quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Un láser de ciencia ficción


La Agencia Espacial Europea (ESA) ha probado en Canarias una nueva forma de medir los gases de efecto invernadero en la atmósfera, como pueden ser el dióxido de carbono y el metano. El nuevo método ha consistido en disparar haces de luz infrarroja de onda corta, guiado por láser verde, desde el observatorio en La Palma al observatorio en Tenerife. (Agencia Espacial Europea (ESA)) - (20minutos.es)
-

Relação indefere mais um requerimento de Isaltino

-

O Tribunal da Relação de Lisboa indeferiu hoje um requerimento de Isaltino Morais em que este pedia a correcção do acórdão de oito de Novembro que rejeitou o afastamento da juíza de Oeiras.

O arguido, que está condenado a dois anos de prisão efectiva num processo que ainda não transitou em julgado, suscitara o incidente de recusa da magistrada, por ela ter ordenado a sua detenção no final de Setembro e a sua libertação 24 horas depois. A decisão de hoje não tem qualquer efeito imediato no caso.

De acordo com uma fonte oficial do Tribunal da Relação, os juízes desembargadores limitaram-se a concluir que o acórdão que confirmou a juíza como titular do processo não carece de qualquer correcção.

Mais importante para o desenrolar do processo é o facto de ter dado entrada hoje à tarde no Tribunal da Relação de Lisboa o recurso em que Isaltino Morais contesta o despacho da juíza de Oeiras que, em meados de Setembro, decidiu não apreciar o seu pedido de conhecimento da alegada prescrição de alguns dos crimes pelos quais foi condenado.

A decisão da magistrada foi tomada pouco antes de mandar prender o arguido, por ignorar a existência de um recurso então pendente no Tribunal Constitucional – que foi entretanto indeferido –, e teve como base o entendimento de que o processo transitara em julgado, o que, afinal, não era verdade.

O recurso depois entregue pela defesa de Isaltino tem estado no Tribunal de Oeiras, onde foram entregues as alegações do arguido e do Ministério Público e só hoje entrou na secretaria da Relação. Nos próximos dias será distribuído ao relator e a decisão deverá ser tomada dentro de um mês ou dois.

Notas do Papa Açordas: A Justiça só faz mal aos pobres, pois os ricos, safam-se sempre, nem que seja de recurso em recurso até à prescrição final... Este Isaltino é mesmo mestre nesta arte...

-

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Aumento do IVA na alimentação e bebidas vai encerrar 21 mil empresas, diz AHRESP

-

O aumento do IVA no setor da alimentação e bebidas de 13 para 23 por cento irá levar ao encerramento de 21.000 empresas e à perda de 47.000 postos de trabalho, disse hoje a associação do setor.

A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) afirmou hoje, em conferência de imprensa em Lisboa, que este aumento irá trazer “uma significativa diminuição das receitas fiscais, causando o efeito inverso desejado pelo governo”.

O secretário-geral da AHRESP, José Manuel Esteves, prognosticou que o Estado, com a tributação do IVA a 23 por cento, “irá perder mais de 700 milhões de euros” e explicou: “Haverá aumento do desemprego, logo mais pessoas a recorrerem ao respetivo subsídio, acrescidos encargos para a Segurança Social, além da significativa diminuição das receitas fiscais”.

O responsável prometeu que a AHRESP irá “monitorizar” a situação e explicou que em termos fiscais a maior receita do Estado surge da empregabilidade (82,6 por cento) enquanto do IVA arrecada 14,9 por cento.

A AHRESP referiu ainda que o setor do turismo, “um dos mais dinamizadores da economia nacional, irá ser fortemente, prejudicado ao colocar Portugal no top cinco dos países da zona euro com mais elevada taxa de IVA no setor da alimentação e bebidas”.

O presidente da Associação, Mário Pereira Gonçalves, afirmou que esta é “uma inacreditável ameaça” que corresponde “a um aumento direto de IVA de 77 por cento”.

Notas do Papa Açordas: Estou convencido que o governo do sr.Passos vai ficar a perder com este aumento. Para além de haver menos receitas do IVA, há que pagar aos desempregados dos restaurantes que vão fechar... Enfim, mais uma estupidez do sr. Coelho!...


-

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A honra perdida do jornalismo

-
Manuel António Pina

A notícia de primeira página do "Expresso" de sábado
("Deputado do BE João Semedo foi sócio do BPN numa clínica do
Porto") é das mais inaceitáveis infâmias jornalísticas que vi em
40 anos de profissão.

Os factos são os seguintes: Semedo (hoje deputado do BE) e
outros médicos criaram em 1994 uma clínica no Porto, tendo
com sócio minoritário uma companhia de seguros, a Real Vida;
cinco anos depois, em 1999, essa seguradora foi comprada pelo
BPN, então apenas mais um banco; oito anos mais tarde, em
2007, soube-se que o BPN não era, afinal, apenas mais um
banco e que os seus dirigentes se haviam envolvido numa
gigantesca fraude que custou milhões aos contribuintes;
Semedo já estava entretanto desligado da clínica desde 2000.

Em "O mundo a seus pés", de Orson Welles, Kane explica ao
chefe de Redacção de um dos seus jornais que os factos podem
não ter a mínima importância que o que torna uma notícia
importante é o facto de ela vir na primeira página. Foi o que
fez o "Expresso": pôs a notícia na primeira página e deu-lhe
grande destaque no interior, fazendo com que os inócuos factos
referidos se tornassem relevantes e lançando subliminarmente
uma difusa suspeita (que suspeita?) sobre um homem honrado.

Quem nos rouba a honra, diz Shakespeare em "Othelo", não
fica mais rico e deixa-nos irremediavelmente pobres. A notícia
do "Expresso" rouba não só a honra de João Semedo mas a honra
do próprio jornalismo.(Jornal de Notícias)
-

Elecciones legislativas en Egipto



Un anciano muestra su dedo pulgar manchado de tinta tras ejercer su derecho al voto en la primera ronda de las elecciones legislativas, en un colegio electoral en El Cairo (Egipto) este lunes 28 de noviembre de 2011. (KHALED ELFIQI / EFE)-(20minutos.es)

-

OCDE antecipa a pior recessão e desemprego para Portugal em 2012

-

No próximo ano, a economia portuguesa deverá contrair 3,2%, antecipa a OCDE. Esta é a pior previsão feita por uma organização internacional até à data. A taxa de desemprego vai subir mais do que o previsto e ultrapassar ao 14% em 2013.

No seu Economic Outlook (relatório sobre perspectivas económicas), hoje divulgado, a Organização para a Cooperação e do Desenvolvimento Económico (OCDE) antecipa a pior recessão para Portugal. Em 2012, a economia nacional deverá recuar 3,2%, mais do que os 3% admitidos pelo Governo e pela troika.

A taxa de desemprego prevista pela OCDE para 2012 é, também, pior do que estima o Governo e a troika. A organização projecta que o número de pessoas desempregadas atinja, no próximo ano, os 13,8% da população activa, enquanto o Governo aponta para 13,4% e a Comissão Europeia (CE) para 13,6%.

Do mesmo modo, em 2013, a OCDE prevê que o desemprego volte a aumentar, para um máximo histórico de 14,2%, enquanto Bruxelas admite uma subida ligeira para os 13,7%. Quanto ao Governo, antecipa que, dentro de dois anos, a taxa de desemprego já esteja a descer, fixando-se nos 13%.

Na proposta do Orçamento do Estado (OE) de 2012, o Governo aponta para uma contracção económica de 2,8% no próximo ano, mas, recentemente, o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, veio já admitir que a recessão deverá ser pior do que o esperado, alinhando as suas previsões com as da CE, que aponta para um recuo do PIB de 3%.

Agora, é a vez de a OCDE apresentar uma previsão ainda pior, na sequência das sucessivas revisões em baixa das perspectivas de crescimento da zona euro, onde se concentram a grande maioria das exportações nacionais.

Notas do Papa Açordas: E o sr. Álvaro ( o da Economia) diz que 2012 será o ano do princípio do fim da crise... Não consigo perceber como é que um indivíduo destes é ministro!...

-

sábado, 26 de novembro de 2011

Cavaco quer incentivos para fixar populações nas zonas rurais

-

O Presidente da República apelou à criação de incentivos para fixar populações nas zonas rurais, um dia depois de ter promulgado a lei que permite a cobrança de portagens nas SCUT.

“Precisamos de um programa de repovoamento agrário que consiga captar uma parte dos recursos humanos desaproveitados”, disse Cavaco Silva, no encerramento do Congresso do Centenário do Crédito Agrícola, em Lisboa, salientando que veria com “muito bons olhos” uma concertação de esforços entre entidades públicas e privadas para criar medidas de incentivo à fixação nas zonas rurais.

