segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

El transbordador Discovery

-
Imagen del transbordador Discovery en pleno vuelo, hecha pública este domingo por la NASA. Fue tomada poco antes de que anclara en la Estación Espacial Internacional el pasado sábado. (NASA)-(20minutos.es)
-

Primeira fábrica nano inaugurada hoje na Caparica

-
O equipamento, de um milhão de euros, foi adquirido pelo grupo de investigação de Elvira Fortunato. O i já lá foi ser "nanofabricado"
-
Pense nos anúncios para detergentes, em que as fibras da camisa aparecem aumentadas no ecrã da televisão. Agora imagine que uma dessas fibras tem metade da grossura de um fio de cabelo, 30 mícrones. Elvira Fortunato, anfitriã do primeiro laboratório de nanofabricação português, inaugurado hoje no campus do Monte da Caparica, da Universidade de Nova de Lisboa, pede que desenhemos o i num iPad. Depois - ainda estamos a pensar se ficou bem assim -, Pedro Barquinha, investigador do centro Cenimat/I3N, passa a imagem para o computador, converte-a para o formato bitmap com a ajuda do paint (sim, do paint) e começa a nanofabricação. Num canto da sala há uma máquina que podia passar despercebida não fosse tratar-se do próprio laboratório, uma complexa fábrica de átomos feita de propósito para este centro de investigação, e único no mundo, certificou a Zeiss. Lá dentro, um feixe de iões incide num pedaço de papel com centímetros de área e centenas de fibras. São os iões que fazem o trabalho de "impressão", escavando a fibra escolhida até uma profundidade de 0,5 mícrones. Antecipámo-nos a Cavaco Silva, que hoje será, provavelmente, o primeiro presidente do mundo com uma assinatura à escala nano, e passámos a ser o primeiro jornal com o logótipo impresso num pedaço de papel encaixado num pequeno botão. Demorou pouco mais de dois minutos a ser feito e não se vê a olho nu.
-
Notas do Papa Açordas: O governo português e, em especial o sr. Pinto de Sousa, não têm capacidade para avaliar a importância duma fábrica destas... Daí a cortar todos os apoios, vai um passo...
-

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Jacinto Serrão do PS apresentou moção para fazer partido "voltar às origens"

-
O candidato à liderança nacional do Partido Socialista Jacinto Serrão apresentou hoje a moção de estratégia global que leva ao congresso com o objetivo de "defender as preocupações dos militantes de base" e fazer o partido "voltar às origens".
-
Jacinto Serrão apresentou em S.Vicente, "junto do povo", a moção intitulada "Mais PS, Portugal como desígnio de si próprio", com a qual pretende "mostrar que são cidadãos livres que pensam de forma livre e não condicionada por determinados ditames que venham de cima".
-
"Queremos através da moção voltar às origens, voltar a defender socialismo democrático de maneira a empunharmos grandes causas sociais na defesa dos trabalhadores e população e não na defesa dos especuladores financeiros que querem matar o ideário do PS, do socialismo democrático europeu", adiantou o líder socialista madeirense.
-
"Não apresentamos a moção em Lisboa, na capital, porque queremos demonstrar claramente que estamos na defesa do povo, junto do povo e com o povo. As nossas ideias são para resolver os problemas das populações", referiu.
-
Salientou que esta decisão revela que o seu projeto é para "estar junto das pessoas que são sistematicamente esquecidas pelos centralistas que governam a região na Quinta Vigia e também por muito pensamento centralista que governa o país através de Lisboa, que esquece o Portugal profundo e o povo que sofre nos concelhos desertificados".
-
Notas do Papa Açordas: Qualquer militante do PS que concorra a secretário-geral contra o sr. Sócrates, não tem hipótese, pois o Aparelho socialista não deixa... O Aparelho foi tomado por uma clientela, vulgo boys, que não dá oportunidade a qualquer militante...
-

Berlusconi não permitirá casamento gay enquanto governar

-
O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, garantiu hoje, sábado, que enquanto estiver no Governo não haverá direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo nem à adopção por casais homossexuais.
-
Num congresso em Roma de cristãos reformistas, o chefe do Executivo italiano reiterou ainda que considera "negativo" para a economia de Itália que se convoquem eleições antecipadas e que a legislatura não acabe como previsto em 2013. "Enquanto governarmos não haverá equiparações entre casais gays e família tradicional, assim como nunca haverá adopções de crianças por parte de casais homossexuais", disse Berlusconi, numa intervenção transmitida em directo pela televisão.
-
Berlusconi, 74 anos, afirmou ainda que vai pôr em prática "políticas de apoio à natalidade e às mulheres", face à "crise demográfica" que, segundo disse, leva ao envelhecimento da população italiana. "Uma política fiscal a favor das famílias é um dos compromissos fundamentais que antes do final da legislatura queremos realizar, custe o que custe", prometeu.
-
O chefe do Governo italiano disse que tem ainda muito a fazer, incluindo a reforma da Justiça. "Vamos apresentá-la dentro de dias numa sessão extraordinária do Conselho de Ministros", afirmou Berlusconi num outro evento público em que participou hoje, um congresso do Partido Republicano Italiano.
-
Notas do Papa Açordas: Pela primeira vez concordo a 100% com Silvio Berlusconi. Só por isso, oxalá fique no governo italiano por muitos anos. Estamos fartos de paneleiros e de fufas...
-

Capitolio estatal en Madison

-
Manifestantes continúan ocupando el Capitolio estatal en Madison, Wisconsin. Decenas de miles de manifestantes se encuentran en el interior y exterior para luchar contra la propuesta que podría paralizar el movimiento laboral de EE.UU. (Darren Hauck / REUTERS) - (20minutos.es)
-

Mário Nogueira: “Não há Ministério da Educação”

-
O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, disse hoje “que não há Ministério da Educação” e apelou à participação dos docentes nas manifestações previstas para Março e Abril.
-
As acusações de Mário Nogueira foram feitas no discurso do dirigente no sétimo congresso do Sindicato de Professores do Norte (SPN), em Guimarães, no Centro Cultural Vila Flor.
-
Para Mário Nogueira, a educação “carece” de um ministério actuante: “Neste momento não há ministério da Educação. Há um ministério das Finanças que decide e depois um ministério que aplica o que aquele decidiu”.
-
O secretário-geral da Fenprof apelou à “participação em massa” nas manifestações marcadas para Março e Abril. “Numa negociação não há partes iguais. Nós temos que ceder, por vezes, mas cumprimos. O problema é não se cumprirem os acordos da parte deles – Governo”, explicou Mário Nogueira, exemplificando com o Estatuto da Carreira de Docente.
-
É este “incumprimento” por parte do Governo que, segundo o dirigente, dá “legitimidade” aos docentes para “lutar contra este acordo”. “O actual modelo de avaliação dos docentes é inter pares, como a Fenprof entende que deve ser. Mas numa perspectiva de cooperação, os pares devem ajudar-se para detectar problemas e encontrar soluções”, explanou.
-
No entanto, explicou o dirigente dos docentes “o modelo inter pares instituído provoca competição”, pela “existência de quotas que leva a que os docentes tenham que competir entre si e não possam cooperar em virtude de um ficar à frente do outro”.
-
Notas do Papa Açordas: Na realidade, trata-se de um autêntico ministério fantoche. Estar esta ministra ou a anterior, conhecida por Lurdinhas, não há qualquer diferença... ambas são péssimas e têm o mesmo objectivo: A DESTRUIÇÃO DA EDUCAÇÃO EM PORTUGAL...
-

sábado, 26 de fevereiro de 2011

EUA dizem que Portugal compra "brinquedos caros e inúteis" por "orgulho"

-
Negócio dos submarinos não foi o “investimento mais sensato”. A crítica foi feita pelo então embaixador norte-americano, Thomas Stephenson, num telegrama enviado para a Casa Branca, hoje divulgado pelo "Expresso", através de documentos da Wikileaks
-
Um telegrama implacável do embaixador norte-americano arrasa os negócios do ministério da Defesa, segundo noticia o "Expresso", através de documentos da Wikileaks.
-
"No que diz respeito a contratos de compras militares, as vontades e acções do ministério da Defesa parecem guiadas pela pressão dos seus pares e pelo desejo de ter brinquedos caros. O ministério compra armamento por uma questão de orgulho, não importa se é útil ou não. Os exemplos mais óbvios são os seus dois submarinos (actualmente atrasados) e 39 caças de combate (apenas 12 em condições de voar)."
-
O telegrama – com o título "O que há de errado no ministério da Defesa português?" - foi enviado para Washington a 5 de Março de 2009 pelo então embaixador Thomas Stephenson. Segundo o "Expresso", o telegrama está "comprometido com interesses directos americanos e contém erros factuais".
-
Segundo os norte-americanos, "os dois submarinos alemães comprados em 2005 não são o investimento mais sensato". A tese do embaixador é que Portugal faz estes investimentos porque "sofre de um complexo de inferioridade e da percepção de ser económica, política e militarmente mais fraco do que os seus aliados".
-
Notas do Papa Açordas: De tão habituado que está, Sócrates já não liga a críticas destas, dando-se ao luxo de as comer ao pequeno almoço...
-

