segunda-feira, 31 de maio de 2010

Mavi Marmara

Serkan Nergis / EFE
-
Fotografía tomada el pasado día 25 del barco Mavi Marmara zarpando del puerto de Estambul como parte de la llamada Flotilla de la Libertad. Soldados israelíes atacaron la Flotilla de la Libertad, un grupo de seis barcos que transporta a más de 750 personas con ayuda humanitaria para Gaza, causando al menos 14 muertos. Los activistas españoles Manuel Tapial y Laura Arau, de la ONG Cultura, Paz y Solidaridad Haydeé-Santa María, viajaban en el barco invitados por la asociación turca IHH, responsable de buena parte de la organización de la Flota de la Libertad.(20minutos,es)
-

domingo, 30 de maio de 2010

Fuga de crudo en el Golfo de México

BP LIVE VIDEO FEED / EFE
-
Imagen obtenida de un vídeo facilitado por la compañía British Petroleum (BP) que muestra la fuga de crudo de la tubería de uno de sus pozos en el Golfo de México.(20minutos.es)
-

Afinal, foi o Zézito que quis conhecer o Chico...

-
Chico Buarque indignado ao saber que a imprensa estava a contar uma versão diferente
Não foi Chico que quis conhecer Sócrates, foi Sócrates que quis conhecer Chico
-
Afinal a história está mal contada. Não foi Chico Buarque que quis conhecer o primeiro-ministro durante a sua viagem ao Brasil, como foi divulgado pela imprensa portuguesa. Foi José Sócrates que pediu esse encontro.
-
"Foi o vosso ministro quem pediu o encontro. Aliás, nem faria muito sentido eu pedir um encontro e o primeiro-ministro vir ter à minha casa", disse o músico e escritor brasileiro ao PÚBLICO, através de correio electrónico. Chico Buarque ficou indignado ao saber que a imprensa nacional estava a contar uma versão bastante diferente.
-
O que tem sido noticiado é que Chico Buarque pediu ao presidente brasileiro Lula da Silva para servir de intermediário para ele se encontrar com o primeiro-ministro, já que músico "queria conhecer pessoalmente o governante português". Lula teria falado com logo com Sócrates e este "de imediato" aceitara o convite. Segundo o gabinete do primeiro-ministro, José Sócrates teria mesmo alterado o seu programa da visita no Rio de Janeiro para estar com o músico.
-
O que aconteceu é que Chico Buarque recebeu o pedido do encontro através do gabinete de Lula da Silva. Disseram-lhe que o primeiro-ministro português o queria conhecer. Ele respondeu que receberia Sócrates em sua casa com gosto. O governante foi então a casa do escritor e músico brasileiro, acompanhado por um ministro do governo de Lula da Silva e por um fotógrafo. Nada mais do que isto.
-
Notas do Papa Açordas: Porra, que até no Brasil, o Zézito nos envergonha. É só trapalhadas e mentiras... A verdade, é que foi ele que quis conhecer o Chico Buarque e não o contrário, como o Zézito e seus sequazes, quiseram fazer passar a mensagem. Ridículo...
-

Camionistas a 40 à hora

-
Reunião em Pombal
Camionistas em marcha lenta a partir de segunda-feira
-
A Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas (ANTP) aprovou hoje em Pombal uma paralisação nacional para dia 7 de Junho e anunciou que a partir de segunda-feira os camionistas deverão conduzir a 40 quilómetros/hora.
-
“Está marcada uma paralisação para o dia 7 de junho. Deixamos aqui o repto a todos os transportadores para aderirem”, afirmou o presidente da estrutura, Silvino Lopes, no final de uma reunião que juntou cerca de 70 empresários. O dirigente acrescentou que nos dias 31 de Maio e 1 e 2 de Junho “todos os transportadores vão andar a 40 a hora”.
-
Os associados da ANTP reivindicam do Governo a aplicação da directiva comunitária que permite a redução de oito cêntimos no litro do gasóleo e a alteração da lei das contra-ordenações.
-
Exigem, ainda, a não introdução de portagens nas auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT), a redução em 13 por cento do custo das auto-estradas para os transportes públicos de mercadorias pesadas e a alteração do Código do Trabalho.
-
António Lóios já tinha afirmado à Lusa que no encontro se iria ratificar ou não a paralisação decidida a 24 de Abril em Rio Maior, que acabou por ser suspensa na sequência da abertura do Governo para o diálogo. No entanto, o dirigente considera que a postura da tutela tem sido a de “ganhar tempo” em matéria negocial.
-
Notas do Papa Açordas: Há muito que as transportadoras deviam ter tomado uma posição de força, contra um governa que desgoverna e faz por ignorar os problemas de quem trabalha... Força e não cedam, até atingirem as vossas reivindicações!
-

sábado, 29 de maio de 2010

Sócrates: explicações esfarrapadas...

-
Sócrates não nega sms de Vara e desvaloriza sondagem
-
José Sócrates confirmou hoje implicitamente ter recebido o sms de Armando Vara, noticiado hoje pelo jornal Sol, a avisá-lo de que o Jornal Nacional de Manuela Moura Guedes ia acabar, mas voltou a garantir que só soube da notícia “como todos os portugueses”, através da comunicação social.
-
Em declarações aos jornalistas que o acompanham numa visita ao Brasil e à Venezuela, o primeiro-ministro afirmou que, nesse dia, estava de viagem de avião entre Porto e Lisboa, na hora a que terá sido enviado o sms, mas que não ligou logo o telemóvel.
-
Quanto à mensagem, afirmou tratar-se de um “sms privado” e disse que não falava em público sobre assuntos – as escutas – que acha não deverem ser divulgadas publicamente, como fez o Sol.
-
De resto, o primeiro-ministro qualificou a divulgação das escutas do caso Face Oculta como mais uma forma de o “atacar politicamente”.
-
Foi também só no final do dia, após mais um encontro com empresários no Consulado Geral no Rio de Janeiro, que Sócrates falou sobre a sondagem da Marktest, que põe o PSD no limiar da maioria absoluta e o PS abaixo dos 30 por cento.
-
Para a desvalorizar e dizer que a sua única preocupação “é a governação do país”, Sócrates lembrou que já é primeiro-ministro há cinco anos e viu “muitas sondagens”.
-
Notas do Papa Açordas: Pela sua importância, passo a transcrever um comentário de Anónimo, publicado no Público: "A Maria Filomena Mónica foi a única pessoa que o chamou pelo nome "arrivista rasteiro", "complexado social" é o que este fulano é. Imaginem um daqueles tipos bem ressabiado por causa do que os outros têm ou apenas por serem de um escalão social diferente. Que luta toda a vida por trepar. Acaba por usar meios muitos duvidosos para o fazer. Arma-se com um bom paleio, tem uma figurinha jeitosa mas pouco mais. Lisonja aqui, facada nas costas acolá e vai subindo na politica. Chega a um ponto em que tem de ser respeitável. Já arranjou amigos suficientes para arranjar um diploma duvidoso. Passa de repente a Eng. Seja como for tb não precisa de trabalhar no ramo e ninguém vai perceber. Ás tantas a sua profissão já lhe permite fazer uns favores e começa o ciclo. Tem um bocadinho de poder e começa a juntar outros iguais a ele que o apoiam. Chegado ao topo percebe-se até que ponto é incompetente e vazio, sustentando-se apenas em propaganda e na tentativa de controlar quem não gosta dele. Esse é Sócrates. E temo que seja Passos Coelho também. Não é por acaso que as elites intelectuais abominam estes tipos sem valor e sem currículo. Uns zeros."
-

Magalhães: "concurso" feito à medida...