Entre as soluções possíveis, Cavaco Silva avançou com a hipótese de serem criados incentivos ao emprego e aos jovens agricultores, apoios a empresas e a concessão de microcrédito para projectos de desenvolvimento rural.

“O que vos peço, a todos, é um esforço adicional no sentido de darem uma oportunidade, neste momento, a quem está disposto a trabalhar e a contribuir para a superação da crise por que passamos”, acrescentou.

O Presidente da República sublinhou ainda a “missão muito relevante” das instituições financeiras, pedindo um “esforço adicional” às entidades públicas e privadas para darem oportunidades a quem está disposto a trabalhar.

“Apesar dos sacrifícios que a todos são exigidos para que possamos superar as dificuldades do presente, as instituições financeiras, em particular, continuam a ter uma missão relevante a desempenhar”, defendeu o chefe de Estado.

Notas do Papa Açordas: Este senhor, apaixonado pelo Facebook, é muito engraçado. Então, passados uns dias depois de ter promulgado a cobrança de portagens, vem agora apelar para o "seu" governo, a criação de condições para um programa de repovoamento agrário... Pura hipocrisia!... Ainda vamos ter uma nova Junta de Colonização Interna!...


-

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

'40 años de felicidad...'


'40 años de felicidad...' es el cartel diseñado por Kostas Satlanis para el concurso. (Kostas Satlanis)-(20minutos.es)
-

Fitch. Corte no rating é mais um sinal: Portugal precisará de novo resgate

-

Fitch avisa que risco de mais austeridade em 2012 é significativo. Perda profunda de confiança na dívida portuguesa torna “ficção” o regresso aos mercados em 2013

A agência de notação Fitch Ratings cortou ontem a classificação da dívida portuguesa para o nível “lixo”, agravando a desconfiança dos investidores quanto à capacidade de Portugal de cumprir a totalidade dos seus compromissos. A acção da Fitch – a terceira maior agência – segue a já tomada em Julho pela Moody’s e é mais um sinal de que o país terá de depender mais tempo da assistência financeira externa, atada às respectivas reformas estruturais e medidas de austeridade orçamental.“O regresso aos mercados em 2013 é uma ficção”, afirma João Ferreira Marques, ex-analista da agência Fitch. “A probabilidade de um segundo resgate é enorme”, acrescenta.

A Fitch reconhece que, apesar de Portugal estar financiado, “até ao final de 2013 o risco de liquidez pode aumentar à medida que o programa acaba se as condições adversas do mercado persistirem”. Por outras palavras, a República pode ficar sem dinheiro mesmo antes de o programa da troika de 78 mil milhões de euros terminar, caso a desconfiança nos mercados não diminua.

Esta desconfiança, no entanto, levará tempo a desaparecer (a agência chinesa de rating Dagong também cortou ontem a nota portuguesa). Na sequência do corte da Fitch, o banco britânico Barclays apontou que irá retirar os títulos da dívida portuguesa do seu índice de referência europeu de obrigações, o equivalente a uma desclassificação. O Citigroup está prestes a fazê-lo, aguardando apenas o corte feito pela agência que falta, a maior, a Standard&Poor’s. A exclusão dos índices e o agravamento da notação financeira garantem o afastamento dos investidores estáveis que no passado financiaram Portugal, como fundos de pensões ou bancos centrais – e atraem investidores mais de curto prazo, como fundos mais arriscados, como os hedge funds, em busca de alta rendibilidade.

“Os gestores de fundos de investimento prudentes têm linhas de orientação para investir em obrigações, que têm a ver com o rating”, aponta o economista Miguel Beleza. “Este corte não ajudou: Portugal está abaixo dos mínimos para esses investidores”, junta Beleza. João Ferreira Marques concorda: “A confiança demora a reconquistar-se e os investidores que compravam este tipo de dívida não têm mandato para correr risco.”

Notas do Papa Açordas: E é assim. O chamado governo é mais troyquista que a troyca e só temos merda. Quanto maior for o roubo ao cidadão, maior é a necessidade de recorrer a novos empréstimos e maiores serão os juros...

-

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Araña roja


La secuenciación del genoma de la araña roja, un ácaro que es capaz de devorar más de mil tipos de plantas, ha abierto la puerta a nuevas estrategias de control de plagas que eviten el uso de pesticidas convencionales. Fotografía facilitada por el Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC). (Marc Cazaux / Marie Navarao / EFE)-(20minutos.es)
-

Três repartições de Finanças atacadas com cocktails molotov

-

Três repartições de Finanças foram atacadas, esta manhã, com cocktails molotov, em Lisboa.

De acordo com a informação disponibilizada pela página do Facebook da PSP "às 08h25 foi arremessado um cocktail molotov contra a montra de uma repartição de finanças em Alvalade. Cerca de 20 minutos mais tarde foi atirada uma lata de tinta contra a montra da repartição de finanças da Avenida General Roçadas em Lisboa".

Mais tarde, às 09h15, foi lançado um novo cocktail molotov registado nas instalações das finanças em Benfica.

Uma terceira repartição, na zona oriental de Lisboa, foi atingida por latas de tinta, referiu fonte do Comando da PSP.

De acordo com a PSP, "não foram registados danos subsequentes e a PSP encontra-se a apurar responsabilidades em coordenação com outros serviços de segurança".

Devido a estes incidentes, a PSP reforçou a vigilância e patrulhamento às repartições de finanças, disse hoje fonte do Comando desta força de segurança à Agência Lusa.

Notas do Papa Açordas: Um bom aviso para o governo nesta sua saga de roubar os portugueses, especialmente os funcionários públicos... Não venha dizer depois que não foi avisado!...


-

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

En la escuela



Una profesora invidente enseña a un grupo de niños, parcialmente ciegos, el funcionamiento de una máquina de Braille. La escena se desarrolla en Academia real para ciegos que abrió en la ciudad jordana de Amman el pasado mes y que proporciona educación a 150 alumnos. (Ali Jarekji / REUTERS)-(20minutos.es)

-

Um deputado do PSD pode votar por 25 na Madeira

-

A Assembleia Regional da Madeira, por proposta do PSD ontem aprovada com votos contra de toda a oposição, decidiu que nos plenários “os votos de cada partido presente são contados como representando o universo de votos do respectivo partido ou grupo parlamentar”.

O PSD, cuja maioria absoluta está segura por apenas mais dois deputados, garante assim que nenhuma proposta da oposição venha a ser aprovada quando tiver algumas ausências na sua bancada.

Na sua proposta de alteração ao regimento ontem aprovada, a quarta em dois anos, os sociais-democratas reforçam aquela ideia ao garantir que o voto do presidente e demais membros da mesa “são contados como incluídos no partido a que pertencem”.

O PSD alterou também a definição de quórum, ao decidir que o parlamento pode funcionar em plenário com um mínimo de “um terço do número de deputados em efectividade de funções”. Esta norma viola o próprio Estatuto Politico-Administrativo da Madeira, segundo o qual “a Assembleia considera-se constituída em reunião plenária encontrando-se presente a maioria dos seus membros [art. 52º]”.

O novo regimento introduz uma prática de outros parlamentos ao determinar, no seu novo artigo 69, que as votações ocorram “somente na última reunião de cada semana” (quinta-feira), excepto quando a conferência de líderes deliberar contrariamente.

Por outro lado, mantém a interdição de os jornalistas (sujeitos a um código de indumentária) acederem as reuniões das comissões. “Este é um regimento à altura dos desafios que a região atravessa”, sublinhou o vice-presidente da bancada social-democrata, Tranquada Gomes.

Notas do Papa Açordas: O nosso "Hugo Chavez" lá vai "democratizando" a Madeira, à sua maneira... É impensável que isto aconteça numa parcela de Portugal, com o fechar de olhos do Presidente da República, Primeiro-Ministro e Tribunal Constitucional... Até quando?!...

-

A cigarra e a formiga

-
Manuel António Pina

Na Madeira o Carnaval financeiro continua animado. Desta
vez (crise?, qual crise?) são três milhões de euros só para
iluminações natalícias e fogo-de-artifício que, com o "programa
de animação" dos ilhéus, que andavam desanimados desde que
Jardim confessou estar "entalado" com dívidas e não ter mais
euros para distribuir (entretanto, porém, já terá pedido ajuda a
Passos Coelho), poderão chegar a 5 milhões. A pagar pelos
subsídios de férias e Natal adivinhe-se de quem.

Uma verdadeira festa à madeirense: financiamento com
dinheiros públicos dos negócios de empresários de hotelaria e
comerciantes locais, tudo gente amiga que, como de costume,
não gastará um chavo, limitando-se a ficar eternamente grata
a Jardim e a embolsar lucros com incontáveis e embasbacadas
multidões de turistas que "vai vir em 'charters'" da China e do
Mundo inteiro para ver as "iluminações"; e contratação das
"iluminações" por ajuste directo à empresa de um ex-deputado
do (surpresa!) PSD-M e por um preço meio milhão acima do
valor por que ela se propusera fazê-las em concurso público
entretanto anulado após impugnação de outros concorrentes.