"Intervenção do FMI seria o selo internacional da nossa incompetência", diz Campos e Cunha

-
O presidente da SEDES, Luís Campos e Cunha, disse hoje que um hipotético recurso de Portugal ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) e ao Fundo Monetário Internacional (FMI) seria um "selo de incompetência" para o país.
-
"Isto [pedido de ajuda] seria o selo internacional da nossa incompetência", referiu Campos e Cunha, antigo ministro das Finanças e presidente do Conselho Coordenador da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES).
-
O responsável fez hoje uma análise às perspetivas existentes para a economia portuguesa em 2011, numa conferência promovida pelo Diário de Notícias, a primeira de um ciclo de seis, e da SEDES, a propósito do 40.º aniversário desta entidade.
-
O cenário mais positivo para a economia portuguesa, no qual Campos e Cunha acredita cada vez menos, é que Portugal registe um crescimento entre 0 por cento e 0,5 por cento, considerando o presidente da SEDES que, neste caso, se trataria de uma recessão, mas passageira, sem recurso ao Fundo Europeu e ao FMI, com uma acalmia da taxa de juro da dívida portuguesa nos mercados.
-
Mas Campos e Cunha lembrou que a análise consensual aponta para uma recessão entre -1,2 por cento e -1,3 por cento este ano.
-
Notas do Papa Açordas: O "nosso" Sócrates é o maior! Mas, na mentira, na aldrabice e na manipulação dos dados... É o maior de todos!... Que o fim de Kadafi seja igual ao seu!...
-
-

Rescate bajo de nieve

-
Un perro entrenado para el rescate de personas, participa junto a policías suizos en un entrenamiento de rescate tras una avalancha, en el paso de Flueela, en Davos (Suiza). (Arno Balzarini / EFE) - (20minutos.es)
-

Marques Mendes: Portugal está numa "situação mais delicada" do que tem sido dito

-
Portugal está numa “situação bastante mais delicada do que aquilo que tem sido traduzido publicamente”, afirmou sexta-feira à noite, em Coimbra, o antigo presidente do PSD e ex-ministro Marques Mendes.
-
A situação do nosso país é “delicadíssima, do ponto de vista financeiro, económico e social”, por “muitas razões”, mas a principal “é o Estado que temos hoje”, sustentou o antigo líder do grupo parlamentar social-democrata.
-
Para o antigo ministro dos Assuntos Parlamentares, “temos problemas seríssimos, quase de constrangimento terrível do ponto de vista financeiro”, com “detalhes que vão acontecendo semana a semana” e que é preferível nem serem conhecidos. “A ignorância é santa” e “às vezes não saber perturba menos”, disse.
-
“Obviamente” que o problema “não é apenas de hoje”, a situação “tem-se vindo a agravar nestes últimos dez anos”, acrescentou Marques Mendes, considerando que o fenómeno se deve fundamentalmente à “dimensão do Estado" português, que “consome mais de metade da riqueza nacional”.
-
O país “está fortemente endividado”, mas o “endividamento do Estado vai muito para além do razoável”, de tal modo que “entramos numa situação quase explosiva”, alertou Marques Mendes, que falou numa sessão do ciclo de “Jantares na Quinta às Quintas”, promovido pela Fundação Inês de Castro.
-
Além do “problema financeiro delicadíssimo, temos o problema económico, que é estrutural” e tem de ser ultrapassado, defendeu o antigo governante e actual administrador executivo da Nutroton Energias. “Depois de uma década de empobrecimento, de divergência” com o crescimento europeu, não podemos “correr o risco” de prolongar esta trajectória, que terá graves reflexos a nível social, assinalou Marques Mendes.
-
Notas do Papa Açordas: Marques Mendes tem toda a razão. O país não está informado do verdadeiro buraco, em que o sr. Sócrates o meteu... Quando forem chamados às urnas, os portugueses aplicarão um correctivo ao "engenheiro" de meia tijela...
-

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Festival japonés

-
Mujeres japonesas que viven en Israel realizan una danza tradicional durante el festival anual de 'flor de cerezo japonés' en los jardines botánicos en Jerusalén. (Baz Ratne / REUTERS) - (20minutos.es)
-

Doentes queixam-se de não ter acesso a tratamentos avançados

-
Denúncias partem de doentes, mas também de médicos. Associação Raríssimas recebe 40 queixas por ano, Instituto Português de Reumatologia teve 15 casos em Janeiro
-
Há doentes a denunciar entraves ao acesso a medicação avançada nos hospitais portugueses, para a qual têm indicação médica. Ontem, dois casos revelados na I Conferência Nacional de Doenças Raras levaram a uma reacção do Ministério da Saúde. Sobre o caso concreto de uma doente do Hospital de São João, a quem estará a ser negado há um ano o acesso a um medicamento inovador ainda sem taxa de comparticipação definida pelo Infarmed, o secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, garantiu não haver qualquer bloqueio que impeça a unidade de autorizar o uso do medicamento. O responsável anunciou ainda que vai obter mais informações sobre o caso. Ontem à noite, a Inspecção-Geral das Actividades de Saúde não tinha decidido se dará seguimento à denúncia feita em público.
-
Os casos não são únicos. Ontem na Gulbenkian Paula Brito e Costa, presidente da Federação Nacional de Doenças Raras, centrou-se nos casos que considera mais graves, dado que, por exemplo, a Raríssimas, associação que dirige, tem conseguido mediar cerca de 40 queixas por ano, sem prejuízo para os doentes. Ainda assim, já houve pelo menos 12 denúncias por negligência em tribunal, revelou ao i a responsável.
-
As duas situações no Porto envolvem doentes diagnosticados com hemoglobinúria paroxística nocturna (HNC), uma anemia rara que afecta 200 portugueses. O novo medicamento em causa custa 250 mil euros, e como aguarda a decisão sobre comparticipação do Infarmed há um ano, tem de ser pago por inteiro pelo orçamento do hospital (ver texto ao lado). Outro caso denunciado por Paula Brito e Costa partiu de uma queixa dos próprios médicos, adiantou ao i a responsável. O caso deve-se também a uma situação de incerteza quanto à comparticipação de um medicamento para a doença de Wilson, uma doença degenerativa rara. O Hospital dos Capuchos terá decidido dispensar o medicamento apenas mediante a apresentação da declaração de IRS dos doentes: "Neste momento há 12 doentes em tratamento, só que uns pagam e outros não", disse a responsável ao i.
-
Notas do Papa Açordas: É uma vergonha o que se passa no SNS. O sr. Sócrates está a dar cabo do SNS com as suas medidas economicistas... Espero que lhe aconteça o mesmo que ao seus amigos Kadafi e Mubarack...
-

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

London Fashion Week


Una modelo presenta una creación de New Power Studio en la London Fashion Week, en Londres. (Suzanne Plunkett / REUTERS)-(20minutos.es)
-

PT lucra recorde mas paga menos impostos

-
Vivo funcionou como chave do cofre dos maiores lucros de sempre de uma empresa em Portugal. Operação concretizada através de companhia holandesa aliviou carga fiscal
-
Era esperado que a PT alcançasse lucros chorudos no ano passado, tirando partido da venda da sua participação na brasileira Vivo à Telefónica. E para além deste «negócio de ouro», a empresa de Zeinal Bava conseguiu o xeque-mate ao pagar menos impostos.
-
Há dois anos a companhia de telecomunicações teve de tributar 105,9 milhões de euros e, segundo as contas de 2010, apresentadas esta quinta-feira, o Estado tem direito a encaixar apenas 77,5 milhões.
-
A «proeza» deveu-se precisamente ao troféu Vivo. É que a operação de venda foi feita através da Brasilcel BV, uma empresa detida pela Portugal Telecom SGPS e que tem sede na Holanda, um país onde a carga fiscal é bem menos pesada.
-
A mais-valia adquirida no negócio chegou a Portugal já livre de impostos, o que explica a descida da tributação no ano passado.
-
Desta forma, parte do lucro da venda da Vivo vai acabar nas mãos dos accionistas da PT. E com um dividendo partido em dois: um decorrente desse negócio - no valor de 65 cêntimos por acção - e um dividendo ordinário no mesmo valor que diz respeito ao fecho de contas de 2010.
-
Notas do Papa Açordas: Todas estas grandes empresas contratam excelentes economistas e fiscalistas... pois, só assim, se explicam estas maningâncias de ganhando mais pagar menos de impostos...
-

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Seísmo en Christchurch

-
Aspecto de un edificio de Christchurch, la ciudad neozelandesa que sufrió un seísmo de 6,3 grados en la escala Richter este martes. Al menos 75 personas han fallecido, aunque se espera que suba el número de víctimas mortales, por el derrumbamiento de los edificios. (Tim Wimborne / REUTERS) (20minutos.es)
-

