quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Aire irrespirable en Pekín

-
Aire irrespirable en Pekín


Aire irrespirable en Pekín
La contaminación en Pekín (China) y sus áreas circundantes ha vuelto volvió a niveles peligrosos por segunda vez en una semana, según las autoridades medioambientales de la ciudad. La mala visibilidad ha llevado a la cancelación de catorce vuelos en el aeropuerto de Pekín. (Adrian Bradshaw / EFE)-(20minutos.es)

"O primeiro-ministro tem medo e foge ao debate” e está “cercado lá fora pelas pessoas”, diz PS

-

O grupo parlamentar do PS acusou hoje o primeiro-ministro de ter "medo" e de fugir ao debate de sexta-feira sobre alternativas de combate à crise económico-financeira, acrescentando compreender que Passos Coelho está, "lá fora, cercado pelas pessoas".
"O secretário-geral do PS propôs um debate de urgência sobre as alternativas para a saída da crise. O primeiro-ministro fez saber que não estará nesse debate. Foge e tem medo desse debate. Compreendemos que esteja cercado, lá fora, pelas pessoas e cercado, cá dentro pelo fracasso da sua ação governativa", disse o deputado socialista José Junqueiro, após reunião da bancada socialista.
O vice-líder do grupo parlamentar "rosa" acusou o líder do executivo da coligação PSD/CDS-PP de ter falhado "todas as previsões" e disse que o Orçamento do Estado 2013, "dois meses depois de ter entrado em vigor, vale zero", porque "falhou no défice, no crescimento, nas estimativas para a recessão e no desemprego".
"O primeiro-ministro decidiu sozinho seis atualizações do memorando da ‘troika', o documento estratégico orçamental e um corte de quatro mil milhões de euros no Estado Social. Tem de receber e admitir sozinho as consequências da sua governação", mas "tem medo e foge ao debate", reforçou.
A secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares, Teresa Morais, comunicou quarta-feira aos partidos na conferência de líderes que o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, não estará presente no debate de urgência do PS marcado para sexta-feira, que tem por tema a "alternativa para a saída da crise".
Notas do Papa Açordas: Basta ver o seu comportamento na Faculdade de Direito de Lisboa, para concluirmos que é um homem cercado, assustado e sem qualquer credibilidade... Não admira, portanto, que fuja a um debate com o principal partido da oposição.


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Passos recebido com coelho enforcado na Faculdade de Direito de Lisboa

-
Alunos protestaram nesta quarta-feira contra Passos Coelho, numa conferência organizada pela Juventude Social Democrata.

O primeiro-ministro foi na tarde desta quarta-feira recebido pelos estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa com um coelho morto pendurado numa forca.

Algumas alunas empunhavam cartazes onde se lia "Quero o meu país de volta", "Não quero emigrar", e "Passo a passo avançam os vampiros".

Passos Coelho chegava à Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa para falar numa conferência da Juventude Social Democrata (JSD) sobre a reforma do Estado e, à entrada foi recebido por alunos que, de repente, encenaram o protesto.

Quando entrava no edifício, três ou quatro vozes cantaram Grândola, Vila Morena. Depois, já dentro do edifício alguns alunos com faixas negras empunharam a forca de madeira, onde estava pendurado o coelho morto.

Logo um coro de palmas se levantou e um dos alunos gritou "Viva a liberdade".

Os seguranças do primeiro-ministro tentaram fazer os alunos baixar a forca, mas, percebendo que isso estava a ser filmado continuamente, desistiram.

Passos dirigiu-se então ao auditório onde está a fazer a sua intervenção no encerramento da conferência, cujas portas foram entretanto fechadas pelos seguranças. Porque os alunos seguiram a comitiva e ficaram retidos à porta do auditório a gritar "dói a propina, dói a propina", "gatunos, gatunos" e "demissão".

Os protestos conseguem-se ouvir com clareza dentro da sala, repleta de alunos, que aplaudiram efusivamente Passos quando o líder da JSD o anunciou.

Notas do Papa Açordas: Esta do Coelho enforcado não lembrava nem ao diabo!... No entanto, não deixou de ser muito apreciado... 

Messi se queda mudo ante Ronaldo

-
Messi se queda mudo ante Ronaldo


Messi se queda mudo ante Ronaldo
El delantero argentino del FC Barcelona Lionel Andrés Messi se lamenta de una ocasión fallida durante el partido de vuelta de la semifinal de la Copa del Rey disputado frente al Real Madrid y que el equipo azulgrana perdió por 1-3. (Andreu Dalmau / EFE)-(20minutos.es)

El papa se despide de los fieles

-
El papa se despide de los fieles


El papa se despide de los fieles
El secretario del papa, el arzobispo Georg Gänswein, sujeta a un recién nacido para que el papa Benedicto XVI lo bendiga, ante los peregrinos congregados en la plaza de San Pedro para asistir a la última audiencia del papa. (Maurizio Brambatti / EFE)-(20minutos.es)

Nogueira Leite nomeado administrador da EDP Renováveis

-

O ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos António Nogueira Leite foi nomeado administrador e membro da comissão de retribuições da EDP Renováveis, segundo um comunicado enviado pela empresa à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O economista foi nomeado por cooptação, para preencher um dos lugares que se encontravam vagos na sequência das renúncias apresentadas durante o ano 2012 por membros do Conselho de Administração da EDP Renováveis (EDPR).
Além de Nogueira Leite, foram nomeados para o Conselho de Administração da EDPR Acácio Jaime Liberado Mota Piloto e José A. Ferreira Machado, “no seguimento da proposta da comissão de nomeações e retribuições” e “até à próxima assembleia-geral de acionistas”, lê-se no comunicado.
António Nogueira Leite foi também nomeado para preencher o lugar vago na comissão de nomeações e retribuições, enquanto José A. Ferreira Machado foi escolhido para preencher o lugar disponível de membro e presidente da comissão de operações entre partes relacionadas.
As alterações nos órgãos sociais da EDP Renováveis foram comunicadas à CMVM na terça-feira à noite, no mesmo dia em que foram divulgados os resultados anuais da empresa, que apresentou um lucro de 134,2 milhões de euros, mais 32% do que em 2011.
Professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, Nogueira Leite foi, entre julho de 2011 e janeiro de 2013, vice-presidente da comissão executiva da Caixa Geral de Depósitos e presidente do conselho de administração da Caixa Banco de Investimento.
Notas do Papa Açordas: Este era o rapaz que se pirava do país, caso os impostos sobre o trabalho aumentassem... não se pirou, mas foi acolheu-se na EDP...