Enquanto isso, por cá, os "cubanos" passarão o Natal às escuras
pois, como diz o Governo da "troika" (ou lá de quem ele é), é
preciso empobrecer. É a nova versão da fábula da cigarra e da
formiga, com a cigarra sempre a folgar e a formiga, na penúria,
a trabalhar para lhe pagar os folguedos. (Jornal de Notícias)
-

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Nueva ola de manifestaciones en Egipto



Un manifestante se enfrenta a la policía durante los incidentes en las proximidades de la Plaza Tahrir, en El Cairo, Egipto. (Mohamed Omer / EFE)-(20minutos.es)

-

Duarte Lima deu moradas falsas às autoridades

-

Impossibilidade de notificar o ex-deputado do PSD esteve na origem do mandado de prisão preventiva. Vítor Raposo continua hoje a ser ouvido

Duarte Lima não respondeu às notificações para ser ouvido no âmbito do processo relacionado com a venda de terrenos em Oeiras com dinheiro do BPN, nos últimos meses. O i sabe que o ex--deputado do PSD terá, inclusivamente, indicado às autoridades moradas de casas que entretanto já vendera.Na base da prisão preventiva decretada na sexta-feira terá estado esta impossibilidade de notificar o, agora, arguido. E é por isso que o mandado de detenção do ex-deputado do PSD aludia à hipótese de perigo de fuga: não porque as autoridades considerassem que Duarte Lima estaria a planear sair do país – até porque correria o risco de ser detido e extraditado para o Brasil, país onde já foi decretada a sua prisão preventiva no caso do homicídio de Rosalina Ribeiro –, mas porque não respondeu às notificações. O i tentou, sem sucesso, contactar o advogado de Duarte Lima, Soares da Veiga.Ontem, o sócio do filho do ex-deputado no fundo imobiliário Homeland (que comprou os terrenos de Oeiras) foi detido para interrogatório pela PJ, depois de ter regressado da Guiné-Bissau. Vítor Raposo foi ouvido, durante toda a tarde, no Tribunal Central de Investigação Criminal (TCIC) por Carlos Alexandre – o mesmo juiz que na sexta-feira interrogou Pedro e Duarte Lima. Vítor Raposo vai continuar a ser ouvido hoje, segundo confirmou o seu advogado Paulo Sá e Cunha à Lusa: “O interrogatório prossegue amanhã [hoje] e o meu cliente não está sob detenção”, disse.

Vítor Raposo foi deputado do PSD entre 1991 e 1995, eleito por Bragança. Na altura em que assumiu funções na Assembleia da República tinha apenas 25 anos e beneficiou do regime de substituição de deputados, já que era o primeiro candidato suplente do PSD pelo círculo de Bragança, liderado por Silva Peneda e Duarte Lima. Desde 2009, Vítor Raposo é ainda sócio de Duarte Lima na Vicente International Group, uma empresa dedicada ao comércio de retalho de vestuário com um capital social de 450 mil euros.

Notas do Papa Açordas: A saga Duarte Lima já chateia. A Justiça portuguesa leva demasiado tempo a resolver estes, e os outros, casos. E, quando os intervenientes são políticos ou com peso social, fica tudo "em águas de bacalhau"... Porca miséria!!...

-

-

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Três milhões de euros para iluminações e fogo-de-artifício na Madeira

-

O Governo Regional da Madeira vai gastar mais de três milhões de euros nas iluminações decorativas de Natal e no fogo-de-artifício do fim do ano. Mas dadas as presentes dificuldades de tesouraria, remeteu para o orçamento de 2012 o pagamento de 2,29 milhões.

A estes encargos, num montante próximo do que foi gasto em 2010 e integralmente pago pelo Governo Regional, acrescem os custos do programa de animação que, embora ainda não tenha sido anunciado, terá início a 9 de Dezembro e se prolonga até 6 de Janeiro. Apesar das actuais medidas de austeridade, o custo global poderá atingir os cinco milhões - o valor investido nos últimos dois anos pelo executivo de Jardim no maior cartaz turístico da ilha. Só nas iluminações natalícias, o executivo vai despender cerca de dois milhões de euros. A adjudicação foi feita por ajuste directo à Luzosfera, depois de ter sido anulado o concurso público devido aos pedidos de impugnação interpostos por outros concorrentes, que contestaram a escolha daquela empresa.

A Luzosfera, do grupo SIRAM, liderada pelo ex-deputado regional Sílvio Santos (PSD), ganha assim mais meio milhão de euros em relação ao valor anual da sua própria proposta a concurso. A celebração do contrato por ajuste directo decorreu na semana passada e o início dos trabalhos de montagem das iluminações foi imediato.

Notas do Papa Açordas: Enquanto os municípios do Continente reduzem ou suspendem as iluminações de Natal, o sr. Jardim opta a fazer o mesmo dos outros anos... para os "cubanos" pagarem, claro!!...

-

domingo, 20 de novembro de 2011

É preciso assinar!

-



No Diário de Notícias de há poucos dias, conta que a família do ex-primeiro-ministro José Sócrates tem 383 milhões em offshores.


Acrescenta o CM que a empresa criada em 2000 no paraíso fiscal de Gilbraltar movimentou autênticas fortunas.


Gestores são tio, tia e primos de Sócrates.


Os documentos foram entregues por Mário Machado.


Consulte o artigo completo em:



"Petição Para julgar em tribunal o eng. José Sócrates por gestão danosa dos dinheiros públicos!"

-
(Recebido por e.mail)
-

«Hoje em dia ninguém está livre de ser sem-abrigo»

-

Mais sem-abrigo nas ruas, alguns com cursos superiores, centros de acolhimento esgotados e o aumento de pedidos às equipas que distribuem alimentos e agasalhos são um desafio cada vez maior para as instituições, algumas já sem capacidade de resposta.

«Hoje em dia ninguém está livre de ser sem-abrigo, uma situação que não escolhe idade, nem profissão» e que é ditada pelas «circunstâncias adversas da vida», contou à agência Lusa o presidente da Comunidade Vida e Paz (CVP), Jorge Santos.

Actualmente quem vive na rua já não é apenas o «desgraçado» com um historial de exclusão social: «Nós encontramos sem-abrigo que estiveram muito bem na vida, como empresários e advogados», afirmou.

Esta situação é confirmada por Cláudia Silva, do Centro Acolhimento de Sem-Abrigo do Beato: «Não é uma maioria, mas encontramos pessoas licenciadas, com outro tipo de necessidades. São pessoas que cortaram com uma vida inteira de trabalho e neste momento encontram-se na rua. Isso cada vez mais nos está a bater à porta e as respostas não estão propriamente adequadas».

O perfil do sem-abrigo alterou-se também ao nível da idade, que diminuiu dez anos nos últimos dois anos, situando-se entre os 27 e os 30.

São os homens que procuram maioritariamente ajuda porque a mulher consegue arranjar alternativas para não ir parar à rua, como recorrer à prostituição ou trabalhar nas limpezas, adiantou Cláudia Silva.

O Centro do Beato, em Lisboa, tem capacidade para 271 pessoas, mas «as respostas estão todas esgotadas», disse, salientando também as dificuldades vividas pelo centro, cuja verba que recebe mantém-se há 12 anos.

Notas do Papa Açordas:´Talvez seja isto que o novo Sócrates, de seu nome Passos Coelho, pretenda para os funcionários públicos... Pois, ao roubar-lhes os subsídios de férias e de Natal, está a condená-los à pobreza...

-

sábado, 19 de novembro de 2011

¿Huye la expresidenta de Filipinas?



Manifestantes musulmanes en una protesta ante la sede del Tribunal Supremo en Manila. Han pedido que la expresidenta de Filipinas Gloria Macapagal no viaje al extranjero para recibir tratamiento médico. La justicia filipina ha emitido este viernes una orden de detención contra Macapagal por supuesto fraude electoral en 2007, justo cuando sus abogados han anunciado que la expresidenta tiene intención de abandonar Filipinas para recibir tratamiento médico. (Dennis M. Sabangan / EFE)-(20minutos.es)
-

PSP abre processo contra polícias que participaram em reportagem da RTP


O director nacional da PSP determinou hoje a abertura de um processo interno de averiguações para apurar eventuais responsabilidades disciplinares e criminais de polícias que participaram numa reportagem da RTP.

