestres prohibió en 1989 el tráfico de marfil para prevenir la matanza de elefantes. (Rungroj Yongrit / EFE)-(20minutos.es)

Fazer de Marcelo dano colateral

-
"Eh lá, o tiro ao alvo a Ricardo Salgado já vai nos danos colaterais. Numa entrevista sobre a compra ou não da TAP, Miguel Pais do Amaral desvia a rota para aterrar no recentemente caído por terra Ricardo Salgado. Primeiro, Pais do Amaral passou por aeródromos secundários e falou dos ministros amigos do banqueiro que podiam prejudicar-se, agora, com a proximidade antiga ao pestífero. Mas logo se viu que não era esse o destino final: de que ministros fala?, perguntou-se-lhe. Mas Pais do Amaral desviou: "Não lhe vou dizer." Ele queria era chegar ao candidato presidencial Marcelo... Esse e a companheira, disse, eram "os melhores amigos do casal Salgado", a companheira "é administradora no grupo BES", e "o filho é funcionário da PT". Pronto, já entendemos, nesta cantiga de amigo e maldizer, Pais do Amaral não morre de amores por Marcelo, ai Deus i u é. Daí as duas frases extraordinárias que disse: "Obviamente que uma pessoa que é a melhor amiga de alguém, se esse alguém não sair bem, não tem quaisquer condições para ser candidato presidencial nem para alimentar essa candidatura" e, "neste caso, diz-me quem são os teus amigos, dir-te-ei quem és"! A ser assim, neste país tão pequeno e misturado em conhecimentos, corremos o risco de ficar sem candidatos presidenciais: quem está livre de um "amigo" incómodo? Daí a programas eleitorais em forma de repúdio "Vote em mim porque não sou amigo de Fulano!", é um passo."
(Ferreira Fernandes - Diário de Notícias)

Fazer de Marcelo dano colateral

-
"Eh lá, o tiro ao alvo a Ricardo Salgado já vai nos danos colaterais. Numa entrevista sobre a compra ou não da TAP, Miguel Pais do Amaral desvia a rota para aterrar no recentemente caído por terra Ricardo Salgado. Primeiro, Pais do Amaral passou por aeródromos secundários e falou dos ministros amigos do banqueiro que podiam prejudicar-se, agora, com a proximidade antiga ao pestífero. Mas logo se viu que não era esse o destino final: de que ministros fala?, perguntou-se-lhe. Mas Pais do Amaral desviou: "Não lhe vou dizer." Ele queria era chegar ao candidato presidencial Marcelo... Esse e a companheira, disse, eram "os melhores amigos do casal Salgado", a companheira "é administradora no grupo BES", e "o filho é funcionário da PT". Pronto, já entendemos, nesta cantiga de amigo e maldizer, Pais do Amaral não morre de amores por Marcelo, ai Deus i u é. Daí as duas frases extraordinárias que disse: "Obviamente que uma pessoa que é a melhor amiga de alguém, se esse alguém não sair bem, não tem quaisquer condições para ser candidato presidencial nem para alimentar essa candidatura" e, "neste caso, diz-me quem são os teus amigos, dir-te-ei quem és"! A ser assim, neste país tão pequeno e misturado em conhecimentos, corremos o risco de ficar sem candidatos presidenciais: quem está livre de um "amigo" incómodo? Daí a programas eleitorais em forma de repúdio "Vote em mim porque não sou amigo de Fulano!", é um passo."

(Ferreira Fernandes - Diário de Notícias)

domingo, 27 de julho de 2014

LUCHA POLICIAL CONTRA LAS PANDILLAS EN HONDURAS

-
Lucha policial contra las pandillas en Honduras

LUCHA POLICIAL CONTRA LAS PANDILLAS EN HONDURAS


Policías y militares se enfrentan a presuntos pandilleros en un barrio de San Pedro Sula (Honduras). Un policía y cinco presuntos pandilleros murieron en el enfrentamiento, según informó una fuente de la Secretaría de Seguridad. (Str. / EFE)-(20minutos.es)