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Presentación del crucero Norwegian Breakaway, el mayor construido en Alemania

-
Presentación del crucero Norwegian Breakaway, el mayor construido en Alemania


Presentación del crucero Norwegian Breakaway, el mayor construido en Alemania
El crucero Norwegian Breakaway abandona dique de construcción del astillero Meyer en Papenburg (Alemania). El buque, de 324 metros de eslora, 40 metros de manga y con capacidad para unos 4.000 pasajeros, es el mayor de su categoría construido en Alemania. Los mejores barcos del mundo. (Carmen Jaspersen / EFE)-(20minutos.es)

Una réplica del 'Titanic' surcará los mares en 2016

-
Una réplica del 'Titanic' surcará los mares en 2016


Una réplica del 'Titanic' surcará los mares en 2016
Fotografía generada por ordenador del interior de transatlántico 'Titanic II' en Nueva York, Estados Unidos, cuyo lanzamiento ha sido anunciado por el magnate australiano y propietario de la compañía Blue Star Line, Clive Palmer. Se espera que este barco pueda recorrer en 2016 la ruta que no pudo completar el 'Titanic' en su viaje inicial. La naviera taiwanesa CSC Jinling será la encargada de fabricar el 'Titanic II', que tendrá nueve cubiertas y camarotes para acomodar a 900 tripulantes y 2.400 pasajeros. (Jason Szenes / EFE)-(20minutos.es)

Risco de pobreza nas crianças e idosos acima da média europeia

-
Um quarto dos portugueses vivia em 2011 em situação de exclusão social, indicam dados do Eurostat.

Portugal estava em 2011 entre os países em que o risco de pobreza e exclusão social nas crianças e nos idosos suplantava a média da União Europeia (UE), revela um relatório divulgado nesta terça-feira pelo Eurostat.

O relatório do gabinete de estatísticas da UE indica que 28,6% das crianças portuguesas estavam nesse ano em risco de pobreza e exclusão social, contra uma média de 27% na União. Quanto aos idosos, encontravam-se nesta situação 24,5% dos portugueses com 65 ou mais anos, bastante acima da média de 20,5% dos 27 Estados-membros da UE.

Na população em geral, os resultados mostram também que entre 2010 e 2011 baixou ligeiramente – de 25,3% para 24,4% – o número de portugueses em risco de pobreza e exclusão social, um dado que se deve apenas ao facto de nesse período ter baixado também o rendimento mediano do país que serve de base ao cálculo das taxas.

Outros países como a Irlanda ou a Grécia, onde também vigoram programas de assistência financeira internacional, ou que tenham adoptado políticas de austeridade – casos de Espanha ou Itália – estavam em 2011 em situação ainda mais grave do que Portugal.

São consideradas pessoas em situação de exclusão social as que aufiram de rendimentos inferiores a 60% da média nacional, que tenham privações materiais graves ou que pertençam a agregados familiares com baixa intensidade de trabalho. Na Europa, quase um em cada quatro cidadãos estava em 2011 nesta situação (24,2% da população), o que corresponde a cerca de 120 milhões de europeus.

Notas do Papa Açordas: Números que deixam tristes os portugueses, excepto os nossos desgovernantes... Sáo eles os grandes culpados da brutal subida da miséria em Portugal... Não podem continuar!...



domingo, 24 de fevereiro de 2013

Sirios residentes en jordania protestan contra Bachar el Asad

-
Sirios residentes en jordania protestan contra Bachar el Asad


Sirios residentes en jordania protestan contra Bachar el Asad
Una niña, subida a su padre, ondea una bandera siria durante una protesta contra el presidente sirio, Bachar Al Asad, durante una protesta enfrente de la embajada siria de Amán, Jordania. (Jamal Nasrallah / EFE)-(20minutos.es)

PS suspeita de "operação" para "varrer para debaixo do tapete" números do desemprego

