quarta-feira, 31 de agosto de 2011

45.000 personas en la Tomatina


Un joven disfruta en Buñol (Valencia) durante su célebre batalla de tomates, la Tomatina, con cerca de 45.000 jóvenes procedentes de todo el mundo que se han enfrentado por las angostas calles de la población agotando una munición de 120 toneladas de esta hortaliza. (Manuel Bruque / EFE)-(20minutos.es)
-

Bruxelas confirma “deslize” de 500 milhões na Madeira e reclama melhor monitorização

-

A Comissão Europeia confirmou hoje “deslizes” nas contas públicas da Madeira na ordem dos 500 milhões de euros, que agravam o défice português em 0,3 por cento do PIB, e reclamou uma melhor monitorização para prevenir novas derrapagens.

Em declarações à Lusa, o porta-voz da Comissão responsável pelos Assuntos Económicos e Monetários, Amadeu Altafaj Tardio, confirmou a notícia hoje veiculada pelo Diário de Notícias sobre a “duplicação” de dívidas e despesas do Governo Regional, inicialmente estimada em 223 milhões de euros, na avaliação da troika de meados de Agosto, mas que afinal atingem os 500 milhões.

O porta-voz apontou que os deslizes se devem a “dívidas de uma empresa do Governo Regional com problemas financeiros” (Estradas da Madeira) e a “um acordo abortado de Parceria Público-Privada” (PPP).

Segundo a Comissão, “estes deslizes exigem uma monitorização e gestão eficientes” por parte das autoridades regionais mas também locais, dada a necessidade de “conter riscos orçamentais, ao mesmo tempo que se procura melhorar as perspectivas de competitividade e crescimento, para toda a República Portuguesa”.

Notas do Papa Açordas: Afinal, não eram apenas os 277 milhões... AJJardim criou as Estradas da Madeira para fazer mais umas dívidas de milhões e exigir aos "cubanos" que paguem... a crise dele, claro!... Estupidez mais completa, certamente, não existe!

-

Governo quer reforçar corte de funcionários públicos

-

O governo pretende aumentar a meta de redução de funcionários públicos de 1% para 2% ao ano, até 2014, avança o Diário Económico. Isto significa que serão despedidos anualmente dez mil funcionários em vez de cinco mil, número estabelecido no memorando com a troika.


Segundo o mesmo jornal, o governo não está satisfeito com os resultados dos cortes nos salários dos trabalhadores e por isso, é necessário avançar com uma redução mais forte.
Esta medida, que entrará em vigor a partir do próximo ano, está integrada no Documento de Estratégia Orçamental (DEO) que será apresentado esta quarta-feira pelo ministro das Finanças, Vítor Gaspar, e por Passos Coelho no encontro com a chanceler alemã, Angela Merkel, o chefe do governo espanhol, José Luís Zapatero, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy.

Notas do Papa Açordas: Bastava ao governo esperar pela reforma dos milhares de funcionários que querem sair ou, ainda mais rápido, dar um ou dois anos de bónus...

-

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Rebeldes líbios en la casa del hijo de Gadafi


Rebeldes libios inspeccionan el interior de la casa de Saif al-Islam, hijo del líder libio, Muamar al-Gadafi, en Trípoli (Libia). La vida en Trípoli vuelve poco a poco a la normalidad, una semana después de la toma de la capital libia por parte de las fuerzas rebeldes. El paradero de Gadafi sigue siendo un misterio. Medios de comunicación locales aseguran que los apagones eléctricos y las interrupciones en el suministro de agua son frecuentes.(Ciro fusco / EFE)-(20minutos.es) -



Alegria en Líbia



Imagen del 28 de agosto de unos rebeldes libios en un vehículo en las afueras de la localidad de Brega, 240km al suroeste de la ciudad de Bengasi, en el este del país. Las fuerzas rebeldes libias avanzaban el lunes hacia la ciudad natal de Muamar Gadafi, Sirte, esperando dar el golpe que remache su revolución pero aún sin estar seguros de que el antiguo hombre fuerte del país se oculte allí. (Darrin Zammit Lupi / REUTERS)-(20minutos.es)
-

Alunos da Escola de Polícia com Certificados falsos

-

Três alunos do curso da Escola Prática de Polícia (EPP) terão falsificado os certificados de habilitações do 12.º ano, informou hoje a Direção Nacional da PSP, que vai enviar as suspeitas para o Ministério Público.

Os documentos em causa foram apresentados durante o processo de candidatura e seleção e neste momento os três alunos visados frequentam o Curso de Agentes da PSP na EPP, estando, à semelhança dos restantes formandos, em período de férias escolares.

"A Escola Prática de Polícia teve conhecimento, por intermédio de uma unidade militar, da existência de certificados falsos. Até ao momento e após consulta de todos os processos em curso, foram detetadas irregularidades em três situações", referiu a Direção Nacional da PSP à Agência Lusa.

As autoridades solicitaram a confirmação da veracidade dos certificados de habilitações literárias "às escolas secundárias envolvidas" e foi "aberto um processo disciplinar por cada um dos casos identificados".

A Direção Nacional da PSP confirma ainda que "será dado conhecimento destas diligências, pela via oficial, ao Ministério Publico".

A Escola Prática de Polícia, situada em Torres Novas, é o único estabelecimento de ensino no país responsável pela formação e instrução de todos os agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP), que após concluírem os respectivos cursos são colocados a nível nacional.

Notas do Papa Açordas: Coitados, limitaram-se a seguir o exemplo do sr. Sócrates... Porque é que estes candidatos, em vez de falsificarem os certificados, não foram para um curso das Novas Oportunidades?

-

Passos Coelho demite patrão das secretas

-

Passos Coelho fala hoje com o secretário-geral do Sistema de Informações da República

O chefe das secretas pode ir para a rua hoje mesmo. Pedro Passos Coelho recebe Júlio Pereira em S. Bento e o destino do secretário-geral do Sistema de Informações da República (SIRP) está traçado. Demite-se ou é exonerado pelo primeiro-ministro. A gota de água foi a divulgação do último escândalo em que está envolvido Jorge Silva Carvalho, ex-director do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), actualmente quadro da Ongoing de Nuno Vasconcelos e José Eduardo Moniz, e que foi chefe de gabinete de Júlio Pereira no SIRP.

Jorge Silva Carvalho montou uma operação no SIED, designada "Lista de Compras", através da qual obteve a lista de SMS e de chamadas telefónicas do jornalista Nuno Simas, então no Público e hoje director de informação adjunto da Lusa, entre 19 de Julho e 12 de Agosto de 2010.

A lista foi obtida com a colaboração de um funcionário da Optimus, não identificado, que pode trabalhar pontualmente para o SIED ou ser mesmo um elemento infiltrado na empresa de telecomunicações de Belmiro de Azevedo.

Silva Carvalho pode ser acusado pelos crimes de devassa da vida privada, devassa por meio informático, violação de telecomunicações, violação de segredo, aproveitamento indevido do segredo, agravação, abuso de poder, violação de segredo de telecomunicações. O interesse de Silva Carvalho em Nuno Simas pode estar relacionado com um conjunto de notícias sobre o SIED assinadas pelo jornalista no Público. Numa delas contava-se que uma lista de agentes do SIED constavam do site oficial da Presidência do Conselho de Ministros. Um erro dos serviços, que colocaram os nomes de todos os agentes autorizados a irem ao gabinete de Júlio Pereira na Gomes Teixeira e que inicialmente entravam na presidência do Conselho de Ministros sem qualquer controlo.

Notas do Papa Açordas: As Secretas portuguesas mais parecem brincadeiras de moço do que serviços essenciais à segurança do Estado...Atendendo a tudo isto, já acredito nas escutas a Cavaco Silva, pelo governo de Sócrates...

-

domingo, 28 de agosto de 2011

Limites aos sacrifícios dos portugueses não devem "estar muito longe"

-

O Presidente da República, Cavaco Silva, admitiu hoje que os limites aos sacrifícios pedidos aos portugueses não devem "estar muito longe", defendendo que "não podem nunca faltar recursos para as situações de emergência social".

O Chefe de Estado falava aos jornalistas em Campo Maior, depois de presidir à abertura oficial das Festas do Povo, onde foi questionado sobre se há limites relativamente ao que se pede aos portugueses e se aqueles estarão a ser atingidos.