Numa nota enviada à agência Lusa, a direcção nacional da PSP refere que na reportagem emitida no dia 16 foram apresentados “factos graves”, o que levou o superintendente chefe Guedes da Silva a determinar “no imediato uma investigação” para “apurar a identificação dos seus autores”.

Caso a PSP conclua que houve responsabilidade criminal por parte dos polícias visados no processo, a informação “será de imediato fornecida ao Ministério Público”.

A PSP diz ainda que as imagens da reportagem “reproduzem factos e realidades da cidade de Lisboa e que não reflectem a realidade da PSP em termos nacionais”.

Na reportagem emitida na quarta-feira pela RTP, em que se traça o retrato social dos agentes da PSP, um polícia não identificado assume que já recebeu 250 euros de suborno de um condutor e que já roubou para comer.

A Associação Sindical de Oficiais de Polícia (ASOP), embora elogiasse a reportagem, já tinha criticado esta semana algumas das posições assumidas por alguns entrevistados. "Em caso algum um polícia pode praticar furtos e muito menos vir desculpar-se com a difícil situação que o país atravessa", disse em comunicado.

Notas do Papa Açordas: É melhor que o director nacional da PSP olhe pelas condições de vida dos seus homens, do que estar a atribuir aumentos a si próprio... A BEM DA NAÇÃO (segundo João Duque)...


-

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Corea del Sur contra Corea del Norte



Activistas conservadores surcoreanos corean cánticos contra Corea del Norte en una protesta que se ha convocado para recordar el aniversario del ataque norcoreano contra la isla de Yeonpyeong. (Kin Hee-Chul / EFE)-(20minutos.es)

-

Benfica lança colecção de preservativos




O Sport Lisboa e Benfica lançou uma colecção de preservativos. "A melhor defesa é jogar ao ataque", "vai um dérbi?" ou "esta vai ser à Benfica" são algumas das frases que se podem encontrar nas embalagens.

A colecção, composta por 12 embalagens diferentes, é apresentada como sendo“uma aposta clara na diferenciação e um produto inovador de merchandising único no mundo” apostando-se numa criação “abrangente, divertida e apelativa”.

José Simão, Director de Merchandising do Sport Lisboa e Benfica, acrescenta que a colecção “resulta do crescente investimento em fortalecer e complementar o portfolio, sendo um produto contemporâneo e atractivo”.

Os preservativos estão à venda na megastore do Benfica no Estádio da Luz.

Notas do Papa Açordas: Talvez a relação sexual seja mais saborosa...

-


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

La tierra se agrieta en Alemania


La tierra aparece seca y cuarteada en una de las orillas del río Rin cerca de Düsseldorf, Alemania. El nivel del río ha decrecido hasta los 79 centímetros debido a la escasez de agua, y las previsiones meteorológicas continúan previendo tiempo seco para los próximos días. (Martin Gerten / EFE)-(20minutos.es)
-

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Un almacén de Amazon



Un almacén de la empresa Amazon abierto recientemente en Escocia, Reino Unido. La nave tiene una superficie superior a 93.000 metros cuadrados, similar a 14 campos de fútbol, y es la mayor de Amazon en ese país. Solo en este almacén trabajan 750 personas de forma permanente, además de 1.500 empleados temporales. (Russell Cheyne / REUTERS)-(20minutos.es)

-

Un diamante de 9 millones de euros


El diamante amarillo 'Gota de Sol', que por su talla y pureza es único en el mundo, fue vendido en Ginebra por 11,2 millones de francos suizos (9 millones de euros o 12,4 millones de dólares), en una subasta que decepcionó, ya que quedaron por venderse importantes joyas incluidas en la puja. La 'Gota de Sol' era la estrella de la venta organizada por Sotheby's y la expectación era grande, ya que hace un año la casa de subastas vendió el diamante más caro de la historia, un excepcional diamante rosado, por 45,4 millones de dólares. (Salvatore di Nolfi / EFE)-(20minutos.es)


-

Duque defende RTP Internacional sob “orientação” do MNE

-“A bem da Nação”, a informação emitida pela RTP Internacional deve ser “filtrada” e “trabalhada” pelo Governo, defendeu João Duque, nesta terça-feira de manhã. Um tratamento que, acrescentou, “não deve ser questionado”.

“A promoção de Portugal através da imagem ou do som deve ser enquadrada numa visão de política externa”, disse o economista, líder do grupo de trabalho para a definição do serviço público que sugeriu que a RTP Internacional passe a emitir sob orientação do Governo. Essa orientação está prevista no relatório entregue segunda-feira ao Governo, onde se recomenda também o fim da publicidade na RTP e do canal público de notícias por cabo, a RTP Informação.

“A forma como a televisão deve ser financiada em serviço público não é através de publicidade comercial, mas sim através de um financiamento que vem ou do Orçamento de Estado ou taxas e Orçamento do Estado, consoante estamos a falar da comunicação feita para o mercado interno ou para o mercado externo”, disse, em declarações à TSF.

“A promoção de Portugal através da imagem ou do som deve ser enquadrada numa visão de política externa e portanto quase que sob a orientação ou em contrato de programa com o Ministério dos Negócios Estrangeiros”, afirmou o economista, que defendeu mesmo que a informação veiculada pelo canal internacional deve ser “filtrada” e “trabalhada” para passar a mensagem de promoção do país. Um tratamento da informação que, acrescentou, “não deve ser questionado”. “A bem da Nação”, rematou.

“Internamente, a visão é diferente – e é por isso que temos também uma perspectiva diferente sobre aquilo que deve ser o serviço público. Não vemos necessidade de a televisão de serviço público estar a fazer concorrência e a ter um tipo de atitude que tem a mesma lógica da actividade privada”. Neste âmbito, defendeu também o fim dos debates televisivos, argumentando que o canal público não tem de replicar aquilo que já é feito pelos canais privados.

Notas do Papa Açordas: Se o sr. João Duque não existisse, tinha que ser inventado... Então o rapaz não quer o regresso da censura?!... Mais, não quer que o tratamento de informação orientado pelo Governo "seja questionado"... Não, não é brincadeira de carnaval...

-

“É constitucionalmente possível eliminar os subsídios” mas medida é temporária, diz secretária de estado

-

A secretária de Estado do Tesouro e Finanças confirmou hoje que o corte dos subsídios é temporário, avança o Jornal de Negócios. Assim sendo, os portugueses não vão ter subsídios de férias e de Natal por força de “uma medida temporária para 2012 e 2013”.

Maria Luís Albuquerque declarou ainda que “é constitucionalmente possível eliminar os subsídios de férias e de Natal” mas que, “tal como foi dito, é uma medida temporária para 2012 e 2013.”

O Secretariado Nacional do PS insistiu ontem que o Governo tem uma margem orçamental na ordem dos 900 milhões de euros para poupar dos cortes um dos dois subsídios dos trabalhadores da administração pública e dos pensionistas.

"Apesar destes dados objetivos o Governo tem-se mostrado irredutível e inflexível perante a proposta do PS e também perante várias personalidades, instituições e sectores da sociedade portuguesa que defendem uma redistribuição equilibrada dos sacrifícios exigidos aos portugueses. O Governo, fruto desta sua rigidez, tem vindo a isolar-se numa altura da vida política do país em que o diálogo e a abertura são essenciais à coesão nacional", critica ainda o Secretariado Nacional do PS.

Notas do Papa Açordas: Mas se o novo Manuel Pinho (chamado Álvaro), diz que a crise acaba em 2012, o governo não precisa de nos ROUBAR nos salários de 2013!!... Ou será que nos vai ROUBAR em 2012, 2013 e seguintes?... Destes gatunos espero tudo!!!...

-

terça-feira, 15 de novembro de 2011

O ano de todos os prodígios

-
Manuel António Pina

Quando ontem, depois de o ministro Álvaro ter anunciado o "fim
da crise", vi no plenário da AR o deputado Agostinho Lopes
pedir-lhe que "[tivesse] vergonha", fiquei expectante diante da
TV, aguardando o momento em que o suposto clone de Manuel
Pinho (que, como o protótipo, antes estivera também a falar de
minas) faria uns corninhos para a bancada do PCP.

Precipitei-me na suposição. Contra todas as expectativas, Manuel
Pinho não encarnara afinal no ministro Álvaro. Aliás, para que não
restassem dúvidas, o próprio logo veio esclarecer que, quando
disse - numa língua inédita, vagamente parecida com o português -
que "2012 irá certamente marcar o ano do fim da crise" não queria
dizer que "2012 irá certamente marcar o ano do fim da crise" mas
que, na sua pitoresca falação, "irá marcar o ano" do princípio do fim
da crise (assim a modos como na anedota: o fim da crise voará em
2012, mas baixinho). Já quanto ao fim do fim (da crise,
evidentemente) só Deus e a sra. Merkel sabem, pois "há
imponderáveis que não podemos controlar".