-

sábado, 23 de fevereiro de 2013

OE. Governo já tem um buraco de 1,3 mil milhões nas contas

-

Revisão do PIB e queda da receita no final de 2012 abrem buraco de 0,8% sinalizado já na má execução de Janeiro. “Plano B” vale 0,5% e não chega para tapar
A revisão para o dobro da previsão oficial para a recessão este ano e a derrapagem na receita fiscal no último trimestre de 2012 abrem um buraco potencial de 1,3 mil milhões de euros (0,8% do PIB) nas contas do Orçamento do Estado para 2013 (OE/2013), mostra a análise de riscos incluída no orçamento e um relatório da unidade de técnicos do parlamento. O “plano B” de austeridade, avaliado em 0,5% do PIB, não chega para tapar o buraco significativo aberto tão cedo e sugere que, sem correr atrás do défice com mais medidas, a meta anual de 4,5% do PIB terá que ser flexibilizada.
A revisão do recuo do produto interno bruto real em um ponto percentual (de -1% para -2%) é um dos casos que consta da análise de riscos no relatório do OE/2013, que define um impacto negativo de 0,4% do PIB no saldo das contas públicas (670 milhões de euros). A materialização deste risco já é visível no boletim de execução orçamental de Janeiro, divulgado ontem pelas Finanças. O primeiro mês é apenas indicativo (e está inquinado por alguns factores pontuais), mas as contas revelam o agravamento estrutural de várias rubricas cruciais, dependentes da conjuntura económica (os “estabilizadores automáticos”): a receita do IVA, a mais valiosa para o Estado, caiu 4% em Janeiro (o OE/2013 conta com uma subida anual de 2,2%); a despesa com subsídios de desemprego saltou 33% em termos homólogos (o OE/2013 inclui uma subida de 4,7%).  
A somar a este desvio por via do erro de previsão da recessão  em 2013 junta-se outro de igual dimensão devido a outro erro de previsão, desta feita no final de 2012. A projecção da receita fiscal para este ano teve por base a estimativa da receita de 2012 apresentada em Outubro do ano passado, que nos últimos três meses derrapou 670 milhões de euros. Os dois desvios somam   1,34 mil milhões de euros ou 0,8% do PIB que, sem qualquer política adicional de correcção, colocaria o défice em 5,3% (acima da meta de 4,5% assumida com a troika).
O secretário de Estado das Finanças, Manuel Rodrigues, indicou ontem que “o governo está atento à execução orçamental e discutirá no sétimo exame [da troika] eventuais poupanças adicionais”. Rodrigues admitiu um orçamento rectificativo.

No entanto, a magnitude das medidas adicionais – que, segundo o “Jornal de Negócios”, incluem um programa de rescisão de contratos no Estado para acelerar a redução da factura salarial pública – é de 800 milhões de euros, deixando ainda de fora um desvio próximo de 0,3% do PIB.
Notas do Papa Açordas: É terrível mas é a verdade nua e crua!... Este desgoverno não consegue acertar uma única previsão... São mesmo uns economistas da treta... Como diria o meu compadre, cães destes não servem para caçar... Até quando vamos aguentar uma "matilha" destas?...

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Esta é de génio

-

O raio das facturas a que somos obrigados a pedir e que nem para limpar servem. A única coisa que vejo nisso é um puro desperdício de papel e mais umas centenas de árvores que serão abatidas para satisfazer a palermice de um ministro louco!

Mesmo assim sempre se pode dar umas dores de cabeça ao nosso primeiro e possivelmente obrigá-lo a explicações.


A tal lei que obriga a pedir o recibo não diz em nome de quem. Nesse caso se todos pedirem o recibo em nome do sr. Pedro Passos Coelho, com o NIF 177.142.430 no fim de cada ano ele terá que explicar a incoerência entre os gastos e o rendimento que declara no IRS.


Assim não será multado por não ter recibo e o nosso querido primeiro será tambem o primeiro a apanhar com a lei que ele fez. Esta ideia anda no Facebook e achei por bem partilhar com os leitores do DN. Não é que eu queira mal ao Primeiro-ministro mas se ele fosse embora era bom ! (DN)


Notas do Papa Açordas:  Ora aqui está um divertimento que me agrada!... "Bora" lá tramar o gajo!...

La exploración de la Antártica, una de las grandes apuestas estratégicas de Chile

-
La exploración de la Antártica, una de las grandes apuestas estratégicas de Chile


La exploración de la Antártica, una de las grandes apuestas estratégicas de Chile
Científicos tripulan dos lanchas este 19 de febrero de 2013 cerca de la Isla Rey Jorge (Antártica). Las infinitas posibilidades de la exploración antártica han hecho que la investigación científica del 'continente blanco' sea una de las principales apuestas estratégicas de Chile. (EFE) - (20minutos.es)



A pradaria começou a arder

-


E os estarolas do governo, bem como o bem penteadinho do Seguro insistem em não perceber:
(In O JUMENTO)

 photo despejada_zps08f0e3dd.jpg

Não ser Relvas

-

"Não gosto de Miguel Relvas. Mesmo nada. Não gosto do ministro, não gosto do político, deploro o discurso, a pose e o historial. Execro o que fez - não tenho dúvida de que fez - a Maria José Oliveira, a jornalista do Público que ameaçou com revelação de factos da sua vida privada para tentar evitar que ela o questionasse sobre declarações suas no Parlamento a propósito da relação com o ex-espião Jorge Silva Carvalho. Execro o facto de, na oposição, ter afirmado que a família do anterior primeiro-ministro, os filhos, deveriam ter vergonha dele - a vergonha, precisamente, de que o próprio demonstrou não ter pinga, ao manter-se, e ser mantido, em funções quando o próprio presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social diz não ter dúvidas sobre o facto de o ministro ter ameaçado a jornalista. E, por fim, deploro que haja quem o convide para falar de jornalismo, passado, presente ou futuro, depois de tal se ter passado: se a pessoa Relvas não percebe que não pode continuar ministro, que ao menos jornalistas e órgãos de comunicação social evidenciem não lhe reconhecer dignidade para tutelar o sector.

Compreendo e sinto a justa fúria que tantos sentem ante um governo que diz governar "lixando-se para as eleições" quando, para ganhar as últimas, garantiu que faria tudo ao contrário do que está a fazer. Compreendo quem se lembra de ver Relvas insurgir-se contra aumentos de impostos e austeridade e desemprego e jurar que tudo seria diferente com o PSD, para agora sugerir que quem está mal que emigre. Compreendo quem se indigne por um ministro que fez uma licenciatura à pala de equivalências estar no mesmo governo que chamou às Novas Oportunidades "certificação de incompetência". Compreendo quem recorda Relvas a vituperar os ministros socialistas quando se insurgiam contra manifestações insultuosas ao ver o PSD clamar por "respeito democrático" pela "dignidade das funções" se tal se passa com os seus ministros - exigindo até ao PS que se lhe junte na reprovação "enfática".