-


Tão amigos que nós éramos

-
Manuel António Pina
-
Alguns dos melhores amigos da política externa sem princípios,
só com "fins", vigente nas Necessidades, de Ben Ali e Mubarak
a Kadhafi, têm estado em apuros. Mas que não contem com Luís
Amado, designadamente o "amigo" Kadhafi.
-
Como aconteceu com a amizade da Internacional Socialista a Ali
e a Mubarak, que só "descobriu" que eram ambos ditadores
corruptos, expulsando-os por indecente e má figura, quando
foram apeados, Luís Amado e o Governo português continuam
à espera de perceber no que dá a sangrenta repressão em curso
na Líbia para tomar partido.
-
Será bonito (mas não surpreendente) ver, acaso a revolução
popular líbia ponha, como na Tunísia e Egipto, termo à ditadura
de Kadhafi, Luís Amado descobrir que o "amigo" de Portugal e
da J.P. Sá Couto era afinal um ditador sanguinário.
-
Para já, a Força Aérea líbia - a que ainda não desertou - e a
artilharia da Guarda Revolucionária continuam a bombardear
os bairros populares de Benghazi e Tripoli. Fazem-no tão
silenciosamente, e as centenas de mortos nas ruas morrem
tão discretamente, que o embaixador português Rui Lopes
Aleixo ainda não deu conta de nada.
-
O embaixador Aleixo é um homem prudente. Ainda há pouco,
um outro embaixador deu conta de que o homem de mão de
Mubarak apoiado por Luís Amado para o cargo de director-geral
da UNESCO era um anti-semita e um censor e foi mandado
regressar a Lisboa por ter dificuldade em manter os olhos fechados.
(Jornal de Notícias)
-

Dedução de despesas no IRS só para crianças com número fiscal

-
Todas as crianças terão de ter número de identificação fiscal para que os pais possam deduzir as despesas dos filhos na declaração do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), cujo prazo de entrega se iniciará em Março.
-
Assim, apesar de não ser obrigatório que as facturas com as despesas de 2010 tenham o NIF da criança, é obrigatório que as crianças tenham já um NIF, para que as deduções possam ser efectuadas.
-
Segundo dados do Ministério das Finanças, até 11 de Fevereiro estavam registadas com número de identificação fiscal 1.862.089 crianças e face às alterações introduzidas "os serviços têm verificado um aumento considerável de pedidos de atribuição do NIF". Questionado sobre o número concreto e sobre eventuais constrangimentos daí decorrentes, as Finanças não responderam até ao momento.
-
A Lei n.º 55-A/2010, de 31 de Dezembro (OE 2011) veio introduzir alterações indicando que para efeitos das deduções à colecta é obrigatória a identificação fiscal dos descendentes, ascendentes, colaterais ou beneficiários a quem se reportam na declaração de rendimento modelo 3 do IRS.
-
Em causa estão despesas personalizantes relativas aos sujeitos passivos, seus dependentes e ascendentes; despesas de saúde; despesas de educação e formação; despesas com pensões de alimentos, encargos com lares; encargos com imóveis; encargos com prémios de seguros de vida; pessoas com deficiência e benefícios fiscais.
-
De acordo com o Ministério das Finanças, as alterações já entraram em vigor, pelo que, na declaração de rendimentos Modelo 3 relativa ao ano de 2010 - cujo prazo de entrega se iniciará no próximo mês - será já obrigatória a identificação fiscal dos dependentes, ascendentes e colaterais relativamente aos quais sejam invocadas deduções, apesar de as despesas terem sido feitas no ano passado.
-
Notas do Papa Açordas: Sem comentários
-

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Un caza líbio

-
Un avión de combate libio aterriza en Malta. Se desconoce si sus ocupantes, dos soldados de Libia, han pedido asilo político en el país. (REUTERS) (20minutos.es)
-

Rui Rio: "Temos um poder político desacreditado e fraco"

-
Num seminário sobre regionalização, o presidente da Câmara do Porto fez um diagnóstico do país pouco animador
-
O presidente da Câmara do Porto não poupou críticas ao actual estado do país, considerando que a economia portuguesa "está de gatas". Na sessão de abertura do seminário Regionalização e Revisão Constitucional: que perspectivas?, que decorreu ontem no Porto, Rui Rio lembrou que "a dívida externa é o mais grave problema do país", não sabendo "se haverá capacidade para o resolver". "Temos gente a sofrer com isto e vamos ter ainda mais, uma vez que o sistema é injusto para com essas pessoas, socialmente e não só", sustentou o autarca, para quem dificilmente haverá remédio à vista para "uma dívida pública monstruosa e inadmissível e uma dívida externa ainda pior".
-
No entender do autarca, Portugal "está a viver o fim do regime que nasceu com o 25 de Abril de 1974", alertando para a importância da próxima revisão constitucional. "Mais importante que a regionalização é a revisão constitucional, muito embora tema que esta termine como as que a antecederam, com PS e PSD a insultarem-se", salientou Rui Rio, para quem aquilo que tem vindo a ser feito em Portugal são soluções ad hoc. "A situação a que chegámos é muito grave e o regime tem de sofrer reformas profundas, para não dizer rupturas.
-
"Um exemplo é a área da justiça. Rui Rio considera que este sector em Portugal "é incapaz de qualquer controlo democrático", o que conduz, na sua opinião, a "um poder político desacreditado e fraco". Daí que a revisão constitucional possa ser uma oportunidade de refundar alguns princípios sobre os quais assenta o regime político em Portugal.
-
Notas do Papa Açordas: Podemos dar graças ao sr. Sócrates, pois foi no seu consulado que o país regrediu mais...
-

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Baloncesto espectacular

-
James LeBron salta a canasta durante la 60 edición del Partido de las Estrellas de la NBA disputado en el Staples Center en Los Ángeles. El equipo de la Conferencia Oeste ganó por 148-143 al del Este en el Partido de las Estrellas de la NBA, que dejó también al escolta Kobe Bryant, de los Lakers de Los Ángeles, como el Jugador Más Valioso. (Lucy Nicholson / EFE)(20minutos.es)
-

Pagamento da água fora do prazo passa a custar o dobro

-
Os consumidores que não paguem a água a tempo vão passar a incorrer imediatamente em processo de execução fiscal, passando a pagar o dobro do valor que consta da factura. Até agora, os consumidores estavam sujeitos ao pagamento de juros de 1% ao mês.
-
Segundo avança o Correio da Manhã, este medida é imposta com a entrada em vigor da lei do Orçamento do Estado de 2011.
-
Feitas as contas, se tiver uma factura no valor de 7,57 euros, por exemplo, passa a pagar 18,42 euros se esta for paga fora do prazo, refere um estudo da Câmara de Lagos, no Algarve.
-
"Com a entrada em vigor da lei do Orçamento do Estado "deixa de haver um período de cobrança voluntária na tesouraria municipal apenas com acréscimo de juros, passando o pagamento, após o prazo, a efectuar-se somente em processo de execução fiscal, o que implica o pagamento adicional de encargos legais [custas processuais] ", afirma a Câmara de Lagos.
-
Notas do Papa Açordas: Inacreditável! Como diz um comentário no "i", a "quadrilha do Sócrates" entrou em acção!... De futuro, quando um munícipe se atrasar no pagamento da água, imediatamente passa a ter um processo de execução fiscal... Com que mais irá este senhor, mentiroso-mor do reino, nos bafejar?...
-

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Salários na GNR e PSP em risco

-
Guarda não pagou este mês a Segurança Social nem a Caixa Geral de Aposentações dos militares, avança "Correio da Manhã"
-
Os cortes orçamentais estão a preocupar as forças de segurança, que temem não conseguir assegurar todos os serviços até ao final do ano. A notícia é avançada pelo "Correio da Manhã", que avança na edição de hoje que os salários na GNR e na PSP estão em risco.
-
Segundo o diário, a partir do segundo semestre a contenção na despesa vai afectar, entre outros serviços, a Investigação Criminal e a operacionalidade do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro do lado da Guarda Nacional Republicana (GNR), bem como o subsídio de fardamento na Polícia de Segurança Pública (PSP).
-
Contactado pelo "Correio da Manhã", o porta-voz da GNR, tenente-coronel Costa Lima, garantiu que "apesar das questões financeiras do país, [a GNR] garantirá sempre a segurança dos cidadãos". Em anonimato, outra fonte da GNR avançou, contudo, que "se o governo não disponibilizar verba para a GNR já em Agosto, o pagamento de salários será quase impossível".
-
Notas do Papa Açordas: A GNR e a PSP podem estar descansadas que nunca irão ter salários em atraso, dado que o governo terá de lidar com muitas manifestações e as forças policiais terão de dar cacetada em muita gente. Logo, os seus salários não podem estar em falta...
-

Louçã: "A direita não apresenta nenhuma moção de censura"