"Não devemos estar, de facto, muito longe. Eu disse que se devia ter em conta o limite que se pode exigir ao cidadão comum" e é relativamente a esses "que nós temos que pensar como, neste tempo de dificuldades, assegurar uma vida digna".

Por isso, sustentou Cavaco Silva, “não podem faltar nunca recursos para as situações de emergência social”.

“E eu espero que seja essa a vontade, não apenas do Governo, mas também da Assembleia da República”, defendeu.

Notas do Papa Açordas: Oxalá que, na próxima reunião que tiver com o primeiro-ministro, saiba transmitir as mesmas preocupações... O sr. Presidente devia de ser mais interventivo e participativo junto do governo...

-

Rolls-Royce real


Este lujoso automóvil fue adquirido en 1911 para la coronación de Jorge V y la reina María. El vehículo será subastado el 16 de septiembre y se espera que su precio final oscile entre 343.000 y los 457.000 euros. (Bonhams / EFE)-(20minutos.es)
-

sábado, 27 de agosto de 2011

Huelga en Chile



Segundo día de huelga general en Chile, convocado por el principal sindicato del país, donde el presidente Sebastían Piñera está en un momento de popularidad muy bajo. Los estudiantes chilenos, movilizados desde el pasado mayo en demanda de una mejor educación, coparon las marchas en la segunda y última jornada del paro. (Felipe Trueba / EFE)-(20minutos.es)
-

PSD e CDS travam imposto do BE sobre as grandes fortunas

-

Projecto do BE taxa o património, incluindo cabeças de gado e ouro. A proposta do governo de imposto sobre os ricos só avança em 2012

O PSD e o CDS são contra a proposta do Bloco de Esquerda de taxar o património dos mais ricos. Os dois partidos da coligação vão opor-se a esta iniciativa com o argumento de que é de difícil aplicação prática.

Em cima da mesa está o facto de os parceiros de coligação esperarem pela proposta de lei do governo que deve ser apresentada para a semana, mas que só entrará em vigor no próximo ano. A medida do executivo, que vai ser discutida em sede de Orçamento do Estado para 2012, vai em sentido contrário à do BE, taxando apenas o rendimento, como foi defendido pelo Presidente da República.

Isto porque o projecto de lei do BE, apresentado ontem pelo líder da bancada parlamentar, Luís Fazenda, visa os bens patrimoniais acima dos dois milhões de euros como valores mobiliários, quotas, acções ou obrigações, créditos, terrenos e imóveis, veículos, gado, ou ouro e prata.

O PSD diz não a uma taxa deste género. "O Bloco quer uma taxa sobre o património. Como é que o Estado sabe o ouro e prata que uma pessoa tem? Vamos analisar a questão com seriedade, ponderação", explica ao i o vice-presidente da bancada parlamentar, Luís Menezes. Sem avançar a posição final do partido, o deputado remete para a solução do executivo: "O governo já disse que está a estudar a situação. Não podemos fazer a lei mal feita, à pressa. É preciso ter cabeça, tronco e membros."

Notas do Papa Açordas: Se existissem dúvidas sobre a posição do PSD e CDS nesta matéria, elas se dissipariam rapidamente: NÃO ESTÃO INTERESSADOS EM TAXAR AS GRANDES FORTUNAS!...


-

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

‘Irene’ se acerca a EE UU


El Centro Nacional de Huracanes de EE UU vaticina que el huracán ‘Irene’ alcanzará la categoría 4, de un máximo de 5. Carolina del Norte ha comenzado la evacuación. (REUTERS)-(20minutos.es)

-

PCP acusa governo de promover “fait-divers” com imposto sobre grandes fortunas

-

O PCP classificou hoje de “fait-divers” a intenção do Governo de estudar uma forma de taxar as grandes fortunas, acusando o Executivo de criar “um quadro de ilusão” quando as “condições de vida” estão a ser “agravadas”.

“Estamos perante um ‘fait-divers’ em que se procura criar falsas expetativas àqueles que estão, de facto, hoje a ver cada vez mais as suas condições de vida agravadas. Está a criar-se um quadro de ilusão que é essa taxa que vai resolver os problemas da injustiça na distribuição do rendimento em Portugal”, afirmou Fernanda Mateus, da comissão política do PCP.

Em conferência de imprensa na sede comunista, em Lisboa, convocada para falar sobre a taxa social única, Fernanda Mateus, disse que o PCP tem apresentado no Parlamento “muitas iniciativas” para uma melhor distribuição da riqueza e “seguramente” continuarão “nessa linha de iniciativas”, admitindo, assim, que os deputados comunistas possam apresentar um projeto de lei sobre a taxação das grandes fortunas.

“O dado objetivo concreto que está em cima das cabeças de todos os portugueses são as medidas que têm vindo a ser implementadas que estão a agravar exponencialmente a distribuição dos rendimentos, em detrimento e de forma injusta relativamente àqueles que vivem do seu trabalho, aqueles que estão desempregados e querem obter emprego e aqueles que estão reformados ou se encontram em situação de pobreza”, afirmou.
“Tudo o resto é mera especulação”, sublinhou Fernanda Mateus.

Nota do Papa Açordas: Também não me parece que o governo PSD queira taxar as grandes fortunas. Já teve oportunidade de o fazer e rejeitou sempre essa hipótese...É mais um "fait-divers"...

-

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Tripoli


Un rebelde apunta hacía donde supone que hay un francotirador de Gadafi en Trípoli. (Zohra Bensemra / REUTERS)-(20minutos.es)
-

Apple ‘versus’ Samsung


Una tableta iPad 2 de la firma estadounidense Apple y una Galaxy Tab de la coreana Samsung, en una corte de Duesseldorf, Alemania. Informaciones locales sostienen que la empresa de tecnología Apple ha logrado detener la comercialización de la nueva tableta Galaxy en Alemania al ser muy parecido a su modelo. Apple inició un proceso contra su competidora Samsung, por supuesta violación de varias de sus patentes. Samsung ha dicho que Apple la copió de unos dispositivos planos que aparecen en la película de Kubrick '2001: Una odisea en el espacio'. ( Rolf/EFE)-(
20minutos.es)
-


Paulo Portas apoia em força campanha na Madeira. PSD incomodado

-

Para além das Jornadas do CDS, Portas voltará para o final da campanha

Continua a troca de mimos entre PSD e CDS com a Madeira em pano de fundo. E para que a coisa azede ainda mais sucedem-se as visitas de Paulo Portas à autonomia regional, onde vai encerrar as próximas jornadas parlamentares do CDS, marcadas para 5 e 6 de Setembro, e regressará para a última fase da campanha eleitoral, em Outubro. O líder do CDS-M, José Manuel Rodrigues, disse ao i que a visita já foi combinada com Portas, mas espera pelas jornadas parlamentares para confirmar a data.

Estas visitas provocam mal-estar no PSD, parceiro de coligação no governo da República. Guilherme Silva, da Comissão Política Regional do PSD-Madeira, diz que "a região autónoma não precisa de políticos nacionais" e que as visitas do líder nacional do CDS mostram que não compreende o sentido da autonomia regional: "Se entendesse bem a autonomia, Paulo Portas não teria este tipo de postura." O deputado que representa a Madeira na Assembleia da República ainda acrescenta que "para o PSD estas visitas são ajudas, pois confirmam que o PSD é o único partido que garante a autonomia e os nossos resultados dos últimos anos provam que os madeirenses percebem isto".

José Manuel Rodrigues, que não poupa críticas à governação de Alberto João Jardim, defende não haver uma presença de Portas na ilha maior que nas campanhas anteriores. A tese suportada igualmente por João Almeida, vice-presidente do grupo parlamentar centrista, que recorda ter havido um apoio muito superior de Portas ao CDS-Açores durante a última campanha eleitoral no arquipélago, com visitas a todas as ilhas. Mas desta vez Portas é parceiro de coligação do PSD de Passos Coelho no governo. Nem por isso o social-democrata Alberto João Jardim é agora poupado pelo CDS.

Notas do Papa Açordas: O sr.Guilherme Silva, acólito do sr.Jardim, diz que "a região (Madeira) não precisa de políticos nacionais"... e o "contenente" precisá de políticos regionais?...

