sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

PELIGROSAS BENGALAS EN SANTIAGO DE CHILE

-
Peligrosas bengalas en Santiago de Chile

PELIGROSAS BENGALAS EN SANTIAGO DE CHILE

Un grupo de aficionados enciende bengalas en el partido de ida entre el club chileno Universidad de Chile y Guaraní de Paraguay, durante el partido de ida correspondiente a la primera fase de la Copa Libertadores 2014, en el Estadio Nacional, en Santiago de Chile (Chile). (Felipe Trueba / EFE)-(20minutos.es)





quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

CUATRO MONJES PARA TOCAR UNA CAMPANA

-
Cuatro monjes para tocar una campana

CUATRO MONJES PARA TOCAR UNA CAMPANA

Monjes budistas tocan una campana gigante durante las celebraciones en la víspera del Año Nuevo chino en el monasterio en Taipei al norte de Taiwán.c (Dharma Drum Mountain Monastery / EFE)-(20minutos.es)




quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

HUELGA DE CONTROLADORES AÉREOS

-
Huelga de controladores aéreos

HUELGA DE CONTROLADORES AÉREOS

Un avión aterriza en el Aeropuerto de Lisboa (Portugal). Los controladores aéreos europeos secundarán paros totales y parciales los días 29 y 30 de enero para protestar por la falta de diálogo de la Comisión Europea (CE), que no serán secundados por los representantes del colectivo en España. (Mario Cruz / EFE)-(20minutos.es)



RESCATE ARRIESGADO EN ALTA MAR

Rescate arriesgado en alta mar

RESCATE ARRIESGADO EN ALTA MAR

Dos remolcadores, uno de Salvamento Marítimo y otro de la Xunta, maniobran frente al cabo Prioriño chico, junto al puerto exterior de Ferrol, en Caneliñas, para tratar de conducir al carguero Abis Calais al interior de la ría después de un rescate largo y complejo a causa del mal estado del mar. (Kiko Delgado / EFE)-(20minutos.es)





Quem Passos derrotou?

-
"Consta por aí, e eu propendo a acreditar, que o Dr. Pedro Passos Coelho foi reconduzido no lugar de presidente do PSD. O número de seus apoiantes é menor do que na votação anterior. Mesmo assim obteve 15 524 votos nos 17 662 mil votantes, num universo de 46 430 potenciais eleitores. Temos, pois, que mais de 15 mil militantes do PSD apoiam a política do Dr. Passos contra os velhos, os reformados, os pensionistas, os jovens, os desempregados, os estudantes, os funcionários públicos, os investigadores. Não se pode fugir a esta aritmética. Sendo a conclusão de que o PSD de Passos é mais, muito mais liberal do que "social-democrata", se, de facto, alguma vez o foi, no sentido adjudicado por Olof Palme ou Willy Brandt verbi gratia.
A vitória de Passos é a derrota de quem? Não, apenas, do grupo, aliás já numeroso que se lhe opõe. Quem foi vencido nos valores e nos padrões, e que padrões e valores defendem Passos e os seus? Temos de nos entender quanto ao significado das palavras, e, sobretudo, dos conceitos nela incluídos e que o poder no-lo tem escamoteado. Há uma identidade, e uma procura de outra, que se perdeu com a ascensão da insignificância e da coacção, consubstanciadas pela prática deste PSD. "Nada será como dantes", ameaçou o recém-reeleito presidente do partido. A escassa margem da sua vantagem não o impediu de reiterar que a "austeridade" vai continuar, sem, sequer, alvitrar uma política mais amena e uma descompressão mais calma na sociedade portuguesa. Quando os seus prosélitos dizem ser ele "muito determinado", essa eloquência básica oculta, por conveniência política do momento, o carácter autoritário e, amiúde, antidemocrático do sujeito. E essa prepotência não tem sido analisada pelaesquerda, que até a menospreza com negligente desdém.
Salvo as devidas proporções e as obrigatórias distâncias históricas, este desprezo faz lembrar a imprevidência do grupo da Seara Nova, que, nos anos 1920, não tomou a sério o conteúdo de três artigos de Salazar, no jornal Novidades, nos quais o candidato a ditador expunha, claramente, as suas ideias políticas para Portugal.
Claro que as coisas são outras, mas os perigos, mascarados ou não de "legalidade", são reais, e o que este Executivo tem praticado, para depredar os testamentos legados, atinge, por vezes, os níveis da afronta.
Não vi, não li nada que se ocupasse, seriamente, da "vitória" de Passos, embora tenhamos em consideração que se trata de uma vitória de Pirro. Mesmo assim, não descansou em considerar o Marcelo fora da corrida presidencial, sob a alegação de que é um cata-vento, sem perfil para as funções. A atmosfera, no PSD, é irrespirável, diz quem sabe. E os grupos subdividem-se, porém com as prudências determinadas pelos perigos decorrentes de um ambiente de receio. Fala-se, em surdina, de retaliações a Pacheco Pereira e a Manuela Ferreira Leite. Esperemos pelos próximos parágrafos." (Baptista Bastos - DN)

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

ROUSSEFF VISITA A FIDEL CASTRO EN LA HABANA

-
Rousseff visita a Fidel Castro en La Habana

ROUSSEFF VISITA A FIDEL CASTRO EN LA HABANA

La presidenta de Brasil, Dilma Rousseff, habla con el expresidente de Cuba, Fidel Castro, en La Habana (Cuba). Según informa la web oficial Cubadebate, Rousseff y Fidel Castro hablaron sobre el Puerto del Mariel y su Zona de Desarrollo Especial, donde este lunes la presidenta brasileña y su homólogo cubano, Raúl Castro, inauguraron una moderna terminal de contenedores. (Cubadebate /EFE)-(20minutos.es)