-
O líder do Bloco de Esquerda qualificou hoje de "absolutamente conseguida" a moção de censura ao Governo pelo efeito "clarificador", apesar do anunciado chumbo, e apostou que a direita não vai apresentar nenhuma moção de censura. O PCP já disse que vota a favor.
-
"Faço uma aposta: a direita não apresenta nenhuma moção de censura", disse Francisco Louçã aos jornalistas, após a presentação do texto da moção, numa conferência de imprensa em Lisboa.
-
Questionado sobre a disponibilidade dos bloquistas para viabilizarem outras iniciativas de outros partidos, o coordenador do BE afirmou que o partido olhará "para cada moção de censura por aquilo que traz e diz". E lembrou que o BE já votou a favor da moção que o PCP apresentou nesta legislatura.
-
Apesar do chumbo a que está votada – PSD e CDS não a viabilizarão – Louçã considerou que a moção de censura que o BE apresenta "é uma iniciativa absolutamente conseguida", já tendo "conseguido um resultado de extraordinária clarificação".
-
"O país estava a assistir a um espetáculo lamentável entre PS e PSD, a assustarem-se um ao outro", acrescentou, acusando o PSD de fazer uma "política de terra queimada" ao suportar as medidas de austeridade do Governo, corresponsabilizando os sociais-democratas pelo nível de desemprego e de precariedade laboral.
-
"Portugal ficou agradecido ao doutor Pedro Passo Coelho por ter usado uma expressão tão simples para definir a sua visão da política", afirmou, recordando que o presidente social-democrata disse que o PSD não tinha ainda "fome suficiente para ir ao pote".
-
Notas do Papa Açordas: Como pode o PSD ou o CDS apresentar uma moção de censura contra o Governo, se o sr. Sócrates está, desde há muito, a fazer uma política de direita? Até lhes convém lá ter o homem das mentiras, para lhes fazer o jogo sujo...
-

Atardecer eólico

-
Atardecer en una planta de energía eólica en Palm Springs, California, EE UU. (Lucy Nicholson/ Reuters) (20minutos.es)
-

sábado, 19 de fevereiro de 2011

O povo vai sair à rua? Milhares convocam manifs contra o sistema

-
Para o próximo dia 12 de Março está marcado o Protesto da Geração à Rasca em Lisboa e no Porto
-
Há quem diga que foram os Deolinda a chamar a atenção para os problemas da "geração parva". Outros acreditam que as manifestações no Egipto são uma inspiração, ao mostrar que é possível derrubar um governo de forma quase espontânea. Seja o que for, começam a germinar online protestos mais ou menos apartidários contra o sistema e contra o estado de coisas a que chegou o país. A geração está à rasca?
-
"Não sei se está tão à rasca quanto se diz. ''As notícias da minha morte são muito exageradas'', a parvoíce desta geração também é muito exagerada. Mas tenhamos esperança, estes protestos mostram que o país não está completamente amorfo e há qualquer coisa a germinar. Qual o fruto e quando amadurecerá ainda não se sabe. E é bom que não se saiba para não o irem cortar pela raiz", explica o sociólogo Manuel Villaverde Cabral.
-
No Facebook, o grupo "1 milhão na Avenida da Liberdade pela demissão de toda a classe política" já tem quase 23 mil seguidores. "Sabemos que um milhão é impossível, trata-se de um número simbólico. Também sabemos que a demissão de toda a classe política levaria ao caos, mas esta é uma maneira de mostrarmos o nosso desagrado pela classe política actual", refere o porta-voz do grupo, José Couto Nogueira.
-
Um protesto que não é bem visto aos olhos de todos. O deputado do PSD e comentador político Pacheco Pereira considera-o "um puro manifesto antidemocrático" e levanta algumas questões no seu blogue: "Demitem toda a classe política como? Como em 1926, com o 28 de Maio? Como se Portugal fosse o Egipto e ''Sócrates-Passos Coelho-Portas'' (e porque não Jerónimo de Sousa e Louçã) fosse um compósito de Mubarak? Sem eleições? Sem partidos? Democracia directa com votos pela televisão em chamadas de valor acrescentado e o parlamento no Facebook?" O grupo foi de facto inspirado nas manifestações no Egipto: "Percebemos que é possível grandes manifestações sem partidos nem centrais por detrás", explica o porta-voz. O dia da manifestação ainda não foi marcado. "Só quando atingirmos os 50 mil seguidores no Facebook", diz Couto Nogueira.
-
Notas do Papa Açordas: Já vi ditadores cairem por muito menos... Sócrates, não pode continuar a fazer a porcaria que está fazendo... Falta pouco para a Sopa dos Pobres se generalizar... Apesar de ser inscrito no Partido Socialista, vou aderir ao protesto e participar na manifestação...
-

PS. Carrilho diz que "liberdade condicional" é inaceitável

-
Alterações das regras para apresentar moções globais estão a gerar polémica. Ex-ministro diz que a situação é "inaceitável"
-
Manuel Maria Carrilho acusa a direcção do PS de José Sócrates de estar a condicionar o debate para o próximo congresso do partido. "Parece-me que tudo é feito para estabelecer um regime de liberdade condicional aos militantes", diz ao i o ex-ministro da Cultura e antigo dirigente socialista, criticando a decisão de limitar a apresentação de moções globais apenas a quem se candidate a secretário-geral do partido.
-
"É uma novidade não poder haver moções sem candidato. É inaceitável. É dizer que há pluralidade, mas debate de ideias é que não pode haver", afirma Carrilho, que já foi desafiado pela candidatura do actual secretário-geral, José Sócrates, para se candidatar à liderança.
-
Confrontado com essa hipótese - que foi deixada ao i pelo director de campanha de José Sócrates, Capoulas Santos -, o antigo deputado socialista diz que "não comenta" porque seria "reforçar o condicionamento" a que os militantes estão sujeitos e reafirma o que já disse sobre o assunto. No seu comentário na TVI, Carrilho esclareceu que faz parte da liberdade dos militantes afirmarem se são ou não candidatos no momento que entenderem mais adequado.
-
O militante socialista Fonseca Ferreira, que apresentou no último congresso uma moção estratégica concorrente à de Sócrates, já levantou a questão no interior do partido e pediu à comissão de jurisdição a impugnação da norma que impede a apresentação de moções globais sem que o seu autor se candidate à liderança. Na direcção do PS, o entendimento é que as novas regras, aprovadas recentemente no conselho nacional, visam impedir que possa ser eleito um secretário-geral com a moção de uma candidatura adversária.
-
Notas do Papa Açordas: É óbvio que Sócrates faça tudo, legal ou ilegal, para que não apareçam candidatos a ensombrar a percentagem desejada, ou seja, à Kim Jung-il... Dentro do PS não há democracia. O Aparelho é que manda e, por isso, as secções estão vazias... Aposto que os votantes não vão ultrapassar os 20 % dos militantes...
-

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Soares dos Santos: Governo mente ao dizer que Portugal não está em recessão

-
O presidente da Jerónimo Martins, Alexandre Soares dos Santos, acusou hoje o Governo de mentir ao negar que Portugal está em recessão económica, considerando que "estamos em recessão".
-
"Não vale a pena continuarmos a mentir. Não vale a pena pedir sacrificios às pessoas sem lhes dizer a verdade. As pessoas têm de saber para que estão a fazer os sacrificios e não adianta negar que estamos em recessão, porque estamos", afirmou aquele responsável durante a apresentação de resultados do grupo em 2010.
-
Questionado sobre o segredo do sucesso do grupo, que aumentou os lucros em mais de 40 por cento no ano passado, Alexandre Soares dos Santos respondeu: "Os truques é para o [primeiro-ministro] Sócrates. Eles [os políticos] é que gostam de truques. O nosso sucesso assenta em trabalho".
-
Notas do Papa Açordas: Era bom que o sr. Sócrates, mentiroso-mor do reino, medisse bem o alcance destas palavras e arrepiasse caminho. Como? Contando aos portugueses toda a história económica que há muito esconde... isto é, a verdade sobre o descalabro económico do seu (des)governo...
-

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Revueltas en Irán


-
Parlamentarios iraníes piden en la cámara en Teherán la ejecución de los líderes de la oposición por apoyar las recientes manifestaciones en Irán. (Raouf Mohseni /Mehr News / Reuters)(20minutos.es)
-