-

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Periodistas retenidos en Líbia


Los miembros de los medios de comunicación se reúnen en el sótano del hotel Rixos en Trípoli, donde están retenidos por fuerzas leales a Gadafi. (Paul Hackett / REUTERS)-(20minutos.es)
-

Facturas não contabilizadas de mais de 6 milhões de euros no Instituto do Desporto

-

O ministro dos Assuntos Parlamentares, que tutela o Desporto, anunciou esta tarde que, nos últimos dois dias, descobriu facturas não contabilizadas no Instituto do Desporto de Portugal no valor de 6 milhões e 780 mil euros. O caso será averiguado pelo Tribunal de Contas e Ministério Público.

Em apenas cinco minutos e na sua primeira intervenção na Comissão de Educação, Ciência e Cultura (a sua presença tinha sido requerida pelo PS), Miguel Relvas admitiu ter ficado “surpreendido” por ter descoberto “nas últimas 48 horas” que o Instituto do Desporto de Portugal (IDP) não contabilizou um vasto conjunto de facturas desde 2004.

“São facturas que não existem na transição de pastas, nem na contabilidade. Só em 2010 são 45 facturas e em 2011 625 facturas. Não é normal, nem aceitável que um instituto público tenha facturas não contabilizadas no valor de 6 milhões e 780 mil euros”, explicou.

O conjunto de facturas foi encontrado numa “sala fechada” da sede do IDP pela nova direcção do organismo, presidida por Augusto Baganha.

Relvas anunciou ainda que “a receita que estava consignada” ao IDP e oriunda da Santa Casa da Misericórdia – dois milhões de euros – não serviu para “cumprir os objectivos assumidos”.

O ministro lamentou que as dívidas do IDP “que não estão contabilizadas e que vêm desde 2004” tenham de vir a ser assumidas pelo Governo. E questionou: “Como é que é possível chegar a esta situação quando existem entidades de fiscalização?”, acrescentando que “a matéria será investigada pelo Tribunal de Contas e pelo Ministério Público”.

Miguel Relvas disse ainda que pediu para que fosse averiguada a possibilidade de existir uma duplicação de facturas, mas o resultado foi negativo.

Notas do Papa Açordas: Mais um esqueleto que estava guardado no armário. O sr. Laurentino Dias, qual virgem impoluta e defensor de causas ainda sem ter inscrição feita na OA, diz-se inocente e desconhecer o caso... Em que ficamos?...

-

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Más de tres kilos de coca en las pantorillas


Fotografía facilitada por la Policía Nacional de uno de los dos muleros que han sido detenidos por la Policia Nacional en el aeropuerto de San Pablo de Sevilla, acusados de un delito de tráfico de droga tras ser sorprendidos con 3,3 kilogramos de cocaína de gran pureza en paquetes adosados a las pantorrillas. (EFE)-(20minutos.es)
-

Jardim, ou a megalomania da governação desgovernada

-

Madeira debaixo de fogo. Estrutura governativa da região é mais pesada que a do continente. O próprio PSD reconhece

Vinte e oito direcções regionais, cinco institutos, 33 empresas, algumas tecnicamente falidas, fazem o leque da estrutura governativa da Região Autónoma da Madeira. Uma máquina que o PSD-Madeira reconhece ser maior que a do continente, mas diz não ser um problema apenas da região.

Só as empresas públicas ou participadas da Região Autónoma da Madeira fecharam o ano passado com 33,6 milhões de prejuízo e resultados transitados negativos de 471,7 milhões de euros. As 33 e três empresas públicas ou participadas pela região devem 5242 milhões de euros, um valor superior a toda a riqueza gerada pela actividade económica. 44,7% da dívida das empresas regionais corresponde a endividamento directo junto da banca.

No comício de rentrée do PSD em Porto Santo, Jardim assumiu a derrapagem financeira detectada pela troika, no montante de 277 milhões de euros. Entre as nódoas apontadas à execução de Jardim está o rombo financeiro dos tais 277 milhões de euros nas contas públicas de 2011, em consequência do empréstimo concedido à SESRAM (Serviços de Saúde da Região Autónoma da Madeira E.P.E.), a empresa regional encarregada da prestação de cuidados de saúde.

A dimensão da máquina regional "corresponde a uma época passada e que tinha lugar igualmente no continente", defende o deputado madeirense do PSD Guilherme Silva. É também de épocas que fala o líder do CDS-Madeira, José Manuel Rodrigues, mas para dizer que o mérito de Alberto João Jardim diz respeito a outros tempos, pois a realidade da governação é "gastar o que não tem". O CDS-Madeira não perdoa e acusa o presidente do governo regional de ser responsável pelo atraso no pagamento aos fornecedores, por "inúmeras falências e consequente aumento do desemprego" na região autónoma. No fundo, são as poucas empresas privadas a financiar o sector público, seja através da banca, seja através das dívidas aos fornecedores. José Manuel Rodrigues considera João Jardim incapaz de resolver a situação de derrapagem financeira e a falta de liquidez que o próprio já admitiu e sublinha que o governo regional está "refém de um lóbi da construção civil no PSD-Madeira que força investimentos insustentáveis".

Notas do Papa Açordas: Não há pai para AJJardim!... No imenso manicómio em que está transformada a Madeira, ele é realmente o CHEFE!... Manter a este preço a Madeira, não deve ser bom para Passos Coelho!...

-

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

“Geração à Rasca” volta às ruas no dia 15 de Outubro

-

O endurecimento recente das medidas de austeridade, os cortes nos apoios sociais e a falta de oportunidade de participar neste tipo de decisões levaram os organizadores do protesto Geração à Rasca, em conjunto com outras associações, a marcarem uma nova manifestação, desta vez para dia 15 de Outubro.

O movimento que ficou conhecido por no dia 12 de Março ter conseguido juntar nas ruas de Lisboa cerca de 200 mil pessoas – e mais 100 mil em todo o país – numa manifestação contra a precariedade laboral e vários outros assuntos relacionados com a crise internacional, avança agora para um novo protesto que coincide com um outro que terá lugar em Espanha.

“O dia 15 de Outubro foi escolhido por ser uma manifestação internacional de solidariedade com Espanha, sendo que há questões transversais aos dois países”, explicou ao PÚBLICO Paula Gil, uma das fundadoras do protesto “Geração à Rasca”, que deu entretanto origem ao Movimento 12 de Março (M12M). Em Espanha, no mesmo dia, acontecerá um protesto marcado pela plataforma Democracia Real Já, que também organizou a manifestação que teve lugar em Madrid no passado mês de Maio.

Mas Paula Gil esclarece que em Portugal existem outros motivos muito concretos que justificam que o país avance para uma nova acção em nome da coesão social. “No caso de Portugal tem havido um claro défice de democracia participativa, nomeadamente com as recentes medidas de austeridade. Estamos a pagar uma dívida sem saber como nem porquê e sem haver uma consulta pública sobre o assunto. Mais uma vez, e de forma injusta, são os mais vulneráveis que vão pagar a crise. Precisamos de imparcialidade na aplicação de medidas para impedir favorecimentos”, reforçou Paula Gil.

Notas do Papa Açordas: Oxalá o Movimento Geração à Rasca tenha o êxito que teve em 12 de Março, contra os anteriores coveiros da Nação, pois os novos seguem o mesmo caminho...

-

Lleva un corazón artificial permanente


Pedro Antonio Pérez García, de 67 años, a su salida del hospital 12 de Octubre de Madrid, tras recibir el alta médica de la intervención en la que se le implantó un corazón artificial permanente. (Fernando Alvarado / EFE)- (20minutos.es)
-


Queda de Tripoli ocorrerá dentro de horas e resultará no fim do regime, dizem rebeldes líbios

-

Os rebeldes esperam assumir o controlo total de Tripoli dentro de "algumas horas" e isso resultará na queda do regime de Kadhafi, afirmou hoje o representante no Reino Unido do Conselho Nacional de Transição (CNT), Guma el-Gamaty.

"Esperamos que, em algumas horas ou dias, a cidade esteja sob total controlo dos combatentes da liberdade, e então o CNT mudar-se-á para Tripoli e assumirá ali a liderança do país", disse Guma el-Gamaty à BBC.