-
Relatório final da comissão de inquérito
Governo "fugiu" ao concurso público do Magalhães
-
O Governo fugiu à obrigação de promover concurso público para a distribuição dos computadores Magalhães, criou uma Fundação que não se justificava e que controlava directamente e gerou um monopólio para a JP Sá Couto.
-
Estas são as principais conclusões do relatório final da comissão de inquérito à Fundação para as Comunicações Móveis. Mas o PSD, que fez o relatório, não recomenda o envio do texto e da documentação relacionada para o Ministério Público.
-
A deputada relatora do PSD, Carina Oliveira, apenas sugere que o relatório, as actas da comissão de inquérito e a documentação recebida no Parlamento sejam enviados para a Comissão Europeia (onde decorre um processo para saber se Portugal infringiu regras de concurso) e para o Tribunal de Contas (onde existe uma auditoria sobre o assunto). "Nesta fase preliminar não entendi que houvesse matéria para enviar para o Ministério Público, mas como o relatório vai ser tornado público nada impede que, ao abrigo das suas competências, o Ministério Público não possa desencadear um processo", justificou Carina Oliveira. Em Abril, o PSD admitia enviar o relatório para o MP, o que poderá agora ser proposto por outras bancadas na discussão do texto, marcada para a próxima semana.
-
Segundo as conclusões do relatório, as especificações dadas na aquisição dos computadores "encaixam" num fabricante e num computador - a JP Sá Couto e o Magalhães, onde se junta a Intel. "O Governo e a Fundação (...) condicionaram inequivocamente a escolha por parte dos operadores, criando uma situação de monopólio por parte do fabricante JP Sá Couto e do respectivo computador Magalhães", lê-se no relatório. Esta actuação do Governo, acrescenta, "pode configurar permissão à JP Sá Couto de acesso a informação privilegiada, violador das regras de confidencialidade, da transparência e da sã concorrência".
-
Notas do Papa Açordas: Mais uma trapalhada do trapalhão-mor Sócrates. Ainda gostava de saber, qual a sua ligação a JP Sá Couto... E os Magalhães lá andam pela Feira da Ladra... e em todas as feiras e mercados do país...
-

Obama visita la zona del derrame

WIN MCNAMEE / EFE
-
El presidente estadounidense Barack Obama recoge una bola de brea mientras pasea por la playa en Port Fourchon, Louisiana, EE UU. Obama visita por segunda vez Luisiana para supervisar los trabajos para tapar el derrame de crudo que afecta ya a más de 160 kilómetros de la costa de ese estado y que ya es considerado el peor en la historia de este país.(20minutos.es)
-

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Electricidade: Mais uns milhões para Mexia...

-

Eurostat
Preço da electricidade desce 1,5 por cento na Europa mas sobe 4,5 por cento em Portugal
-
Os preços da electricidade para as famílias caíram 1,5 por cento na União Europeia, entre o segundo semestre de 2008 e o segundo semestre de 2009, mas subiram 4,5 por cento em Portugal, segundo dados hoje publicados pelo Eurostat.
-
Os números do gabinete oficial de estatísticas da União Europeia (UE) revelam ainda que os preços do gás caíram, tanto no conjunto da união como em Portugal, mas a queda foi muito mais acentuada na média comunitária (16 por cento), do que em Portugal (5,5 por cento).
-
O preço da electricidade em Portugal no segundo semestre de 2009 encontrava-se abaixo da média comunitária (15,94 euros por 100 kWh, contra 16,45 no conjunto dos 27), mas, tendo em conta o poder de compra, era mais elevado (18,61 euros, contra 16,45 na UE).
-
Quanto ao gás doméstico, o preço em Portugal no segundo semestre do ano passado era superior ao da média comunitária, tanto em termos absolutos (16,52 euros por gigajoule, contra 14,67 na UE), como levando em linha de conta o poder de compra (19,28 euros, contra 14,67 da média da união).
-
Notas do Papa Açordas: O sr. Sócrates acha que temos melhor nível de vida e, além disso, temos o Mexia principal mais outros Mexiazitos, a arrecadarem uns milhões para alfinetes...
-

Sócrates - mentiroso superstar!...

-

Caso PT/TVI
Sócrates mantém tudo o que disse ao parlamento, mas não desmente SMS de Vara
-
Uma fonte do gabinete do primeiro-ministro afirmou aos jornalistas que José Sócrates reitera tudo o que disse à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que analisa se o primeiro mentiu ao Parlamento sobre o negócio PT/TVI.
-
Esta afirmação surge depois de o seminário Sol revelar hoje que o José Sócrates soube do fim do Jornal Nacional por uma mensagem SMS de Armando Vara e não pela comunicação social como o primeiro-ministro garantiu por escrito à CPI. A mesma fonte do gabinete do primeiro-ministro disse que José Sócrates não comentava o “suposto SMS” por ter a ver com escutas. Justificou, porém, que à hora em que ele teria sido enviado José Sócrates estava incontactável, a bordo do avião Falcon, numa viagem do Porto para Lisboa após ter participado numa cerimónia da Ryanair.
-
"A Manuela não apresenta mais o jornal. Direcção demitiu-se. Mas não digas nada”, terá escrito Vara a Sócrates, às 12h26 do dia 3 de Setembro de 2009, sobre a suspensão do Jornal Nacional da TVI, segundo o Sol.
-
Sobre esta matéria, a CPI perguntou por escrito a José Sócrates: “Quando soube que Moura Guedes deixaria de apresentar o Jornal Nacional e da decisão de suspensão do Jornal Nacional? Como obteve essas informações e quem lhas transmitiu?” Igualmente por escrito, o primeiro-ministro respondeu: “Tomei conhecimento disso quando tais factos foram divulgados nos meios de comunicação social.”
-
Segundo o Sol, as primeiras notícias sobre a suspensão do Jornal Nacional surgiram nesse dia, mas só às 13h11. Ou seja, pouco mais de meia-hora depois do SMS de Vara a Sócrates.
-
Notas do Papa Açordas: Claro está que o rapazinho, o Zézito, está a mentir com todos os dentes que tem na boca, inclusivé os postiços... Afinal, os portugueses já não se admiram, pois há muito que estão habituados...
-

Trágico accidente ferroviario en la India

Piyal Adhikary / EFE
-
Personal de los servicios de rescate trabajan en la búsqueda de supervivientes del accidente de tren ocurrido en el estado oriental indio de Bengala, en el que 65 personas resultaron muertas y 200 más resultaron heridas tras descarrilar parte de un tren y chocar luego contra otro, según informó el encargado bengalí de Interior, Samar Ghosh. Algunas fuentes apuntan a un atentado como causa del trágico accidente ferroviario.(20minutos.es)
-

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Protesta de 'El Dioni'

JUANJO MARTÍN / EFE
-
Dionisio Rodríguez Martín, El Dioni (derecha), el ex vigilante de seguridad que robó un furgón blindado de la empresa Candi S.A., en la que trabajaba, con 298 millones de pesetas en 1989, sostiene una pancarta contra la congelación de las pensiones decidida por el Gobierno frente a la Puerta de Alcalá.(20minutos.es)
-

"Jobs for the boys"...

-
Finanças pagam o dobro a jurista do gabinete do secretário de Estado
-
O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Sérgio Vasques, está a pagar à jurista nomeada para o seu gabinete 4088 euros por mês, mais do dobro do vencimento de muitos dos juristas do ministério das Finanças, apurou o Correio da Manhã.
-
Mafalda Coelho Moreira, 27 anos, foi nomeada por Sérgio Vasques dia 6 de Maio.Tendo em conta o plano de contenção do governo, esta nomeação está a gerar desconforto entre os funcionários das Finanças.
-
O Ministério das Finanças justifica esta nomeação com a necessidade de “dar resposta atempada ao elevado volume de trabalho”, destacando o percurso profissional da contratada.
-
Notas do Papa Açordas: Até me dá vontade de rir: ..."destacando o percurso profissional da contratada"... Que perfil profissional relevante pode ter uma advogada com 27 anos? É mais uma girl do PS... Como se pode verificar, este governo não governa, apenas serve para empregar os amigos...
-
-