O sebastianismo ao contrário e a normalidade possível

-
"1. Parcerias público-privadas mal negociadas? Rendas excessivas no setor da eletricidade? Demasiadas Autoestradas? Toda a corrupção deste e do outro mundo? Promiscuidade entre o setor público e privado? Leis injustas e à medida? Bloqueador de qualquer mercado nacional? Responsável pela chegada da troika?
Eis Ricardo Salgado. O culpado de todos os males que nos minam. O elemento que uma vez retirado do nosso convívio fará que tudo floresça. Sem ele a nossa economia tornar-se-á pujante, o Estado será incorruptível e exemplar na gestão do bem comum, acabarão os compadrios e amiguismos.
Agora é Ricardo Salgado. Não vale a pena lembrar todos os outros culpados antes dele. Todos os que, sozinhos, conseguiram arrastar Portugal para um terrível destino. Sozinhos, omnipotentes e fonte de todos os males. Males vários, aliás. Recentemente, tivemos José Sócrates como o único culpado da crise; Cavaco Silva, o criador do monstro estatal; Oliveira Costa, até há pouco o único banqueiro que não era sério...
Podemos pensar em várias explicações para este fenómeno coletivo. Será por termos demasiadas vezes a sensação de que a culpa morre solteira, será por uma qualquer necessidade de descarregarmos toda a nossa frustração, incompetência ou impotência num alvo bem definido. Pode ser.
Mas há algo mais nesta constante busca de um bode expiatório, nesta espécie de outro lado do espelho sebastianista: um homem nos salvará e um homem será o responsável por tudo o que foi feito de errado ou está mal. Nunca pensamos como comunidade. Nunca nos questionamos. Nunca tentamos perceber se, por ação ou omissão, contribuímos para aquilo que consideramos ser as nossas desgraças, sejam as de condução política, sejam as que resultam de cataclismos económicos, sejam as criminais.
São sempre "eles" e quando temos um nome, de preferência "um poderoso", fica logo tudo explicado. Andamos o tempo inteiro a dormir, a deixar que decidam por nós, a recusar participar na vida da comunidade para de repente descobrirmos que a culpa do nosso sono era apenas de um indivíduo. Outro. Qualquer.
2. Ricardo Salgado foi provavelmente um gestor incompetente. Será o culpado de um terramoto económico em Portugal, será o maior responsável pela possível falência de muitas empresas e pela perda de muitas poupanças, terá vendido ou mandado vender gato por lebre. Será o responsável por diversas fraudes e crimes - contas adulteradas, corrupção, branqueamento de capitais, fugas ao fisco. Terá sido um dos promotores da promiscuidade entre poderes públicos e privados que, aliás, existe há séculos em Portugal. Terá construído uma rede de influência mais baseada em cumplicidades e esquemas mal explicados do que em competência.
Não serei eu a negar, e já aqui o escrevi, que havia uma maneira de fazer as coisas, própria dos líderes (Ricardo Salgado e José Maria Ricciardi não estavam sozinhos) do Grupo Espírito Santo, que era péssima para a comunidade. Mas uma coisa são atividades subjetivamente lesivas para a comunidade, outra são aspetos de incidência criminal.
Nada fará melhor à comunidade do que um fim, na medida do possível, normal para este império e para os previsíveis e inevitáveis processos judiciais. Que o desmoronamento deste império com pés de papel se processe sem histerias e sem julgamentos populares. Que vão à falência as empresas que não têm capacidade para honrar os seus compromissos; que possam ser ressarcidos os que foram prejudicados; que os culpados paguem até ao último tostão; que fiquemos convictos de que não houve privilégios especiais nem humilhações provocadas por ressentimentos. E, se se provarem crimes, que os vários responsáveis sejam condenados. Nada pior se, mais uma vez, se mandar às malvas o princípio da presunção de inocência e se substituirmos os tribunais por tabloides ou que a justiça não seja justiça mas sim justiceira.
3. Quem há meia dúzia de dias competia para cair nas boas graças de Ricardo Salgado disputa agora o concurso "fui eu quem mais contribuiu para o derrubar" ou "sou eu que consigo culpá-lo de mais desgraças".
O espetáculo está montado: temos velhos revolucionários remoçados apostados em construir as mais diversas teorias da conspiração, temos jornalistas em horário nobre a promover delírios e cabalas de vão de escada. E, claro, não podiam faltar as fugas de "informação" do Ministério Público para os jornais do costume, a divulgação antecipada de diligências processuais e a costumeira fúria justiceira que parece só acordar quando os chamados poderosos já não o são. A novidade é ter aparecido políticos a cavalgar este caso para fins de política partidária interna, como foi o infelicíssimo caso de Eurico Dias do PS.
Não sei se sabem ou não, mas, como sabemos de outros casos, serão estes os que mais contribuirão para uma possível situação em que nunca chegaremos a saber tudo o que se passou neste gigantesco drama."
(Pedro Marques Lopes - Diário de Notícias)

sábado, 26 de julho de 2014

LA SEQUÍA DE CALIFORNIA AFECTA A LA ECONOMÍA

-
La sequía de California afecta a la economía

LA SEQUÍA DE CALIFORNIA AFECTA A LA ECONOMÍA


Vista de varias viviendas flotantes en Shasta Lake, en la localidad de Shasta County, California, Estados Unidos. La sequía que sufre California provocará pérdidas de 2.200 millones de dólares o 1.621 millones de euros este año al sector agrícola del Estado y reducirá en un 3,8% la fuerza laboral de las granjas. (John G. Mabanglo / EFE)-(20minutos.es)


Carlos César: Seguro fala como se portugueses fossem "auditório infantil"

-
O mandatário nacional de António Costa às primárias socialistas, Carlos César, criticou hoje António José Seguro por comunicar como se os portugueses fossem um "auditório infantil" ou um "clube de fãs", considerando que não resolve os problemas do país.

Carlos César falava aos jornalistas à margem da convenção "Mobilizar Portugal", que decorre hoje durante todo o dia em Aveiro, considerando que o Governo ficou com expectativas de tranquilidade e de recuperação com os resultados das eleições europeias mas que agora "está muito intranquilo com a perspetiva de António Costa ser o candidato a primeiro-ministro pelo PS".

"Eu tenho ouvido muitas vezes o António José Seguro falar e os seus apoiantes e fico um pouco entristecido nesta perspetiva: há uma tendência para comunicar com os portugueses como se os portugueses fossem o auditório infantil, como se fossem um clube de fãs que têm que estar sujeitos ao discurso vazio, inexpressivo, cheio de truques, dos comícios, das encenações tecno-mediáticas, do tiro o chapéu, ponho o chapéu, do toca um instrumento popular do folclore", criticou.

Para o ex-presidente do Governo Regional dos Açores "tudo isso é muito engraçado" mas "nada disso resolve qualquer problema dos portugueses".