Gamaty acredita que a queda da capital líbia será o último passo para a saída de Muammar Kadhafi do poder.

"Estamos agora a observar o fim. Kadhafi sempre disse que enquanto mantivesse Tripoli ele tinha algum poder. Agora que está a perder Tripoli, é o fim", enfatizou.

O CNT passou a ser o representante oficial da Líbia no Reino Unido desde que o governo britânico reconheceu, a 27 de julho, legitimidade aos rebeldes para liderar o país norte-africano e ordenou a expulsão do pessoal diplomático do regime.

Notas do Papa Açordas: Um ditador a abater na minha vista lista de ditadores de todo o mundo. O próximo, será o da Síria? Oxalá que não demore muito tempo...



-

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Tragedia en el festival


Festivaleros recogen sus pertenencias para abandonar el recinto del Festival de Música Pukkepop en Kiewit (Bélgica) después de que ayer se desplomasen varios escenarios. El número de fallecidos en el popular festival de música se elevan ya a cinco después de que ayer se desplomasen varios escenarios y carpas a causa de una fuerte tormenta. (Marco de Swart / EFE)-(20minutos.es)
-

C de Cerveja

-

Por Pedro Carvalho, nutricionista*

Depois do tremoço e do amendoim, esta semana falamos sobre a fiel companheira de ambos num final de tarde estival: a cerveja.

À semelhança do tremoço, durante o império romano a cerveja era considerada a bebida das classes mais desfavorecidas e dos bárbaros, pois nesta época era o vinho que fazia o deleite das elites.

Curioso é também o facto de a cerveja ser a bebida alcoólica menos calórica – uma imperial tem cerca de 70kcal - e estar constantemente a ser conotada com a célebre “barriguinha”. Pois bem, a maioria das bebidas alcoólicas adquire o seu valor calórico através da quantidade de álcool, e de açúcar em alguns casos - espumantes, vinhos generosos e licores, por exemplo. Não tendo a cerveja açúcar e sendo a bebida alcoólica mais pobre neste calórico nutriente (um grama de álcool fornece quase tantas calorias quanto um grama de gordura) é fácil perceber que não será certamente pelo consumo moderado de cerveja que a barriguinha vai ficando proeminente.

Relativamente às propriedades nutricionais da cerveja, esta é fundamentalmente uma bebida com mais de 90 por cento de água, quatro a cinco por cento de álcool (com excepção das cervejas gourmet) e quantidades vestigiais de fibra solúvel e hidratos de carbono. É uma fonte de vitaminas do grupo B e de alguns minerais destacando-se um ratio potássio - sódio muito favorável e co-responsável (juntamente com o álcool) pelo efeito diurético desta bebida.

É difícil dissociar se a origem dos efeitos positivos na saúde do consumo moderado de cerveja derivam do seu teor em álcool, se de outros componentes nutricionais. Em todo o caso, alguns estudos epidemiológicos revelam um menor risco de desenvolvimento de diabetes associado ao consumo moderado de cerveja, tal como uma melhoria da densidade mineral óssea. Neste último caso, para além do efeito positivo do etanol, existe outro mineral específico da cerveja que promove a formação óssea: a sílica. Também na prevenção de eventos cardiovasculares e formação de trombos, a cerveja desempenha um papel significativo sendo o seu consumo regular muito importante para manter este efeito.

Em suma, todas as vantagens descritas poderão ser obtidas respeitando dois critérios no consumo: regularidade (quase todos os dias) e moderação (dois a três copos por dia). A partir de agora, em vez de culpar a cerveja pela “barriguinha”, poderá contar o número de copos em cima da mesa ou o tipo de aperitivos que a acompanhou!

*Professor Assistente Convidado da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto

-

Associação de análises clínicas receia desparecimento de metade do sector

.-

Os cortes nos exames médicos e análises anunciados pelo Governo vão sair mais caros ao Estado, vão acabar com mais de metade do setor e deixar no desemprego perto de 20 mil pessoas, garantiu hoje a associação de laboratórios.

Esta medida significa a "destruição do sector privado: corta-se o mercado e corta-se os preços. Os pequenos e médios laboratórios vão ter enorme dificuldade em sobreviver, porque o Estado é o seu principal cliente", afirmou o presidente da Associação Nacional de Laboratórios (ANL), António Taveira.

O responsável, que se afirma "muitíssimo preocupado", lembra que a maioria dos laboratórios do país são de pequena e média dimensão e que esta medida terá um impacto superior a 50 por cento do setor e afetará entre 15 e 20 mil empregos diretos, "altamente qualificados".

Na opinião do responsável, não é só o setor privado das análises que é prejudicado pela medida, os próprios utentes também o serão, pois vão ter “impedido ou dificultado o seu acesso à prestação de serviços de saúde”.
O próprio Estado sairá a perder deste negócio, considera António Taveira, citando estudos feitos “que comprovam que as análises ficam mais baratas ao Estado do que feitas no setor público”.

Notas do Papa Açordas: Estes cortes na saúde, fazem-me lembrar o espanhol com o cavalo. Não sabem, eu conto. Um espanhol tinha um cavalo e apostou em como ele se havia de habituar a não comer. Pois bem, se disse melhor o fez, e cada dia que passava lhe dava menos ração. Às tantas o cavalo morreu. Tendo o vizinho lhe perguntado o porquê da morte do bicho, ele limitou-se a dizer: "Agora que, praticamente, se tinha deshabituado a comer"... Atenção, pois, sr.ministro da Saúde!...

-

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Protesta feminista en Ucrania



Dos policías ucranianos detienen a una manifestante del grupo feminista FEMEN, cerca del tribunal del distrito de Pecherskyi, en Kiev (Ucrania). Las activistas se encuentran manifestándose contra lo que consideran una ola de represión gubernamental frente a la oposición política. Por su parte, los simpatizantes de la exprimera ministra Yulia Timoshenko continúan protestando por su detención el pasado 5 de agosto. Timoshenko se encuentra bajo arresto acusada de abuso de poder durante su mandato. (Sergey Dolzhenko / EFE)-(20minutos.es)

-

Governo tomará decisão sobre TGV em Setembro

-

O Ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, remeteu para Setembro uma decisão sobre a rede de alta velocidade, que, disse, procurará articular com as autoridades espanholas. Ministro do Fomento espanhol diz que Portugal “precisa de tempo” para estudar as formas e os custos das linhas de TGV.

“Em relação ao comboio de alta velocidade, comuniquei ao senhor ministro [José Blanco] que a intenção é chegar internamente a uma decisão em Setembro, articulando essa decisão com as autoridades espanholas”, afirmou Santos Pereira depois do encontro de hoje em Madrid com José Blanco no âmbito da ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid e entre Porto e Vigo.

Santos Pereira prestou apenas uma declaração, sem direito a perguntas, tendo José Blanco permanecido depois da sala de imprensa para responder aos jornalistas.

Questionado sobre o eventual impacto que uma decisão definitiva de suspensão do TVG por Portugal tenha nas contas do projecto do lado espanhol – dado o envolvimento de fundos europeus – Blanco escusou-se a antecipar posições.

“Estão a analisar o projecto. Em nenhum caso disseram que suspenderiam o projecto, adiam até tomar uma decisão definitiva, que se conhecerá no mês de Setembro. Não façamos hipóteses sobre uma decisão que não conhecemos”, afirmou.

Notas do Papa Açordas: Porque é que os "ministros" portugueses não responedem a perguntas dos jornalistas? Limitam-se a debitar aquilo que tê para dizer e, ala que se faz tarde... Em comparação com os espanhóis, vejam só a diferença...

-

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Se reanuda el juício al expresidente egípcio Hosni Mubarak


El expresidente egipcio, Hosni Mubarak, comparece en la sala del tribunal durante el juicio en la academia de policía en El Cairo en esta imagen tomada de video. Mubarak regresó a la corte donde se le juzga por cargos de asesinato de manifestantes. (REUTERS)-(20minutos.es)
-

Coligação azeda. CDS não soube da escolha de Santana. PSD esvazia MNE

-

A tensão já é óbvia na jovem coligação. Braga de Macedo na AICEP e Santana Lopes na Santa Casa "cercam" o CDS

Passos Coelho convidou Santana Lopes para presidir à Santa Casa da Misericórdia sem ter previamente consultado o seu parceiro de coligação. Tanto Paulo Portas como o ministro da Segurança Social, Pedro Mota Soares, foram apanhados de surpresa com a escolha do ex--primeiro-ministro para provedor da Santa Casa, soube o i junto de fontes do partido. E, na quinta-feira passada, quando a informação já circulava a uma velocidade estonteante, os gabinetes do CDS negavam que qualquer convite do género estivesse iminente.