A universidade forma escravos e opressores

-
"A praxe estudantil é sempre violenta. Um homem ser humilhado é um ato de violência. Uma mulher ser humilhada é um ato de violência. Dirão alguns: "Violência? Como? Os praxados estão lá por quererem, por opção própria!" Duvido mas, se assim for, pior é.
Uma instituição capaz de criar um cerimonial de integração cuja resultante deliberada é a aceitação voluntária de castigos e penas, mesmo se aparentemente leves, mesmo se aparentememnte inócuos, é uma organização perversamente violenta.
Esse assassinato do indivíduo será aceitável numa estrutura militar ou policial - institutos de violência estatal onde as pessoas que os compõem têm de responder a exigências excecionais - mas é inaceitável em qualquer outra organização civilizada. É mesmo incompreensível no local onde se procuram criar futuros espíritos livres que, a partir do raciocínio independente sobre o conhecimento adquirido, sejam um dia capazes de ajudar a sociedade.
Os estudantes universitários serão a elite intelectual do País. Pois a primeira coisa que aprendem é a não pensar: obedecer, rastejar, não discutir ordens, não ter amor próprio, não ser gente. Quando, pela passagem do tempo, chegam ao estatuto de praxadores, ensinam-nos então a mandar outros a não pensar e a aceitar, com orgulho, o direito de colocar a pata em cima dos inferiores que rastejam à sua frente.
Este rito mitificado por uma falsa tradição histórica - tirando Coimbra, até aos anos 60, todo o atual mundo de praxes estudantis é uma criação parola iniciada nos anos 80 - é medieval. Este enredo periódico é um anacronismo. Este espírito académico é uma escola de formação de escravos inertes e de ditadores fascistas. Que raio de universidade é esta?
E que sociedade é esta capaz de proibir um pai de dar uma palmada no rabo a uma criança birrenta mas obrigando-o, um dia, a enviar alegremente o seu filho adolescente para uma máquina social de tortura psicológica e física? Que deputados são estes capazes de discutir legislação específica para acabar com o piropo mas, cheios de medo, recusam liminarmente produzir direito limitador das praxes mais violentas? Que autoridades são as nossas que trabalham há sete meses para meter na cadeia um homem que chamou nomes ao Presidente da República mas ficam indiferentes ao crime anual e calendarizado das praxes académicas?
Sei as respostas: afinal, os nossos políticos, as nossas autoridades, quase todos, também um dia aceitaram serem praxados, também um dia aprenderam, rindo alarvemente, a ser escravos ou a ser opressores." (Pedro Tadeu - DN)

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Energia: Bruxelas quer saber porque preços da eletricidade não descem

-
As diferenças entre os preços da energia elétrica cobrados no setor grossista e no retalhista estão a preocupar a Comissão Europeia, escreve o Jornal de Negócios. Hoje, numa sessão informativa que se realizou em Lisboa, a chefe da divisão de energias renováveis da Direção-Geral de Energia da Comissão Europeia referiu que será feito um relatório sobre os “motivos pelos quais os preços retalhistas não estão a descer”.

Paula Abreu Marques, chefe da divisão de energias renováveis da Direção-Geral de Energia da Comissão Europeia, falou hoje em Lisboa sobre a diferença dos preços da eletricidade cobrados no setor grossista e no retalhista.

De acordo com o Jornal de Negócios, a responsável afirmou que ao longo dos últimos anos os preços da eletricidade no setor grossista têm diminuído, mas o mesmo não se verifica no retalhista, isto é, nos valores cobrados ao consumidor final. Assim, assegurou Paula Abreu Marques, Bruxelas vai “apresentar, ainda este ano, uma comunicação sobre as barreiras do mercado de eletricidade e os motivos pelos quais os preços retalhistas não estão a descer”.

Para a responsável existe um “problema de falta de concorrência” e, por isso, a “Comissão está a preparar um documento que irá publicar em maio sobre o que é que está e o que não está a funcionar e porquê”. (Notícias ao Minuto)

Notas do Papa Açordas: Não baixam o preço e ainda o sobem. Grandes f..... da p...

FESTIVAL DE HIELO DE SHIKOTSUKOONSEN

-
Festival de Hielo de Shikotsukoonsen

FESTIVAL DE HIELO DE SHIKOTSUKOONSEN

Un grupo de visitantes recorre las esculturas iluminadas expuestas en el Festival de Hielo de Shikotsukoonsen, a las afueras de Chitose (norte de Japón). El festival se celebra del 24 de enero al 16 de febrero. (Kimimasa Mayama / EFE)-(20minutos.es)



sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

LA ISLA NACIDA EN NISHINOSHIMA SIGUE CRECIENDO

-
La isla nacida en Nishinoshima sigue creciendo

LA ISLA NACIDA EN NISHINOSHIMA SIGUE CRECIENDO

La isla volcánica que surgió en noviembre al sureste de la deshabitada isla volcánica de Nishinoshima, en el archipiélago de Ogasawara, a unos mil kilómetros al sur de Tokio, ha triplicado su tamaño. Es la primera erupción que se produce en el archipiélago desde 1973. (GTRES)-(20minutos.es)



MANIOBRAS MILITARES EN COREA DEL SUR

-
Maniobras militares en Corea del Sur

MANIOBRAS MILITARES EN COREA DEL SUR

Un artillero dispara un proyectil durante unas maniobras realizadas en un campo de tiro de Yeoncheon (Corea del Sur). (Yonhap / EFE)-(20minutos.es)





CDS: Ribeiro e Castro diz que cortes nas pensões cavam "cisma grisalho"

-
O deputado do CDS-PP Ribeiro e Castro condenou hoje o "cavar" do "cisma grisalho", com os cortes nas pensões, responsabilizando a falta de diálogo político na maioria por decisões que fazem das reformas "o mealheiro do regime".

"Não podemos continuar a cavar este cisma grisalho", declarou José Ribeiro e Castro.

Numa declaração de voto ao Orçamento Retificativo, a que a Lusa teve acesso, o ex-líder centrista ataca os cortes nas pensões que, afirma, "não são o mealheiro do regime".

"Não podemos agir como se, depois da pimenta da Índia, do ouro do Brasil, das reservas de oiro do Dr. Salazar, dos dinheiros da CEE, as pensões de reforma e de viuvez dos regimes contributivos fossem o último tesouro para responder pela prodigalidade pública", considerou.

"Às vezes, ao escutar alguns argumentos, ocorre-me estarmos perante uma ideia implícita de gradual coletivização forçada das contribuições e pensões contributivas", acusou.

Para Ribeiro e Castro "não pode olhar-se para os mais velhos e suas pensões - para que descontaram anos a fio - como se não houvesse direitos constituídos a ter em conta".

"Uma coisa é restabelecer o equilíbrio das finanças públicas e velar pela sustentabilidade do sistema de pensões; outra coisa - errada - é agir sempre a eito sobre aposentados, pensionistas e reformados, fustigando especialmente os das classes médias", defendeu.

Segundo Ribeiro e Castro, "reina o facto consumado", fruto da "impropriedade do processo de decisão política em matérias fundamentais", em que "os deputados da maioria são diminuídos no seu papel, 
não podendo contribuir, devida e atempadamente, para as escolhas fundamentais" e "os órgãos dos partidos ou nem sequer reúnem como deveriam, ou não participam em modo institucional digno".

"A omissão desse dever de diálogo político interno fragiliza as medidas adotadas, torna-as mais difíceis de compreender e explicar e fá-las piores do que poderiam ser, se outras alternativas fossem ponderadas em devido tempo e em sede própria", afirmou. (Notícias ao Minuto)

Notas do Papa Açordas: Passos e Portas já não têm mão nos seus apaniguados...Por mais manigâncias que façam já não têm a cobertura total dos seus militantes... RUA!...