"O partido só pode sair mais forte do desfecho deste debate e desta confrontação eleitoral que é própria da democracia. O partido ficou muito enfraquecido com os resultados das eleições europeias", reiterou.

Carlos César reafirmou que os resultados das europeias deixaram a "sensação de que o PS podia morrer na praia", defendendo ser preciso "uma liderança mais identificada com o sentir dos portugueses, mais mobilizadora, mais suscitadora de entusiasmos". (Notícias ao Minuto)

sexta-feira, 25 de julho de 2014

LOS RESTOS DEL AVIÓN DE SWIFTAIR

-
Los restos del avión de Swiftair

LOS RESTOS DEL AVIÓN DE SWIFTAIR


Fotografía facilitada por la Oficina de Comunicaciones Audiovisuales del Ejército Francés (ECPAD) que muestra a dos soldados que inspeccionan la zona donde fueron encontrados los restos del avión de Swiftair desaparecido, en la región de Gossi, fronteriza con Burkina Fasso. El vuelo AH5017 con 116 personas a bordo, 110 pasajeros, casi la mitad franceses, y seis tripulantes españoles, desapareció en la madrugada del jueves cuando sobrevolaba la región de Gao, en el este de Mali. (French Army/EFE)-(20minutos.es)


INCAUTAN UN GRAN ARSENAL DE ARMAS EN MÁLAGA

-
Incautan un gran arsenal de armas en Málaga

NCAUTAN UN GRAN ARSENAL DE ARMAS EN MÁLAGA


Imagen de uno de los mayores arsenales de armas y explosivos conocidos hasta la fecha en España localizado por la Guardia Civil en Málaga. En total se han intervenido 148 pistolas y fusiles, 55 granadas, tres minas anticarro, más de 16.000 cartuchos, un cohete de artillería y un mortero. En la operación han sido detenidos dos personas. (Daniel Pérez / EFE)-(20minutos.es)


EL SACRIFICIO DEL TOUR

-
El sacrificio del Tour

EL SACRIFICIO DEL TOUR

El ciclista polaco Bartosz Huzarski publicó esta foto el pasado jueves tras la etapa del Tour de Francia y decía: "Así se ven más o menos las piernas después de la etapa 18". En la imagen puede apreciarse la dureza de la prueba y el sacrificio físico que supone para los deportistas. (Bartosz Huzarski |FACEBOOK)-(20minutos.es)


Sobre a ciência dos mercados

-
"Há coisas que custam a engolir mas, pronto, tenho de aceitar. Eu já não tinha gostado da PJ a vasculhar os papéis nas minhas duas salas no Hotel Palácio, mas lá aceitei. Depois, quando o juiz me avisou de que ia interrogar-me no dia seguinte, levantei a sobrancelha, incomodado. Mas, pronto, tive de aceitar. Disse-lhe que lá estaria, o meu motorista haveria de me pôr no Campus de Justiça à hora marcada, mas ele respondeu que iriam à minha casa buscar-me. Que remédio, aceitei. De manhã, bem vi o ar pasmado da minha empregada, ao dizer: "Estão à porta dois polícias que perguntam pelo senhor doutor." Custou-me? Muito, mas aguentei. Percebi os sorrisinhos trocados entre o guarda e o motorista, mas pus cara de quem não viu. Chegado ao TIC, no corredor cruzei-me com olhares impertinentes dos beleguins, mas aguentei. No juiz topei o revanchismo dos sans-culottes, mas respondi a tudo, calmo. Na pausa de almoço contaram-me a histeria das rádios e televisões - "detido!", gritavam todos - e aguentei. Voltei ao interrogatório do Robespierre, aturei as perguntas, sofri a condição de arguido, tolerei as acusações, resignei-me à caução a pagar... Aceitei tudo! Mas há uma coisa que não admito. A mim, que fui estes anos todos o rosto do mercado de capitais, o epítome da bolsa de valores, não se devia ter feito este insulto: no dia em que fui detido, interrogado e constituído arguido, as ações do BES sobem?!"

(Ferreira Fernandes - Diário de Notícias)

quinta-feira, 24 de julho de 2014

LA LECTURA Y LOS ANIMALES, BUENOS ALIADOS PARA EL VERANO

-
La lectura y los animales, buenos aliados para el verano

LA LECTURA Y LOS ANIMALES, BUENOS ALIADOS PARA EL VERANO


Varios niños observan junto a Gunther, un pastor alemán oficial canino del Departamento de Policía de Anaheim, las explicaciones de un oficial del Escuadrón Canino del Departamento de Policía. La charla, impartida en presencia de los padres de los pequeños en la Biblioteca Pública del Este de Anaheim, California (EEUU), forma parte del programa de verano Paws to Read, que incentiva a los niños a leer e interactuar con los animales. (Felipe Chacon / EFE)-(20minutos.es)



Fechos: Lisboa e Porto com menos bancos e Interior sem serviços

-
Os grandes centros urbanos estão a ficar sem agências bancárias. Em apenas três anos foram encerradas 550. Contudo, o Interior é a região do país que está a ficar mais desertificada, com o fecho de serviços públicos, como escolas e tribunais, noticia o Diário de Notícias.

Nos grandes centros urbanos, as agências bancárias têm vindo a diminuir e os serviços públicos fechar no Interior do País, deixando-o mais desertificado.

Lisboa e Porto são os distritos que mais perderam agências bancárias nos últimos três anos. Já Viseu é o distrito mais afetado pelo fecho de escolas do primeiro ciclo, enquanto Vila Real e Bragança são os mais afetados pelo encerramento de tribunais, avança hoje o Diário de Notícias.