Como se pode ler nos estatutos da própria Santa Casa, a tutela da instituição "é exercida pelo membro do Governo que superintende a área da segurança social e abrange, além dos poderes especialmente previstos nos Estatutos, a definição das orientações gerais de gestão, a fiscalização da actividade da Misericórdia de Lisboa e a sua coordenação com os organismos do Estado ou dele dependentes". O facto de o ministro Pedro Mota Soares não ter sido "tido nem achado" no convite feito a Pedro Santana Lopes evidencia como o PSD está aplicado em pôr o parceiro menor de governo no bolso. Afinal, Paulo Portas está amarrado à necessidade de cumprir o programa da troika e, neste momento, não tem grande margem política para reagir às desautorizações feitas ao seu partido. O facto de ter ficado eleitoralmente abaixo das expectativas (os famosos 14%) enfraqueceu-o nas negociações e, como se está a ver, no governo.

Mas além da escolha de Santana Lopes ter sido feita à margem do ministro da tutela, Pedro Passos Coelho decidiu dar um poder imenso ao ex-ministro das Finanças Braga de Macedo, que vai presidir ao novo instituto que resultará da fusão entre a Agência Portuguesa de Investimento (AICEP) e o IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e Inovação), como foi noticiado na última edição do semanário Sol.

Notas do Papa Açordas: Este "casamento" tem tudo para dar em divórcio. Não é justo que o ministro da tutela da Santa Casa, Pedro Mota Soares, esteja a leste da nomeação de Santana Lopes... No mínimo, devia de apresentar a demissão...

-

sábado, 13 de agosto de 2011

PS-Madeira: Jardim é “o novo Oliveira e Costa de Portugal”

-

"Portugal tem mais um Oliveira e Costa. Está na Madeira e chama-se Alberto João Jardim”, afirma Maximiano Martins, cabeça-de-lista do PS às próximas eleições regionais.

“Corado de vergonha pela situação a que chegou a minha terra ao vê-la colocada ao mesmo nível do BPN, um dos maiores crimes públicos ocorridos em Portugal”, Maximiano Martins diz que Jardim “tem de prestar contas por ter prejudicado todos os 250 mil madeirenses ao colocar as contas da Região ao nível dos crime do BPN”.

O candidato socialista responsabiliza o governante por ter obrigado “os madeirenses a terem de entregar 50 por cento do subsídio de Natal e nem terem margem de manobra para reclamar porque a culpa, diz o ministro das finanças e a troika, é da governação jardinista”.

Preocupado com a derrapagem financeira da região, o candidato socialista alerta que o défice no orçamento da RAM, no primeiro trimestre, já ultrapassa os 20 por cento (montante da derrapagem de 277 milhões de euros, detectada pela troika) e, com a manutenção do regabofe, podemos chegar ao fim do ano com valores superiores aos 30 por cento, ou mais".

Segundo o antigo gestor do Programa Operacional de Economia e ex-deputado à Assembleia da Republica, este número será um "recorde de despesa e desperdício para alimentar interesses estranhos aos problemas" da região.

Na opinião de Maximiano Martins, o governo de Jardim, “suportado pelo PSD-M, perdeu, a partir de hoje, toda a capacidade para ser um interlocutor válido nos interesses dos madeirenses nas negociações e ajustamentos necessários quer no plano nacional, quer europeu, para a defesa da Madeira".

Notas do Papa Açordas: Maximiano Martins pode estar cheio de vergonha, mas pode ter a certeza que AJJardim, jamais terá uma pinga de vergonha. Só têm vergonha as pessoas sérias e honestas, as outras... são como o AJJardim...

-

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Ocho de los detenidos en Manchester


Las fotografías corresponden a ocho de los detenidos por los disturbios en la ciudad de Manchester. Los de la primera fila están todos condenados por asañtar a agentes de policía menos el de la derecha, condenado por robar ropa. En la segunda fila, todos menos el de la derecha están condenados por ofensa pública. Este último estña condenado por manejar bienes robados.(REUTERS)-(20minutos.es)
-


Previa-se corte na despesa, mas afinal o gás e a luz passam para os 23% de IVA

-
O Ministro das Finanças deveria ter anunciado medidas para conter a despesa, mas afinal veio anunciar a subida da taxa de IVA do gás e da electricidade para os 23%

O executivo de Passos Coelho vai antecipar para 2011 a medida que previa subir a taxa de IVA aplicadas ao consumo de gás natural e da electricidade para os 23%, ou seja, a taxa normal. A medida estava prevista para 2012, mas Gaspar antecipou-a, contando com isto amealhar 100 milhões de euros de receita para os cofres do Estado. Vítor Gaspar recordou que para as famílias ditas mais carenciadas será aplicada a chamada tarifa social, com redução de custos. Neste momento, aqueles dois serviços estavam na taxa reduzida, ou seja, eram taxados a 6%.

Outra das medidas anunciadas foi a do congelamento da progressão dos regimes remuneratórios dos funcionários dos ministérios da Administração Interna e da Defesa Nacional, precisamente os dois que mais mediáticos se têm mostrado nas questões de pagamentos de ordenados e dinheiro para funcionamento, com várias notícias a darem conta de dificuldades financeiras. Esta medida tem efeitos a partir de Setembro.

Gaspar referiu ainda que a missão da troika confirmou o desvio esperado na execução orçamental, que equivale a 1,1% do PIB. O ministro lembrou que a sobretaxa a cobrar sobreo subsídio de Natal "irá compensar uma parte desse desvio".
Notas do Papa Açordas: E a despesa, pá? Não mexem na despesa? Porquê? É só aumento de impostos mas, tomem atenção, o povo pode-se chatear e... a Grécia está aqui tão perto!...




-

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

El escarabajo psicodélico


Varias personas observan un Volkswagen Beetle de 1990 llamado Vochol en una exposición sobre cultura Huichol en el Museo de Puebla, cerca de México. (Imelda Mediana / REUTERS)-(20minutos.es)
-

Ambiente chumba expansão do terminal de contentores de Alcântara

-

A declaração de impacte ambiental desfavorável já foi assinada pelo novo governo

A expansão do terminal de contentores de Alcântara já estava comprometida pelo imbróglio legal e jurídico que envolve o contrato de prolongamento da concessão à Liscont. Agora conhece mais um revés: o projecto foi chumbado no quadro da avaliação de impacte ambiental.

A declaração de impacte ambiental (DIA) desfavorável confirma uma proposta que já tinha sido enviada ao Ministério do Ambiente em Junho deste ano. O prazo para a emissão da declaração ainda chegou a ser suspenso para audiência prévia do proponente, a Liscont, mas a decisão final do actual secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território, Pedro Afonso Paulo, confirmou o chumbo a 22 de Julho.

São várias as razões que fundamentam esta decisão do Ministério do Ambiente e que vão desde o impacto sonoro e na qualidade do ar até ao efeito socioeconómico, paisagístico, de património e de ordenamento do território.

"Apesar dos impactes positivos que se reconhecem ao projecto, nomeadamente em termos da sua dimensão estratégica, reforço da capacidade exportadora e da competitividade, não podem ser também desvalorizados os impactos negativos identificados no que respeita às restrições das actividades desportivas, da náutica de recreio, cruzeiros fluviais, atractividade do local para actividades do turismo e restauração e aumento do tráfego rodoviário e ferroviário, impactes para os quais não ficou demonstrada a possibilidade de minimização através de medidas concretas e exequíveis", revela a declaração emitida pelo gabinete do secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento. Isto não obstante a DIA admitir que a passagem da fase de estudo prévio para a de projecto de execução pudesse ter alterações que minimizassem alguns impactos.