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

VIGILIA POR UN MANIFESTANTE MUERTO EN KIEV

-
Vigilia por un manifestante muerto en Kiev

VIGILIA POR UN MANIFESTANTE MUERTO EN KIEV

Ciudadanos encienden velas durante una ceremonia en memoria de Serguéi Nigoyán, joven asesinado por un francotirador durante una jornada de protestas, en Lviv (Ucrania). La encarcelada ex primera ministra y líder opositora ucraniana, Yulia Timoshenko, afirmó que el presidente de Ucrania, Viktor Yanukóvich, al dar la orden de disparar contra los manifestantes "se ha convertido en un asesino" y no puede seguir al frente del país. (Markiian Lyseiko / EFE) - (20minutos.es)


Uma história da vida real

-
"Não resisto no meu "escrito" de hoje a referir uma recente moda de comunicação quer dos políticos quer dos que opinam e comentam sobre a vida política. Trata-se da técnica das percentagens.
Somos bombardeados todos os dias com dados percentuais da mais diversa forma: ora são 3,5%, cerca de 94%, 28%, 19%, 14,5%, enfim, uma panóplia de números abstractos que, pelo menos no que me diz respeito, não sei a que se referem e com que base são calculados.
Como imaginam estes "comunicadores" que as pessoas da vida real ouvem estes números e estas percentagens? Numa atitude bondosa, diria que sorriem... e mudam de canal!
Na verdade, as pessoas da vida real têm outros e diferentes problemas, alguns deles bem mais graves, com os quais ninguém parece preocupar-se!
As pessoas passaram a estar "integradas" nos números.
Não sei muito bem, mas ouvi um dia desta semana o senhor ministro da Saúde falar de percentagens, julgo que a propósito das urgências hospitalares. Fiquei sem perceber o que eram os tais 62% a que aludiu... Mas percebo a vida diária de todos quantos carecem de assistência hospitalar e por isso vou contar uma pequena história de uma grande mulher do nosso país. Não sei se estará nas contas percentuais, acho que não, mas a sua história é das que se vivem e sentem todos os dias.
Esta mulher realizou uma operação no IPO ao cancro da mama. Retirou-a, sofreu física e psicologicamente as dores mais insuportáveis que um ser humano pode suportar.
Tem necessidade de realizar exames de acompanhamento para que os médicos possam verificar a evolução da doença e, se tal for necessário, realizar novas intervenções ou alterar a medicação prescrita.
De acordo com o calendário médico, devia realizar dois exames no princípio deste mês de Janeiro de 2014. Como é óbvio, tentou marcar as datas e as horas para o efeito. Mas não! Não os pode fazer, não existem verbas de suporte para a realização destes actos, informam-na de que apenas se poderão fazer os exames que assumem características de grande gravidade... Não sei e ela também não sabe quais os elementos que podem tipificar esta "gravidade". Esta mulher tem uma doença grave, e vê-se na necessidade de ser acompanhada constantemente, de modo a monitorizar a evolução da sua doença, para poder continuar a ter uma vida digna que merece e a que tem direito.
Dizem-lhe para esperar, só podem marcar a consulta com o médico depois de realizar os tais exames, mas os tais exames não podem ser realizados agora...
Já foi ao hospital mais de três vezes, ainda não foi desta, talvez ainda seja possível durante o mês em curso....
Claro que se pode dizer que estes exames podem ser feitos numa clínica privada! Claro que sim, só que um deles custa mais de 800euro euros. Ela não tem esse dinheiro. É reformada...
E neste mês já sofreu os cortes que até aqui e até agora ainda não tinha suportado. É uma mulher que na sua vida diária se vê confrontada com a escassez de meios para realizar um exame médico de que precisa e que lhe é negado, pelo menos neste período, mas a quem o Estado considerou "equitativo" retirar uma parte dos seus rendimentos!
Esta mulher, esta grande senhora, tem filhos e neto. É reformada e ajudava a família com os pequenos rendimentos que, tinha essa convicção, se manteriam inalterados.
Pois se o Estado se havia comprometido a rentabilizar as suas comparticipações feitas ao longo de mais de 50 anos com o objectivo de proteger e "compensar" os anos de trabalho que deu ao País - era assim que ela pensava - com certeza que esse compromisso não viria, em nenhuma circunstância, a ser alterado. Como se enganou!
Já não pode continuar a ajudar e não tem dinheiro para fazer um exame urgente e inadiável numa clínica ou hospital privado. O hospital público não dispõe, no momento em que ela precisa, de capacidade para o realizar.
Em qual das percentagens de que nos falam todos os dias a propósito de tudo e de nada é que se "encaixa" esta mulher? Em nenhuma, diria eu, pois do que se trata é de pessoas e da sua vida real, não de números. Até quando?
Já agora, vale a pena pensar nisto"...(Celeste Cardona - Diário de Notícias)

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

ESPECTACULAR INCENDIO DE UN HOTEL DE SIERRA NEVADA

-
Espectacular incendio de un hotel de Sierra Nevada

ESPECTACULAR INCENDIO DE UN HOTEL DE SIERRA NEVADA

El incendio en el hotel Lodge en la urbanización de Pradollano en la estación de esquí de Sierra Nevada en Monachil (Granada), ha obligado al desalojo total del edifico como medida preventiva evacuando a 52 personas entre trabajadores y clientes. (Miguel Ángel Molina / EFE) - (20minutos.es)
-

COREA DEL SUR LUCHA CONTRA LA GRIPE AVIAR

-
Corea del Sur lucha contra la gripe aviar

COREA DEL SUR LUCHA CONTRA LA GRIPE AVIAR

Trabajadores de sanidad desinfectan ampos de cultivo en Gangwha en Corea del Sur. Se han confirmado ocho casos de gripe aviar en la provincia de Jeolla en Corea del Sur entre ellos, cinco casos confirmados de la cepa H5N8, una cepa altamente patógena. Corea del Sur atribuye a aves migratorias estos recientes brotes de gripe aviar. (EFE) - (20minutos.es)