No final do primeiro semestre de 2013 existiam em Portugal 5.688 instituições financeiras, menos 522 do que em 2010. A Associação Portuguesa Bancária (APB), em termos absolutos, o distrito de Lisboa viu 226 dependências, em termos relativos, o Funchal tem quase a mesma perda, a serem encerradas nos últimos três anos, e o Porto 92.

Relativamente aos cortes no Interior como tem acontecido com as escolas e tribunais, o geógrafo José Rio Fernandes revela que a preocupação reside no facto de “fecharem serviços públicos onde as alternativas ficam mais longe, o que significa dificuldades acrescidas para a população, que muitas vezes já é mais pobre”.(Notícias ao Minuto)

Notas do Papa Açordas: Assim, como pode haver desenvolvimento?... Este desgoverno é o pior que passou por Portugal!...

quarta-feira, 23 de julho de 2014

PEONZAS HUMANAS EN ANGUIANO

-
Peonzas humanas en Anguiano

PEONZAS HUMANAS EN ANGUIANO


Ocho danzadores de Anguiano (La Rioja) reviven esta centenaria tradición al lanzarse por una empinada cuesta empedrada, mientras bailan al son de la música encaramados a unos zancos de madera de 45 centímetros, en honor a su patrona, la Virgen de la Magdalena, en Anguiano. Este rito, en el que los danzadores parecen "peonzas humanas", está declarado Fiesta de Interés Turístico Nacional desde 1970, lo que ha dado a conocer este pequeño pueblo de unos 500 habitantes. (Raquel Manzanares / EFE)-(20minutos.es)


A sinistra relação das coisas

-
"As coisas parecem indicar que, no próximo dia 23, a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), na cimeira de Timor, vai ter o seu requiem. Cabisbaixos e servis, os governos dos países que constituíam aquela vasta sociedade abandonaram os princípios, as normas e os valores morais dos fundadores e cederam aos grandes interesses dos negócios. As manobras de bastidores estavam, há anos, em movimento, e o que era uma ideia límpida e um conceito nítido de colaboração entre países de fala igual foi tripudiada friamente. A entrada da Guiné Equatorial, antiga colónia espanhola, cujos costumes, cultura, ideologia, política e comportamento são contrários, e até opostos, aos da comunidade, não é só absurda: possui as características de uma usurpação. Nem o facto de quem manda no país ser antidemocrático, ou ademocrático, como queiram, impediu o resto da comunidade de se opor ou sequer recalcitrar.
O capitalismo desconhece a história, as características, os padrões específicos das nações, nem isso está nos seus objectivos, mas tem de existir um contrapoder que permita a existência, simultânea, da soberania e do desenvolvimento económico, cultural e social. O que está em causa, com a inserção da Guiné Equatorial na CPLP é a imposição do axioma neoliberal, e dos abusos mais sintomáticos de uma violência sem paralelo nos nossos dias.
É lamentável que os países instituidores da comunidade não se tenham oposto a este enredo, que nada tem que ver com princípios de solidariedade e muito menos com relações de língua. De um modo mais simples, digamos que o capitalismo também neste caso sai vencedor, pela rendição, pela subserviência e pela nova categoria de negligência dos governos. Tem-se visto, um pouco por todo o mundo, a que conduz esta indiferença gelada, e às ameaças reais que pesam em todos. Parafraseando Sophia, nós sabemos, temos informações, assistimos ao caos, e não queremos assumir as responsabilidades de uma decisão.
Os tentáculos da ganância, a ausência de um ideal progressista que se lhe obste, continuam a desembocar em múltiplas incertezas. O espectro da guerra paira como endemia. A selvajaria dos conflitos locais só o é porque descuidamos da natureza do que oculta. O abatimento do avião da Malaysia Airlines não é, somente, uma ignomínia pavorosa: indica que o mundo actual não conhece limites, e está associado à assunção de um novo paradigma, que temos de combater com energia, porque a nossa sobrevivência ética está em questão. Como se lê n"Os Irmãos Karamazov, de Dostoievki, "se Deus não existe, tudo é permitido". Deus como acto moral, Deus como espessura e dignidade humanas. Não é abusivo estabelecer relações entre as coisas: todas elas estão ligadas e obedecem a leis muito próprias."
(BAPTISTA BASTOS - Diário de Notícias)



terça-feira, 22 de julho de 2014

SIGUE LA DESTRUCCIÓN EN GAZA

-
Sigue la destrucción en Gaza

SIGUE LA DESTRUCCIÓN EN GAZA


Un palestino pasa junto a lo que queda del edificio residencial Al Salam tras un bombardeo del Ejército israelí sobre Gaza capital, en la franja de Gaza. Al menos once personas perdieron la vida durante el bombardeo israelí de la pasada noche, mientras que docenas fallecieron en los combates entre los soldados israelíes y milicianos palestinos. La guerra ha costado ya la vida de cerca de 550 personas, en su mayoría civiles. (Mohammed Saber / EFE)-(20minutos.es)