Mas não gosto de ver pessoas acossadas. Aliás, não gosto sequer de ver pessoas a serem humilhadas, menos ainda publicamente - por mais que sejam culpadas de humilhar um país e de desrespeitar a democracia e a Constituição que agora querem como mártires (!) invocar. Daí que, pese tudo o que penso e sinto, me tenha desagradado ver Relvas insultado no chamado "clube dos pensadores", ainda com aquele sorriso apalhaçado com que tentou fazer coro no Grândola com quem protestava. Não gostei de o ver, em pânico, pelos corredores do ISCTE, sob os gritos dos estudantes, à procura de abrigo, de uma porta por onde sair de cena. Por mais que queira isso mesmo, que Relvas saia, que este governo se vá, não deve ser assim. Não decerto por ele, não decerto por eles: por nós, que não somos Relvas. Que não temos da democracia o entendimento oportunista e canalha de quem dela se serve em vez de a servir e honrar." (Fernanda Câncio - Diário de Notícias)

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Estalla un coche bomba en Damasco

-
Estalla un coche bomba en Damasco


Estalla un coche bomba en Damasco
Un coche bomba ha explotado en el centro de Damasco, Siria. Al menos 35 han muerto y varios centenares han resultado heridas, según fuentes oficiales. Muchos de los heridos se hallan en estado grave. El atentado ha sido perpetrado por un suicida en la plaza Shahbandar, cerca de una sede del partido gubernamental Baaz. (Sana / EFE)-(20minutos.es)

PS anuncia propostas de alteração à lei do arrendamento e desafia maioria a convergir

-

O líder parlamentar do PS, Carlos Zorrinho, anunciou hoje que os socialistas vão apresentar propostas de alteração à nova lei do arrendamento para minorar o seu "impacto social" negativo e desafiou a maioria a convergir.
"Vamos agendar propostas no sentido de repor o prazo de 15 anos para o ajustamento dos contratos, como está aliás no programa de Governo e do PSD, propostas para que haja apoio jurídico não apenas aos proprietários mas também aos inquilinos e propostas para que seja clarificado o modelo de apoio social àqueles que têm dificuldades concretas com a aplicação desta lei", afirmou o presidente da bancada socialista.
Carlos Zorrinho falava aos jornalistas no final da reunião semanal do grupo parlamentar do PS.
O líder parlamentar socialista disse que os deputados da sua bancada estão "muito preocupados com o impacto que tem tido a aplicação da nova lei do arrendamento" e defendeu que é preciso manter "a justiça e a dinâmica no mercado das rendas".
Nas suas declarações, Zorrinho reiterou que "a política do Governo falhou" e apelou ao executivo para ter "a lucidez de convergir com as propostas que o PS tem vindo a fazer há mais de um ano".
Questionado sobre qual será a atitude do PS caso o Governo não acolha estas propostas, Carlos Zorrinho referiu que primeiro estas vão ser entregues e que na próxima semana haverá "vários debates em que o Governo pode dar um sinal se converge" ou se quer "continuar a divergir delas e continuar a flagelar os portugueses.
Notas do Papa Açordas:  A nova lei do arrendamento mostra bem a face do PSD e do seu desgoverno e o "impacto social" negativo é enorme!... Oxalá o PS consiga dar a volta...

DCIAP investiga corrupção e tráfico de influências no caso Tecnoforma

-

Investigação foi aberta em Janeiro e analisa também indícios de tráfico de influências, desvio de fundos e prevaricação no caso que envolve Relvas e Passos Coelho
O inquérito aberto pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) ao caso Tecnoforma tem por base suspeitas dos crimes de desvio de fundos, corrupção, prevaricação e tráfico de influências.
Em causa está o financiamento de 1,2 milhões de euros através do Programa Foral – tutelado em 2004 por Miguel Relvas, secretário de Estado da Administração Local – a uma empresa onde trabalhava Passos Coelho para formar 1063 funcionários municipais para funções em aeródromos – um número de trabalhadores que não existia e nada previa que viesse a existir.
Os dados foram revelados pelo “Público” em Outubro 2012, tendo sido analisados num pré-inquérito por determinação do então procurador-geral Pinto Monteiro. Foi a partir dessa averiguação preventiva que foi aberto o inquérito do DCIAP em Janeiro último. Nessa altura já as possíveis ligações entre o agora ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares e aquela empresa estavam a ser analisadas numa outra investigação do Departamento de Acção e Investigação Penal (DIAP) de Coimbra.
De acordo com informações a que o i teve acesso, a questão da formação é a base da investigação do departamento liderado por Cândida Almeida. Neste inquérito estão em causa suspeitas de quatro crimes, sendo o tráfico de influências o que até agora parece mais evidente. Sob o escrutínio do DIAP de Coimbra continua também a formação que foi dada nos aeródromos da Região Centro pela Tecnoforma.
No entanto, o projecto em causa – aprovado pelo valor de 1,2 milhões de euros – acabou por fracassar e em vez de 1063 formandos foram formados apenas 425. Mesmo não tendo atingido os objectivos a que se propôs, a empresa recebeu ainda 15% do valor previsto: cerca de 300 mil euros.
Notas do Papa Açordas:  Olha que belo duo!... Há um ditado alentejano que diz: "Deus os fez, Deus os juntou!..." que parece ser bem aplicado a estes dois chicos espertos...