Entre a decência e a evasiva

-
"Parece-me difícil alguém poder justificar, com honra e decência, o golpe do PSD em mandar para os fojos, através de um referendo, a questão da coadopção de crianças, por casais do mesmo sexo. A indignidade não é atitude nova por aquelas bandas políticas. Porém, esta mascarada atinge aspectos de ruinoso indecoro. A incomodidade na bancada do Governo dissimulou-se, muito mal, por receio e cobardia, com declarações de voto. O descrédito da política aumentou mais um patamar.
O número de equívocos morais praticado por este Executivo não tem equivalência com a percentagem de votos fornecida pelas sondagens. Apenas 12 pontos separam o PSD do PS: a escassa percentagem, além de tranquilizar Passos Coelho, fornece a dimensão ética e a consciência política da população. É verdade que o País está sob uma tensão impressionante, numa calculada estratégia de medo, que nos afugenta das mais elementares imposições da cidadania. Porém, a oposição do PS é degradante pela ineficácia. No interior daquele partido, o António José Seguro é já conhecido pelo Tó Zero, o que talvez dê a medida do mal-estar entre socialistas, defraudados nas esperanças de uma mudança que as indicações tornam desesperantes.
Fora do domínio estritamente partidário, que faz o PS de Seguro para cativar as franjas de eleitores, causticadas pela mais violenta chaga social, de que há memória em quarenta anos de democracia? Nada. Os juízos socialistas, de que temos vagos conhecimentos apenas nos comícios, e mesmo assim esfarrapados em estribilhos, constituem uma perda do objecto e do sentido. A par do abandono da forma ideológica, a mediocridade do que é dito e afirmado queda-se numa auto-satisfação tão absurda como burra. Isto dá tanto para o PS como para o PSD, embora este esteja sustentado por uma doutrina, a neoliberal, e o PS anda numa deriva insana, com dois padrões definidores, qual deles o pior, entre Francisco Assis e Augusto Santos Silva.
As hesitações ideológicas do PS e a sua letargia à acção, estão a esvaziar a identidade de um partido que, sendo de charneira, não deveria perder a responsabilidade para que foi criado. Sou do tempo em que, nas manifestações de rua, os militantes gritavam: "Partido Socialista, Partido Marxista", até ficar comprometido entre o protesto parlamentar e uma notória opção liberal.
Neste melindroso caso da coadopção era preciso ultrapassar as balizas da heteronímia, para afirmar uma autonomia individual, e passar das evasivas para os actos sólidos e para as palavras firmes e contundentes. A verdade, como nestes e noutros assuntos, é que não sabemos o que, rigorosa e realmente, pensa o Partido Socialista. Assim sendo, indefinido e tragicamente ambíguo, ignora ou despreza os pontos essenciais dos encontros para uma contestação, afinal contida na sua própria génese.
Estará o secretário-geral do PS à altura de um desafio tão dilemático como a natureza da circunstância o exige?"
(Baptista Bastos - Diário de Notícias)

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

António Arnaut: Portugal está a ser invadido por "sombra tenebrosa e sufocante"

-
Portugal está a ser invadido por uma "sombra tenebrosa e sufocante" que não tem "regras nem açaimes", afirmou hoje, em Coimbra, o antigo ministro e ex-deputado do PS António Arnaut.

O fundador do Serviço Nacional de Saúde (SNS) falava, ao final da tarde de hoje, no auditório da reitoria da Universidade de Coimbra (UC), na "sessão cívica em defesa da Constituição, da democracia e do Estado social", promovida por um grupo de cidadãos de Coimbra, "de todos os quadrantes políticos".

"Anda pelo país uma sombra tenebrosa e sufocante que invade todos os pontos cardeais", alertou António Arnaut, considerando que essa mesma sombra não tem "regras nem açaimes", sendo como "um vómito asqueroso e repulsivo".

A Constituição da República "foi escarnecida" e, enquanto a pobreza, o medo e o desemprego "aumentaram", os "bilionários multiplicaram-se", sublinhou o fundador do SNS.

António Arnaut referiu que, ao mesmo tempo, assiste-se no país a "uma gestão danosa e à corrupção" por parte de governantes "incompetentes e submissos ao grande capital".

Governantes esses que apelidou de "corja", palavra que António Arnaut diz ter-se lembrado no dia 01 janeiro de 2014, data em que escreveu o seu discurso, quando viu duas crianças a gritar de "fome e de frio" enquanto remexiam no lixo à procura de comida, como contou, emocionado.

"O dinheiro é um Deus supremo e este sistema [financeiro] deve ser condenado por todos os homens livres", defendeu o também antigo ministro de Mário Soares e deputado à Assembleia Constituinte.
António Arnaut afirmou, indignado, que [os governantes] "amarraram os escravos até à exaustão da esperança", frisando que "há fome nas bocas e nas almas" dos portugueses.

Na sessão, em que participaram cerca de meio milhar de pessoas, também falaram José Dias (independente), o antigo deputado do CDS Ferreira Ramos, a bloquista Catarina Isabel Martins, o comunista Jorge Gouveia Monteiro, o antigo candidato à Presidência da República Manuel Alegre e o social-democrata Jaime Ramos.

Jaime Ramos, antigo deputado e ex-governador civil de Coimbra, falou em substituição do antigo presidente da Assembleia da República António Barbosa de Melo, que não participou na sessão por razões de saúde, segundo explicou António Arnaut, que presidiu à iniciativa.

O encontro reuniu pessoas de "todos os quadrantes políticos, desde a área da democracia cristã à área comunista", como sublinhou a organização, referindo, no entanto, que os oradores falavam em nome pessoal.

Na sessão participaram, entre outros, Manuel Machado (presidente da Câmara de Coimbra), Helena Freitas (vice-reitora da UC), Leal Pedrosa (vigário geral da Diocese de Coimbra), Rosário Gama (presidente da APRE), Rui Alarcão e Seabra Santos (antigos reitores da UC), José Reis (diretor da Faculdade de Economia da UC), os professores universitários Joaquim Gomes Canotilho, Abílio Hernandez, José Manuel Pureza, Luís Reis Torgal e Agostinho Almeida Santos os sindicalistas Fátima Carvalho e Ricardo Pocinho, a antiga deputada e ex-presidente da Misericórdia de Lisboa Fernanda Mota Pinto e os antigos deputados Teresa Alegre Portugal e António Campos.(Notícias ao Minuto)

Notas do Papa Açordas: Já não são só os "esquerdistas", pois como podem ver, há muitos "direitistas" que não concordam com este desgraçado desgoverno!...