Notas do Papa Açordas: D.Coelhone está a ver a vida andar para trás. Que falta lhe faz o seu amigo Trocas-te no governo...

-

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Hambre en Cuerno de África



Un grupo de niños turkanos cantan y bailan en un colegio en Kalokutanyang, Turkana, noroeste de Kenia. Aproximadamente la mitad de las familias que viven en la región de Turkana no logran alimentarse más de una vez al día por la grave sequía que azota al Cuerno de África. (Dai Kurokawa / EFE)-(20minutos.es)
-


GNR limita-se a receber queixas, enquanto manadas de vacas e rebanhos de ovelhas estão a desaparecer. Agricultores preparam milícias

-

GNR limita-se a receber queixas, enquanto manadas de vacas e rebanhos de ovelhas estão a desaparecer. Agricultores preparam milícias

O mundo rural está em pé de guerra. Já não são os roubos sistemáticos do fio de cobre dos pivots que regam as searas ou as plantações de milho que fazem parte do rol de queixas. Agora são atacadas manadas inteiras de vacas e há olivais recém-plantados que desaparecem durante a noite. Os agricultores falam de crime organizado, descrevendo situações em que são utilizadas gruas para roubar todas as alfaias de uma propriedade, situação confirmada pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) ao i. Em resposta, os agricultores estão a começar a organizar-se em milícias para defenderem o seu património. Muitos estão mesmo a desistir da actividade porque já não têm capacidade para reinvestir.

A GNR deixou de fazer patrulhamento nestas áreas. Limita-se a registar queixas contra terceiros que acabam nas gavetas porque não há forma de identificar os ladrões. Alenquer, Ribatejo, mas também no Norte do país, chovem participações, num tipo de crime que aumentou cerca de 25% desde o início do ano.

"A situação chegou onde chegou mas não é por falta de pessoal", diz José Alho, presidente da associação socioprofissional da GNR. Queixa-se antes da má afectação de recursos. "Nós temos um rácio de 5 polícias por mil habitantes, muito superior ao de outros países da União Europeia. Só que 50% dos efectivos das polícias criminais estão afectos a tarefas burocráticas, como barbeiros ou pessoal das messes. É isso que impede que haja uma verdadeira polícia criminal em Portugal e que os números que passamos para a UE não traduzam a realidade nacional."

Notas do Papa Açordas: No Alentejo sempre houveram milícias, pelo menos, desde o PREC. Muitos agricultores se juntavam, armados, para defenderem as suas propriedades das ocupações selvagens, comandadas pelo PCP. A GNR é uma polícia de quartel, sem efectivos adequados e uma mobilidade reduzida, devido à falta de viaturas e combustíveis...

-

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Restos de los distrubios


Los restos de una tienda de muebles incendiada en Croydon, Londres, Reino Unido. Van tres días de protestas violentas y enfrentamientos entre la policía y los manifestantes, en las que se han incendiado vehículos en Peckham y Lewisham. La violencia estalló en reacción a un tiroteo fatal en Tottenham, en el que un hombre de 29 años, llamado Mark Duggan fue asesinado por oficiales armados. (Facundo Arrizabalaga / EFE)-(20minutos.es)
-

Quando a Câmara de Beja não salda as suas dívidas, a calçada é que paga

-

O insólito aconteceu, na última sexta-feira, na freguesia da Salvada, localidade que faz parte do concelho de Beja. O subempreiteiro contratado para colocar calçada na Avenida 25 de Abril voltou ao local para levantar a pedra. Motivo? A autarquia não lhe pagou a obra e, por isso, decidiu apoderar-se da calçada para devolver a pedra ao fornecedor, ele próprio à espera de ser pago pelo fornecimento de material.

O episódio já é do conhecimento da Câmara de Beja, que tem até hoje para saldar uma dívida que ronda os 30.000 euros. Se não pagar, o subempreiteiro ameaça voltar à avenida e levantar o resto da calçada, para a devolver, uma vez que não tem dinheiro para pagar ao fornecedor.

O início deste episódio intrigou quem passava na Avenida 25 de Abril, na última sexta-feira. Um homem, bastante enervado, levantava a pedra dos passeios nesta artéria que se encontra em obras de requalificação há quase um ano. As pessoas da terra foram-se juntando para saber o que se passava. De picareta em punho a pedra saltava, deixando uma clareira cada vez maior.

O presidente da Junta de Freguesia da Salvada, Sérgio Engana, foi avisado do que se estava a passar. Deslocou-se ao local e rapidamente percebeu que o homem que levantava a calçada era Roosevelt Monteiro Fernandes, o subempreiteiro contratado para tratar dos passeios. O autarca procurou demovê-lo, mas o homem estava mesmo disposto a ir até ao fim, ignorando o aviso de que seria chamada a polícia.

Roosevelt Fernandes só parou quando Sérgio Engana contactou o chefe de gabinete do presidente da Câmara de Beja, Jorge Pulido Valente (PS), informando-o do que se estava a passar. Mesmo assim, o subempreiteiro fez um ultimato: "Volto na próxima terça-feira [hoje], se não me pagarem os 30.000 euros que me devem."

Notas do Papa Açordas: Isto mostra bem as dificuldades que as Câmaras Municipais têm em pagar as suas dívidas. Na minha terra, diz-se que "Quem não tem dinheiro, não tem vícios..." Ainda ontem, Macário Correia,dizia que há Câmaras a pagar ordenados com o dinheiro das águas... É só miséria!

-

O que faz um ministro e duas comissões? Escolhem os chefes da função pública

-

Os directores-gerais entretanto nomeados ficam a prazo até 2013

O governo vai criar duas novas comissões para avaliar os concursos públicos dos dirigentes superiores da função pública. Em nome da transparência, que Passos Coelho diz querer introduzir na administração pública, o executivo pretende constituir duas entidades: uma para avaliar os candidatos aos cargos dirigentes superiores, outra para fiscalizar essa avaliação.

No novo Estatuto do Pessoal Dirigente que o ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, apresentou ontem aos partidos, o executivo obriga a que todos os dirigentes superiores se submetam a um concurso público em vez de serem nomeados directamente pelo responsável político. É uma novidade em relação ao modelo anterior, em que apenas os dirigentes intermédios tinham de passar por esse escrutínio.

A Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública irá avaliar os candidatos "licenciados, com ou sem vínculo" ao Estado, e terá de seleccionar três candidatos - um dos quais será o escolhido. Mas a decisão final sobre a escolha dos dirigentes fica nas mãos do "membro do governo competente", de acordo com a proposta inicial do governo.

No novo esquema de selecção (ver infografia), é criada uma Comissão de Fiscalização, "composta por cinco cidadãos de reconhecida idoneidade", que vai funcionar junto à Assembleia da República e terá como função avaliar o trabalho da comissão de recrutamento e "analisar as práticas concretas utilizadas nas fases de recrutamento e selecção". A ideia é reduzir a o mínimo os critérios de preferência política na escolha dos dirigentes superiores da função pública.

Notas do Papa Açordas: Mas, o poder político, como diz o prof. Paulo Otero, ainda pode condicionar a escolha do "artista" ao fazer-lhe um fato à medida: antiguidade, avaliação de desempenho, já terem desempenhado funções directivas, etc... Passamos a ter "boys" e "girls" mais recatadas...

-

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Rescatan una cria de ballena


Una cría de ballena ha sido encontrada y devuelta al mar en las playas de Australia. Pesaba 1500 kilos y tenía dos años de edad. Ayudados de una grúa y una barca, los operarios de un parque acuático, lograron trasladarla al mar, donde siguió nadando sin problemas. (Tony Bartlett / EFE)-(20minutos.es)
-


Lista mensal de Aposentados e Reformados da CGA - mês de SETEMBRO 2011

-
» Lista mensal de Aposentados e Reformados:

setembro 2011 (PDF)

Aviso n.º 15550/2011, D.R. n.º 151, 2.ª Série, de 2011-08-08.
-

domingo, 7 de agosto de 2011

Dirigente das Novas Oportunidades demitido por Passos

-

Na campanha, líder do PSD qualificou o programa de "megaencenação". Capucha reagiu duramente

"Foi comunicado ao Dr. Luís Capucha que não seria renovada a comissão de serviço." Esta é a explicação lacónica do Ministério da Educação da saída do presidente da Agência Nacional para a Qualificação (ANQ), Luís Capucha, que tinha a seu cargo a gestão do programa das Novas Oportunidades (NO). Na mesma nota, o ministério de Nuno Crato lembra que, "de acordo com a Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, a mudança de governo determina a cessação das comissões de serviço dos cargos de direcção superior de 1.o grau no prazo de 45 dias". Também o Ministério da Economia (a ANQ tem tutela partilhada entre Educação e o ministério de Álvaro Santos Pereira) confirmava a saída de Luís Capucha.