O governo da trapalhada

-
Governo aprova hoje redução dos apoios
Desempregados mais pobres também vão pagar o combate ao défice
-
Os desempregados, mesmo os mais desfavorecidos, também serão chamados a contribuir para a redução do défice das contas públicas. O Governo decidiu, ontem, acabar com um conjunto de apoios sociais extraordinários criados para apoiar os desempregados durante a crise económica e que deveriam manter-se até ao final deste ano.
-
Durante um encontro com os representantes dos sindicatos e dos patrões - e no mesmo dia em que a OCDE divulgou que a taxa de desemprego em Portugal chegará aos 10,6 por cento no final de 2010, acima dos 9,8 por cento previstos pelo Governo - a ministra do Trabalho, Helena André, anunciou que o prolongamento por seis meses do subsídio social de desemprego, atribuído aos desempregados mais pobres, vai acabar já nos próximos meses. Este ano, o Governo contava prolongar o subsídio social de desemprego a 50 mil pessoas, o que custaria perto de 40 milhões de euros. Contudo, o Ministério do Trabalho não esclareceu quantas pessoas já estão a beneficiar do apoio.
-
O Governo decidiu ainda que o prazo mínimo de descontos para se ter acesso ao subsídio de desemprego, que agora era de 365 dias, também vai regressar ao anterior limite de 450 dias. E a majoração de 10 por cento do subsídio atribuído aos desempregados com filhos, um diploma da iniciativa da Assembleia da República que foi publicado no início de Maio, também será retirada.
-
Estas opções foram largamente criticadas pelos sindicatos, nomeadamente pela CGTP, que acusou o Governo de "espoliar" os desempregados e de cortar nos apoios numa altura em que o desemprego continua a subir (ver caixa em baixo).
-
Contudo, a ministra do Trabalho acredita que o mercado de trabalho está a dar sinais de recuperação e garantiu que o fim dos apoios extraordinários aos desempregados não implicará uma redução da protecção social. "Não vai haver nenhuma redução da protecção social. Continuaremos a ter em curso as medidas normais de protecção no desemprego. As pessoas que acabam o subsídio de desemprego terão direito ao subsídio social. O que vai acabar são os prolongamentos de prazos", resumiu.
-
Notas do Papa Açordas: É o desnorte completo. Nem sequer deixam as medidas sociais, tomadas há pouco tempo, aquecerem... Não deixa de ter uma certa piada: as medidas foram criadas para combater a crise, mas é precisamente a crise que acaba com elas... Por muito menos, Sampaio, mandou o Santana Lopes dar uma curva...
-

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Choque de barcos en el Estrecho de Singapur

Jonathan Drake / EFE
-
Fotografía de archivo tomada el 11 de febrero de 2004 que muestra el estrecho de Singapur. Un carguero malasio naufragó tras chocar contra otro barco frente a la costa oriental de Singapur, derramando casi 15.000 barriles de crudo de uno de sus tanques, informó la Autoridad Portuaria singapuresa. El MT Bunga Kelana 3 colisionó por causas desconocidas con el MV Waily -un buque mercante registrado en Granada y San Vicente-. Las autoridades de Singapur han despachado a la zona equipos especiales para contener y limpiar la marea negra. El naufragio ocurrió en el Estrecho de Singapur, que separa la ciudad-estado de las islas Riau en Indonesia.(20minutos.es)
-

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Manuel Alegre - um "sapo" mau de engolir para Sócrates

-
PS
Sócrates conclui amanhã consultas internas para decidir candidato presidencial
-
O secretário-geral do PS, José Sócrates, conclui terça-feira, na sequência de reuniões com o Grupo Parlamentar socialista e com os presidentes de federações, o processo interno de auscultação ao seu partido sobre as eleições presidenciais.
-
As reuniões com o Grupo Parlamentar do PS, com os presidentes das federações e a de hoje com os presidentes de câmaras socialistas vão anteceder a decisão final dos socialistas sobre a candidatura presidencial de Manuel Alegre, prevista para domingo em reunião da Comissão Nacional do PS.
-
A reunião da Comissão Nacional do PS esteve prevista inicialmente para sábado, mas foi adiada por um dia devido à agenda oficial de José Sócrates, enquanto primeiro-ministro.
-
José Sócrates realiza esta semana uma visita oficial ao Brasil e Venezuela e regressa a Lisboa no domingo de manhã.
-
Notas do Papa Açordas: Deixa-me rir... até parece o sr.Sócrates se interessa muito por aquilo que os outros pensam... Note-se, é o Secretário-Geral do PS que menos reuniões tem feito com militantes... Além disso, tem mesmo que "engolir" o Manuel Alegre...
-

Balón gigante para el mundial

Bernd Weissbrod / EFE
-
Un balón de fútbol gigante con los Alpes Tiroleses como telón de fondo, en Eppan, al sur del Tirol (Italia). La colocación del balón se trata de una iniciativa del departamento de turismo de la zona, con motivo de la concentración de la selección alemana de cara a su participación en el Mundial de Sudáfrica 2010.(20minutos.es)
-

sexta-feira, 21 de maio de 2010

IRS - mais uma trapalhada...

-
Sócrates garante que actualização das retenções na fonte só será em Junho
-
O primeiro ministro, José Sócrates, frisou hoje que a actualização das tabelas de retenção na fonte em sede de IRS produzirá efeitos nos salários de junho e não já em maio.
-
José Sócrates falava aos jornalistas na Assembleia da República, no final do debate da moção de censura do PCP ao Governo.
-
Interrogado sobre o momento em que produzirá efeitos a actualização das tabelas de retenção na fonte em sede de IRS, o primeiro ministro frisou que seria a partir dos ordenados de "junho, como disse [quinta feira] o ministro das Finanças [Teixeira dos Santos]".
-
"Produz efeitos nos ordenados de junho. É esta a posição do Governo. Espero que não haja a mínima dúvida", frisou José Sócrates.
-
Notas do Papa Açordas: Afinal, em que ficamos? Foi publicado em Diário da República com data de ontem, para entrar hoje em vigor, note-se, uma portaria com as novas tabelas de IRS... O sr. Sócrates, vem agora declarar, que só entra em vigor no dia 1 de Junho!... O que vale é que os portugueses já se habituaram a estas trapalhadas...
-

"Tango" desacertado...

-
Governo
"Falta de credibilidade de Sócrates põe em causa bloco central"
-
Alguém falou de bloco central? As comparações entre a recessão de 1983 - que deu origem ao bloco central do PS de Mário Soares com o PSD de Mota Pinto - e a actual crise tornaram-se inevitáveis. O acordo de austeridade assinado entre José Sócrates e Pedro Passos Coelho reforçou a suspeita de que o bloco central poderia estar de volta. Depois das entrevistas do primeiro-ministro à RTP na terça-feira e do líder da oposição na TVI, um dia depois, em que é que ficamos? As opiniões dos analistas e comentadores consultados pelo i convergem num ponto: Passos Coelho sai beneficiado deste acordo.
-
"A razão pela qual não é possível, ou é muito difícil, existir um bloco central entre o PS e o PSD é José Sócrates - ele próprio." Quem o diz é o historiador e analista político Rui Ramos, acrescentando que "não foi por acaso que, na entrevista a Constança Cunha e Sá, Passos Coelho terminou a falar do caso TVI e a dizer que o primeiro-ministro se deveria demitir se for provado que mentiu". Segundo Ramos, é a credibilidade de Sócrates que põe em causa a existência de um bloco central e mesmo a própria existência de um "bloco de regime, que é o que neste momento temos".
-
O também historiador António Costa Pinto avança dois requisitos indispensáveis para a existência de um acordo. O primeiro "é que ambos os dirigentes tenham os dois partidos no fundamental pacificados e que o PSD não é um problema para Passos Coelho, pelo menos, a curto prazo". Em segundo lugar, é preciso "que os dois tenham expectativas racionais sobre a natureza do pacto". Costa Pinto diz que "não lhe chamaria pacto de regime", porque se trata de "um acordo tendo em vista apenas a conjuntura de crise". Na sua opinião, Passos é o grande beneficiado: "Com ele, ironicamente, o PSD demonstra ser um partido alternativo ao PS a curto prazo".
-
Notas do Papa Açordas: "Quem nasce torto, tarde ou nunca se endireita..." Diz o povo, e com razão. Como é possível que um dos "dançarinos do tango", mentiroso impulsivo, cumpra o acordo celebrado com a outra parte? Não pode ser!... Vai dar para o torto...
-