Nunca houve tantos desempregados em Portugal. Taxa atinge 11,1%

-
A taxa de desemprego no 4.º trimestre de 2010 aumentou 1 ponto percentual em termos homólogos e 0,2 pontos percentuais em cadeia, para 11,1 por cento, tendo acabado 2010 nos 10,8 por cento, face a 2009, anunciou o INE.
-
Segundo as Estatísticas do Emprego do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativas ao período de outubro a dezembro do ano passado, a população desempregada era de 619 mil indivíduos, mais 9,9 por cento do que no mesmo trimestre de 2009 e mais 1,6 por cento do que no trimestre anterior.
-
Quanto ao número de empregados, diminuiu 1,5 por cento face ao mesmo trimestre de 2009 e 0,3 por cento em cadeia.
-
Em média, a taxa de desemprego no ano passado foi de 10,8 por cento, mais 1,3 pontos percentuais do que em 2009.
-
A população desempregada situou-se no final de 2010 em 602,6 mil indivíduos, tendo aumentado 14,0 por cento em relação ao ano anterior. A população empregada registou um decréscimo anual de 1,5 por cento.
-
Notas do Papa Açordas: Só quem anda muito distraído pode acreditar nestes dados governamentais, em virtude do desemprego real ser muito mais elevado. Segundo alguns economistas, existem em Portugal 720.000 desempregados, o que vai dar uma taxa de 14 % e não 11,1 %, como o (des)governo reclama. O resto, é tudo propaganda...
-

Banco de Portugal diz que “já estamos em recessão económica”

-
Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, lançou o alerta: "pode dizer-se que estamos em "recessão económica", afirmando que a solução pode estar nas exportações.
-
Em entrevista ao Diário Económico, o governador disse ainda que a recessão deve-se ao processo de ajustamento e de emagrecimento orçamental levados a cabo pelo Governo. Para Carlos Costa, era importante que "houvesse resultados claros de execução orçamental".
-
"Nem sempre somos os mensageiros que todos gostaríamos de ouvir, mas o mensageiro não modifica a mensagem. E se a mensagem é sólida e está tecnicamente fundamentada não se pode ignorá-la", afirmou o governador.
-
No entanto, Carlos Costa não quis deixar de elogiar Teixeira dos Santos afirmando: "Admiro francamente a resistência do nosso ministro das Finanças".
-
A solução para ultrapassar a recessão passa, segundo Carlos Costa, por um esforço de sustentabilidade das finanças públicas e pelo cumprimento dos objectivos definidos.
-
Notas do Papa Açordas: Esta revelação só poderá causar surpresa ao sr. Sócrates e aos seus inúmeros boys. Toda a gente sabe o país está em recessão económica, mas é bom que o governador do Banco de Portugal o declare. Não é como no tempo do Vitinho, um verdadeiro "voz do dono"...
-

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Encallado

-
Un buque portacontenedores con trece tripulantes a bordo ha encallado en la zona de la Caleta de Vélez-Málaga (Málaga), tras lo cual se ha establecido un dispositivo de asistencia que coordina Salvamento Marítimo. (Jorge Zapata / EFE)(20minutos.es).
-

Portugal fechou 2010 com um pé na recessão e já está a pousar o outro

-
A economia contraiu 0,3% no último trimestre do ano passado. Economistas dizem que 2011 vai ser uma réplica desses três meses, com nova recessão
-
A economia portuguesa contraiu 0,3% nos últimos três meses de 2010 face ao trimestre anterior, tendo crescido 1,2% em comparação com o mesmo período de 2009. Os números da estimativa rápida do INE indicam que a estratégia de austeridade promovida pelo governo começou a ter um impacto mais forte a partir de Outubro, provocando uma desaceleração do consumo interno, apesar do efeito de antecipação na compra de automóveis. Com as exportações a servirem de único motor do produto interno bruto, o último trimestre de 2010 deve marcar o ritmo deste ano.
-
Os números divulgados ontem pelo INE dão razão aos economistas que vinham insistindo que as medidas de austeridade dos PEC e do Orçamento do Estado teriam como consequência um novo período recessivo para a economia portuguesa. Embora ainda não sejam conhecidos dados desagregados, o relatório do INE refere que as exportações mantiveram a tendência de crescimento, enquanto o consumo das famílias desacelerou, "apesar do crescimento expressivo da componente de veículos automóveis, enquanto o investimento registou uma diminuição homóloga menos intensa".
-
Portugal terminou assim 2010 com um crescimento de 1,4% do PIB, batendo a própria previsão do governo (1,3%). No entanto, 2011 deverá ficar muito mais próximo de 2009 - em que a economia contraiu 2,5% - do que de 2010. É que este será o ano mais duro no que diz respeito à consolidação orçamental, com o governo a querer reduzir o défice de perto de 7% para 4,6% do PIB.
-
"2011 deverá ser parecido com o último trimestre do 2010, provavelmente para pior", explica ao i Cristina Casalinho, economista-chefe do BPI. O consumo interno em particular, que vale dois terços do PIB, deverá ser bastante afectado com a diminuição generalizada do rendimento disponível das famílias. "Este ano será marcado pelo aumento da carga fiscal, pelo corte de prestações sociais e de salários, pelo desemprego e pelo aumento dos preços do petróleo e dos alimentos", acrescenta a economista. A juntar à contracção da procura interna é preciso ainda considerar o abrandamento do investimento público e privado. O primeiro sustentou a recuperação da economia portuguesa até à crise da dívida europeia e aos primeiros PEC.
-
Notas do Papa Açordas: Temos que dar graças ao sr. Sócrates, pois é ele que tem levado Portugal a esta miséria. Durante muito tempo recusou-se a admitir a crise, e quando a reconheceu, já era tarde demais para simples "aspirinas"...
-

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Víctimas de minas

-
Las carreras en silla de ruedas se han convertido en un popular deporte de Camboya que crea nuevos héroes y permite ganarse la vida a personas víctimas de las minas terrestres y a las afectadas por la poliomelitis. En Camboya se estima que unas 50.000 personas tienen discapacidad por culpa de las minas antipersonales y otras 60.000 como secuela de la polio. (Laura Villadiego / EFE)(20minutos.es)
-

Diplomados precários mais do que duplicaram em dez anos

-
São cada vez mais no mercado de trabalho, mas o seu bilhete de entrada para o "maravilhoso" mundo dos que conseguem emprego tem sido pago, sobretudo, à custa da precariedade. Na última década, o número de diplomados com vínculos precários - contratos a termo, recibos verdes ou outras formas atípicas de contrato, sem contar com os estágios não remunerados e os bolseiros - mais do que duplicou.
-
Eram 83 mil no final do terceiro trimestre de 2000 e no final de Setembro do ano passado chegavam já aos 190 mil. E é a muitos destes - e a muitos dos que engrossam os números do desemprego - que a canção dos Deolinda Parva que sou assentou que nem uma luva. Nas redes sociais, nas escolas, nas universidades, os mais jovens reviram-se naquele público que, quando há duas semanas nos coliseus do Porto e de Lisboa ouviu "Já é uma sorte eu poder estagiar", aplaudiu de pé a voz de Ana Bacalhau.
-
A precarização do trabalho não é um problema exclusivo dos que têm formação superior. É um problema dos jovens e dos que entraram no mundo do trabalho nos últimos anos. Mas os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) não deixam margem para dúvidas: é entre os que saem das universidades e dos institutos politécnicos que os contratos a termo ou os recibos verdes mais têm crescido - 129 por cento - em comparação com o crescimento de 5,8 por cento verificado entre os que não foram além do ensino básico ou secundário.
-
A canção dos Deolinda é "um grito de revolta", nas palavras do reitor da Universidade de Lisboa, António Nóvoa. "É um grito contra duas ideologias muito marcantes nos últimos anos em Portugal: a ideologia do capital humano, que trouxe aquilo a que designamos a armadilha do diploma, como se o facto de ter um fosse, por si só, um factor de sucesso e emprego - e hoje as pessoas percebem que não é, e passam de um diploma para outro diploma. Mas também contra a ideologia da precarização - deste manter as pessoas numa zona cinzenta, do recibo verde, do estágio, da bolsa, sem que lhes seja dada uma oportunidade de carreira."
-
Na última década, as fornadas de jovens que saíram do ensino superior mudaram a estrutura do emprego. O peso dos diplomados no total de trabalhadores por conta de outrém passou de 11,2 por cento em 2000 para os 18,5 por cento no ano passado. No mesmo período, os não licenciados - a esmagadora maioria dos que trabalham para um patrão - diminuíram 2,1 por cento). O problema está em saber se estes jovens qualificados que entram no mercado de emprego vão ou não desempenhar funções compatíveis com a sua formação.
-
Notas do Papa Açordas: Para além de não se ver a luz ao fim do túnel, ainda consegue piorar. Este Sócrates é o "máximo"... da asneira política, claro!...
-

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Dissidentes cubanos libertados vão continuar a fazer oposição ao governo