Todo este laconismo não faz esquecer a guerra de palavras entre Passos Coelho e José Sócrates, em plena campanha eleitoral, sobre as Novas Oportunidades, que acabou por meter Luís Capucha ao barulho, com a este a reagir duramente às declarações do líder social-democrata.

A 16 de Maio, a meio da tarde, numa acção de campanha em Vila Franca de Xira, Passos Coelho anunciou que, em caso de vitória, pediria uma auditoria externa às NO. E foi mais longe, chamando àquele plano de educação "megaencenação no país paga a peso de ouro e uma megaprodução que mais não fez do que estar a atribuir um crédito e uma credenciação à ignorância".

À noite, Luís Capucha reagia com dureza: "Aquilo que [Passos Coelho] diz é, no fundo, quase insultuoso para centenas de escolas que têm centros de Novas Oportunidades e está a desconsiderar o trabalho de mais de 10 mil profissionais, incluindo professores e técnicos da iniciativa, e especialmente a esmorecer o esforço de 1,5 milhões que aderiram ao programa." E qualificou a declaração como "irresponsabilidade".

Notas do Papa Açordas: As Novas Oportunidades foram uma criação do sr.Sócrates, para angariação de uns milhares de votos. Era bom que Passos Coelho mandasse fazer um inquérito, para detectar quem tinha beneficiado com estes cursos...

-

sábado, 6 de agosto de 2011

Hambre en Somalia




Una mujer somalí desplazada atiende a niños desnutridos dentro de una sala de pediatría en el hospital de Banadir, en Mogadiscio (Somalia). La sequía, el conflicto y la falta de ayuda alimentaria han dejado 3,6 millones de personas en riesgo de morir de hambre en el sur del país. La sequía, la peor en décadas, ha afectado a cerca de 12 millones de personas en el Cuerno de África. (Ismail Taxta /REUTERS)-(20minutos.es)
-

Novo programa de Português tem na base documento que Nuno Crato considera inútil

-

O novo programa de Português do ensino básico, que entra em vigor em Setembro, incorpora as orientações estipuladas há 10 anos num documento – “Currículo Nacional do Ensino Básico, Competências Essenciais” - que o actual ministro da Educação e da Ciência, Nuno Crato, considera “inútil, mal organizado, palavroso e repleto de orientações pedagógicas que são caducas”, segundo reafirmou em Julho passado.

É um documento “contra o qual eu tenho bramado e continuo a bramar”, acrescentou.

Nuno Crato já anunciou que pretende fazer reformas profundas nos programas de Português e de Matemática, embora tenha frisado que tal não será possível para já. No ensino básico, para ambas as disciplinas foram homologados, nos últimos anos, novos programas para substituírem os que estavam em vigor desde o início dos anos 90. Um dos principais objectivos desta revisão foi o de adaptar os programas ao Currículo Nacional do Ensino Básico, aprovado em 2001, o último ano do segundo governo de António Guterres.

Em resposta a questões do PÚBLICO, o gabinete de imprensa do ministério indicou, num primeiro momento, que o novo programa de Português estava a ser avaliado e confirmou depois que entraria em vigor na data prevista ou seja, em Setembro, no arranque do próximo ano lectivo.

A adopção do novo programa de Matemática foi generalizada no último ano lectivo. O de Português deveria também ter entrado em vigor nessa altura, mas a então ministra Isabel Alçada decidiu adiar por um ano, alegando que este necessitava de ser adequado às metas de aprendizagem que estavam a ser definidas para cada ciclo de ensino.

Notas do Papa Açordas: Quem nasce torto, tarde ou nunca se endireita! Diz o povo e com muita razão. Oxalá o sr. Crato faça com que os alunos fiquem a falar bem o português, e a fazer contas...
-

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

DISPLACED BY FAMINE



People wandered around a refugee camp in Dadaab, Kenya, Thursday. The Dadaab camp was designed for 90,000 people but now houses around 440,000 refugees. (Schalk van Zuydam/Associated Press)-(The Wall Street Journal)
-

Transporte 'ecológico'


Un granjero viaja sentado en un neumático tirado por dos jóvenes bueyes en una granja a las afueras de La Habana, en Cuba. (Desmond Boylan / REUTERS)-(20minutos.es)
-

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Acredite se quiser

-
Manuel António Pina
O actual Governo começa a parecer-se de mais com uma
comissão liquidatária do património do Estado a preços de
saldo (e com os contribuintes a financiar os compradores).

A eliminação das "golden shares" a troco de nem um cêntimo
não foi outra coisa senão uma escandalosa liberalidade ao
capital privado. E não se diga que foi imposição da "troika" pois a
"imposição" foi aceite, é bom não esquecê-lo, por PSD, CDS e PS
e apesar de Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Irlanda,
Grécia, Finlândia, Bélgica e Polónia continuarem a manter
"golden shares" em empresas estratégicas (provavelmente
terão é governos menos servis).

O BPN será, por sua vez, "vendido" ao BIC com o Estado a
suportar os encargos dos despedimentos e ter que nele meter
ainda mais 550 milhões, além dos 2,4 mil milhões que já lá estão.
Tudo por... 40 milhões.

Seguir-se-ão os transportes, as estruturas aeroportuárias, os
Correios, a água... O processo será o mesmo dos transportes:
primeiro limpam-se os passivos das empresas à custa dos
contribuintes (os aumentos "colossais" das tarifas dos transportes
públicos dão uma ideia do que está para vir) depois são entregues
de bandeja ao capital privado.

Para isso, o Orçamento Rectificativo agora apresentado na AR
prevê 12 mil milhões para a banca mais um aumento de 20 para
35 mil milhões em garantias. Assim não faltarão à banca dinheiro
nem garantias do Estado para ir aos saldos do Estado. (Jornal de
Notícias).
-

Africa necessita de ayuda


Una niña somalí y su madre esperan recibir atención médica de parte de los 'The Gift of the Givers' en un campamento provisional de asistencia médica en el distrito de Hawlwadag, Mogadiscio, Somalia. La hambruna se ha extendido a otras tres zonas del sur de Somalia, donde dos regiones sufrían ya esa situación, SEGÚN INFORMÓ la Unidad de Análisis de Nutrición y Seguridad Alimentaria de Somalia (FSNAU), vinculada a la ONU. (Antoine de Ras / EFE)-(20minutos.es)
-

BE quer referendo à privatização das Águas

-

O Bloco de Esquerda vai propor um referendo à privatização da Agua, acaba de anunciar o líder parlamentar Luís Fazenda.

O BE considera que a água é um bem público e limitado "pelo que não pode ser tratado como uma telecomunicação cuja natureza pode ser alterada ao longo do tempo".

A pergunta a que o BE quer que os portugueses responsam é a seguinte: "Concorda, ou não, com a privatização das Águas de Portugal?".

Notas do Papa Açordas: Muito bem. Somos de opinião que deve haver um referendo sobre a privatização das Águas de Portugal, assim queira o CDS...porque o PSD, já sabemos o que quer...

-
-

Caso de fraude e branqueamento no Nacional também envolve um magistrado

-

Todos, menos um. A acusação por crimes de fraude qualificada, fraude contra a Segurança Social e branqueamento de capitais deduzida pelo Ministério Público (MP) contra os membros da direcção do Nacional da Madeira deixou de fora um dos elementos da equipa directiva. Trata-se do procurador da República Carlos Santos, que estava em casa do presidente do clube quando a Polícia Judiciária ali procedeu a buscas no âmbito da investigação Apito Dourado e que deixou de exercer funções na Madeira na sequência de um inquérito disciplinar.

Por se tratar de um magistrado, a lei obriga a que o inquérito em que é arguido não possa estar a cargo dos seus pares, remetendo a competência para um órgão superior.