Sentencia del atentado etarra en al T-4 de Barajas

Sergio Barrenechea / EFE
-
Fotografía de archivo (03/05/2010) de los presuntos etarras Igor Portu, Mattin Sarasola y Mikel San Sebastián en la Audiencia Nacional durante el juicio por el atentado de la T-4 de Barajas en diciembre de 2006, con el que ETA rompió su última tregua y en el que murieron dos ciudadanos ecuatorianos. La Audiencia Nacional ha condenado a 1.040 años a cada uno de los tres terroristas como autores de dos delitos de asesinato terrorista, 48 de asesinato terrorista en grado de tentativa y uno de estragos terroristas.(20minutos.es)
-

quinta-feira, 20 de maio de 2010

PSD - abstenção em relação à moção de censura

-
Parlamento
Abstenção em relação à moção de censura ao Governo consensual no PSD
-
O líder parlamentar do PSD, Miguel Macedo, disse hoje que a abstenção em relação à moção de censura ao Governo, decidida pela direcção nacional do partido, foi consensual na reunião da bancada social-democrata.
-
No final da reunião da bancada social-democrata, no Parlamento, questionado pelos jornalistas se houve alguma voz discordante do sentido de voto, Miguel Macedo respondeu: "Não. Que eu tenha ouvido, não".
-
"De resto, houve grande identidade de posições com a linha que pretendemos seguir, que é uma linha de exigência em relação ao Governo no debate da moção de censura. E uma concordância em relação à posição de voto que ali devemos assumir, e que já tinha sido anunciada", acrescentou.
-
O porta-voz do PSD, Miguel Relvas, anunciou na terça-feira, numa conferência de imprensa realizada a seguir à reunião da direção nacional do partido, que os sociais-democratas se iriam abster em relação à moção de censura do PCP ao Governo. A moção de censura apresentada pelo PCP vai ser debatida e votada no Parlamento amanhã.
-
No final da reunião da bancada social-democrata, Miguel Macedo foi também questionado se o PSD está dividido quanto à utilização das escutas recebidas pela comissão de inquérito à compra da TVI. Referindo que "essa matéria não foi discutida" hoje na reunião da bancada social-democrata, Miguel Macedo respondeu que, embora na comissão de inquérito não haja uma posição "de grupo parlamentar", está certo de que os deputados articulam as suas posições.
-
Notas do Papa Açordas: Afinal, é como o sr. Sócrates diz: "é preciso dois para dançar o tango...", logo, ficamos a conhecer quem está, de alma e coração, ao lado do ditador...
-

Cae uno de los jefes de ETA

Juan Herrero / EFEHerrero / EFE
-
Policías franceses durante la operación que desarrolla la Gendarmería de este país, ern colaboración con la Guardia Civil, contra ETA, en la que han sido detenidas hasta el momento cuatro personas, entre ellas se cree que a Mikel Kabikoitz Karrera Sarobe, considerado el jefe del aparato militar de la banda. El ministro del Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba, ha dicho que esta actuación ha sido "más importante que la detención de 'Txeroki'".(20minutos.es)
-

quarta-feira, 19 de maio de 2010

PS - contra relatório sobre falta de liberdade de imprensa


Documento aprovado
PS diz que relatório sobre liberdade de imprensa “falsifica a realidade” e vota contra
-
O relatório da comissão de ética que diz que as condições do exercício da liberdade de imprensa em Portugal têm vindo a diminuir foi aprovado por todos os partidos da oposição, mas teve o voto contra do PS.
-
Na declaração lida no final da votação, o PS justifica o seu voto dizendo que o relatório, feito pela deputada comunista Rita Rato, ignora “o princípio basilar do contraditório” e “falsifica a realidade em aspectos essenciais”. Além disso, “não reflecte fidedignamente o que se passou no decorrer das audições realizadas e extrai conclusões indevidas e não sustentadas em factos provados”, leu o deputado João Serrano.
-
Os deputados socialistas acusam a oposição de ter privilegiado a propaganda em detrimento da “vontade de alcançar a verdade”: “A obsessão em atacar o Governo e o primeiro-ministro impediu a promoção de uma reflexão séria e isenta sobre as condições do exercício da liberdade de imprensa em Portugal.”
-
Mais: os outros partidos “instrumentalizaram grosseira e irresponsavelmente” a questão da liberdade de expressão e de imprensa “com o único intuito de atacar o Governo”, aponta o PS, que diz ainda que durante os trabalhos a oposição recorreu “à insinuação, à especulação gratuita e até à própria mentira”. E aponta o dedo ao PSD, partido que “pretendeu apenas instrumentalizar” a comissão e o trabalho dos deputados “com o único objectivo de promover a criação de uma comissão de inquérito” mesmo antes de avaliar os resultados das audições.
-
Notas do Papa Açordas: Quando o sr.Serrano for para a oposição com toda a sua vara, logo há-de ver a falta de liberdade de expressão e de imprensa que existe em Portugal, motivada pelo seu partido. Agora, como estão a viver à custa do Orçamento, votam contra!... Cobardes!
-

Caso TVI - É o tapar do Sol com uma peneira...


Caso TVI
Mota Amaral proíbe utilização das escutas na comissão de inquérito

-
O presidente da comissão de inquérito ao negócio da TVI, o social-democrata Mota Amaral, emitiu hoje um despacho aprovado por um dos vice-presidentes (Osvaldo Castro), que determina que os deputados poderão consultar as transcrições das escutas enviadas pelo juiz de Aveiro, mas o seu conteúdo não pode ser discutido nem utilizado nos trabalhos da comissão.
-
Mota Amaral justifica a decisão com o artigo 132 da constituição que determina o sigilo e inviolabilidade da correspondência. Esta decisão do presidente da comissão é passível de recurso mas Mota Amaral não espera que os deputados do PSD o façam.
-
O social-democrata Pacheco Pereira e o comunista João Oliveira são os únicos a consultar as transcrições das escutas. E o primeiro disse ontem na comissão não admitir qualquer entrave à utilização dos conteúdos das mesmas nos trabalhos da comissão, mesmo que esta tenha de funcionar à porta fechada.
-
A questão do acesso às escutas tem sido um dos pontos quentes entre os deputados.
-
Notas do Papa Açordas: Mais um contributo para que fique um enorme clima de suspeição sobre as escutas... Todos nós sabemos que Sócrates está enterrado até ao pescoço no caso TVI, porquê adensar o mistério ainda mais?...
-

Ofensiva militar en Bangkok contra los "camisas rojas"

Ahmad Yusni / EFE
-

terça-feira, 18 de maio de 2010

Desemprego sobe para máximo histórico...