LA VIDA EN UN COLEGIO ZAPATISTA

-
La vida en un colegio zapatista

LA VIDA EN UN COLEGIO ZAPATISTA

Un grupo de niños estudian en un colegio de la comunidad zapatista de La Garrucha (México). En estas comunidades los niños aprenden en el colegio asignaturas relacionadas con la conservación de la naturaleza y la vida en comunidad. Los pequeños llevan máscaras para preservar su identidad cuando reciben la visita de extraños o curiosos que se interesan por su forma de vida. (GTRES)-(20minutos.es)


INSTRUMENTOS MUSICALES EN SERIE

-
Instrumentos musicales en serie

INSTRUMENTOS MUSICALES EN SERIE

Fotografía cedida por la Agencia Central de Noticias de Corea del Norte (KCNA) que muestra a un grupo de trabajadores ensamblando acordeones en una fábrica de instrumentos musicales en Pyongyang (Corea del Norte). (KCNA / EFE)-(20minutos.es)


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

ACCIDENTE MÚLTIPLE EN DEBA

-
Accidente múltiple en Deba

ACCIDENTE MÚLTIPLE EN DEBA

Vista del lugar en el que un total de dieciocho personas han resultado heridas, tres de ellas graves, en un accidente de tráfico en Deba (Gipuzkoa), en el que se han visto implicados al menos un camión, un autobús de pasajeros y siete turismos. (Javier Etxezarreta / EFE)-(20minutos.es)



ROSETTA PARTE A LA CAZA DE UN COMETA

-
Rosetta parte a la caza de un cometa

ROSETTA PARTE A LA CAZA DE UN COMETA


Un científico de la Agencia Espacial Europea (ESA, por sus siglas en inglés) trabaja en una copia de la sonda Rosetta en un centro de control de la ESA en Darmstadt (Alemania). La sonda Rosetta de la Agencia Espacial Europea, un ingenio astronómico que lleva una década viajando por el Sistema Solar, ha salido de su hibernación para ir a la caza de un cometa. (Daniel Reinhardt / EFE)-(20minutos.es)


Saúde: STE acusa Governo de querer "acabar" com a ADSE

-
O Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) acusou hoje o Governo de querer acabar com a ADSE ao impor aos funcionários públicos um aumento de um ponto percentual, de 2,5% para 3,5%, nos descontos para este subsistema de saúde.

"O Governo quer acabar com o subsistema da ADSE, não explica o que vai acontecer a seguir, mas está na linha ideológica do Governo acabar com este subsistema, retirando aquilo que é o Estado Social. Provavelmente, as alterações acontecerão também no Serviço Nacional de Saúde (SNS), é o que irá acontecer", disse a presidente do STE, Maria Helena Rodrigues.

A dirigente sindical falava aos jornalistas após uma reunião de cerca de duas horas com o secretário de Estado da Administração Pública, José Leite Martins.

As principais estruturas sindicais da administração pública reúnem-se hoje com o secretário de Estado da Administração Pública para discutir o aumento de 2,5% para 3,5% dos descontos para os subsistemas de saúde dos funcionários públicos.

"Este aumento é para se concretizar", assegurou a sindicalista, ressalvando no entanto que "os trabalhadores têm agora a hipótese, como já tinham desde 2009, de sair do sistema".

"Até aqui a maioria dos trabalhadores não pediam para sair e hoje pedem que lhes apresentemos um requerimento", disse a presidente do STE.

Maria Helena Rodrigues lamentou igualmente a falta de abertura do sucessor de Hélder Rosalino para negociar com as estruturas sindicais, sendo que o encontro desta manhã "foi de imposição, não foi de negociação".

A sindicalista disse não compreender esta decisão do executivo de aumentar os descontos para este subsistema de saúde, uma vez que "a receita própria da ADSE é superior à despesa com os encargos de saúde, quer no regime convencionado, quer no regime livre".

"Esse é um argumento que não colhe", reforçou, acrescentando que no âmbito do Orçamento do Estado para 2014 haverá uma transferência direta de 60 milhões de euros da ADSE para o SNS.(Notícias ao Minuto)

Notas do Papa Açordas: É o desmantelamento da ADSE. Não podendo roubar noutras rubricas, o desgoverno atira-se à contribuição dos funcionários e aposentados para chegar aos seus tenebrosos objectiivos... Muita razão tem o ditado popular: "Putas ao Poder porque os filhos já lá estão!...


domingo, 19 de janeiro de 2014

PROTESTAS EN KIEV

-
Protestas en Kiev

PROTESTAS EN KIEV

Una mujer muestra una pancarta en la que se puede leer 'Ellos lo autorizaron', durante una manifestación contra varias leyes aprobadas en el Parlamento ucraniano, cerca de la oficina presidencial en Kiev (Ucrania). Ucrania calificó de injerencia en sus asuntos internos las críticas de dirigentes occidentales, entre ellos de la Unión Europea y Estados Unidos, a varias leyes aprobadas en el Parlamento ucraniano por, supuestamente, violar derechos fundamentales. (Sergey Dolzhenko / EFE)-(20minutos.es)


ENTIERRO DE LAS VÍCTIMAS DE PESHAWAR

-
Entierro de las víctimas de Peshawar

ENTIERRO DE LAS VÍCTIMAS DE PESHAWAR


Varias personas asisten al funeral de las víctimas de un atentado contra una mezquita en Peshawar (Pakistán). Al menos siete personas murieron, entre ellas dos niños, y 55 resultaron heridas en un atentando con bomba perpetrado en el interior de una mezquita en Pesháwar, en el noroeste de Pakistán. (Arshad Arbab / EFE)-(20minutos.es)