Os portugueses habituaram-se a ouvir ministros e primeiros-
ministros anunciar ano após ano o fim da crise, ou o princípio do fim
da crise, ao mesmo tempo que lhes vão ao bolso em nome da crise.
Em 2006 foi o saudoso Manuel Pinho, em 2009 foi Sócrates, já este
ano foi Passos Coelho, agora Álvaro Santos Pereira. Pena é que a crise
ligue tanto ao que eles dizem como ao que eles fazem.
(Jornal de Notícias)
-

domingo, 13 de novembro de 2011

Garcia Pereira. Portugal está a viver “uma espécie de Estado de Sítio que não foi declarado”

-

O advogado Garcia Pereira afirmou hoje que Portugal está a viver "uma espécie de Estado de Sítio que não foi declarado", com medidas que retiram direitos fundamentais aos cidadãos, a pretexto de isso estar no acordo da troika.

Um Estado de Sítio que não foi declarado pelas formas previstas na Constituição da República, que "está suspensa de facto", declarou à agência Lusa, durante o Congresso dos Advogados Portugueses, a decorrer até domingo na Figueira da Foz.

"Sob uma lógica de que, ou está no acordo da Troika, ou está para além do acordo da troika, estamos a assistir todos os dias à liquidação de direitos, liberdades e garantias dos cidadãos", acentuou.

Para o advogado, isto acontece "sem que se levantem vozes, designadamente daqueles que se dizem defensores da Democracia e de um verdadeiro Estado de Direito".

Afirma que as medidas estão a ser tomadas "à margem de quaisquer princípios e preceitos constitucionais" e que "o Tribunal Constitucional é absolutamente cúmplice" desta situação.

"O Tribunal Constitucional está hoje transformado num órgão político. Essa marca genética hoje agravou-se de uma forma muito significativa" e os juízes "estão a produzir decisões de conteúdo político, e não de defesa da Constituição, que é a tarefa atribuída ao Tribunal Constitucional", acentuou.

Sobre as medidas, Garcia Pereira diz que "os sacrifícios estão a cair em cima de quem vive do seu trabalho e deixando de fora os rendimentos do capital e aqueles que são os principais responsáveis pela grave crise financeira" que atualmente se vive.

Notas do Papa Açordas: Quando o mar bate na Costa, quem se lixa é o mexilhão... Sempre assim ouvi dizer e, mais uma vez, está a acontecer em Portugal... Com a desculpa do acordo com a Troika, Passos Coelho está a lixar o povo português com medidas que, ultrapassam em muito, a própria Troika... Até quando vão os militares o permitir?...

-

sábado, 12 de novembro de 2011

El panda Po


El panda Po, uno de los habitantes del Zoo Aquarium de Madrid, se relaja dentro del recinto que comparte con su hermano De De. (Sergio Pérez /REUTERS)-(20minutos.es)
-

Funcionários públicos manifestam-se em Lisboa contra cortes salariais e nos subsídios

-

Funcionários públicos de todo o país vão hoje descer a avenida da Liberdade, em Lisboa, num desfile de protesto contra os cortes salariais e dos subsídios de férias e de Natal previstos no Orçamento do Estado para 2012.

As três estruturas sindicais da administração Pública que convocaram a manifestação nacional esperam ter muitos milhares de trabalhadores na rua, apesar da previsão de chuva, tendo em conta a indignação que dizem tem sido demonstrada pelos trabalhadores nos locais de trabalho.

A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública (CGTP), a Frente Sindical da Administração Pública (UGT) e o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado decidiram unir-se no protesto e sair para a rua em conjunto, como não acontecia há vários anos.

O congelamento salarial de 2010, o corte salarial médio de cinco por cento deste ano, a colocação de trabalhadores em mobilidade especial, um sistema de avaliação deficiente e a alteração das regras de aposentação semearam o descontentamento entre os funcionários públicos, argumentam os sindicatos.

Mas foi o anúncio da manutenção do corte salarial e da retirada dos subsídios de férias e de Natal nos próximos dois anos que levou os sindicatos da CGTP e da UGT a esquecerem as diferenças de postura e a marcarem uma manifestação nacional para hoje numa tentativa de travar as intenções do Governo.

A coordenadora da Frente Comum, Ana Avoila, disse à agência Lusa que acredita que “vai ser uma grande manifestação” mas reforçou o apelo para que os trabalhadores da função pública saiam à rua neste dia de manifestação nacional para lutar pelos seus direitos. “Que venham para a rua, que lutem, que se indignem, porque só com a luta se pode travar a ofensiva contra os trabalhadores da administração pública”, disse a coordenadora da Frente Comum.

Notas do Papa Açordas: Concordo plenamente com estas manifestações contra os cortes salariais e dos subsídios de férias e de Natal. O novo Sócrates, de seu nome Passos Coelho, tem que admitir a revolta dos funcionários públicos... Já agora, aconselho que, no serviço, façam a chamada greve de zelo e braços caídos...

-

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Chamem a Polícia

-
Manuel António Pina

Noticiou a imprensa que a PJ resgatou quatro portugueses
sujeitos a trabalho escravo em Espanha, tendo detido o "gang"
suspeito da autoria do crime.

Não se afigura, no entanto, provável que alguma Polícia venha
um dia a resgatar os milhões de portugueses a quem o Governo
pretende impor meia hora diária de trabalho não remunerado.

É que tal medida não constitui tão só uma redução ilegal, por
vias travessas, do salário/hora de milhões de trabalhadores,
mas verdadeiro trabalho escravo, de acordo com a Convenção
n.º 29 da OIT, de 1930, que define trabalho forçado como "todo
o trabalho ou serviço exigido de uma pessoa sob a ameaça de
sanção e para o qual não se tenha oferecido espontaneamente".

Ora não só a meia hora diária de trabalho será obrigatória,
implicando, pois, o seu incumprimento uma sanção, "maxime"
o despedimento, como não consta que algum dos visados para
ela "se tenha oferecido espontaneamente". Além disso não será
remunerada, o que particulariza (as grilhetas caíram em desuso)
o trabalho forçado como trabalho escravo e rebaixa a pessoa a
mera coisa de que é possível, como o Governo fez, livremente
pôr e dispor.

Se, em Portugal, as leis (e a moral) fossem para todos, incluindo
o Governo - e não é, como, com a cumplicidade do Tribunal
Constitucional, se viu no confisco dos subsídios de Natal e férias -,
a PJ já estaria, como no caso ontem noticiado, a bater à porta
do ministro Álvaro. (Jornal de Notícias)
-

Previsões da UE. Nível salarial dos portugueses vai recuar quase uma década

-

Factura do ajustamento: nos próximos dois anos o país registará a maior queda salarial da UE

Os salários reais dos portugueses são os que mais vão cair em média na Europa ao longo dos próximos dois anos, revelam os dados ontem publicados no boletim das previsões do Outono da Comissão Europeia. O forte ajustamento nas remunerações levará a que em 2013 o salário médio real dos portugueses – que leva em conta a erosão da inflação – recue ao ponto em que estava em 2005, apontam as previsões europeias. Com o país a sair da maior recessão da sua democracia, o espaço para aumentar salários nos anos seguintes a 2013 será muito limitado, o que sugere um recuo de pelo menos uma década no nível salarial médio praticado.
“Ninguém realista admite que esta situação será significativamente invertida nos anos seguintes, pelo menos à luz da informação que temos hoje”, aponta o economista José Reis, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. “O que está a ser feito é uma enorme compressão dos salários”.

As previsões da Comissão Europeia apontam para uma quebra real dos salários de 5% em 2012 (a maior da União a 27) e de 1,1% em 2013, a que se soma ainda a perda de 3,3% este ano. Este aperto combinado – coincidente com o programa da troika – leva a evolução dos salários reais para o patamar mais baixo desde 2004, mostra a série longa da base de dados online da Comissão Europeia (Ameco).

A perda nos próximos dois anos foi revista em alta desde o boletim da Primavera, reflectindo o efeito dos cortes nos subsídios de férias e de Natal na função pública – que a Comissão parece interpretar como uma situação permamente, falando em “eliminação” das duas prestações – e da pressão acrescida sobre os salários no sector privado. A perda em termos reais mais profunda em 2012 reflecte também a combinação do aperto nominal nos salários, com uma taxa de inflação ainda na casa dos 3%.

Também o desemprego recorde contribui para a queda dos salários, uma relação directa bem estabelecida em relatórios da OCDE ou da Organização Internacional do Trabalho. A Comissão Europeia reviu em alta nas previsões do Outono as estimativas para o desemprego, de 13% para 13,6% em 2012, com subida ligeira para 13,7% no ano seguinte. Até pelo menos 2015 as previsões do governo e do FMI não abrem a porta a um cenário muito diferente deste.