-
Os dissidentes cubanos Héctor Maseda e Ángel Moya, libertados no sábado após oito anos de prisão, garantiram que vão continuar a lutar pela liberdade e direitos humanos em Cuba e a fazer oposição ao Governo de Castro.
-
Maseda e Moya são membros do Grupo dos 75, opositores ao regime cubano condenados e presos na Primavera Negra de 2003, tendo negado o exílio em Espanha e a liberdade condicional.
-
Em declarações aos jornalistas na sua casa em Havana, Ángel Moya denunciou ter sido espancado por agentes da polícia por ter gritado durante o trajeto entre a prisão e o seu domicílio slogans como "Cuba sim, Castro não" e desafiou o presidente Raul Castro a investigar o sucedido.
À porta de sua casa, Moya encontrou dezenas de pessoas pró-Governo que gritavam "Cuba sim, ianques não", vivas a Fidel Castro e insultos contra os dissidentes.
-
"A luta vai continuar, se tivermos de ser presos regressaremos às prisões porque estamos a lutar por uma causa justa. Não somos delinquentes, nem traficantes de droga: somos lutadores pacíficos pela liberdade", defendeu o dissidente.
-
Héctor Maseda, libertado horas antes de Ángel Moya, disse também aos jornalistas na sua casa que continuará com a oposição ao regime cubano, considerando "inviáveis" as reformas económicas empreendidas por Raul Castro ao salientar que a revolução cubana se transformou numa "regressão" e "contra-revolução".
-
Notas do Papa Açordas: Temos uma grande admiração e respeito pelos dissidentes cubanos. Lutar, como estão lutando, pela liberdade e pelos direitos humanos numa ilha dominada pela mais tenebrosa ditadura militar, não é fácil. Para eles, vai toda a nossa solidariedade e os desejos de uma rápida vitória.
-

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Primer premio


Este impactante retrato de una mujer afgana con la nariz y las orejas mutiladas por su marido como castigo por abandonarle, realizada por Jodi Bieber para la revista Time, ganó el máximo galardón del World Press Photo. Bibi Aisha, una joven de 18 años de la provincia afgana de Oruzgan, dejó a su marido por violencia doméstica. Un comandante talibán ordenó que se enfrentara a la justicia y su marido le cortó la nariz y las orejas. Aisha vive ahora en Estados Unidos, donde se ha sometido a cirugía reconstructiva. Mirá aquí el resto de imágenes también distinguidas con algún premio. ( Jodi Bieber / REUTERS / Institute for Artist Management for Time) (20minutos.es)
-

Passos e PSD sob pressão para "travar" censura do Bloco ao Governo

-

Primeiro, foi o desafio a Sócrates para apresentar uma moção de confiança. Depois, veio o anúncio de Francisco Louçã no debate quinzenal com o primeiro-ministro no Parlamento que apanhou de surpresa o Governo e oposição: o Bloco de Esquerda vai apresentar uma moção de censura no dia seguinte a poder ter "utilidade prática". Ou seja, a 10 de Março, no dia seguinte à posse de Cavaco Silva para o segundo mandato em Belém, quando volta a ter o poder de dissolver a Assembleia. "Uma colossal irresponsabilidade", respondeu o chefe do executivo.
-
Os partidos não abriram o jogo, mas o PS fez um apelo a uma clarificação. Porque o país não aguenta "um mês pantanoso". Na prática, o PSD tem nas mãos o desfecho da moção e promete "ponderação, frieza e responsabilidade" na decisão, mas o PÚBLICO sabe que a opção só será tomada depois do regresso de Passos Coelho de Paris, embora o cenário que ganha peso é mesmo o da abstenção. Sob a pressão do sector cavaquista.
-
A tese de vários dirigentes nacionais sociais-democratas é que o partido está muito "amarrado" à viabilização do Orçamento de 2011. A previsível divulgação dos resultados da execução orçamental pode também não fornecer argumentos para alinhar com uma moção de censura que é também dirigida ao PSD. Ontem, Francisco Louçã apontou os sociais-democratas como um dos partidos da "maioria orçamental". Numa frase, retira margem de manobra ao PSD para votar a moção.
-
Dentro do PSD, já começou a "pressão" para Pedro Passos Coelho não alinhar, para já, na censura a Sócrates. Há compromissos internacionais e negociações importantes em curso ao nível da União Europeia e o momento do país é muito complexo, argumenta-se. Além do mais, no PSD há quem olhe o anúncio do Bloco como mais uma disputa à esquerda, com o PCP, que na semana passada já admitira a possibilidade de vir a apresentar uma moção de censura ou mesmo apoiar uma de um partido da direita.
-
Notas do Papa Açordas: E, assim, vamos ter Passos Coelho e o PSD a viabilizar o (des)governo do sr. Sócrates... Já viabilizou o orçamento de fraca memória, vai agora abençoar o bando de malfeitores que ocupa as cadeiras do poder... Até quando?
-

Figo investigado por financiamento ilegal ao PS

-
Internacional português, um dos principais intervenientes do "caso Taguspark", é suspeito de financiamento ilícito da campanha eleitoral do PS nas legislativas de 2009
-
A edição em papel do"Correio da Manhã" de hoje dá conta de uma queixa da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP) ao Ministério Público sobre alegado financiamento ilegal ao PS pelo internacional Luís Figo em 2009.
-
O jogador de futebol é suspeito de ter financiado ilicitamente a campanha eleitoral dos socialistas para as eleições legislativas de 2009, que deram um segundo mandato a José Sócrates.
-
O inquérito aberto depois da apresentação da queixa vem juntar-se às outras acusações do caso Taguspark, do qual Luís Figo é interveniente.
-
O caso vai sentar no banco dos réus três ex-administradores da Portugal Telecom: Rui Pedro Soares, Américo Thomati e João Carlos Silva, que serão julgados por corrupção passiva. Figo não foi indiciado no processo por alegadamente não saber que a maioria do capital social do parque tecnológico é detido por entidades públicas. Ainda assim, no âmbito do inquérito do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, o internacional português pode vir a ser acusado, já que o artº 28 da Lei do Financiamento dos Partidos Políticos prevê que as pessoas singulares que "pessoalmente participem na atribuição e obtenção de financiamentos proibidos são punidas com pena de prisão de três anos".
-
Notas do Papa Açordas: É lamentável que um jogador desta estirpe, venha dar apoio a tão triste figura da cena política portuguesa... Oxalá, o processo judicial possa esclarecer o assunto e que, os três ex-administradores da Portugal Telecom, tenham o correctivo exemplar... Parece até que esta gente só conhece o verbo SACAR...
-
-

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Convirtiendo el mar en tierra


Una nave, en los trabajos de dragado para ampliar el puerto de Colombo, en Sri Lanka. (Dinuka Liyanawatte / Reuters) - (20minutos.pt)
-

Angola: Secretário-geral da UNITA em greve de fome está internado no Huambo

-
O secretário-geral da UNITA, o general Abílio Kamalata Numa, está internado numa clínica do Huambo desde quarta-feira à noite, disse hoje à Lusa o secretário provincial da UNITA, Liberty Chiyaka.
-
O general Numa está em greve de fome desde segunda-feira, por considerar "injusta" e "ilegal" a detenção do militante da UNITA António Kaputo.
-
De acordo com Liberty Chiyaka, "por razões de segurança", a UNITA não permite o acesso ao secretário-geral, que está a soro.
-
Notas do Papa Açordas: Angola, para ser democrática, ainda lhe falta um trajecto do tamanho da ida à Lua. Angola, actualmente, é José eduardo dos Santos (o grande DITADOR) e as aplicações financeiras em nome de sua filha ISABEL... o resto, é um país AMORDAÇADO...
-

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Sin acuerdo


El oficial surcoreano Moon Sang-Kyun (c-i) y el norcoreano Ri Seon-Kwon (c-d) llegan a la segunda jornada de la reunión militar entre las dos Coreas, destinada a preparar un encuentro de alto nivel que contribuyese a reducir la tensión en la península, en Panmunjom (Corea del Sur). (Kim Tae-Hyung / EFE) - (20minutos.es)-
-

E agora, José?

-
Manuel António Pina
-
Os EUA querem dados pessoais, impressões digitais e perfis de
ADN dos cidadãos europeus que tenham tido algum problema
(grande, médio, pequeno ou nem por isso) com a Justiça. Só que
não dão garantias sobre o que farão com esses dados, em especial
sobre a sua protecção ou a possibilidade de virem a ser utilizados
para condenações à morte, algo que violaria constituições como a
portuguesa e o próprio Tratado de Lisboa. Por isso as negociações
com a Comissão Europeia (CE) arrastam-se.
-
Para forçar a CE com factos consumados, os EUA têm tentado
acordos bilaterais com governos europeus mais subservientes e
despreocupados com os direitos dos seus cidadãos.
-
Foi aí que entraram o Governo português e o sempre "you are
welcome" ministro Luís Amado. E o Governo português, "yes, Sir!",
agiu "rapidamente e em força" e assinou de cruz o cheque em
branco dos dados pessoais de milhares de cidadãos portugueses.
Com a excitação, esqueceu-se até de ouvir - como a lei manda -
a Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD).
-
Conta agora o DN que, ouvida ano e meio depois, a CNPD considera
esse cheque (que terá que ser ratificado na AR) "abusivo, excessivo,
demasiado genérico, [de] difícil controlo de pesquisas indevidas, sem
garantia da protecção dos dados [...] e [falho] de salvaguarda da pena
de morte".
-
Se eu fosse o Governo, mandava já aos EUA os dados pessoais,
impressões digitais e ADN dos membros da CNPD.(Jornal de Notícias)
-