Passos Coelho teve um desvio marxista

-
"Pedro Passos Coelho foi no princípio do mês a Moçambique. Lá, em discurso de Estado, congratulou-se: "Cerca de um milhão de euros de investimento direto português gerou em média 58 postos de trabalho, muito acima da média dos restantes investidores."
Pelas regras do pensamento económico que nos domina relacionar o valor de um investimento com o número de postos de trabalho parece coisa do passado, assim um bocado marxista, mas não serei eu a atirar uma pedra ao primeiro-ministro por cair em tentação socialista... Por mim é ótimo termos na governação alguém que pensa assim. Avante Passos!
Interessou-me, portanto, verificar se o Governo português aplica em Portugal a preocupação manifestada em Moçambique - lá as empresas portuguesas criaram um posto de trabalho por cada 17 241 euros que investiram.
Fui ver, então, o que se passou nas últimas semanas aos investimentos apoiados pelo Estado com isenções fiscais, vistos de residência gold, cedências de terrenos, financiamentos especiais, dispensa de auditorias, "simplificações" e uma cerimónia corta-fitas por Pires de Lima, Paulo Portas, o próprio Passos ou outro qualquer.
Temos a Altran, no Fundão, onde Portas anunciou 300 postos de trabalho a troco de 6,8 milhões de euros - 22 600 euros por cabeça. Não está mal, até parece Moçambique.
Temos a Monliz, em Alpiarça, onde um secretário de Estado validou 18 milhões de euros para criar 50 postos de trabalho - 360 mil euros por cada um. Para um salário médio de mil euros (superior ao salário médio nacional, que é de 971,5 euros) este valor dava para pagar durante 26 anos a cada trabalhador contratado.
Temos Pires de Lima na Unilever, em Santa Iria de Azoia: 30 milhões investidos, 80 novos postos de trabalho, 375 mil euros por cada um, o equivalente a 27 anos de salários a mil euros.
A easyJet, no Aeroporto Sá Carneiro: 74 milhões investidos, 80 postos de trabalho, 925 mil euros por cada um, o mesmo que 66 anos de salários. Pires de Lima sorriu.
E a Autoeuropa, a grande Autoeuropa onde o próprio Presidente da República esteve para ajudar a garantir mais 677 milhões de euros de investimento em 500 empregos, o que dá um milhão e 354 mil euros por trabalhador, o mesmo que 96 anos de salários pagos a cada um.
Poderíamos dispensar algum destes investimentos? Não. Mas o que fica por saber, perdido no segredo negocial, é se o apoio que o Estado dá a estas empresas é proporcional ao investimento ou é proporcional ao posto de trabalho criado. Com o que Passos disse em Moçambique, foi com certeza a segunda hipótese... Como? O leitor está a dizer-me que não? A sério!?..."
(Pedro Tadeu - Diário de Notícias)

segunda-feira, 21 de julho de 2014

DESCIENDE EL TURISMO CHINO EN SINGAPUR

-
Desciende el turismo chino en Singapur

DESCIENDE EL TURISMO CHINO EN SINGAPUR

Un grupo de turistas se fotografían en el parque Merlion, con la Singapore Flyer (i) y el Marina Bay Sands Casino (d) de fondo, en Singapur (Singapur). Según un informe del Departamento de Turismo de Singapur (STB), la llegada de turistas chinos ha descendido un 14% con respecto al año anterior debido a la nueva ley de turismo implementada en china el 2013. Pese a la caída en las llegadas, los visitantes chinos siguen siendo los que más gastan: 800 millones de dólares de Singapur (SGD), el equivalente a 476,5 millones de euros.         (How Hwee Young / EFE)-(20minutos.es)



Apenas cretinice?