Junto da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa, o PÚBLICO obteve a informação de que o processo foi para ali remetido para esse efeito, tendo sido devolvido no início de Março último, "com despacho de arquivamento".

A investigação quanto aos restantes arguidos esteve a cargo da equipa especial do Apito Dourado, tendo a acusação sido deduzida há duas semanas pelo DIAP (Departamento de Investigação e Acção Penal) de Lisboa. O documento frisa que "o estratagema" de fuga aos impostos foi montado "com conhecimento e assentimento" de todos os membros da direcção, "composta por um presidente e por mais oito vice-presidentes". Embora todos sejam aí identificados, a acusação é dirigida apenas contra oito dos nove membros da equipa directiva respeitante ao triénio 2002/2005, faltando o referido procurador da República, actualmente colocado num tribunal da área do Porto.

Notas do Papa Açordas: O povo português vai certamente ficar admirado por este sr. ficar com o rabinho de fora... mas, é assim mesmo! O espírito corporativo funciona, e o sr. procurador , por mais merda que tenha feito, vai ficar imune a qualquer condenação... tal como ficou o sr. Sócrates no Supremo Tribunal de Justiça...

-

Técnicos querem explicações sobre chamada falsa do PSD para o 112

-

A Associação Portuguesa de Medicina de Emergência defende que a bancada do PSD deverá tomar medidas contra o parlamentar que fez uma chamada falsa para o 112 e exige um “pedido formal de desculpas”.

Em declarações à TSF, Vítor Almeida, da Associação Portuguesa de Medicina de Emergência, afirmou que os técnicos de emergência médica não querem que a chamada falsa feita por um deputado do PSD passe em branco e defendeu mesmo que o responsável deveria ser demitido.

Ontem, a comissão parlamentar de Saúde contou com a presença do presidente do INEM e, apesar de pacífica, foi marcada por um momento de agitação quando a deputada social-democrata Joana Barata Lopes, questionando os tempos de atendimento das chamadas de emergência, revelou que “o grupo parlamentar do PSD fez uma chamada para o serviço 112 para provar que os tempos de atendimento das chamadas não tinham melhorado”. A chamada, revelou, “demorou 14 segundos a ser atendida”.

Em resposta, Miguel Oliveira apenas explicou que não se pode confundir o 112 com o INEM. “Quando ligamos para o 112, a chamada não é atendida pelo INEM, mas pela polícia. Os meus tempos só podem começar a partir da minha responsabilidade”, esclareceu, advertindo que as “chamadas falsas para o 112” constituem eventualmente crime.

Notas do Papa Açordas: Mas, se não tivesse havido a chamada "falsa", como é que se provava que o Presidente do INEM estava a MENTIR? Ou o Inem pretendia que a deputada dissesse que a chamada era da Assembleia da República? Deixem-se de fitas, trabalhem e ajudem os que precisam o mais rápido possível...
-

Governo ganha arma para subir a despesa sem passar pelo Parlamento

-

Alteração à Lei Orçamental dá poder de transferir receitas da Segurança Social para subir despesas ministeriais

A Assembleia da República (AR) aprovou ontem uma alteração à Lei de Enquadramento Orçamental que, na prática, permitirá ao governo tapar buracos nas despesas de funcionamento dos serviços ministeriais com receitas de entidades como a Segurança Social. Com esta alteração proposta pelo Executivo, o Ministério das Finanças ganha um instrumento para subir indirectamente tectos de despesa de funcionamento do Estado sem ter de fazer um Orçamento Rectificativo (passando pela Assembleia da República) ou de gastar a dotação de emergência para despesas imprevistas (a dotação provisional).

A mudança integra um conjunto de alterações de mais pormenor à Lei de Enquadramento Orçamental - que define as regras para a realização do Orçamento do Estado - avançadas pelo governo. Em teoria, o governo passa a poder aumentar as despesas de investimento dos ministérios (o chamado PIDDAC) transferindo receitas dos orçamentos da Segurança Social ou dos chamados Serviços e Fundos Autónomos (entidades com mais autonomia face às Finanças, como a Saúde ou as Universidades). Até aqui, tal transferência só podia ser feita com autorização da Assembleia.

A medida motivou críticas de toda a oposição, sobretudo do deputado do PCP Honório Novo. "Esta mudança dá a possibilidade ao governo de decidir sobre aumentos de despesa provenientes de receita da Segurança Social a transferir para o PIDDAC (programa de despesas de investimento) no Orçamento usurpando uma competência da Assembleia", acusou. Vítor Gaspar, ministro das Finanças, confirmou a intenção em tom irónico: "Tenho o maior gosto em reconhecer que a questão, tal como a levantou, é mais precisa do que a minha versão."

Notas do Papa Açordas: Pensava que estas manigâncias só seriam possíveis com o sr.Sócrates!... mas, afinal, qualquer "artista" da política as faz...

-

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Protesta de agricultores en Corea del Sur



Agricultores surcoreanos tiran leche en Haman, Corea del Sur, como parte de una campaña nacional de los trabajadores del sector para subir el precio de este producto. (Yonhap / EFE)-(20minutos.es)

-

Estradas de Portugal quer portagens em todos os troços de autoestrada

-

A Estradas de Portugal considera a hipótese de introduzir portagens em todos os troços de auto-estrada. Questionada pelo Jornal de Negócios, fonte oficial da EP afirmou que “todos os troços com características de auto-estrada podem ser portajados”, permitindo assim reforçar “o princípio do utilizador-pagador, diminuindo assimetrias em alguns dos percursos alternativos e aumentando a sustentabilidade do modelo de financiamento rodoviário”.

Segundo a empresa, esta alteração devia ser adoptada por todos os troços que estejam classificados como auto-estrada e tenham característica de auto-estrada, com duas ou mais vias em cada sentido.

O governo não comentou a notícia até ao momento.

Notas do Papa Açordas: Afinal, os gatunos ainda vão mais longe do que julgávamos! Qualquer dia, até nas idas à nossa casa de banho temos que pagar...

-

Madeira prepara-se para ficar com receita da sobretaxa do IRS

-

Região insiste que receita com o imposto lhe pertence. Guilherme Silva garante que serviços de finanças regionais vão fazer cumprir Constituição


O governo já fez saber que quer ficar com a totalidade da receita com a sobretaxa de IRS. A intenção provocou a indignação regional, com as ilhas a sugerirem a inconstitucionalidade da proposta por desviar das regiões o que ali é cobrado. A Madeira vai mais longe e promete ficar com a receita do imposto dê por onde der, levando este conflito até ao limite.

Em declarações ao i, o deputado do PSD Guilherme Silva garante que na altura da cobrança do imposto "os serviços regionais vão cumprir a Constituição", ou seja, vão reter na região o imposto dos contribuintes da Madeira. Guilherme Silva garante que isto é possível porque "na Madeira os serviços são regionalizados, dependem do secretário-geral das Finanças e a receita entra logo nos cofres da região autónoma", isto enquanto nos Açores, acrescenta o deputado, os "serviços de Finanças são periféricos do Estado central e dependem directamente do ministro das Finanças".

A questão da inconstitucionalidade da lei só seria levantada pela Madeira caso na proposta do governo estivesse escrito preto no branco que a receita não iria para as regiões. Porém, a proposta diz apenas que "a receita da sobretaxa extraordinária reverte integralmente para o Orçamento do Estado". Ontem, na comissão de Orçamento e Finanças, a sobretaxa foi debatida ao pormenor e votada na especialidade sem qualquer alteração nesta matéria. Assim, a Madeira promete fazer cumprir a Constituição e ficar com a receita regional, que Guilherme Silva estima ser no valor de 12 milhões de euros. O deputado admite que a decisão possa possa significar, a título de penalização, "uma redução das transferências futuras" do Orçamento do Estado para a região.

Notas do Papa Açordas: O sr. Jardim é de uma falta de solidariedade colossal! Então o sr.Jardim quer ficar com a totalidade da sobretaxa de IRS? E se fosse ao contrário, se o governo resolvesse entregar aos continentais mais 50% do subsídio de Natal, que diria o sr Jardim? Certamente que exigiria, ruidosamente, a sua parte... Independência para a Madeira, JÁ!...

-