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Vivir al raso


Un grupo de niños descansa dentro de un contenedor de madera, después de que la chabola en la que habitaban fuera destruida por el fuego. Cerca de 500 infraviviendas fueron arrasadas por las llamas el pasado lunes en un suburbio de Quezon, en Manila (Filipinas). (Erik de Castro / REUTERS)-(20minutos.es)
-

Cavaco veta diploma que permitia que farmacêuticos substituíssem medicamento prescrito pelo médico

-

O Presidente da República vetou hoje o diploma do Governo sobre prescrição de medicamentos que permite que a prescrição da marca do medicamento pelo médico seja substituída pelo farmacêutico, quer por medicamentos genéricos, quer por outro essencialmente similar.
-
“O Presidente da República devolveu hoje ao Governo, sem promulgação, o diploma que prevê a obrigatoriedade da prescrição de medicamentos mediante a indicação da sua denominação comum internacional (DCI), ou nome genérico, bem como a obrigatoriedade da prescrição electrónica”, lê-se num comunicado divulgado na página da Internet da Presidência da República.
-
O diploma do executivo que agora foi vetado pelo Presidente da República permitia que a prescrição da marca do medicamento pelo médico seja substituída pelo farmacêutico, quer por medicamento genérico, quer por outro essencialmente similar, a menos que, na receita, seja incluída a respectiva justificação técnica.
-
No comunicado, é referido que, à semelhança do que defendem cartas e pareceres chegados à Presidência da República, Cavaco Silva considera que “que não se encontram devidamente avaliados os efeitos do regime que se pretende aprovar, muito em particular sobre a insegurança provocada pela amplitude da possibilidade de alteração sistemática dos medicamentos com base na opção do utente e na disponibilidade de cada marca”.
-
Notas do Papa Açordas: O PR mais uma vez cedeu aos lobies... Os médicos, como não querem perder os benesses que recebem das empresas farmacêuticas, na prescrição dos remédios de marca, fizeram pressão sobre o PR e, aí está o resultado... Mais uma vez os eleitores ficaram a perder...
-

Lista mensal de Aposentados e Reformados da CGA - mês de MARÇO/2011

-
Lista mensal de Aposentados e Reformados:
-
Março 2011 (PDF)
-
Aviso n.º 3892/2011, D.R. n.º 26, 2.ª Série, de 2011-02-07.
-

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Inundaciones en Sri Lanka


-
Las lluvias torrenciales han provocado graves inundaciones en Sri Lanka, donde podrían haber muerto al menos once personas. Además se teme que el agua haya acabado con el 90% de las cosechas de arroz. En la imagen, una madre camina con su hijo entre las inundadas calles de Colombo.(Stringer / REUTERS) (20minutos.es)
-

Autoritarismo do PS de Sócrates ultrapassa "centralismo democrático" de Lenine

-
Ana Benavente tece violentas críticas a seis anos de governação
-
Ana Benavente é cáustica com os anos de governação do primeiro-ministro. E aponta tiques de autoritarismo, de distribuir "lugares e privilégios" e render-se ao neoliberalismo.
-
É um retrato arrasador do PS, do Governo e de José Sócrates. A ponto de Ana Benavente, secretária de Estado da Educação de António Guterres (1995-2001), dizer que jamais pertenceria a um Governo de José Sócrates com uma pasta idêntica. "Porque, se o fosse, já teria apresentado a minha demissão." A confissão da ex-dirigente socialista é feita numa entrevista à Revista Lusófona de Educação.
-
O tema é a educação na luta contra a exclusão e pela democracia, mas a conversa vai até à política pura e dura e o actual estado do Governo do PS e da liderança de José Sócrates. Aí, mais uma vez, Benavente é dura. Muito dura. O PS tornou-se "neoliberal" - "fazer do capital financeiro o dono e árbitro do desenvolvimento económico é uma capitulação face ao neoliberalismo que não é digna de um partido socialista". Mas há mais. No PS, há falta de debate interno e Ana Benavente critica "o autoritarismo da actual liderança". "Tornou-se autocrata, distribuindo lugares e privilégios, ultrapassando até o "centralismo democrático" de Lenine. Alimentando promiscuidades que recuso", lê-se na entrevista.
-
Notas do Papa Açordas: Ana Benavente é uma das pessoas que em Portugal mais sabe de educação, de modo que, o facto dela estar contra a política educacional de Sócrates, não admira mesmo nada... Mas é preciso ter coragem!...
-

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Blanco y negro

-
Mujeres iraníes asisten a la oración del viernes en la universidad de Teherán. El líder supremo de Irán, el ayatolá Alí Jamenei, dijo durante la oración que las revueltas populares en Túnez y Egipto son una "señal del despertar islámico" en el mundo. (ABEDIN TAHERKENAREH / EFE)-(20minutos.es)
-

O regresso da canção de protesto

-
Parva que sou
-
Sou da geração sem remuneração
E não me incomoda esta condição
Que parva que eu sou
Porque isto está mal e vai continuar
Já é uma sorte eu poder estagiar
Que parva que eu sou
E fico a pensar
Que mundo tão parvo
Onde para ser escravo é preciso estudar
Sou da geração "casinha dos pais"
Se já tenho tudo, pra quê querer mais?
Que parva que eu sou
Filhos, maridos, estou sempre a adiar
E, ainda me falta o carro pagar
Que parva que eu sou
E fico a pensar
Que mundo tão parvo
Onde para ser escravo é preciso estudar
Sou da geração "vou queixar-me para quê?"
Há alguém bem pior do que eu na TV
Que parva que eu sou
Sou da geração "eu já não posso mais!"
Que esta situação dura há tempo de mais
E parva que eu sou
E fico a pensar,
Que mundo tão parvo
Onde para ser escravo é preciso estudar
-

DEOLINDA Foram os próprios Deolinda, em comunicado enviado para as redacções, que confessaram a sua surpresa (e emoção) pelo efeito mediático conseguido com a estreia da canção "Parva que eu sou" nos concertos que fizeram no passado fim de semana nos Coliseus de Lisboa e do Porto. A canção, cuja letra sublinha a apatia de uma geração "sem remuneração", e que "estuda para ser escrava", suscitou uma adesão espontânea junto do público que assistia aos concertos (muitos espectadores de punho no ar) e, depois, nas redes sociais, blogues e até no Parlamento, onde foi glosado pelo deputado José Soeiro, do Bloco de Esquerda. Mas também a direita se "aliou" aos Deolinda, contrapondo os direitos adquiridos à precariedade do emprego, como causa dos males da geração "casinha dos pais". A música pop tem destas coisas. (Expresso).
-

Sócrates: "Não haverá despedimentos na função pública"

-
José Sócrates afirmou hoje que "não haverá despedimentos na função pública", alegando que essa medida e as privatizações são a base da "agenda liberal" do PSD.
-
No encerramento de uma Convenção da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) do PS, num hotel de Lisboa, na qualidade de secretário-geral dos socialistas, José Sócrates referiu-se às jornadas parlamentares do PSD que se realizaram na segunda e terça-feira.
-
"O que é que se ouve? Sempre as mesmas duas coisas. Por um lado, a ideia de despedimentos na função pública. É esta a agenda deles. Claro, depois passam toda a semana a explicar que não é bem assim porque temem essa impopularidade, mas é isso que está na cabeça deles, é a ideia de que deve haver despedimentos na função pública", alegou José Sócrates.
-
"Pois não haverá despedimentos na função pública e o Governo fará o seu dever pondo as contas públicas em ordem sem recorrer a essa agenda liberal de despedir pessoas na Administração Pública", afirmou.
-
Notas do Papa Açordas: Mas quem é que ainda acredita num mentiroso destes? Então, o Quadro de Mobilizados não era um despedimento encapotado?... Agora, ao vir levantar esta lebre, pode o funcionário público ter a certeza, que vão haver despedimentos...
-

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Candidatura de Alegre tenta renegociar dívida que rondará os 300 mil euros