-
"1 Na quarta-feira passada fiquei a saber que os reformados e aposentados não podem exercer qualquer tipo de funções públicas. E não, não se está a falar apenas de cargos executivos ou similares. Um homem, com quarenta anos de experiência na área dos serviços florestais, não pode integrar uma comissão estatal para estudar os problemas do setor; uma mulher, que toda a vida tenha trabalhado no Serviço Nacional de Saúde, não pode transmitir os seus conhecimentos a quem está agora encarregue de uma qualquer pasta da atividade; um gestor público aposentado está proibido de dar uma conferência numa universidade pública; um ex-quadro de um banco ligado ao Estado não pode ter um programa de patinagem artística na RTP.
Não, nada tem que ver com os problemas financeiros que o Estado português tem: os aposentados ou reformados não podem, pura e simplesmente, exercer qualquer tipo de funções em organismos ligados a entidades públicas, sejam pagas ou pro bono. Muito excecionalmente, e se forem autorizados pelo ministro das Finanças, podem fazê-lo e, mesmo assim, as pessoas ficam desde logo impedidas de receber a reforma. Ou seja, para trabalharem de borla, têm de prescindir da sua reforma...
Não, não há qualquer tipo de engano. Como, provavelmente, o caro leitor, eu também não fazia ideia desta profunda infelicidade e fui para ela alertado por Bagão Félix, no seu espaço de opinião na SIC Notícias - cuja opinião subscrevo e aplaudo. A aberração consta da Lei 11/2014 de 6 de março - diz muito sobre os nossos media e a oposição ela ter passado despercebida.
O anterior diploma, sobre o mesmo assunto, já proibia a remuneração por trabalho, o que já de si era uma infâmia. Um cidadão trabalharia meses a fio, ou semanas, ou o tempo que fosse, a preparar um qualquer documento ou estudo e nada receberia. É assim uma espécie de comunismo 3.0: o trabalho para o Estado tem de ser gratuito, os indivíduos não interessam, o coletivo é tudo. Em frente, demos de barato que a crise justifica tudo, até termos idiotas funcionais ou patetas deslumbrados a fazer leis.
Afinal a questão - ficámos desde dia 6 de março esclarecidos, sabendo que até de borla os reformados e aposentados não podem trabalhar para nada que cheire sequer a Estado - nada tem que ver com os já referidos atuais problemas financeiros do Estado português. Temos assim duas opções: ou achamos que os representantes dos cidadãos, que fizeram e aprovaram esta lei, e o Presidente da República que a promulgou, tiveram um momento de pura cretinice ou pensamos que há aqui um pensamento.
A segunda hipótese, que com boa vontade apelido de pensamento, partirá do princípio de que um reformado ou aposentado é um peso morto para a comunidade. Nenhuma da sua experiência, do seu trabalho de décadas em prol do bem comum (esse estranhíssimo conceito para quem nos governa) pode ser aproveitado pelas mais diversas organizações ligadas ao Estado, que deve ser até criado um cordão de sanidade entre esses inúteis e a coisa pública. Talvez isto venha no seguimento de uma mentalidade, para aí promovida por uns miúdos que conhecem o mundo através de umas badanas de livros e que nunca saíram do conforto de uma escola qualquer, que afirma que foram os mais velhos, esses bandalhos que agora nos roubam o dinheiro em forma de reformas e pensões, a pôr em causa os seus empregos e os seus direitos. Talvez haja um plano pra suprimir uma geração inteira, uns velhos que têm o descaramento de pedir o que lhes é de direito. Talvez haja quem pense que uma comunidade pode subsistir e prosperar sem a desejável transmissão de experiências, dos ensinamentos das vitórias e das derrotas. Que bela comunidade querem construir, ou melhor, será que percebem sequer a ideia de comunidade?
Prefiro a cretinice. Prefiro pensar que, de facto, houve apenas um momento da mais absoluta cretinice que incluiu os governantes proponentes da lei, os deputados que aprovaram este absurdo, e o Presidente da República que a promulgou.
2 A lei acima referida pode, através de um olhar radiosamente otimista, ser considerada apenas um disparate. Já a marcação, em segredo, de um exame aos professores para dali a cinco dias, com o objetivo de evitar qualquer tipo de reação da classe e pondo em causa as vidas das pessoas, é um ato evidentemente nojento, indigno de um governo e desrespeitador dos mais básicos direitos.
Em qualquer democracia minimamente madura, um ministro que se atrevesse a fazer uma coisa destas era imediatamente posto fora do Governo, mas, de facto, já se ultrapassaram todos os limites."
(Pedro Marques Lopes - Diário de Notícias)

FLORES PARA LAS VÍCTIMAS DEL MH17

-
Flores para las víctimas del MH17

FLORES PARA LAS VÍCTIMAS DEL MH17


Una niña observa los ramos de flores apilados ante la Embajada de Holanda en Kiev (Ucrania). Un montón de ramos de flores y muñecos de peluches se amontonan a las puertas de las sede diplomática en memoria de las víctimas de la tragedia del vuelo MH17 de Malaysia Airlines en el que murieron 298 personas tras estrellarse el aparato en el este de Ucrania. (Dave Hunt / EFE)-(20minutos.es)


EL SAPO DORADO


-
El sapo dorado

EL SAPO DORADO


Un grupo de turistas rema junto al 'Sapo dorado', una gigantesca instalación hinchable, obra del artista Guo Yong Rao, que puede verse en el lago del parque Yu Yuan Tan Park, en Pekín (China). La obra, de 22 metros de alto, 34 metros de largo y 21 de ancho, representa a uno de los símbolos chinos de la prosperidad y la riqueza. (Rolex dela Pena / EFE)-(20minutos.es)


Militantes socialistas pedem para sair do partido de Seguro

-
A socialista Teresa Portugal lançou uma petição na internet dirigida aos militantes do PS que querem ser expulsos. Em causa, a solidariedade com as expulsões injustas e a discordância de eleições com fichas falsas.

O PS não limpa dos cadernos eleitorais os militantes fictícios, mas limpa do partido quem acusa a existência de irregularidades. É contra esse comportamento que se insurge a petição lançada por Teresa Portugal. "Damos voz ao nosso repúdio coletivo por este delírio persecutório, injustificável e condenatório da liberdade de opinião", lê-se no documento.

Ao JN, a autora acrescenta que "no PS de Seguro, a história é ao contrário: mantêm-se os prevaricadores e pune-se quem defende a verdade. É revoltante e inadmissível", afirma. A petição "é um ato contra a grave degradação da vida política no PS", diz Portugal, que também pede a suspensão das eleições internas (5 e 6 de Setembro) com base em militantes que garante não existirem.(Jornal de Notícias)

Notas do Papa Açordas: Ah, se pudesse, Seguro expulsava do PS todos os que votam em António Costa...

sábado, 19 de julho de 2014

PS: Alegre pede fim imediato de "delírio persecutório" em Coimbra

-
O ex-candidato presidencial Manuel Alegre apelou hoje ao secretário-geral do PS e aos dirigentes "históricos" socialistas para que ponham imediatamente fim ao "delírio persecutório" de expulsões no PS/Coimbra e aos métodos "inquisitoriais e estalinistas" contra militantes.

Em declarações à agência Lusa, Manuel Alegre disse ter tomado conhecimento de que foram expulsos do PS os investigadores universitários Pedro Bingre e Elísio Estanque, e o antigo presidente do União de Coimbra Júlio Ramos - um dia depois de a ex-coordenadora da secção da Sé Nova do PS/Coimbra Cristina Martins também ter sido expulsa deste partido.