Uma vergonha sem nome

-
"Primeiro o mais importante: na sexta-feira, em pleno Parlamento, assistiu-se a mais uma vitória de quem acha que se deve negar uma família a muitas crianças. Uma vitória dos que estavam revoltados pelo facto de haver crianças que finalmente viam a possibilidade de ter como pai ou mãe, de pleno direito, aqueles que o são de facto. Foi a vitória de quem defende que quem ama, quem cuida, quem trata, por ser homossexual, não pode ver esse seu papel reconhecido, mesmo que partilhe a sua vida com o progenitor e a própria criança. A vitória de quem pensa que um homossexual tem menos capacidades paternais ou maternais. A vitória de quem não percebe que ser pai ou mãe vai muito para lá do ato de procriar. Foi, em resumo, mais uma estrondosa vitória do preconceito e da selvajaria. Continua a não haver lei que autorize a coadoção, nem tão cedo existirá essa possibilidade.
Tudo isto aconteceu sob o alto patrocínio do primeiro-ministro e com a fundamental e imprescindível colaboração de uns senhores e de umas senhoras que não só partilham dos "valores" acima referidos, como quiseram fazer parte de um acontecimento que envergonha a história do PSD, achincalha o mandato que lhes foi conferido pelo povo e insulta a Assembleia da República e a democracia representativa.
Os deputados do PSD, que viabilizaram a lei da coadoção, passados alguns meses de a terem aprovado vêm apoiar um referendo sobre o tema. Não estavam no seu estado normal? Pensaram durante seis meses, debateram o projeto no grupo de trabalho e só agora se lembraram de um referendo? E mesmo os que votaram contra, será que gostaram de ver as deliberações da Assembleia desrespeitadas? E que dizer de um partido que dá liberdade de voto para a lei e impõe a disciplina de voto para o referendo dessa mesma lei?
Sou contra todos os referendos - com exceção de temas de soberania - precisamente por acreditar na democracia representativa e ter consciência do mal que este instituto tem feito às democracias. Mas não é isso que está em causa neste assunto. Estamos perante uma lei debatida no Parlamento, na comissão, na comunidade, que nunca se levantou sequer a hipótese de referendar.
Perguntarão os portugueses: para que é que elegemos representantes se eles se demitem de decidir, e quando decidem o primeiro-ministro desrespeita o Parlamento e trata os deputados como moços de recados? Sim, está em causa o primeiro-ministro. Ninguém acredita que um indivíduo que esteve numa comissão durante seis meses se tenha lembrado de um referendo meia dúzia de dias antes da votação final. Nem que um projeto da JSD tenha tido um rigor tão apertado a forçar a disciplina de voto.
E está reaberto (Guterres já tinha feito uma brincadeira semelhante) um brilhante precedente: sempre que uma deliberação não agradar a alguém com poder no partido, bloqueia-se tudo com um referendo. Hugos Soares dispostos a fretes por um prato de lentilhas nunca faltarão.
Respeito - embora com muita dificuldade, admito - quem acha que os homossexuais e os seus filhos devem ter os seus direitos restringidos. Mas tenho ainda mais dificuldade em aceitar quem acaba de colaborar com essas pessoas e passados cinco segundos faz uma cara muito indignada e afirma que vai fazer uma declaração de voto. É a chamada coragem "vai lá tu" - é de justiça destacar Teresa Leal Coelho, com quem tanto tenho discordado, mas que neste caso mostrou ter mais dignidade sozinha que a bancada do PSD e CDS juntas. E nem vale a pena falar da posição do CDS, que lavou as mãos como Pilatos acabando, de facto, por colaborar na pantomina.
Devem ser em primeiro lugar os deputados a respeitar e a fazer respeitar a sua condição de representantes do povo. Em causa esteve um atentado à dignidade da própria função de deputado. Um homem ou uma mulher que não está disposto a arriscar um futuro mandato ou acha mais importante seguir as ordens do partido do que respeitar os cidadãos e a casa da democracia não merece ser deputado.
Mal está um país quando é o próprio primeiro-ministro a não promover a proteção e direitos das crianças e a ser patrocinador de preconceitos. Desgraçado o país em que os representantes do povo desrespeitam o povo que os elegeu, se desrespeitam a si próprios, insultam a Assembleia da República e se deixam transformar em meros fantoches." (Pedro Marques Lopes - DN)

sábado, 18 de janeiro de 2014

As eleições europeias

-~
"1 As próximas eleições europeias trazem perigos para todos os partidos que têm assegurado a governação em Portugal.
A coligação no poder, PSD e CDS, tem necessidade de listas conjuntas, de que os militantes não gostam (como se percebeu no congresso do partido de Portas). Mas é melhor assim do que uma campanha na qual ambos tenham de falar do que se passou no último verão ou doutras divergências irrevogáveis, de linhas vermelhas ou da carta de demissão do antigo número dois do Governo, Vítor Gaspar.
Ao PS, as europeias impõem pensar melhor na intenção inicial de apresentar Francisco Assis como cabeça de lista. Uma derrota, percebe--se pela constante pressão de José Sócrates e António Costa (que não parecem ser exatamente a mesma coisa...), reabriria todos os cenários e até uma vitória escassa poderia representar um regresso a uma contestação mais aberta a António José Seguro. Neste caso, a personalidade da figura a escolher pelos socialistas não é questão de somenos. O PS, a crer nas últimas notícias, parece bastante pressionado pelos movimentos à esquerda - de Carvalho da Silva à incógnita do "Livre", de Rui Tavares. Provavelmente, Seguro olhará até com mais atenção para a possibilidade de avanço do ex-bastonário dos advogados Marinho e Pinto como candidato potencial do Partido da Terra. Não é o ensaio para as presidenciais que mais interessa neste caso. A questão está em que, além do discurso antipartidos, trata--se de um homem capaz de interpretar um certo populismo de esquerda e que no passado, em diversas ocasiões, esteve ao lado de Sócrates em alturas difíceis, tanto do ponto de vista pessoal como político. Talvez por isso o PS esteja a esforçar-se no sentido de atrair figuras emergentes na esquerda, como o ex-reitor da Universidade de Lisboa Sampaio da Nóvoa.
Estamos, um pouco por todo o lado, sob o signo da necessidade. E assim, mais uma vez, corre-se o risco de falar pouco da Europa, dos seus problemas velhos - e dos novos, colocados pela crise. Estas vão ser umas eleições muito marcadas pelo crescimento de vários movimentos anti-União Europeia, dos eurocéticos ingleses à extrema-direita francesa, e com muitos votos a serem determinados pelo perigo do regresso dos nacionalismos, de que falou Durão Barroso em Yuste.
É por esta Europa se apresentar recheada de perigos no futuro imediato que é importante perceber as diferenças entre os partidos que defendem um aprofundamento de uma governação económica e financeira da União - e os outros, aqueles que se esgotam nas críticas sem nunca nada terem a oferecer para além de devaneios.
Portugal tem de decidir se quer ser um país em que uma economia de mercado com regras recompensa quem trabalha e tem ideias ou se continua a sonhar com o regresso impossível ao tempo do Estado que protege tudo e todos e onde se enriquece à conta dos amigos, da agenda de contactos.
Há sempre espaço numas eleições, mesmo que europeias, para os jogos de poder nacionais. Mas seria incompreensível que as próximas não servissem também para esclarecer os cidadãos sobre o que os partidos pensam do futuro da Europa e do equilíbrio que é fundamental dar a este espaço, no qual não pode ser normal que as empresas, como igualmente reconheceu Barroso no excelente discurso com que recebeu o Prémio Carlos V, tenham custos de financiamento desiguais.
Na próxima campanha a coligação tem de dizer se vai continuar a ser um parceiro dócil dos grandes da Europa. E o PS tem de deixar claro que não tem as mesmas dúvidas dos radicais que parecem pressionar o partido. Sem estes dois esclarecimentos, é caso para estarmos (mais) preocupados.
Para além dos pequenos jogos florais: quem tem medo que as pessoas se pronunciem, em referendo, sobre a adoção por casais do mesmo sexo? Há referendos bons e referendos maus?" (João Marcelino - DN)

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

'QUELONIA' PUEDE POR FIN REGRESAR AL MAR

-
'Quelonia' puede por fin regresar al mar

'QUELONIA' PUEDE POR FIN REGRESAR AL MAR

Fotografía facilitada por el Centro de Recuperación de la Fauna Silvestre de Tafira de Quelonia, una tortuga verde hallada en aguas de Gran Canaria con un anzuelo clavado en el estómago y el cráneo fracturado a machetazos que tras meses de cuidados en el centro canario ha podido regresar al mar. (Pascual Calabuig / EFE)-(20minutos.es)



O emblema do CDS pós-Mealhada (ou pós-troika)

-
 photo CDS-Mealhada_zpsd98a89f0.jpg

Aqui fica uma manifestação de solidariedade com os rapazolas de Faro que pagaram quatro refeições a mais e em vez de chamarem as autoridades foram para Faro fazer queixinhas no Facebook e pedir aos colegas da Anadia que chateiem o dono do restaurante. Esperemos que a moda pegue e que sempre que alguém do PSD ou do CDS seja identificado pelo comerciante pague um acréscimo por conta do seu firme apoio à austeridade.