-
Desempregados oficiais vão quase em 600 mil
Desemprego subiu para máximo histórico de 10,6 por cento
-
A taxa de desemprego continua a aumentar em Portugal, tendo no primeiro trimestre deste ano crescido para 10,6 por cento da população activa, face a 10,1 por cento no segundo trimestre do ano passado, segundo a estimativa hoje divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Mais de 590 mil pessoas não têm um posto de trabalho" -
-
Este valor representa também um crescimento de 1,7 pontos percentuais face à taxa de desemprego observada no primeiro trimestre do ano passado (8,9 por cento), tendo a população desempregada sido estimada em 592,2 mil pessoas.
-
Estes valores constituem um máximo histórico quer da série de dados existente desde que o INE começou a acompanhar a evolução do desemprego, no segundo trimestre de 1983, quer desde que há registo nas séries longas do banco de Portugal, a partir de 1953, segundo o Diário Económico. Neste último caso, trata-se de desemprego em sentido lato (população activa com mais de 12 anos).
-
O valor agora divulgado pelo INE fica acima dos dados revelados antes pelo Eurostat para o primeiro trimestre, que apontavam para taxas de 10,3 por cento em Janeiro e Fevereiro e 10,5 por cento em Março.
-
O aumento do número de desempregados agora registados representa um crescimento de 5,1 por cento face ao trimestre precedente e de 19,4 por cento face ao primeiro trimestre de 2009.
-
Este aumento do desemprego resulta em parte da subida da população activa no país e em parte da diminuição do emprego.
-
A população activa cresceu ligeiramente face ao trimestre homólogo e 0,3 por cento face ao trimestre anterior, enquanto o número de desempregados diminuiu 1,8 por cento face ao primeiro trimestre do ano passado e 0,3 por cento face ao último.
-
Notas do Papa Açordas: Atenção que neste número de perto de seiscentos mil desempregados, não estão contabilizados aqueles que se encontram em Formação Profissional , os destacados em serviços públicos e, muito menos, os que foram apagados dos registos do IEFP... No total, devem ser cerca de oitocentos mil... no país real!...
-

Los Camisas Rojas se resisten a abandonar sus protestas

Rungroj Yongrit / EFE
-
Un manifestante de los "camisas rojas" usa un tirachinas contras los soldados tailandeses durante los enfrentamientos ocurridos en la zona roja de Bon Kai, en la calle Rama IV, en el centro de Bangkok (Tailandia). Los manifestantes se resisten a abandonar su fortaleza del corazón comercial de Bangkok, a pesar del cerco impuesto por los soldados y de que expiró el plazo dado por el Gobierno de Tailandia para que la desalojasen. Por otra parte, los cabecillas de los "camisas rojas" aceptaron la mediación del Senado en las negociaciones con el Gobierno de Tailandia para encontrar una salida a la crisis política, que ha desatado una ola de violencia en la que han muerto al menos 37 personas en cinco días.(20minutos.es)
-

segunda-feira, 17 de maio de 2010

PCP apresenta moção de censura...

-
Comunistas reuniram Comité Central
PCP vai apresentar moção de censura ao Governo
-
O secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, anunciou hoje que o PCP vai apresentar uma moção de censura ao Governo na Assembleia da República, decisão tomada em reunião do Comité Central.
-
O secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, anunciou ontem que o PCP vai apresentar uma moção de censura ao Governo na Assembleia da República, decisão tomada em reunião do Comité Central. O gabinete do primeiro-ministro José Sócrates remeteu para amanhã um eventual comentário sobre o assunto, numa conferência de imprensa que dará em Madrid.
-
A moção de censura - a primeira enfrentada pelo governo minoritário de José Sócrates - será entregue amanhã no Parlamento, o que significa que terá de ser discutida ainda esta semana na Assembleia da República.Segundo Jerónimo de Sousa, os prazos regimentais prevêem que o debate da iniciativa deve ocorrer “três dias depois da distribuição do texto”.
-
No final de uma reunião do Comité Central, na sede do PCP em Lisboa, o líder comunista afirmou que esta iniciativa responde “ao alargado sentimento de protesto" e acompanha "a corrente de luta que desaguará na acção nacional da CGTP do próximo dia 29”.
-
De acordo com o regimento da Assembleia da República, a moção de censura “visa reprovar a execução do programa do Governo ou a gestão de assunto de relevante interesse nacional”, podendo ser apresentada por um quarto dos deputados em efectividade de funções ou por qualquer grupo parlamentar.
-
A sua aprovação requer maioria absoluta dos deputados em efectividade de funções e provoca a demissão do Governo”, define ainda o regimento.
-
Notas do Papa Açordas: É bom que o eleitorado se capacite sobre quem apoia o governo e as suas políticas desastrosas. Numa altura que vai ser promulgada a lei dos casamentos homosexuais, o primeiro a realizar-se poderá ser o do PS - PSD...
-

PS dificulta o trabalho da Comissão de Inquérito

-
Parlamento
PS ameaça com ilegalidade, mas escutas da Face Oculta podem "entrar" no relatório
-
Socialistas protestam por considerar inconstitucional a consulta das transcrições. PSD e PCP vão lê-las. Relator do inquérito admite que não vai poder ignorar informações dos deputados.
-
A caminho das duas da tarde de ontem, no final da segunda audição a Zeinal Bava, os trabalhos na comissão parlamentar de inquérito (CPI) ao negócio PT/TVI resvalaram inesperadamente para uma querela constitucional em torno das escutas do processo Face Oculta.
-
Pode alguma informação constante nas escutas ser usada, mesmo indirectamente, no relatório? Nunca, diz o PS. Sim, diz o PSD. O relator da comissão de inquérito, João Semedo, do Bloco, partido que optou por não ir consultar os documentos, afirma que não poderá ignorá-las. A questão ameaça não ficar por aqui. Os socialistas, sabe o PÚBLICO, não fecham a porta a analisar a questão e avançar com outras iniciativas.
-
Os envelopes dos resumos das transcrições, enviados pelo Juízo de Instrução Criminal de Aveiro, chegaram à comissão no final da semana passada e embora só PCP e PSD tenham admitido consultá-los, poderão vir a ser tidos em conta na elaboração das conclusões finais da CPI, como admitiu o relator, João Semedo. O deputado considerou que, como relator, não poderá "deixar de atender" os contributos dos restantes deputados e que "todas as informações, seja qual for a sua origem", serão incluídas nas conclusões finais.
-
Notas do Papa Açordas: Os socráticos fazem tudo para dificultar a investigação deste processo. Primeiro, na constituição da Comissão de Inquérito, depois opondo-se à chamada de determinadas personalidades e, agora, dizendo que é inconstitucional a consulta das transcrições... Não há dúvida, protegem o chefe como autênticos cães de guarda...
-

El Barça, campeón de Liga 2009/2010

EFE
-
El líder. El entrenador Pep Guardiola ha demostrado, una vez más, ser el líder de este equipo ganador, ya que ha conseguido hacer del club culé el mejor del mundo.(20minutos.es)
-

domingo, 16 de maio de 2010

Seguro pronto para avançar no próximo Congresso do PS

-
José Lello, do Secretariado Nacional, lançou-lhe o repto
Seguro desafiado a avançar para a liderança do PS já no próximo congresso do partido
-
A menos de um ano do congresso ordinário do PS, António José Seguro quebra o silêncio e fala claro: "Se houver um momento em que eu considere que seja útil dar o meu contributo ao PS e ao país, em torno do projecto e das ideias que defendo, assumirei as minhas responsabilidades". Ontem, em entrevista ao Expresso, Seguro diz-se disponível para avançar para a liderança do PS, ao contrário do que aconteceu em 2004, mas também diz que "este não é o momento".
-
A disponibilidade do ex-líder parlamentar do PS não representa uma novidade. "Era o segredo mais mal guardado da vida partidária dos últimos anos. Os sinais eram muitos e há muito que estava escrito que António José Seguro seria candidato à liderança do PS", afirma Pedro Adão e Silva, ex-dirigente socialista que não acredita que o deputado entre no combate do próximo ano, até porque a questão da sucessão no PS não se coloca.
-
Bem mais duro, José Lello, da direcção nacional do PS, acusa Seguro de se "estar a pôr em bico dos pés" e lamenta que "uma pessoa tão cautelosa" quanto ele se "deixe instrumentalizar". E desafia-o a avançar já no próximo congresso. "Escusa de estar nervoso, o que precisa é de estar preparado para o congresso, e se estiver preparado vai à luta. É assim que se faz no PS", declara o dirigente, deixando um recado: "[Seguro] escusa de antecipar um combate político que só vai ser no próximo ano. Se ele quiser ir à luta, é bom, é estimulante e é democrático".
-
Ressalvando que a questão da sucessão no PS não está em causa, Lello critica a inoportunidade da entrevista - "o Governo vive um momento particularmente difícil" -, e chega mesmo a falar de "oportunismo político inaceitável". Duro nas críticas, o dirigente afirma que a atitude de Seguro "não é boa nem em termos de solidariedade partidária, nem em termos do interesse nacional".
-
Notas do Papa Açordas: Oxalá António José Seguro consiga ser oposição a Sócrates. Embora seja difícil, é possível vencer Sócrates, pois dentro do partido existe muito descontentamento com as políticas deste governo. Quanto a José Lello, é o definhar de um socretinho...
-