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Grândola Vila Morena

-


Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
O povo é quem mais ordena
Dentro de ti, ó cidade
Dentro de ti, ó cidade
O povo é quem mais ordena
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena
Em cada esquina um amigo
Em cada rosto igualdade
Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena
Em cada rosto igualdade
O povo é quem mais ordena
À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade
Jurei ter por companheira
Grândola a tua vontade
Grândola a tua vontade
Jurei ter por companheira
À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade

Entrenamiento de supervivencia

-
Entrenamiento de supervivencia


Entrenamiento de supervivencia
Una marine estadounidense bebe sangre de cobra durante un curso de entrenamiento para sobrevivir en la jungla, como parte de las maniobras conjuntas Cobra Gold 2013 en la base militar de Sttahip, en la provincia de Chon Buri, en Tailandia. (Narong Sangnak / EFE)-(20minutos.es)

Cierre del aeropuerto Marical Sucre

-
Cierre del aeropuerto Marical Sucre


Ci)erre del aeropuerto Marical Sucre
Un avión aterriza en el aeropuerto Mariscal Sucre de Quito (Ecuador), momentos antes de cerrar sus operaciones. El cierre de la terminal, en el norte de la ciudad, es contemplado por los vecinos con nostalgia, pero también con alivio. (José Jácome / EFE)-(20minutos.es)

Gaspar acredita que Portugal vai ter mais um ano para corrigir défice

-
Recessão afinal vai ser de 2% este ano, afirmou o ministro no Parlamento.

O ministro de Estado e das Finanças Vítor Gaspar revelou esta quarta-feira que a "Comissão Europeia ponderará, em tempo oportuno, propor ao conselho Ecofin, o prolongamento por um ano do prazo concedido a Portugal para corrigir a situação de défice orçamental excessivo".

Na sua intervenção inicial durante a audição na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças, o ministro sustentou que essa possibilidade "só é viável devido à acumulação de credibilidade e confiança que Portugal tem obtido junto dos seus parceiros internacionais".

O cumprimento do programa de ajuda externa, segundo Gaspar, corresponde a uma "flexibilidade no presente". Ao que acresce o regresso aos mercados e permite manter o mesmo montante de ajuda. "O acesso ao mercado permite reconciliar esta acrescida margem de manobra com a manutenção global do envelope financeiro do programa", acrescentou.

O prolongamento do prazo para corrigir o défice excessivo estará na agenda da próxima avaliação regular da troika, que se inicia segunda-feira. "Nesta perspectiva o ajustamento orçamental para Portugal poderia ocorrer de uma forma mais gradual e prolongada no tempo", afirmou o ministro, sublinhando no entanto que "a conjugação dos níveis nacional, europeu e global da crise torna o caminho do ajustamento para Portugal árduo e estreito". Assim sendo, a meta do défice inferior a 3% passaria para 2015 quando, até ao momento, estava previsto que Portugal atingisse os 2,5% em 2014.

Estes objectivos tinham já sido alvo de uma revisão em Setembro do ano passado, no âmbito da 5ª avaliação da troika. Nessa altura, a meta do défice para 2012 passou a ser de 5% (contra os 4,5% anteriores), descendo depois para 4,5% em 2013 (em vez de 3%) e para 2,5% em 2014.

O ministro anunciou ainda que na sétima avaliação regular da troika serão discutidas a tomada de medidas fiscais "para incentivos apropriados ao investimento". "Estas iniciativas deverão ter um impacto positivo no investimento ainda este ano, permitindo assim atenuar a queda da procura interna e dar início à recuperação cíclica da economia portuguesa", afirmou. 

Notas do Papa Açordas: Então agora já não se desculpam com o "...mais tempo, mais dinheiro de juros?..." Grande pirueta!... Autênticos artistas portugueses!...

Relvas, recebido com protestos em conferência da TVI, foi-se embora sem discursar

-
Estudantes e activistas pedem demissão do ministro, em conferência em Lisboa. Governo diz que "nunca se deixará condicionar por acções de natureza semelhante".

Foi ao som de gritos de “demissão!” e “para os bancos só milhões, para o ensino só tostões!” e apupos de dezenas de alunos que o ministro Miguel Relvas foi recebido nesta terça-feira à tarde no ISCTE, em Lisboa.

No auditório onde Miguel Relvas deveria encerrar a conferência sobre o futuro do jornalismo, organizada pela TVI para assinalar os 20 anos da estação, cerca de uma centena de alunos levantou-se assim que o ministro entrou na sala e fez um barulho ensurdecedor, empunhando cartazes e uma enorme faixa que não se tinham ainda visto. “Bolsas sim, propinas não! Este Governo não tem educação!”, gritou-se repetidamente. Quando os gritos acalmaram, ouviu-se uma pergunta: “Vieste às aulas hoje?”.

O pivot da TVI Pedro Pinto, que moderava um debate, apelou à calma e pediu para que a assistência deixasse a administradora da TVI Rosa Cullell encerrar a conferência. Quando Miguel Relvas subiu ao palco para falar, o ruído ensurdecedor voltou. O ministro esperou uns minutos, de sorriso aberto no rosto, mas depois desistiu. Desceu do palco, rodeado por seguranças, cumprimentou os responsáveis da TVI e da Media Capital que se encontravam na primeira fila e saiu. Sempre ao som de frases como “Dói a propina! Dói a propina!”, “Está na hora, está na hora de o Governo ir embora!” e ainda “Estudantes unidos jamais serão vencidos!”.

Já fora do auditório, Miguel Relvas tentou sair por diversas portas do edifício, mas as saídas estavam barradas por grupos de estudantes, que também fizerem uma espera ao ministro junto aos automóveis da sua comitiva. Na rua ouviu-se Grândola, Vila Morena, que nos últimos dias tem sido a banda sonora de protesto contra o Governo – foi no debate quinzenal no Parlamento, na segunda-feira num debate em V.N. Gaia onde Relvas era o convidado, e voltou a ser agora no ISCTE.

Notas do Papa Açordas: Parabéns aos estudantes!... É fantástico o que eles fizeram e vão continuar a fazer: desmascarar este pseudo governo de incompetentes e irracionais do PSD e do CDS!...