Pode ser que um dia em vez de serem as vítimas a terem de emigrar tenham de ser estes comedores de leitão assado.

In "O JUMENTO"


quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

O congresso do eu

-
"De repente tive a singular sensação de que estava num subúrbio de Pyongyang. O terreno, um pouco desolado, dava poiso a um imenso pavilhão, de onde saíam vozes, aplausos e gritos estridentes. No interior, o espaço estava organizado em função do que se pretendia ser magno acontecimento. Um palco dividido em patamares; em cada patamar sentava-se a importância de cada um e dos grupos de cada um; em baixo, os prosélitos. Tal como nas reuniões do Comité Central do Partido Comunista da Coreia do Norte. E, tal como Kim Jong-Un, o chefe distribuíra, a seu bel-prazer, os cargos e as funções, consoante as simpatias e as intimidades. Um dos escolhidos abraçou-o com grata emoção e indizível ternura. Foi um instante tão comovente que o chefe não ocultou uma furtiva lágrima e um estremecimento de amorosa simpatia.
Paulo Portas, tal Kim Jong-Un, passeou o olhar soberbo e altaneiro pelos circunstantes, tratou, com displicente desdém, Filipe Anacoreta Correia, que ousara opor-se-lhe, e aquele olhar eram balas de um fuzilamento que, por ser metafórico, não deixou de causar arrepios de terror. Quase de seguida disse: se Luís Nobre Guedes o desejar, pode sentar-se num dos lugares do Conselho Nacional. O nomeado (a quem o Marcelo chama, apenas, Luís Guedes, porque diz que Nobre é um apêndice postiço, uma espécie de pseudónimo inseguro) aparecera em Oliveira do Bairro como um círio fúnebre, desamparado e trágico. Fora, há anos, da convivência de Portas, amigos de peito e de fadário, mas uma zanga tão absurda como fatal lançara Guedes no infortúnio do ostracismo. Nunca se ressarciu do imenso desgosto, e pensa-se que o seu reaparecimento em Oliveira do Bairro se deve a um pedido de misericórdia. Tristíssimo, solitário apareceu no conclave quase com o baraço ao pescoço, até que ouviu o indulto de Portas.
Se Nobre Guedes pareceu um fantasma, movendo-se com as cautelas de um neófito, temendo as iras do chefe, Paulo Portas não está melhor. Gordo, cheio de rugas, falsa desenvoltura no andar, penteado à escova calvície mal dissimulada, o homem despencou-se, a seguir, nos discursos atrapalhados, sem o brilho de outrora, nem a firmeza costumeira do adjectivo e da sinédoque.
A "explicação" pretendida acerca da famosa "decisão irrevogável" não apagou a falta de carácter que o dito pelo não dito divulgara à puridade. Portas é o que é: o Portas que há, o Portas que se arranja.
O episódio com Filipe Anacoreta Correia, ao que me dizem pessoa estimável, é denunciador das características totalitárias de um homem que apenas deseja o poder, e não desdenha a prática da insídia e da sacanice. Na lista das perfídias estão, entre outros, Marcelo Rebelo de Sousa e Manuel Monteiro.
A desdenhosa complacência com que aceitou o pedido de indulto do pobre Luís Nobre Guedes só não tem a marca de Kim Jong-Un porque este manda logo executar quem o contradiga, e Portas apenas o envia para o purgatório do esquecimento. A reunião do CDS-PP foi isto e nada mais." (Baptista Bastos - DN)

PRIMERA JEFA DE POLICÍA EN AFGANISTÁN

-
Primera jefa de Policía en Afganistán

PRIMERA JEFA DE POLICÍA EN AFGANISTÁN

La coronel Jamila Bayaz (izda) es fotografiada en Kabul (Afganistán). Bayaz comenzó este miércoles su trabajo como jefa de Policía de un distrito de Kabul, tras su nombramiento como la primera mujer que ocupa el cargo de máximo responsable policial en un área en Afganistán. (S. Sabawoon / EFE)-(20minutos.es)




Função Pública: Ganhar mais de 2.500 euros 'dá direito' a corte de 40% (já) este mês

-
Os trabalhadores da Função Pública que recebam mais de 2.500 euros mensais vão ter um corte no salário na ordem dos 40%, em linha com o que foi aprovado pelo Orçamento do Estado para este ano, segundo contas feitas pelo Jornal de Negócios e divulgadas na edição desta quarta-feira.

Quem tenha um rendimento bruto de 2.500 euros no Estado vai ter já este mês um corte salarial na ordem dos de 42%, recebendo apenas 1.581 euros, enquanto para os que ganham 4.000 euros a redução atinge os 47%. A notícia é avançada pela edição de hoje do Jornal de Negócios, que fez os cálculos segundo a tabela de retenção de IRS, que será aplicada este ano aos funcionários públicos.

Estes valores estão, aliás, em linha com o que foi aprovado no Orçamento do Estado para 2014, e cujo primeiro salário será recebido já em janeiro.

Contudo, os funcionários públicos que recebam menos, também vão ser menos afetados. Ainda de acordo com aquele jornal, um ordenado de 700 euros ficará reduzido a 557 euros, devido ao corte de 21%, ao passo que um de 1.000 euros sofrerá uma tesourada de 27%.