Nas últimas eleições autárquicas, Pedro Bingre, Elísio Estaque e Júlio Ramos apoiaram um movimento independente que concorreu à Câmara Municipal de Coimbra.

"Elísio Estaque e Pedro Bingre são dois dos mais ilustres intelectuais de Coimbra e do país e Júlio Ramos é uma grande figura da cidade. Em 2006, candidatei-me à Presidência da República apoiado pelo Movimento de Intervenção e Cidadania (MIC), do qual sou presidente do Conselho de Fundadores, e contra o candidato oficial do PS, mas não fui expulso do PS", observou o ex-candidato presidencial.

Segundo Manuel Alegre, as mais recentes três expulsões no PS de Coimbra motivam um sentimento de repúdio e um apelo dirigido ao secretário-geral, António José Seguro, e a todos os dirigentes "históricos" deste partido.

"Apetece-me pedir para que me expulsem também a mim, porque não me sinto bem num partido regido por métodos inquisitoriais e estalinistas, que põem em causa a sua natureza de partido da liberdade. 

Faço um apelo ao secretário-geral do PS e a todos os dirigentes históricos do PS para que atuem no sentido de pôr fim a este delírio persecutório, que não é tradição do PS", acentuou o membro do Conselho de Estado.

Ainda de acordo com Manuel Alegre, "não faz sentido que, num momento em que o PS prepara eleições primárias" abertas a simpatizantes, tendo em vista a escolha do seu candidato a primeiro-ministro, "estejam a ser tomadas atitudes contraditórias com este sinal de abertura à sociedade".(Notícias ao Minuto)

Notas do Papa Açordas: Querem cativar simpatizantes e expulsam militantes?!...


sexta-feira, 18 de julho de 2014

ESCULTURA DE ARENA EN HOMENAJE A LAS VÍCTIMAS DEL MH17

-
Escultura de arena en homenaje a las víctimas del MH17

ESCULTURA DE ARENA EN HOMENAJE A LAS VÍCTIMAS DEL MH17


El artista Sudarshan Pattnaik da los últimos toques a una escultura de arena titulada Vergüenza para la humanidad, que representa el avión de Malasyan Airlines que se estrelló ayer en Ucrania oriental, supuestamente derribado por un misil, en la playa de Puri, en la India. El siniestro ha costado la vida a 298 personas, entre ellas 173 holandeses. (EFE)-(20minutos.es)


RESTOS DEL AVIÓN DERRIBADO EN UCRANIA

-
Restos del avión derribado en Ucrania

RESTOS DEL AVIÓN DERRIBADO EN UCRANIA


Restos del fuselaje del avión Boeing 777, de la aerolínea Malaysia Airlines, esparcidos en una localización del este de Ucrania cerca de Donetsk, ayer. El presidente ruso, Vladímir Putin, dijo que la catástrofe del avión malasio que se estrelló en el este de Ucrania, supuestamente derribado por un misil, requiere una investigación "escrupulosa y objetiva". (Photomig / EFE)-(20minutos.es)


quinta-feira, 17 de julho de 2014

ATENTADO SUICIDA EN EL AEROPUERTO DE KABUL

-
Atentado suicida en el aeropuerto de Kabul

ATENTADO SUICIDA EN EL AEROPUERTO DE KABUL


Un grupo de suicidas con bombas ha atacado el Aeropuerto Internacional de Kabul, donde se inició un enfrentamiento con fuerzas armadas afganas en el que murieron los cuatro atacantes. En la imagen, las fuerzas de seguridad afgana revisan el lugar del atentado. (Jawad Jalali / EFE)-(20minutos.es)


Legislação: Bagão Félix critica lei que impede pensionistas de exercer funções

-
No seu espaço de comentário semanal, na SIC Notícias, Bagão Félix criticou uma lei, aprovada a 6 de março deste ano, que impede os pensionistas do Estado de exercer funções, ainda que em regime 'pro bono', em entidades públicas.

Falando à antena da SIC Notícias, Bagão Félix criticou a lei 11/2014, aprovada a 6 de março deste ano, que impede pensionistas do Estado de exercerem funções em entidades públicas, incluindo empresas públicas. O alerta do ex-governante foi em particular para o facto de as restrições se aplicarem mesmo em serviços 'pro bono'.

É no artigo 78º que se encontra o ponto crítico para o ex-ministro: “os aposentados, reformados, reservistas fora de efetividade e equiparados não podem exercer funções públicas para quaisquer serviços da administração central, regional e autárquica, empresas públicas, entidades públicas, entidades públicas empresariais”, pode ler-se na lei que deixou o antigo ministro surpreendido por ter "passado despercebida".

Para Bagão Félix, trata-se do “cúmulo de estupidez legislativa”, já que na sua perspetiva a lei abrange “qualquer tipo de atividade, com qualquer duração”, independentemente de ser ou não remunerada. “Um país que desperdiça recursos dos mais velhos é indigno de um Estado de bem”, criticou ainda.

Dando o seu próprio exemplo, explicando que se afastou do Conselho Geral da Universidade de Évora, onde exercia funções 'pro bono', o antigo governante confessou que já se afastou do cargo e que no seu caso “foi avisado por um amigo” da legislação. Bagão Félix salientou ainda que, segundo a lei, ainda que a atividade seja exercida sem remuneração, a pessoa “pode perder” acesso à sua reforma durante o período em que exercer atividade.