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Conduce un coche sólo con los pies

-
Conduce un coche sólo con los pies


Conduce un coche sólo con los pies
Entra al coche, se pone el cinturón y se quita los zapatos. David no tiene brazos, conduce sólo con los pies gracias a un coche especialmente preparado. Y donde no llega la tecnología, lo hace el ingenio. Utiliza una cuerda para cerrar maletero. El caso es que David se maneja como uno más al volante. No obstante, señala que ha tenido que luchar mucho para demostrar que era seguro conducir de esta manera. Un año después de sacarse el carnet, ha conseguido la homologación de su coche. David ha cumplido un sueño. (CAPTURA)-(20minutos.es)

Así se colocan las calles en Holanda

-
Así se colocan las calles en Holanda


Así se colocan las calles en Holanda
Varios operarios utilizan una máquina Tiger-Stone para pavimentar una calle en IJmuiden, Holanda. El aparato holandés hace uso de la gravedad y un motor eléctrico para depositar piedras y ladrillos sobre las calles, siendo capaz de pavimentar 300 metros cuadrados al día. (Erik Van `t Woud / EFE) - (20minutos.es)

En el centro de atención

-
En el centro de atención


En el centro de atención
Una pequeña niña siria refugiada habla con los medios de comunicación a su llegada a Mafraq en Jordania. Según las Fuerzas Armadas de Jordania, cerca de 2.500 refugiados sirios huyen diariamente hacia Jordania y un total de 56.000 refugiados sirios llegaron sólo en el mes de enero. (Jamal Nasrallah / EFE) -  (20minutos.es)

PGR abre inquérito disciplinar a Cândida Almeida e informa-a que vai deixar liderança do DCIAP

-
Em causa está uma fuga de informação relativamente a reuniões entre Joana Marques Vidal e alguns magistrados

Na passada sexta-feira, a procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, chamou ao Palácio Palmela, em Lisboa, três procuradores do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), incluindo a directora Cândida Almeida, para os informar que iria abrir um inquérito disciplinar aos três magistrados por causa de uma fuga de informação. À margem do encontro informou Cândida Almeida que não a iria reconduzir na comissão de serviço como directora do DCIAP, o departamento do Ministério Público especializado na investigação da criminalidade violenta, altamente organizada ou de especial complexidade.

Por sua vez, Cândida Almeida informou nesta segunda-feira os seus colaboradores que vai abandonar a liderança do DCIAP — um cargo que ocupa há quase 12 anos — já no início de Março, altura em que seria necessário renovar a sua comissão de serviço.

Esta mudança era esperada desde que Joana Marques Vidal tomou as rédeas da Procuradoria-Geral da República, mas mesmo dentro dos colaboradores mais directos de Cândida Almeida havia quem ainda tivesse esperança que a magistrada conseguisse ser reconduzida.

A última renovação de serviço da directora do DCIAP, em Janeiro de 2010, aconteceu já num clima polémico por causa das críticas do anterior presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, João Palma, ao trabalho do departamento mais importante do Ministério Público.

O DCIAP investiga actualmente muitos casos sensíveis, como vários inquéritos por suspeitas de branqueamento de capitais que envolvem altas figuras do Estado angolano, duas megafraudes fiscais (o caso Monte Branco e a operação Furacão), vários processos sobre a bancarrota do Banco Português de Negócios e uma investigação às privatizações da EDP e da REN.

Notas do Papa Açordas: A amiga de Sócrates está em queda. Este processo disciplinar estava em falta desde o caso Freeport e desde que, contrariando todas as evidências, declarou que, em Portugal, os políticos não eram dorruptos!...

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Atentado contra los chiíes

-
Atentado contra los chiíes


Atentado contra los chiíes
Musulmanes chiíes paquistaníes se sientan junto a los cadáveres de la víctimas de un atentado sectario, mientras se niegan a enterrar los cuerpos hasta que el Gobierno acepte sus peticiones, en Quetta. El número de víctimas del atentado se eleva a 85. (Yasir Khan / EFE)-(20minutos.es)

Vergonha. Só as ruas das cidades mostram os efeitos da nossa crise

-

Evitamos mostrar as dificuldades, mas as ruas de Lisboa deixam perceber os efeitos da crise: há mais idosos, há menos comércio e menos futuro
Lisboa é cada vez mais uma capital fria, triste, a ficar parada no tempo e repleta de lojas vazias. Uma cidade de sombras e reflexos. Muitos lisboetas, de olhar parado e cabeça baixa, vagueiam pelas ruas, ora sem destino, ora apressados numa rotina diária, sem tempo para questionar e sem esperança para projectar. Há uma vergonha causada por uma crise que querem fazer crer ter sido provocada por nós e sobre a qual achamos que nada podemos fazer ou, pior, que nada vale a pena fazer.
Uma das principais diferenças entre Portugal e os outros países sob assistência financeira da troika e em grave situação económica, é a vergonha com que se vive a crise. A nossa crise é uma crise de vergonha. Uma crise dentro de portas. O português, cada vez mais velho, vive triste e manifesta-se timidamente, na expectativa de que o próximo se indigne e na esperança que os outros resolvam o problema.
O problema é uma das piores crises sociais da mais recente História de Portugal, com o desemprego a aumentar diariamente, com o comércio a fechar, os serviços a serem reduzidos, a ajuda social cada vez mais presente no quotidiano de muitas famílias, e muitas crianças a terem na escola a única refeição quente do dia. As gerações mais novas, que são também as mais qualificadas de sempre, saem do país por necessidade e sem vontade de voltar, apenas porque não acreditam ou porque não se identificam com o país onde nasceram e cresceram. O mesmo país que não lhes deu futuro e onde faltou o sonho. Onde faltou o desejo de acreditar.
Notas do Papa Açordas: Um excelente artigo de Pedro Nunes e que ilustra bem o reflexo da crise na cidade de Lisboa.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Razoavelmente em linha