sábado, 15 de maio de 2010

PSD dividido sobre o "amén" de Passos Coelho

-
Socialistas aplaudem Passos Coelho
PSD mais dividido que PS sobre acordo do "bloco central"
-
O estado de graça de Pedro Passos Coelho no PSD é uma espécie de rolo compressor: o acordo com o Governo de Sócrates para as medidas de austeridade pode causar desconforto, depois de meses de ataques violentos ao PS, mas as críticas, para já, ficam caladas. Duas excepções: José Eduardo Martins, deputado e membro da direcção de Manuela Ferreira Leite, e o autarca algarvio Macário Correia.
-
Ao PÚBLICO, Eduardo Martins assumiu que tem dúvidas quanto à "partilha" do PSD das medidas de austeridade aprovadas pelo Governo esta semana. Independentemente de considerar necessárias algumas delas, e sem questionar a legitimidade da direcção de Passos Coelho, o deputado acha que os sociais-democratas poderiam ter optado pela abstenção, a exemplo do que se fez com o Orçamento do Estado e com a resolução sobre o Programa de Estabilidade e Crescimento. "Parece que estamos a partilhar as decisões, quando é o PS, e não o PSD, que está a governar", afirmou.
-
Também Macário Correia alertou para o perigo de um "espírito de bloco central" com o PS no poder, a "esconder a autonomia do pensamento do PSD". Para o presidente da Câmara de Faro, o país precisa de uma linha de pensamento alternativa, que "pode ter muitas faixas de convergência" mas não deve ser unânime.
-
A polémica também pode ser ao estilo do "perdoa-me" de Passos Coelho. O pedido de desculpas do líder social-democrata não caiu bem a dirigentes do partido: a "genuinidade" referida pela direcção pode confundir-se com populismo, dizem os mais críticos. Um estilo, assinala um deputado, impensável nas lideranças de Ferreira Leite ou de Durão Barroso.
-
Notas do Papa Açordas: Sócrates não fez mais que dividir as culpas da crise e de uma má governação com Passos Coelho. Por mais estranho que possa parecer, esse facto aconteceu e está a deixar muitos dos militantes do PSD à beira de um ataque de nervos... Com este acordo, até parece que Sócrates voltou aos gloriosos tempos da sua maioria absoluta... Pelo menos, arrogância não falta!
-
-

La mayor reunión ecuestre del mundo

Patrick Seeger / EFE
-
Un jinete sufre una caída durante la procesión de la Sangre Sagrada o 'Blutritt' en Weingarten (Alemania). La procesión sale todos los años el día después del Día de la Ascensión. El 'Blutritt' es el desfile ecuestre más grande de Europa con la participación de unos 2.800 caballos.(20minutos.es)
-

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Garzón, suspendido como juez

JuanJo Martín / EFE
-
-

Corte no défice custa três vezes mais às famílias que às empresas

-
No segundo semestre é a doer, mas o plano draconiano prolonga-se até final de 2011, pelo menos. Portugal corre risco de nova recessão
-
Os particulares vão contribuir com mais do dobro do dinheiro do que as grandes empresas para o plano de austeridade do governo/PSD em resultado do pagamento de uma nova taxa (especial) sobre o rendimento. Os salários vão ajudar a abater mais o défice público deste ano do que os lucros, basicamente.
-
Segundo o mapa preliminar que esteve na mesa das negociações entre o executivo e o maior partido da oposição (ver tabela ao lado), as famílias devem entrar com 400 milhões de euros no segundo semestre deste ano em sede de IRS, valor que compara com os 150 milhões de euros adicionais em sede de IRC que seriam cobrados às empresas que apresentassem lucros acima de um milhão de euros. Este último valor será, afinal, bem menor pois o plano de corte do défice definitivo, ontem apresentado pelo primeiro-ministro, José Sócrates, só vai penalizar as empresas que lucrarem mais de dois milhões de euros ao ano.
-
Ao nível do IRS percebe-se que o novo imposto tem um enorme alcance: apenas as pessoas que ganham menos de 4.793 euros por ano, cerca de 400 euros por mês, estão isentas de IRS, logo não estão sujeitas à referida taxa. Todas as outras vão pagar 1% sobre o seu salário bruto (se ganharem até 17.979 euros anuais) e 1,5% caso ganhem mais do que isso por ano.
-
Com este plano, o governo promete agora reduzir o défice para para 7,3% do produto interno bruto (PIB) em 2010, um ponto percentual mais do que dizia no Programa de Estabilidade e Crescimento (o tal que não convenceu Bruxelas nem os mercados financeiros). Ao todo, a despesa pública será cortada em mil milhões de euros; a receita sobe 1,1 mil milhões além do previsto.
-
Notas do Papa Açordas: Mais uma vez a classe média vai pagar a crise!... Estas medidas, para além de não serem suficientes, vão servir para agravar o desemprego, provocando uma agitação social nunca vista em Portugal.
-

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Sócrates: mais uma vez, depois de eleito, volta a subir os impostos!...

-
Governo aprova aumento de impostos. Medida dura até 2011
-
O Conselho de Ministros aprovou hoje um pacote de medidas adicionais ao Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC) justificado pelo primeiro-ministro com a necessidade de "preservar o futuro, poder prosseguir o ciclo de recuperação económica" e "defender o euro e a zona Euro".
-
O pacote divide-se em medidas de reforço da receita fiscal e diminuição da despesa porque, nas palavras de José Sócrates, "o esforço tem de ser colectivo" e "justamente distribuído entre os portugueses e entre o estado e a sociedade". Este pacote vai ser aplicado durante um ano e meio, ou seja, até ao final de 2011.
-
José Sócrates anunciou o aumento em um ponto percentual de todos os escalões do IVA, a criação de sobretaxas de IRS e IRC e também sobre o crédito ao consumo, já a partir de Julho.
-
Os rendimentos até ao terceiro escalão do IRS vão ter uma taxa adicional de 1%. Nos restantes escalões o agravamento fiscal será de 1,5%. "Estas medidas implicam um esforço nacional, um esforço patriótico".
-
Notas do Papa Açordas: Sócrates vai cá com uma pedalada... Depois das subidas de impostos apresentadas, há dez dias, no PEC, vem agora com mais aumentos. Embora diga que é até ao final de 2011, tudo nos leva a crer que, mais uma vez, vai faltar à palavra dada... Tratando-se de um mentiroso compulsivo, é normal a MENTIRA!...

Selvajaria americana

-
EUA
Marcou filhos com ferro a ferver
-
Um homem norte-americano foi acusado de maus-tratos e crueldade infantil por marcar os três filhos, entre os 13 e 18 anos, com um ferro a ferver, como se faz com o gado.
-
Mark Seamand, que mora numa zona rural do estado de Washington, diz ter marcado os filhos com as iniciais 'SK' ('Seamand's Kids' - os Filhos de Seamand) para que toda a gente saiba que são seus filhos.
-
O filho mais novo, de 13 anos, foi marcado no peito; o do meio, de 15, foi marcado num braço; e a filha mais velha, de 18 anos, foi marcada numa perna.
-
Segundo as autoridades os filhos aceitaram de bom grado ser marcados com um ferro a ferver. Ainda por cima, mostram-se orgulhosos das marcas e tencionam defender o pai em tribunal...
-
Notas do Papa Açordas: Afinal, pode haver selvajaria em países que se dizem do primeiro mundo!... E se as autoridades americanas lhe fizessem o mesmo?
-