Notas do Papa Açordas: E não me digam que a culpa é só do Sócrates!?!... Mais uma vez digo que Passos Coelho pretende tirar a Sócrates, o ceptro de "pior primeiro-ministro de Portugal" de sempre!!...




-

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Dos visiones de Kabul


Dos mujeres, una con burka y otra sin él, caminan sobre una carretera embarrada en Kabul, Afganistán. (Mohammad Ismail / REUTERS)-(20minutos.es)
-

Comissão Europeia prevê recessão de 3% em Portugal no próximo ano

-

A Comissão Europeia prevê recessões da economia portuguesa de 1,9% este ano e de 3% em 2012, um cenário pior do que o previsto pelo Governo no Orçamento.

A recessão em Portugal deverá ser a pior de toda a zona euro, onde só a Grécia também deverá sofrer um recuo do produto, de 2,8%.

As perspectivas oficiais para a economia portuguesa têm vindo assim a tornar-se cada vez mais negras. O Governo começou por prever uma contracção de 1,8% em 2012, no Documento de Estratégia Orçamental divulgado no final de Agosto, que piorou para -2,8% na proposta de Orçamento para 2012 apresentada no mês passado.

Os números hoje avançados para o PIB português representam também um substancial agravamento das perspectivas para 2012 face ao anterior número avançado pela Comissão para Portugal, divulgado em Maio, quando se previa também um recuo do PIB de 1,8 por cento em 2012. Em relação a este ano, o valor hoje divulgado é melhor que a queda de 2,2% então prevista, e está em linha com a previsão do Governo no Orçamento para 2012.

Em relação ao desemprego, a Comissão (através da Direcção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros) estima agora que fique em 12,6% este ano, em 13,6 em 2012 e 13,7% em 2013, ligeiramente acima dos 13,4% previstos pelo Governo no OE2012 para este ano.

A última previsão do Governo para o desemprego 2013, nas Grandes Opções do plano, era de que começasse a descer para 13%.

A inflação deverá ficar em 3,5% este ano, desacelerando para 3% em 2012 e para 1,5% em 2013.

Notas do Papa Açordas: Não há dúvida, Passos Coelho está a disputar a Sócrates o título de "O pior primeiro-ministro de sempre"...

-

Lista mensal de Aposentados e Reformados da CGD - DEZEMBRO 2011

-
» Lista mensal de Aposentados e Reformados:

dezembro 2011 (PDF)


Aviso n.º 22087/2011, D.R. n.º 215, 2.ª Série, de 2011-11-09. Declaração n.º 302/2011, D.R. n.º 215, 2.ª Série, de 2011-11-09. Declaração de rectificação n.º 1701/2011, D.R. n.º 215, 2.ª Série, de 2011-11-09. Declaração de rectificação n.º 1702/2011, D.R. n.º 215, 2.ª Série, de 2011-11-09. Declaração de rectificação n.º 1703/2011, D.R. n.º 215, 2.ª Série, de 2011-11-09. Declaração de rectificação n.º 1704/2011, D.R. n.º 215, 2.ª Série, de 2011-11-09. Declaração de rectificação n.º 1705/2011, D.R. n.º 215, 2.ª Série, de 2011-11-09.

-

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Otelo admite novo golpe militar em Portugal

-

Otelo Saraiva de Carvalho é contra manifestações de militares, mas defende que, se forem ultrapassados os limites, com perda de mais direitos, a resposta pode ser um golpe militar, mais fácil do que em 1974.

"Para mim, a manifestação dos militares deve ser, ultrapassados os limites, fazer uma operação militar e derrubar o Governo", defendeu Otelo, em entrevista à Agência Lusa, num comentário à “manifestação da família militar”, no sábado, em Lisboa.

“Não gosto de militares fardados a manifestarem-se na rua. Os militares têm um poder e uma força e não é em manifestações colectivas que devem pedir e exigir coisas”, disse.

Mas diz compreender as suas razões e considera que as mesmas podem conduzir a “um novo 25 de Abril”.

“Os militares têm a tendência para estabelecer um determinado limite à actuação da classe política”. Esse limite, considerou, foi ultrapassado em 1974 e culminou com a “revolução dos cravos".

Hoje, Portugal está “a atingir o limite”, disse, corroborando o que há seis meses dissera à Lusa: “Se soubesse o que sei hoje não teria possivelmente feito o 25 de Abril”.

O coronel na reserva acredita que há condições para os militares tomarem o poder e vai mais longe: “bastam 800 homens”.

Em comparação com o golpe de 1974 – do qual afirma ser um “orgulhoso protagonista” –, Otelo considera que um próximo seria até mais fácil, pois “há menos quartéis, logo menos hipóteses de existirem inimigos” da revolução.

Notas do Papa Açordas: Por mim, pode ser já amanhã!... Concordo plenamente com Otelo!... Isto não vai com paninhos quentes, há que clarificar posições e eliminar as "maçãs" podres...

-

Un pequeño Moisés


Una mujer transporta a su hijo en una bañera de plástico durante las inundaciones de Bangkok, en Tailandia. (Sukree Sukplang / REUTERS)-(20minutos.es)
-

TAP, pilotos e pessoal de bordo fogem ao fisco

-

Histórias como esta não são novas. O governo promete actuar de forma mais firme ao nível da transparência e do controlo

A TAP está a pagar a pilotos e a pessoal de bordo ajudas de custo acima dos valores legais sem que os montantes sejam sujeitos a impostos, como vem na lei. Parte dos salários será mesmo depositada directamente na conta destes trabalhadores sem qualquer tratamento fiscal. As irregularidades e a falta de transparência do acordo assinado entre sindicatos e administração da empresa levaram à denúncia da situação junto da DGCI e do Ministério das Finanças.

De acordo com os documentos a que o i teve acesso, são fundamentalmente três os motivos que levaram ao pedido de averiguação: a TAP não está a respeitar os limites legais de isenção fiscal para os montantes pagos como ajudas de custo, a transportadora paga ajudas de custo mesmo que o trabalhador não esteja ao serviço da empresa e, por último, faz pagamentos regulares “por fora”, por isso não sujeitos a IRS ou TSU.

Ao autor da denúncia, a Direcção-Geral de Contribuições e Impostos respondeu que “qualquer remuneração de trabalho dependente, paga ou colocada à disposição do seu titular”, segundo a lei, “independentemente da qualificação que lhe seja dada em acordo de empresa, é sujeita a tributação em sede de IRS”. E explica que, relativamente à exposição feita, “a Direcção de Serviços do IRS só poderia pronunciar-se após análise detalhada a todos os elementos subjacentes ao pagamento das retribuições previstas no acordo de empresa e desde que as questões a equacionar se enquadrem no âmbito das suas competências”.

Ao i o Ministério das Finanças deu uma resposta igualmente lacónica e inconclusiva: “Há equipas da IGF em acções de verificação do cumprimento dos planos de redução de custos em empresas do sector empresarial do Estado. Essa actuação tem por objecto a análise da aplicação da redução de remunerações previstas na lei […]” Ou seja, a uma pergunta do i sobre fuga ao fisco e averiguação de factos, o ministério de Vítor Gaspar contrapõe com a redução de custos.

Notas do Papa Açordas: Não culpo as tripulações e a TAP, apenas culpo as equipas da IGF. Porque é que estas equipas não fiscalizam estes casos como fiscalizam um contribuinte normal? Ah, pois, alguém paga por fora!...

-

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Los vehículos del futuro



El nuevo modelo de coche de Nissan PIVO3 durante la presentación ante la prensa en Tokio , Japón. (REUTERS /Kim Kyung-Hoon)-(20minutos.es)
-

Jerónimo de Sousa acusa governo de manter “tachos dos amigos”

-

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, acusou hoje o Governo de manter "os tachos dos amigos, dos compadres, dos favoritos, nas empresas públicas", com a manutenção dos salários dos gestores até ao final dos mandatos.

"No momento em que cortam os subsídios de Natal e de férias, o Governo de Passos e Portas mais uma vez, depois de reafirmados os propósitos de conter com um teto os salários exorbitantes dos gestores públicos, acaba de decidir que esses gestores, a elite ao serviço do bloco direitista dos interesses, manterá todos os seus exorbitantes salários até ao final do mandato", afirmou Jerónimo de Sousa.

O líder comunista intervinha no encerramento da VII Assembleia da Organização Regional de Lisboa do PCP, no pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa.

"Tanta campanha, tanta propaganda, tanta mentira em relação a estes gestores e é ver agora Portas e Passos a dizerem o contrário do que disseram, mantendo os tachos dos amigos, dos compadres, dos favoritos, nas empresas públicas", acusou.