-
A candidatura de Manuel Alegre está a tentar renegociar contratos com diversos fornecedores, pedindo uma redução de 10 por cento, de forma a diminuir o prejuízo da campanha eleitoral.
-
O montante da subvenção pública que Alegre vai receber, 834 mil euros (calculado pela votação no candidato, 19,75 por cento), ficou muito abaixo das expectativas da candidatura, que, no orçamento entregue à Entidade das Contas, previa uma subvenção de 1,35 milhões de euros e um total de receitas de 1,9 milhões.
-
A contribuição dos partidos que o apoiaram, PS e Bloco de Esquerda (BE), também não poderá suprir a despesa orçamentada - 1,64 milhões de euros -, uma vez que os socialistas deram 400 mil euros e os bloquistas 100 mil euros. Mas o total da despesa antecipada à Entidade das Contas poderá não corresponder aos custos efectivos da campanha. O PÚBLICO tentou, até ao fecho desta edição, contactar o mandatário financeiro de Alegre, António Carlos dos Santos, e o director de campanha, Duarte Cordeiro, mas tal não foi possível.
-
No entanto, o valor da despesa real estará muito próximo daquele que foi orçamentado, avançou fonte da candidatura. Isto significa que a dívida rondará os 300 mil euros¸ uma vez que a soma da subvenção com a contribuição do PS e BE é pouco mais de 1,3 milhões. No quadro das receitas, a candidatura previu ainda um montante para os donativos, mas o valor apresentado foi de 50 mil euros. No entanto, além da renegociação de contratos, a candidatura esforça-se agora por recolher mais contributos de apoiantes. Até porque um apoio adicional do PS e do BE parece estar excluído. José Lello, responsável pelas finanças do PS, disse que os 400 mil euros já foram integralmente atribuídos à candidatura e negou a possibilidade de o PS aumentar o seu contributo. "Vivemos em tempos de contenção", disse. E acrescentou que "inicialmente [o apoio] era menos".
-
Notas do Papa Açordas: É bom lembrar que, quando Freitas do Amaral concorreu contra o Mário Soares, Cavaco Silva, então primeiro-ministro e líder do PSD, recusou-se a pagar a dívida de campanha de Freitas do Amaral, porque... tinha perdido!... Recorde-se que Freitas pagou essa dívida de 60.000 contos com pareceres... coisas que o Manel não poderá fazer...
-

Professores. Começou a revolta que ainda não faz barulho

-
Professores estão ansiosos por gritar nas ruas contra os cortes na escola pública e nem querem esperar pela convocação dos sindicatos
-
O apelo circula nos emails, nos corredores das escolas, nos encontros marcados ao fim-de-semana, nos plenários organizados ao final da tarde ou à mesa dos restaurantes. Os professores conspiram quando e onde é possível, sem esperar pelos sindicatos para preparar os protestos contra a vaga de despedimentos e os cortes anunciados para o próximo ano lectivo. Querem ir para a rua depressa e a falta da logística das organizações sindicais não os impede de acreditar que vão conseguir mobilizar milhares de colegas nas praças ou nas avenidas de Lisboa. O comboio já está em movimento e a cada dia ganha mais velocidade.
-
Nas escolas de Setúbal ou de Oeiras são os professores que saem das aulas com vontade de se reunirem em vez de irem para casa ruminar sobre as desgraças que julgam virem aí. "A facilidade com que os professores se juntaram espontaneamente há poucos dias na Escola Básica Luísa Todi foi surpreendente", conta Jaime Pinho, do Movimento Escola Pública (MEP). Foi o princípio de uma corrente que em poucas horas contagiou a escola onde dá aulas mesmo ali ao lado - a Secundária D. João II - e estará prestes a entrar noutros agrupamentos de Setúbal ou de Palmela.
-
"Na minha escola, por exemplo, há uma grande vontade por parte dos professores de começarem a fazer qualquer coisa para travar o Ministério da Educação", explica Jaime Pinho. Os contactos já começaram - professor a professor, escola a escola, até entrarem em todas e conseguirem organizar um plenário com os docentes de todo o concelho de Setúbal. E depois logo se vê: "O que fazer com este movimento que está agora a germinar é ainda uma incógnita. Sentimos que o mínimo que podemos fazer é gritar alto numa praça da capital."
-
Notas do Papa Açordas: O sr. Sócrates que se ponha a pau com estes movimentos, pois já cairam (des)governos por muito menos... Aliás, o SIS deve estar atento...
-

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

El Goya que esconde a una mujer

-
El retrato de Jovellanos en el arenal de San Lorenzo, pintado por Francisco de Goya, oculta bajo su pintura otro, del cuerpo de una mujer joven cuya identidad se desconoce, también obra del artista aragonés. Este descubrimiento ha sido posible al aplicarse sobre el cuadro, que se encuentra en el Museo de Bellas Artes de Asturias,una técnica de radiografía y reflectografía. (J.L.Cereijido / EFE)(20minutos.es)
-

Uma "modesta proposta"

-
Manuel António Pina
-
Espero, pelos melhores e mais sensatos motivos, que algum
partido aproveite a minha "modest proposal" para a revisão
constitucional em curso: que, em vez de votarmos nas nossas
"legislativas", passemos a votar nas alemãs, pois é hoje claro que,
se quem manda em Portugal são os governos saídos das "legislativas"
portuguesas, quem manda nesses governos é a Sra. Merkel ou
quem quer que governe a Alemanha.
-
O que se tem passado desde que a crise financeira assentou
arraiais por cá - apesar da política exorcista de Sócrates e do
truque infantil de fechar os olhos para que a crise não nos
visse - mostra que, de modo a manter a legitimidade democrática
das repetidas decisões do Governo tomadas contra os seus
compromissos eleitorais, deveríamos votar não para a AR mas
para o Bundestag e para o chanceler alemão.
-
Anuncia-se que hoje, no Conselho Europeu, a Sra. Merkel irá
exigir a Sócrates que inscreva na Constituição um limite ao défice
ou à dívida pública, disso fazendo depender a flexibilização do FEE
que permita a ajuda europeia a Portugal sem recurso ao FMI. E,
como era de esperar, logo apareceu na AR gente do PS e do PSD
a imaginar "maneiras possíveis" de meter essa exigência a martelo
nas propostas de revisão já apresentadas.
-
Segundo o DN, Sócrates recusa. Resta saber durante quanto tempo.
A sua "firme recusa" à anterior exigência da Sra. Merkel de
despedimentos fáceis e baratos durou um mês. (Jornal de Notícias)
-

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Número de contribuinte dos filhos é obrigatório já na declaração de IRS deste ano

-

Os contribuintes portugueses passam a partir deste ano a ser obrigados a incluir nas suas declarações de IRS (relativas aos rendimentos de 2010) todos os dependentes e respectivo número de contribuinte, mesmo no caso de recém-nascidos, para os quais queiram apresentar facturas com despesas dedutíveis.
-
Esta obrigação é no entanto nova apenas para quem apresenta declarações em papel, pois na declaração electrónica já havia um campo de preenchimento obrigatório com estas informações, segundo o Diário de Notícias de hoje. No entanto, deverá fazer com que muitos portugueses tenham de pedir números de contribuinte para os filhos nos próximos meses, para poderem cumprir esta nova obrigação.
-
A par desta novidade, que decorre da Lei do Orçamento para 2011, conforme explicou ao PÚBLICO o Ministério das Finanças, os contribuintes têm também, nos termos da mesma lei, de identificar os seus dependentes nas facturas que envolvam despesas que a eles digam respeitam e que queiram deduzir em IRS, sem que aqui tenha de figurar o respectivo número de contribuinte.
-
O PÚBLICO tentou saber junto das Finanças como são os procedimentos para a correcta identificação nas facturas, e a partir de que momento eles são obrigatórios, mas ainda aguarda resposta.
-
O Ministério das Finanças disse que esse procedimento é já seguido pela administração na “análise das provas documentais associadas a despesas invocadas pelos contribuintes nas suas declarações fiscais”, mas não disse em que medida os contribuintes estarão a par dessa exigência e se se trata de um procedimento de controlo posterior ou realizado no momento de entrega da declaração.
-
Notas do Papa Açordas: Sem comentários.
.-

Diminuição de deputados é assunto "absolutamente encerrado", diz Francisco Assis

-
O líder da bancada parlamentar do PS, Francisco Assis, defendeu hoje que a eventual redução do número de deputados é um assunto "absolutamente encerrado", insistindo que os deputados socialistas não viabilizarão nenhuma iniciativa nesse sentido.
-
"Esse assunto é um assunto que está absolutamente encerrado, ontem ficou de forma clara no plenário, não queria voltar a ele", afirmou Francisco Assis aos jornalistas, após a reunião semanal do grupo parlamentar socialista.
-
Assis insistiu que, "no contexto desta legislatura" os deputados do PS não viabilizarão "nenhuma iniciativa dessa natureza".
-
Confrontado com o artigo publicado no Diário Económico em que o ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, defende a redução do número de deputados, admitindo-a até ao limite constitucional de 180 parlamentares, Francisco Assis respondeu: "O grupo parlamentar não anda a comentar artigos escritos por um membro do Governo".
-
O líder parlamentar socialista recusou encarar o artigo como uma provocação, quando questionado nesses termos sobre o texto assinado por Jorge Lacão.
-
"Não entendemos como tal, não fazemos nenhuma consideração, porque seria indevida, sobre um artigo publicado por um membro do Governo", reiterou.
-
Notas do Papa Açordas: Este Lacão, é mesmo um rapazito muito engraçado... Quer a diminuição dos deputados porque assim, apenas são eleitos os candidatos dos maiores partidos... O sr. Sócrates deve o condecorar quanto antes...
-