-

O Governo tentou desmentir a espiral recessiva mas a espiral recessiva encarregou-se de desmentir o Governo. Ao contrário das falhadas previsões de Gaspar, os números do INE não enganam: em 2012, a recessão em Portugal agravou-se para o dobro (-1,6% em 2011 e -3,2% em 2012).
O Governo tentou desmentir a espiral recessiva mas a espiral recessiva encarregou-se de desmentir o Governo. Ao contrário das falhadas previsões de Gaspar, os números do INE não enganam: em 2012, a recessão em Portugal agravou-se para o dobro (-1,6% em 2011 e -3,2% em 2012). E não vamos ficar por aqui. Ao que se percebe, o Governo, apesar de todas evidências, insiste em manter a sua opção por uma austeridade "além da troika" e isso, evidentemente, terá um preço: vamos para o terceiro ano de uma recessão profunda, sem precedentes na história da democracia portuguesa. Nunca aconteceu uma coisa destas.
Vale a pena consultar os registos. Desde a normalização democrática, em 1976, até à crise internacional de 2008-2009, Portugal viveu 4 anos de recessão económica: em 1983 e 1984 (no Governo do Bloco Central, com Mário Soares), em 1993 (com Cavaco Silva) e em 2003 (com Durão Barroso e Paulo Portas). Destes, o pior registo foi o alcançado por Cavaco Silva em 1993, com uma quebra de -2% do PIB. Depois disso, a economia portuguesa só voltou a recuar em 2009, durante a recessão global que por essa altura atingiu todos os países. Sujeita a condições externas anormalmente severas, a economia portuguesa caiu então -2,9% (estava Sócrates no Governo), para recuperar logo em 2010, ano em que já cresceu 1,9%.

Estes dados ajudam-nos a colocar em perspectiva a gravidade da situação actual: depois de já ter sofrido uma queda acentuada em 2011, a economia portuguesa caiu em 2012 mais do que em qualquer outro ano na história da democracia portuguesa, incluindo o ano da maior recessão global dos últimos 80 anos. E vai cair ainda mais. É obra!

Os efeitos desta situação sobre o emprego são dramáticos. Como revelou o INE esta semana, no último trimestre de 2012 a taxa de desemprego atingiu o valor impensável de 16,9%, furando a estimativa do Governo para a média anual de 2012 (que se fixou nos 15,7%, acima dos 15,5% previstos por Vítor Gaspar). Pior: este valor compromete desde já a previsão do Governo para a taxa média anual de desemprego de 2013 (16,4%), na base da qual foram calculados os encargos com subsídios de desemprego na elaboração do Orçamento deste ano.

Também aqui vale a pena consultar os registos. Convirá lembrar que ainda há pouco, em Junho de 2011, quando o actual Governo entrou em funções, a taxa de desemprego estava em 12,1%, contabilizando-se 675 mil desempregados. Agora, apenas um ano e meio depois, a taxa de desemprego disparou para os 16,9%, registando-se 923 mil desempregados. Nunca se viu nada assim: uma subida de 4,8 p.p. na taxa de desemprego e um aumento de 248 mil desempregados em apenas dezasseis meses!

O mesmo se diga do número de pessoas com emprego. Esse número era de 4893 mil em Junho de 2011 e passou para apenas 4531 mil no final de 2012. Contas feitas, a economia portuguesa registou uma destruição líquida de emprego de 362 mil postos de trabalho em apenas ano e meio!

Para espanto do País, o Primeiro-Ministro resolveu reagir a tudo isto com uma enervante tranquilidade, própria de quem não tenciona tomar nenhuma medida para enfrentar o problema: "isto ainda vai piorar", garantiu ele, não fosse alguém embandeirar em arco. E acrescentou: está tudo "razoavelmente em linha" com as previsões do Governo. Só nos faltava mais esta: o comboio descarrilou e o maquinista não deu por nada. (Pedro Silva Pereira - Diário Económico)


sábado, 16 de fevereiro de 2013

Elecciones cruciales en Chipre

-
Elecciones cruciales en Chipre


Elecciones cruciales en Chipre
Urnas electorales depositadas en un pabellón deportivo en Nicosia (Chipre). Chipre cierra su campaña de las presidenciales del domingo, elecciones que se han vuelto cruciales con vistas al rescate financiero solicitado a la troika el verano pasado, aplazado hasta después de los comicios. (Katia Christodoulou / EFE)-(20minutos.es)


Arménio Carlos diz que a corda já se partiu para os portugueses e que é altura do governo sair

-

A CGTP agendou protestos, paralisações e manifestações para todos os dias até ao final do próximo mês
O secretário-geral da CGTP disse esta tarde que os portugueses já partiram a corda e que está na altura do governo abandonar o poder.
Arménio Carlos falava no final da manifestação da intersidical, em Lisboa - uma das 23 do país que acolheu os desfiles convocados pela central - numa alusão à declaração de Passos Coelho,ontem à noite num discurso, no Porto,  quando o primeiro-ministro afirmou que "não exigirá mais que o necessário" aos portugueses, nem deixará que "a corda esticada possa partir".
Para o líder da CGTP a corda já partiu e é o executivo que insiste em negá-lo. "Será que o senhor primeiro-ministro não sabe que a corda já se partiu há muito tempo para um milhão e meio de desempregados", questionou o sindicalista, no seu discurso. Arménio Carlos não ficou por aí e enumerou outros portugueses para quem a corda já esticou demasiado: "para a administração pública que viu o seu os seu rendimentos reduzidos, para as pessoas que entregaram as suas casas ao banco, para os idosos, os estudantes, os milhares de jovens obrigados a emigrar, para mais de dois milhões de pessoas que vivem abaixo do limiar da pobreza", acrescentou.
Todas essas pessoas justificam, nas palavras de Arménio Carlos, a demissão do governo.
"Agora é altura de o senhor partir e o mais depressa possível (...) É esse o verdadeiro serviço que o primeiro-ministro deve prestar o país", disse o sindicalista.