Para o antigo ministro, o problema “não é uma questão de dinheiro”, mas sim aquilo que pensa ser uma forma de “considerar pessoas oficialmente inúteis”. Bagão Félix acrescentou ainda que esta “é uma forma pouco subtil de aplicar uma eutanásia social e profissional aos reformados”. (Notícias ao Minuto)

Notas do Papa Açordas: Mais um aborto da  "Cu-ligação) Coelho-Portas!...

quarta-feira, 16 de julho de 2014

MISILES Y COHETES EN ISRAEL

-
Misiles y cohetes en Israel

MISILES Y COHETES EN ISRAEL


Lanzamiento de un misil del escudo antimisiles Cúpula de Hierro para interceptar un cohete lanzado desde Gaza sobre la ciudad de Ashdod, en el sur de Israel. (Abir Sultan / EFE)-(20minutos.es)


LOS TANQUES ISRAELÍES DISPARAN CONTRA GAZA

-
Los tanques israelíes disparan contra Gaza

LOS TANQUES ISRAELÍES DISPARAN CONTRA GAZA


Un tanque de las Fuerzas de Defensa de Israel dispara contra objetivos en la franja de Gaza desde la frontera israelí con Gaza. Al menos 205 los palestinos han muerto, en su mayoría civiles, y entre ellos cerca de 40 niños, y más de 1.500 han resultado heridos en la operación israelí Margen Protector en Gaza, que entra en su novena jornada. (Atef Safadi / EFE)-(20minutos.es)


LAS OBRAS DEL CANAL DE PANAMÁ, AL 76%

-
Las obras del Canal de Panamá, al 76%

LAS OBRAS DEL CANAL DE PANAMÁ, AL 76%


Vista panorámica de los trabajos de ampliación del Canal de Panamá, en el sector pacífico del Canal de Panamá. Los directivos de la Autoridad del Canal de Panamá (ACP) realizaron  una visita a las obras de ampliación de la vía interoceánica después de la cual informaron de que al momento se ha completado un 76% del proyecto. (Alejandro Bolívar / EFE)-(20minutos.es)


Que fazer com Portugal?

-
A experiência e os indicadores demonstram que o conceito de democracia, tal como o sonhámos ou concebemos, foi substituído por outro paradigma. O "cansaço democrático" tem muito que ver com uma ideia de passadismo, com a perda do "objecto estimado" trocado pela pressa da ganância e pela ascensão precipitada e com escassos princípios de uma geração "da insignificância." A crise europeia dos partidos teria, inevitavelmente, de se reflectir, pelos motivos apontados, em Portugal e nas organizações políticas tradicionais.
O PS está cindido porque a própria natureza das suas estruturas, a ausência de uma ideologia "de esquerda", e o abandono das velhas bandeiras por dirigentes pouco ou nada interessados em combater o "sistema", conduziram a um estado cataléptico. O pobre António José Seguro tem dado uma ajuda a esta insalubridade, mas ele não é causa, é resultado, e manifesta módica fibra em alterar o que está. António Costa provém de outra leva, e a apreensão que provoca, na direita e adjacências, surge como uma espécie de pecado capital. O susto que tem causado é semelhante àquele que o PREC ateou nos esquemas tradicionais de poder. O que não é despiciendo, tendo em conta o amorfismo em que vivemos. Mas, tenham calma, as águas voltarão a estar quedas. Os sinais são esses.
O PSD, historicamente um aterrador saco de lacraus, está mais dividido do que aparenta. E a Dr.ª Manuela Ferreira Leite faz-nos, pontualmente, o diagnóstico da situação, e esclarece-nos, sem rebuço nem dubiedade, estarmos a ser governados por um bando de mentirosos e de ineptos sem perdão. Haja Deus e haja Freud!
O Bloco de Esquerda, agrupamento simpático mas fervorosamente desorientado, vai-se desfazendo aos poucochinhos. A "linha" Miguel Portas, que ninguém em seu perfeito juízo sabe rigorosamente o que seja, ganhou outra aliada, com a dissidência de Ana Drago do interessante agrupamento. Sequer se vislumbra ou se adivinha o que virá a seguir, mas a prever pelas declarações de Drago, veemente e severa, ou o Bloco se coliga com o PS, ou não será. Induz-se que a direcção bicéfala pretende aliar-se, isso sim, ao PCP, e as reuniões havidas entre dirigentes de ambos os partidos caucionam as apreensões dos representantes da "linha" Portas.
Está tudo a desconchavar-se, e as referências que tinham alimentado os sonhos, os combates e as esperanças de gerações e gerações foram varridas pela ausência de responsabilização dos "tempos novos". Estes, propagandeados como bonançosos, depois dos "ajustamentos", oferecem o vazio e a indiferença como sinónimos de tranquilidade. E não assinalam a razão fundamental do arquétipo: a perda das lógicas democráticas. É a uma nova tragédia o que estamos a assistir.
(Baptista Bastos - Diário de Notícias)

segunda-feira, 14 de julho de 2014

REFLOTAMIENTO DEL "Costa Concordia"

-
Reflotamiento del 'Costa Concordia'

REFLOTAMIENTO DEL 'Costa Concordia'

Expertos trabajan en las operaciones de reflotación del Costa Concordia, siniestrado en 2012 frente a la isla italiana de Giglio. A lo largo de este lunes está previsto que la embarcacion sea reflotada dos metros por encima de la línea de agua para que posteriormente sea trasladada mar a 30 metros mar adentro en dirección este. (Claudio Giovannini / EFE) - ( 20minutos.es )