Una momia coreana

EFE
-
Fotografía facilitada por el Instituto de Investigación Seogyeong de Propiedades Culturales (SCPRI) que muestra una momia femenina, en Seúl. Se estima que la momia, hallada en un polígono industrial en Osan, en la provincia surcoreana de Gyeonggi, podría tener unos 500 años y ser la esposa de un alto funcionario de la dinastía Joseon (1392-1910) durante el siglo XVI. Las investigaciones se han centrado en las características inscripciones del féretro, así como en las ropas que porta, las cuales podrían dar valiosa información sobre cómo vivían las mujeres de la época.(20minutos.es)
-

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Tempo de milagres

-
Manuel António Pina
--
Antecedendo a visita do Papa, Portugal tem sido contemplado
com uma verdadeira cornucópia de milagres, da desabituada
vitória do Benfica no campeonato ao arquivamento (sem
julgamento) do processo em que um ex-presidente da Câmara
de Lisboa e mais responsáveis camarários eram acusados de ter
lesado a autarquia em benefício da notória Bragaparques,
propriedade do não menos notório Domingos Névoa, também
ele, por sua vez, milagrado pela Relação de Lisboa com a
absolvição do crime de tentativa de corrupção de um
vereador, apesar de ter sido dada como provada toda a matéria de
facto que levara à sua condenação em primeira instância.
Nada, porém, que se compare ao milagroso sobressalto de consciência
que levou 10 ex-ministros das Finanças em peregrinação, de baraço
ao pescoço, junto de outro ex-ministro das Finanças, para lhe mostrarem
a sua "profunda preocupação" com a "situação do país". Ao todo,
os 10+1 ex-ministros foram responsáveis pela "situação do país"
durante 28 dos 36 anos de Democracia. Se foi, e acredito que sim,
a visita do Papa que os inspirou ao arrependimento, abençoado seja o Papa.
(Jornal de Notícias)
-

2010. Corrupção e violência nas escolas aumentam

-
Os novos dados da Procuradoria de Lisboa contabilizam a maior descida nos casos de violência doméstica. Cascais é a excepção
-
Os últimos números da Procuradoria Distrital de Lisboa, referentes aos primeiros meses de 2010, apontam para uma subida dos casos de violência doméstica e de corrupção, comparativamente ao mesmo período do ano passado. De 31 para 50 inquéritos de violência nas escolas, e de 88 para 120 casos de corrupção.
-
O distrito judicial de Lisboa - há mais três no país (Porto, Coimbra e Évora) - que engloba as comarcas dos Açores e Madeira, indica esta última como a que mais contribuiu para o aumento dos inquéritos de corrupção. Sintra é a responsável pelo aumento da violência em ambiente escolar. Todavia, Cascais parece ser a comarca que regista os maiores aumentos globais por tipo de criminalidade: aumenta o número de inquéritos de corrupção e violência doméstica de zero para 11 e zero para quatro, respectivamente, e regista ainda um aumento de nove para 148 casos de violência doméstica. Sobem para o dobro (14) o número de crimes contra a liberdade e autodeterminação sexual de menores. Também aumentam os crimes de droga (41) e triplicam os inquéritos de condução sem habilitação legal, sob efeito do álcool, ou outras infracções rodoviárias (147).
-
Ainda relativamente aos casos de corrupção, para além da Madeira e Cascais, também o Barreiro - de três casos em 2009 para 19 este ano - e Almada - de um para oito - contribuem para agravar os resultados. No que toca à violência nas escolas, Sintra, Cascais e Loures, registam as maiores subidas.
-
Notas do Papa Açordas: Qual será a opinião do ministro do MAI sobre estes dados? Certamente dirá que a corrupção e a violência estão a descer... É o habitual... O certo é que o governo nada tem feito para a sua diminuição, a não ser, soltar os criminosos...
-

Papa Benedicto XVI en Portugal

EFE / Andre Kosters
-
El presidente de Portugal, Cavaco Silva (recibe al papa Benedicto XVI durante su llegada al aeropuerto 'Portela da Sacavem' de Lisboa (Portugal). Lisboa es la primera etapa del primer viaje del pontífice a Portugal, que le llevará también al santuario mariano de Fátima y a Oporto.(20minutos)
-

terça-feira, 11 de maio de 2010

470 Kilómetros de gasoducto en Alemania

Patrick Pleul / EFE
-
Varios operarios trabajan en la construcción del gaseoducto Opal cerca de Wriezen, este de Alemania. Unos 2.500 obreros trabajan en la construcción del gaseoducto de 470 kilómetros de longitud a través de los estados de Mecklenburg-Vorpommern, Brandemburgo y Sajonina al mar Báltico. Está prevista la inauguración del gaseoducto en otoño de 2011.(20minutos.es)
-

Défice. Novo corte custa 625 euros a cada português

-
O governo de Sócrates estuda aumentos de impostos, como o IVA
-
Cada cidadão terá de pagar 625 euros por conta da redução do défice orçamental neste ano e no próximo. Antes do agravamento da crise nas últimas semana, o governo impunha um esforço per capita de 384 euros, ou seja, agora está a pedir aos habitantes (cerca de 10,6 milhões de pessoas) um esforço financeiro 62% superior para mostrar aos mercados que quer mesmo pôr as contas públicas em ordem.
-
A reunião dos líderes europeus em Bruxelas para ultimar o mega-plano de ajuda aos países do euro terminou de madrugada com os ministros das Finanças de Portugal e Espanha a darem garantias de que vão reduzir o défice custe o que custar. Segundo soube o i junto de uma fonte em Bruxelas, Fernando Teixeira dos Santos foi altamente pressionado a jogar todas as cartas da consolidação orçamental, incluindo as subidas de impostos, uma hipótese que o governo sempre recusou.
-
Na semana passada já se tinha percebido que alguma coisa teria de acontecer: Vítor Constâncio, o governador do Banco de Portugal, Jean-Claude Trichet, o presidente do Banco Central Europeu, Aníbal Cavaco Silva, o Presidente da República, Olli Rehn, o comissário europeu dos Assuntos Económicos, todos eles pediram um endurecimento do plano de redução do défice: novas medidas, antecipação do que já estava previsto no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), reavaliação ou mesmo o cancelamento das grandes obras públicas. Tudo isso, mais uma iminente subida de impostos, está agora em cima da mesa.
-
Notas do Papa Açordas: Estamos tramados!... Não temos dinheiro, mas continuamos a pagar salários milionários (veja-se o caso da ERSE)... Está visto e provado que, com estes políticos, vamos todos, alegremente, para a ruína...
-

Ex-governante ganha 14 mil euros na ERSE

-
Ex-governante ganha 14 mil euros na ERSE
-
O ex-secretário de Estado da Administração Interna e da Agricultura no primeiro Governo de José Sócrates vai ganhar um salário mensal bruto de 14 198 euros como vogal da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos – ERSE. Com a nomeação de Ascenso Simões para este cargo pelo Executivo na passada quinta-feira, este é o segundo socialista próximo de Sócrates a ser colocado num organismo regulador desde Novembro de 2009.
1h23
-
Ascenso Simões era membro do secretariado nacional do PS. O salário de cada vogal da ERSE corresponde, segundo esta entidade reguladora, "a 85 por cento do vencimento do presidente da ERSE, sendo actualmente de 14 198 euros". Já o líder da ERSE, Vítor Santos, secretário de Estado no tempo de António Guterres, ganha 16 704 euros por mês. Em Novembro de 2009, Filipe Baptista, então chefe de gabinete de Sócrates, foi nomeado vogal da ANACOM, com salário de 14 198 euros.
-
Notas do Papa Açordas: E estamos em crise!... Ora se não estivessemos!... Quase 30 ordenados mínimos!... Atendendo ao número de desempregados, é verdadeiramente obsceno e escandaloso!...
-

segunda-feira, 10 de maio de 2010

CAMPEÃO DA LIGA/2010

-
Alguém tinha que ganhar! Foi o meu clube, PARABÉNS!...
-

Sócrates faz caixinha com medidas draconianas...