Enquanto "os salários dos trabalhadores são para reduzir para ficar em pele e osso", defendeu Jerónimo de Sousa, "a elite que ronda nos bancos do poder e nos conselhos de administração das grandes empresas privadas e públicas continua intocável".

Notas do Papa Açordas: O Secretário-Geral do PCP tem toda a razão. Efectivamente, este (des)governo apenas serve para salvaguardar o "tacho" dos seus apaniguados e manter o seu "status-quo"...

-

140 mil famílias deixaram de pagar casa aos bancos

-

Em três meses, 4557 novos particulares entraram em incumprimento no crédito à habitação, revelam dados do Banco de Portugal. Desemprego e perda de rendimentos são as razões apontadas.

Quase seis em cada cem famílias já não conseguem pagar o empréstimo da casa. Em apenas três meses (Junho a Setembro), o número de particulares com crédito vencido na habitação subiu 4557.

Ao todo, são já 140 447 os que estão nesta situação, contra os 135 891 registados no trimestre anterior e os 132 320 um ano antes.

A análise dos vários segmentos de crédito revela um panorama ainda mais dramático: no total contam-se já 668 874 pessoas em incumprimento.

O número de famílias com empréstimo à habitação desceu ligeiramente (menos 6753), mas os que deixaram de pagar o empréstimo seguem a tendência inversa.

Estes dados reflectem sobretudo a subida do desemprego e a perda de rendimentos.

Notas do Papa Açordas: Infelizmente, o número vai subir, e muito, em 2012 e 2013! Este (des)governo é incapaz de arranjar solução para estes casos...

-

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Para quem fala o presidente

-
Manuel António Pina

"Os próximos tempos podem ser insuportáveis para alguns dos
nossos concidadãos, em especial os reformados e os
desempregados", avisou ontem Cavaco Silva em Carregal do Sal.
O presidente apelou ao "espírito solidário dos portugueses" e a
um "diálogo frutuoso e construtivo" na AR de modo evitar "custos
insuportáveis" para uma parte da população e a "preservar a
coesão social e criar um ambiente social menos negativo" no país.

Ninguém contestará as palavras do presidente da República. Mas,
para serem ouvidas por aqueles a quem se dirige e assobiam para
o lado, não deveriam ter sido ditas e repetidas antes no Palácio de
Belém ao primeiro-ministro? Acredito que Cavaco Silva já o tenha
feito e que Passos Coelho conheça a sua preocupação com a "coesão
social" e o "ambiente social negativo" que o OE gerará.
Provavelmente até já a conheceria antes da elaboração do OE
para 2012. Mas, se a ignorou até agora, porque haverá ela de lhe
importar vinda de Carregal do Sal?

Já o apelo presidencial ao "espírito solidário dos portugueses",
supõe-se que dos mais ricos, ficaria talvez melhor em algum dos
fóruns empresariais a que Cavaco Silva regularmente vai. Talvez
aí o mais rico dos portugueses, o "trabalhador" Américo Amorim,
percebesse o que significa "solidariedade" (para os católicos, a
virtude cardial da "liberalitas") já que, nos seus domingos de missa,
nunca terá ouvido falar do pecado mortal da avareza.
(Jornal de Notícias)
-

Despedida al soldado muerto en Afganistán


El cuerpo de Joaquín Moya, fallecido en un atentado contra las tropas españolas durante un ataque insurgente en la localidad de Ludina, es despedido por sus compañeros. (Javier Lizón / EFE)-(20minutos.es)

-

domingo, 6 de novembro de 2011

-


VOU SER ROUBADO!


Decidi escrever este texto com duas intenções claras: a primeira, de desabafo, a segunda, de protesto. Estou farto de ouvir nas notícias que vou ser roubado. Até hoje nunca fui roubado. Esta vai ser a primeira vez. Felizmente nunca tive a necessidade de recorrer à polícia por um crime desse tipo. Agora, pela primeira vez na minha vida, sei com grande antecedência que vou ser roubado. Vão-me roubar muito dinheiro, o dinheiro dos subsídios de férias e de natal que conquistei com grande esforço, para o qual trabalho e ao qual acho que tenho direito. Não fiz nada para merecer este roubo. Sempre cumpri com as minhas obrigações, nomeadamente com as minhas obrigações fiscais, nunca deixei de cumprir com os meus compromissos financeiros, nunca deixei de pagar tudo aquilo que devia, nunca na minha vida roubei. Agora dizem-me que tenho que aceitar ser roubado por culpa dos erros de outros. Dizem-me também que aos responsáveis pelo facto de ter que ser roubado nada irá acontecer. Esses sim, aqueles que geriram mal os dinheiros públicos, aqueles que são os responsáveis pelas políticas que conduziram o nosso país à situação em que está, aqueles que gastaram dinheiros públicos muito para além das suas possibilidades,… foram eles que contribuíram para a situação em que se encontra o meu país. Não me recordo de ter tido algum comportamento ou ter feito algo que contribuísse para esta situação. Mas afinal, porque é que eu tenho que me deixar roubar e contribuir para pagar os erros de outros? Será que um dia também existirá o risco de me mandarem para a prisão por crimes que outros cometeram? Será que o meu erro foi, após anos a recibos verdes e a contratos a prazo, ter lutado com unhas e dentes para entrar para a função pública onde eu esperava encontrar estabilidade e segurança para assegurar segurança à minha família? Será este roubo uma inevitabilidade? Não quero acreditar! Quero lutar contra isto!


Gostaria de manifestar a minha indignação e a minha profunda revolta com esta situação que me recuso a aceitar e pela qual estou disposto a lutar como nunca lutei tanto por algo na minha vida. Pretendo lutar de todas as formas democráticas e pacíficas que se encontram disponíveis ou que venham a ser disponibilizadas para poder lutar e tentar evitar ser roubado.


Desde já agradecia a todos os que leiam este documento que agora torno público, que o reencaminhassem ao maior número de pessoas possível, que o divulgassem e afixassem, e me indicassem, através do email que a seguir identifico, todas as formas de luta e de protesto a que poderei recorrer e aderir para tentar evitar ser roubado. Conto com a ajuda de todos! Estou disponível e muito interessado por enveredar por todas as formas de luta e de protesto que sejam legais, apesar de duvidar da legalidade daquilo que me querem fazer.


Desde já agradeço a vossa atenção,


Filipe José Queirós Gomes
Psicólogo e Funcionário Público


Recebido por e-mail

-

Inmolaciones contra China



La policía intenta parar la acción de un manifestante tibetano que intenta inmolarse durante una protesta frente a la embajada en India. (Parivartan Sharma / REUTERS)-(20minutos.es)
-

Processo "Face Oculta" começa a ser julgado terça-feira

´-

O tribunal de Aveiro começa a julgar esta terça-feira o mega-processo Face Oculta que tem figuras mediáticas como o ex-ministro socialista Armando Vara, o ex-presidente da REN, José Penedos, e o seu filho Paulo Penedos.

O processo relacionado com alegados casos de corrupção e outros crimes económicos de um grupo empresarial de Ovar, ligado ao sector dos resíduos industriais e sucatas, chega à barra do tribunal cerca de um ano após a Polícia Judiciária de Aveiro ter concluído a investigação.

No banco dos réus vão estar sentados 36 arguidos (34 pessoas e duas empresas) que respondem por centenas de crimes de burla, branqueamento de capitais, corrupção e tráfico de influências.

O empresário das sucatas Manuel José Godinho é o principal arguido, estando acusado de 60 crimes, designadamente de associação criminosa, corrupção, tráfico de influências, furto qualificado, burla qualificada, falsificação de documentos e perturbação de arrematações.

Entre os arguidos estão o antigo ministro e ex-administrador do BCP, Armando Vara (acusado de três crimes de tráfico de influências), o ex-presidente da REN, José Penedos, que responde por dois crimes de corrupção e dois de participação económica em negócio e o seu filho, Paulo Penedos, advogado e ex-assessor jurídico da PT, acusado de um crime de tráfico de influências.

De acordo com o despacho de acusação do Ministério Público (MP), Manuel Godinho, que esteve preso preventivamente, gizou um plano, em data não apurada mas anterior a 2002, para favorecer as suas empresas na adjudicação de concursos e consultas públicas promovidos por empresas do sector empresarial do Estado, como a REN e a REFER-Rede Ferroviária Nacional, e empresas privadas.

Notas do Papa Açordas: Será que é agora que a Justiça irá reaver alguma da pouca credibilidade que tinha? Não cremos!...