A CGTP anunciou por isso um mês de luta, com manifestações, protestos e greves todos os dias até ao final de Março, com especial impacto no sector empresarial do Estado e no sub-sector dos transportes, que já anunciou paralisações para o próximo mês.
Notas do Papa Açordas: Por mim, não era só até ao fim do mês de Março, mas até este desgoverno ser derrubado... pois há muito que perdeu o prazo de validade!...

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Pedindo Comida

-
Pedindo comida

Pedindo comida: 
Oumar, 10, uma criança de rua, levantou uma placa que ele usa para pedir comida perto de um mercado em Gao, no Mali, quinta-feira. (Jerome Delay / Associated Press)-(The Wall Street Journal)

Pistorius, acusado del asesinato de su novia


Pistorius, acusado del asesinato de su novia


Pistorius, acusado del asesinato de su novia
La policía escolta al atleta olímpico sudafricano Oscar Pistorius (c) a la comisaría de policía en Pretoria, Sudáfrica. Oscar Pistorius fueacusado formalmente por la Policía de Sudáfrica del asesinato de su novia (abajo a la derecha), que apareció muerta con cuatro disparos en el domicilio del corredor en Pretoria. (Chris Collingridge / EFE)-(20minutos.es)

World Press Photo

-
World Press Photo


World Press Photo
Imagen del fotógrafo Paul Hansen ganadora del premio World Press Photo of the Year 2012 de la 56ª edición del concurso World Press Photo. (EFE/Paul Hansen-Dagens Nyheter) - (20minutos.es)

Viver entroikado – como “aquilo” em vários sítios pode ajudar Gaspar e salvar os fiscais do Viegas

-
Excelentíssimo ministro das Finanças, dr. Vítor Gaspar,

Andando vossa excelência desesperada na caça aos impostos ao ponto de tentar colocar todos os cidadãos como fiscais do fisco e bufos da República de todos aqueles que não pedem factura;

depois de o antigo secretário da Cultura, Francisco José Viegas, ameaçar mandar os fiscais do fisco “tomar no cu” caso o incomodem com essa coisa das facturas;

correndo os ditos fiscais de v.exa o risco de serem ameaçados dessa e de outras práticas sexuais e de até poderem vir a ser vítimas delas no exercício de funções;

aqui lhe venho sugerir a reactivação de uma lei de Salazar que, devidamente adaptada aos dias de hoje, não só protegeria os dignos funcionários do Estado, como se poderia revelar uma importante fonte de receitas.

Deixe-me em primeiro lugar enquadrá-lo. Corria o ano de 1953, quando a Câmara Municipal de Lisboa fez sair a portaria 69.035. Uma lei que, claramente, visava proteger os cidadãos. “Verificando-se o aumento de actos atentatórios à moral e aos bons costumes, que dia a dia se vêm verificando nos logradouros públicos e jardins, e, em especial, nas zonas florestais Montes Claros, Parque Silva Porto, Mata da Trafaria, Jardim Botânico, Tapada da Ajuda e outros, determina-se à polícia e guardas florestais uma permanente vigilância sobre as pessoas que procurem frondosas vegetações para a prática de actos que atentem contra a moral e bons costumes”, começava por ditar a portaria de Salazar.

Como o senhor ministro constatará este ditado de lei aplica-se na perfeição aos dias de hoje. E se perguntar aos insignes cidadãos Bagão Félix, Gentil Martins, João César das Neves e Rui Gomes da Silva, entre outros, – que andam por aí com uma petição que, segundo eles, também quer defender os bons costumes – eles lhe explicarão quão necessária é uma lei como esta a nível nacional. Uma lei que defenda os cidadãos de bem contra os “actos atentatórios à moral e aos bons costumes”, que se praticam não só já nos “logradouros públicos e jardins, e, em especial, nas zonas florestais”, mas em qualquer esquina de rua de Trás-os-Montes ao Algarve.

Mais, com o desemprego a não parar de crescer, fazendo com que existam cada vez mais cidadãos desocupados, é perfeitamente natural que suba o número dos que procuram as “frondosas vegetações” para a prática dos ditos actos.

Agora vem a parte da lei que o senhor ministro mais apreciará, não só porque especifica quais os actos de pecado, como as coimas a aplicar a quem violar a lei. A saber: “Mão na mão (2$50 [de multa]; Mão naquilo (15$00); Aquilo na mão (30$00); Aquilo naquilo (50$00); Aquilo atrás daquilo (100$00). Parágrafo único: com a língua naquilo 150$00 de multa, preso e fotografado.”

Com as multas a preços actuais e em euros já o senhor ministro terá percebido que poderá ter uma verdadeira mina de ouro ao seu dispor com a coisa. “Aquilo” pode até ajudá-lo de forma significativa a arrecadar os quatro mil milhões que vossa excelência necessita de desencantar até finais de 2015.

Claro que vão chover críticas da malta que pensa que pode usar “aquilo” onde quiser e lhe apetecer, mas o sr. ministro tem sempre a desculpa que o Governo habitualmente usa: “são ordens da troika.”

Terá porém uma dificuldade, explicar aos cidadãos qual a diferença entre “mão naquilo” e “aquilo na mão”. Não tenho dúvidas que a imaginação de vossa excelência e um dos seus conhecidos Powerpoint resolverão o problema. (Luciano Alvarez - PÚBLICO)