Saliente-se que a estes números terá ainda que ser aplicado o corte adicional resultante do agravamento do desconto para a ADSE, cujo processo se inicia em março ou abril. (Notícias ao Minuto)

Notas do Papa Açordas: Não há dúvida, este desgoverno quer exterminar a classe média...


terça-feira, 14 de janeiro de 2014

ERUPCIÓN DEL VOLCÁN SINABUNG

-
Erupción del volcán Sinabung

ERUPCIÓN DEL VOLCÁN SINABUNG

Imagen del volcán Monte Sinabung en erupción, visto desde Karo, Norte de Sumatra, Indonesia. Miles de personas han tenido que ser evacuadas tras la erupción del volcán, que ha entrado en erupción más de 50 veces en los últimos días. Indonesia se asienta sobre el llamado Anillo de Fuego del Pacífico, un área de gran actividad sísmica y volcánica. El Sinabung, de 2.460 metros, permaneció inactivo durante 400 años hasta la erupción de agosto de 2010, que obligó a más de 30.000 personas a abandonar sus casas. (Ade Sinuhaji / EFE)-(20minutos.es)



Mealhada: Cobrar refeições a mais ao CDS para vingar "roubo" do Governo

-
Um grupo de delegados do CDS queixou-se, através do Facebook, de ter pago quatro refeições a mais num restaurante da Mealhada. De acordo com a TSF, os quinze delegados pagaram no passado domingo por 19 refeições, quando eram apenas 15, porque o restaurante em causa sente-se roubado pelo Governo.

Numa publicação no Facebook, o CDS do Algarve queixa-se da “meta dos ladrões”, referindo-se a um restaurante na Mealhada, chamado “Meta dos Leitões”, que cobrou mais quatro refeições do que as que realmente foram consumidas.

Na rede social, o partido descreve este episódio como uma “mirabolante aventura”, da qual resultou o pagamento de mais quatro refeições, valor que não chegou a ser devolvido.

“O leitão veio a contento dos comensais, a vitória do Benfica ajudou à festa, e no final, apresentada a conta, que apesar de ser considerada exagerada, foi paga”, lê-se na publicação.

Quando se aperceberam do valor exagerado da conta, um dos delegados centristas prontificou-se a pedir uma justificação, que foi dada pelo responsável do restaurante. “Desse governo que nos rouba, então para me defender eu também os roubo a vocês”, cita o partido na rede social.

Os delegados solicitaram ainda o livro de reclamações, que acabou por não ser facultado, tendo o CDS afirmado que irá “apresentar queixa na justiça”.(Notícias ao Minuto)

Notas do Papa Açordas: Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão...

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

SEGUNDO ANIVERSARIO DEL NAUFRAGIO DEL COSTA CONCORDIA

-
Segundo aniversario del naufragio del Costa Concordia

SEGUNDO ANIVERSARIO DEL NAUFRAGIO DEL COSTA CONCORDIA

Varios agentes de la Guardia Costera arrojan al mar una corona de flores para conmemorar el segundo aniversario del naufragio del Costa Concordia, delante de los restos de la embarcación, en la isla de Giglio (Italia). (Claudio Giovannini / EFE)-(20minutos.es)



EL PAPA SUBASTA SU HARLEY

-
El papa subasta su Harley

EL PAPA SUBASTA SU HARLEY

Fotografía sin fechar facilitada por la casa de subastas Bonhams que muestra la motocicleta Harley-Davidson Dyna Super Glide de 1.585 cc que recibió el papa Francisco en junio de 2013 con motivo del 110º aniversario de la marca de motocicletas. Esta motocicleta será subastada en el 6 de febrero y los beneficios recaudados se destinarán a caridad. (EFE)-(20minutos.es)


UNA INSTALACIÓN ARTÍSTICA CON TRUCO

-
Una instalación artística con truco

UNA INSTALACIÓN ARTÍSTICA CON TRUCO


Varias personas disfrutan de la instalación artística interactiva Merchants Store, obra del artista argentino Leandro Erlich, en Sídney (Australia). Merchants Store, que forma parte del Festival de Sídney 2014, utiliza un espejo gigante colocado en un ángulo de 45 grados para reflejar la fachada de una recreación de un edificio de la ciudad para crear la ilusión de que se desafía a la gravedad. (Dan Himbrecht / EFE)-(20minutos.es)


Opinião: Bagão e as treze "falácias e mentiras sobre pensões"

-
O antigo ministro das Finanças, António Bagão Félix, escreve hoje no jornal Público sobre as ‘Falácias e mentiras sobre pensões’. Em 13 pontos, o ex-governante tece críticas à forma como o Governo tem apresentado as sucessivas alterações às pensões, nomeadamente no que diz respeito à Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) e ao número de pensionistas que serão afetados com a respetiva “calibragem”.

“Escreveu Jean Cocteau: ‘Uma garrafa de vinho meio vazia está meio cheia. Mas uma meia mentira nunca será uma meia verdade’. Veio-me à memória esta frase a propósito das meias mentiras e falácias que o tema pensões alimenta”, começa por escrever o antigo ministro Bagão Félix, num artigo de opinião que esta segunda-feira assina no jornal Público.

E, prossegue, “eis (apenas) algumas: ‘as pensões e salários pagos pelo Estado ultrapassam os 70% da despesa pública’” mas, explica, “o número está, desde logo, errado: são 42,2% (Orçamento do Estado de 2014)”.

“Outra falácia”, continua, prende-se com o facto de o Governo referir que “‘o sistema público de pensões é insustentável’. Verdade seja dita que esse risco é cada vez mais consequência do efeito duplo do desemprego e – muito menos do que se pensa – da demografia”.

Como quinta falácia, o ex-governante refere-se ao facto de o Governo afirmar que “’a CES não é um imposto’. Então façam o favor de explicar o que é! Basta de logro intelectual. E de ‘inovações’ pelas quais a CES (imagine-se) é considerada em contabilidade nacional como ‘dedução a prestações sociais’”.

Mas ainda há mais. Lembra Bagão que, segundo o Governo, “’95% dos pensionistas da SS (Segurança Social) escapam à CES’. [Mas] nem se dá conta que é pela pior razão, ou seja, por 90% das pensões estarem abaixo dos 500 euros”. Pelo que, conclui, “seria, como num país de 50% de pobres, dizer que muita gente é poupada aos impostos. Os pobres agradecem tal desvelo”.

Estas são apenas algumas das ‘Falácias e mentiras sobre as pensões’ identificadas no texto do antigo ministro que remata, sublinhando que “a política mesmo que dolorosa, também precisa de ter uma perspetiva afetiva para os atingidos”, sobretudo quando “no Governo há ‘assessores de aviário’, jovens promissores de 20 e poucos anos, a vencer três mil euros mensais” e que, ao contrário dos pensionistas, “só pagam IRS”. Trata-se, questiona, de “ética social da austeridade?”.

A resposta poderá estar na “ideologia punitiva sobre os mais velhos” que “prossegue entre um muro de indiferença, um biombo de manipulação, uma ausência de reflexão coletiva e uma tecnocracia gélida”, sustenta Bagão Félix.(Notícias ao Minuto)

Notas do Papa Açordas: Para desmascarar este desgoverno basta Bagão Félix...