-

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Bacelar Gouveia: “Suspensão dos subsídios é inconstitucional”

-

Constitucionalista afirma que medida afecta apenas uma parte da população activa
O constitucionalista Jorge Bacelar Gouveia disse esta sexta-feira à agência Lusa, no Porto, que a suspensão dos subsídios de Natal e de férias é "inconstitucional", porque atinge apenas uma parte da população activa.
"A suspensão dos subsídios de Natal e de férias é obviamente inconstitucional, porque atinge apenas uma parte daqueles que deveriam suportar esse encargo nacional. A culpa não é dos funcionários públicos", afirmou Bacelar Gouveia, à margem de uma conferência na Universidade Lusíada sobre ‘A centralidade do direito constitucional’.

Bacelar Gouveia acusou também o Governo de querer aplicar de forma "cega" um "imposto disfarçado", ao não distinguir entre bons e maus trabalhadores, com a agravante de usar um argumento não compreensível e contraditório de que a função pública ganha mais do que a privada.

Notas do Papa Açordas: Também esta é a opinião de alguns constitucionalistas portugueses. E o Sindicato dos Juízes aconselha as pessoas afectadas a interporem acções contra o Estado Português.

-

El Hierro


Fotografía de la actividad registrada junto al volcán submarino en la isla canaria de El Hierro. Este viernes han aparecido nuevas manchas nuevas en el sur. (Gobierno de Canarias / EFE)-(20minutos.es)
-

Era o único candidato no boletim de voto e perdeu

-

É bem provável que na manhã de domingo passado, o candidato German Antonio Londoño Roldan cantasse vitória ainda antes de abrirem as urnas. Afinal, o seu nome era o único que constava no boletim de voto nas eleições municipais de Bello, uma pequena cidade no Noroeste da Colômbia. Mas, mesmo assim, o político conservador não foi eleito. Perdeu para o voto em branco.

A lei determina que quando "nenhum dos candidatos" consegue mais de 50% dos votos, as eleições têm de ser repetidas. E foi isso que aconteceu: 56,7% dos eleitores preferiram não apoiar o único político que se mantinha na corrida; German Londoño ficou-se pelos 43,29%. Agora, os habitantes de Bello, uma cidade vizinha de Medellin, com 359.404 habitantes, irão novamente às urnas.

Primeiro, foi a favorita Luz Imelda Ochoa, do Movimento Bello Unido, que foi obrigada a retirar-se, depois de terem sido anulados milhares de assinaturas da sua candidatura por alegadas irregularidades. Depois, o Partido Liberal e o controverso Partido MIO, fundado pelo ex-senador Juan Carlos Martinez (a cumprir pena de prisão), decidiram desistir a favor de Londoño. O candidato ficou assim sozinho na corrida.

Mas a oposição não baixou os braços e um movimento de organizações cívicas e partidos políticos veio defender a cruz no quadrado "nenhum dos candidatos". Foi Luz Imelda Ochoa quem liderou a campanha pelo "voto em branco". E, ao contrário de Londoño, a quem a lei impede de voltar a concorrer, será ela a candidata à próxima volta. "Não é que Bello-Antioquía esteja a despertar; já despertou", disse à Radio Caracol.

Londoño é um amigo íntimo do ex-alcaide e senador Óscar Suárez Mira, membro da família que tem dominado a vida política local. Mas Mira está preso devido a ligações a uma organização paramilitar. O El Tiempo escreveu que Londoño o visitou pelo menos dez vezes na cadeia, o que não terá beneficiado a sua imagem. "Fui como amigo à prisão, mas não falámos de estratégias ou temas proselitistas", afirmou o candidato do Partido Conservador da Colômbia (PCC).

Notas do Papa Açordas: Que pena não haver este sistema de eleição em Portugal. Talvez os políticos fossem mais racionais... e não mentissem tanto!...

-

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Preparando os camellos


El peluquero Naim afeita el pelo al camello antes de mostrarlo para la venta en Riad, Arabia Saudi. (Fahad Shadeed / REUTERS)-(20minutos.es)
-

Tribunal Constitucional recusa último recurso de Isaltino

-

O Tribunal Constitucional (TC) rejeitou, segunda-feira, o pedido de reanálise do recurso de Isaltino Morais que fora recusado por aquele tribunal no passado dia 11 de Outubro. Em comunicado divulgado esta manhã, o TC informa que na sua sessão de 31 de Outubro “considerou transitado em julgado nessa data” o seu acórdão de 11 de Outubro.

O acórdão em causa rejeitara o pedido do presidente da Câmara de Oeiras para que fosse declarada inconstitucional a norma legal com base na qual o tribunal de Oeiras indeferiu, em 2009, o pedido para que o seu julgamento fosse feito por um tribunal com jurados e não por um tribunal colectivo - como veio a acontecer.

Inconformado com a decisão do Tribunal Constitucional e apostando na prescrição de parte dos crimes pelos quais foi condenado, que segundo algumas fontes poderá ocorrer no final desta semana, Isaltino esperou pelo último dia do prazo legal para tentar mais um adiamento do trânsito em julgado do acórdão, requerendo ao TC a reanálise do recurso.

A decisão hoje divulgada impede que o arguido possa voltar a pôr em causa aquele acórdão no TC, mas nada garante que ela implique o trânsito em julgado do acórdão da Relação de Lisboa que o condenou a dois anos de prisão efectiva.

Notas do Papa Açordas: Será agora que este "artista" vai ver o sol aos quadradinhos? É escandalosa a forma como a "Justiça" tem trabalhado este caso... Se fosse um simples mortal, há muito que estava "dentro"...

-

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Protesta por satirizar la Ley Sharia


Una pareja de policías franceses delante de las oficinas de la revista francesa satírica Charlie Hebdo en París, después de que la revista publicara una sátira sobre la Ley Sharia. (Benoit Tessier / REUTERS)-(20minutos.es)
-

O medo da Democracia

-
Manuel António Pina

Bastou o primeiro-ministro grego anunciar que consultará o
povo, através de referendo, sobre as novas e gravosas medidas
de austeridade e perda total da soberania orçamental impostas
ao país pelos "mercados" e seus comissários políticos em
Bruxelas e nos governos de Berlim e Paris para cair a máscara
democrática desta gente.

Na pátria da Democracia, o Governo decide-se por um processo
democrático básico e Sarkozy fica "consternado" e considera a
decisão "irracional" enquanto alemães e FMI se mostram
"irritados" e "furiosos" com ela. E Merkel e Sarkozy assinam
um comunicado conjunto dizendo-se "determinados" a fazer com
que a Grécia cumpra as suas imposições e lhes ceda o que ainda
lhe resta de soberania; só lhes faltou acrescentar "queiram os
gregos ou não queiram" e mobilizar a Wehrmacht e a "Force de
Frappe"...

Até Paulo Portas, ministro de uma coligação eleita com base em
compromissos eleitorais imediatamente rasgados mal tomou
posse, está "apreensivo".

O medo que esta gente, que tanto fala em Democracia, tem da
Democracia é assustador. Aparentemente, o projecto de
suspensão da Democracia por 6 meses (ou por 48 anos) estará já
em curso. Pinochet aplicou no Chile as receitas de Milton
Friedman suspendendo sangrentamente a Democracia. Como é
que "boys" de Chicago como Gaspar ou Santos Pereira, que
chegaram a ministros sem nunca antes terem governado sequer
uma mercearia, o fariam em Democracia? (Jornal de Notícias)
-

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Protesta vegana


La presentadora de televisión Sarah-Jane Honeywell toma parte en una protesta vegana auspiciada por la plataforma de derechos animales PETA en Londres, Reino Unido. (Andy Rain / EFE)-(20minutos.es)
-

Tribunal decreta arresto do campo do Marítimo

-

O juiz da segunda secção da Vara Mista do Funchal decretou o arresto do Campo do Marítimo em Santo António e dos subsídios do Instituto do Desporto da Madeira ao clube.

O arresto foi requerido pela empresa AFAVIA - Engenharia e Construções SA (AFA) que moveu um procedimento cautelar contra o Club Sport Marítimo por uma dívida de 2004, relativa à construção da segunda fase do complexo desportivo localizado em Santo António, no Funchal.

Além de interpor o arresto preventivo sobre a infra-estrutura desportiva, a AFA solicitou também a garantia dos subsídios concedidos ao clube pelo Instituto do Desporto da Madeira, como forma de assegurar a satisfação de um crédito que, com os juros, atinge os 7,4 milhões de euros.

O clube madeirense que vai apresentar recurso da decisão cautelar proferida no processo nº 408/11.6 TCFUN pelo juiz Filipe Câmara, fica, quando transitar em julgado, impedido de alienar ou vender o referido património até que seja saldada a dívida reclamada pela maior construtora regional.

O Marítimo, através do presidente Carlos Pereira, justificou a falta de pagamento com os atrasos nos apoios financeiros a conceder pelo governo regional no âmbito dos contratos-programas celebrados com o clube.

Notas do Papa Açordas: Mais uma das obras encapotadas do sr. Alberto... Este é o resultado da "falência" do (des)governo regional...

-