-
Medida será primeiro discutida no interior do Governo
Sócrates omite ao PS medidas que pretende tomar para reduzir o défice orçamental

-
O primeiro-ministro e secretário-geral do PS, José Sócrates, evitou hoje explicar ao partido quais as medidas que o Governo pretende tomar no sentido de reduzir o défice orçamental de 7,3 por cento do PIB, um por cento abaixo do que estava previsto, já este ano.
-
Na reunião do secretariado Nacional do PS, Sócrates aludiu às decisões tomadas na passa sexta-feira no último Conselho Europeu, em Bruxelas, no sentido de ser criado um novo fundo de apoio à zona euro e de estarem previstas medidas adicionais de consolidação orçamental por parte dos Estados-membros da zona euro, mas não explicou nenhuma das medidas com o argumento de que a questão tem de ser primeiro discutida no interior do Governo.
-
Este argumento não foi, porém, bem recebido por alguns dos dirigentes do partido que entendem que o secretário-geral deveria discutir a questão com o partido. No final, o porta-voz da reunião ficou a ideia de que o recusou a possibilidade de as medidas de consolidação orçamental acordadas por José Sócrates em Bruxelas poderem traduzir quebras dos compromissos assumidos nas últimas eleições legislativas. Na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do secretariado Nacional, Augusto Santos Silva disse claramente que “não haverá quebras de compromissos eleitorais. A Europa e todo o mundo vivem alterações radicais de circunstâncias e o que se exige às instituições políticas é que estejam à altura de responder rápida e correctamente às alterações de circunstâncias”.
-
Notas do Papa Açordas: No final da reunião do Secretariado o "moço de recados" SS, veio dizer que "não haverá quebras de compromissos eleitorais"... Então as eleições legislativas não foram em plena crise? E o sr.Sócrates não prometeu, inúmeras vezes, que não ia aumentar os impostos?... ALDRABÕES e MENTIROSOS!... PS, nunca mais!...
-

Defensores del juez Baltasar Garzón

JuanJo Martín / EFE
-

domingo, 9 de maio de 2010

Gran Premio de España del Global Champions Tour

Kai Försterling/EFE
-
La amazona Carlota Casiraghi, en competición, durante la primera jornada del Gran Premio de España del Global Champions Tour, que se disputa en Valencia en la Ciudad de las Artes y las Ciencias.(20minutos.es)
-

ERSE: Boy de Sócrates ocupa cargo de vogal

-
Ascenso Simões demite-se da direcção do PS
-
O dirigente socialista Ascenso Simões demitiu-se na quinta feira da direção do PS ao ser nomeado para a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), informou hoje à agência Lusa fonte do partido.
-
Segundo a fonte, o ex-secretário de Estado apresentou a sua demissão na quinta feira de manhã, no dia em que o Governo aprovou a sua nomeação para o cargo de vogal do Conselho de Administração da ERSE.
-
Ascenso Simões integrava o Secretariado Nacional do PS.
-
A sua nomeação para a ERSE já foi criticada pelo PSD, que a considerou uma "tentativa de condicionar a autonomia, independência e isenção" deste órgão, e pelo CDS-PP, que a interpretou como um "péssimo exemplo".
-
Ambos os partidos defendem que nomeações para cargos semelhantes aos de Ascenso Simões devem passar pelo Parlamento e pelo Presidente da República.
-
Notas do Papa Açordas: Deve ser um dos últimos boys a ser colocado. As entidades reguladores não deviam ser geridas por pessoas saídas, directamente, de cargos públicos ou partidários, como é o caso... Deviam ser sim, ocupados por pessoas com total independência do governo!
-

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Plataforma de exploración de la British Petroleum (BP)

Christopher Berkey / EFE
-
Vista de una nueva plataforma de exploración de la British Petroleum (BP), a una milla del vertido de petróleo salido de la plataforma Deepwater Horizon, en el Golfo de México, tras la explosión el pasado 20 de abril. La empresa selló una de las fugas de crudo en el Golfo y prevé instalar una gran estructura para capturar el petróleo en "unos tres días" en medio de una creciente polémica por el uso de químicos disolventes.(20minutos.es)
-

Lista mensal de Aposentados e Reformados da CGA - JUNHO/2010

-
» Lista mensal de Aposentados e Reformados:
-
Junho 2010 (PDF)
-
Aviso n.º 9098/2010, D.R. n.º 88, 2.ª Série, de 2010-05-06. Declaração n.º 107/2010, D.R. n.º 88, 2.ª Série, de 2010-05-06. Declaração de rectificação n.º 910/2010, D.R. n.º 88, 2.ª Série, de 2010-05-06. Declaração de rectificação n.º 911/2010, D.R. n.º 88, 2.ª Série, de 2010-05-06.
-

quinta-feira, 6 de maio de 2010

"Estado mundial de las Madres"

Jalil Rezayee / EFE
-
Un par de mujeres afganas cubiertas con un burqa lleva a sus hijos en brazos en Herat (Afganistán). Noruega y Australia son los mejores lugares del mundo para ser madre, según el informe "Estado mundial de las Madres" de Save the Children, en el que se analizan los mejores y los peores lugares para ser madre en el mundo. Por el contrario, las madres afganas son las que llevan la peor parte; ya que Afganistán se situó el final de una lista de 160 países que incluye 43 desarrollados y 117 en vías de desarrollo.(20minutos.es)
-

Acção directa, diz ele

-
Manuel António Pina
-
O deputado Ricardo Rodrigues estava a ser entrevistado na AR

pela revista "Sábado" e, não gostando das "perguntas
inquisitórias" dos jornalistas sobre certos "azares"
(a expressão é do próprio) do seu passado como sócio, procurador e advogado
de Débora Raposo, condenada por burla e falsificação de documentos num
caso em que a CGD foi defraudada em milhões de euros, não esteve
com meias medidas: "tomou posse" dos gravadores dos jornalistas,
escapando com eles no bolso das calças para parte parlamentar incerta.
"Exerci acção directa", explica o deputado. A coisa só não descambou
porque os jornalistas, pelos vistos gente pacata, não optaram também
pela "acção directa" eliminando (é o verbo usado no Código Civil)
a resistência do deputado ao exercício do seu direito à informação
através das vias de facto apropriadas, se necessário "tomando-lhe posse"
das calças para recuperar os gravadores. Os deputados da Oposição
que se cuidem com as "perguntas inquisitórias" que fazem na Comissão de
Inquérito ao caso PT/TVI ou ainda terão que se haver com a tendência do
deputado Rodrigues para a "acção directa".(Jornal de Notícias)
-

quarta-feira, 5 de maio de 2010

PS - Ricardo Rodrigues furta gravadores...

-
Deputado do PS furta gravadores a jornalistas
--
O deputado Ricardo Rodrigues não estava a gostar das perguntas que os jornalistas da “Sábado” lhe estavam a fazer. Então decidiu levantar-se e sair rápido da sala. Até aí não vinha grande mal ao mundo, o problema é que não saiu sozinho. Segundo a “Sábado”, Ricardo Rodrigues pegou nos gravadores dos jornalistas, meteu-os dentro do bolso e levou-os.
-
Já fora do Parlamento, os jornalistas confrontaram o vice-presidente da bancada socialista com o alegado furto, mas Ricardo Rodrigues recusou-se a devolver os gravadores.
-
As questões que não estavam a agradar a Ricardo Rodrigues estavam relacionadas com a sua ligação, enquanto advogado, sócio e procurador a Débora Raposo, condenada há dois anos por burla e falsificação de documentos, num caso que defraudou em milhões de euros a CGD de Vila Franca do Campo, nos Açores. O próprio deputado chegou a ser constituído arguido, embora nunca tenha sido acusado.
-
Contudo, o que fez Ricardo Rodrigues abandonar a entrevista foi uma pergunta sobre a sua demissão em 2003 do cargo no Governo Regional dos Açores. Na altura falou-se da circulação de boatos que o ligavam a um escândalo de pedofilia no arquipélago e, apesar de a pergunta não ser sobre boatos, o deputado não quis continuar a entrevista.
-
Notas do Papa Açordas: O escândalo de pedofilia que é citado pelos jornalistas, é o célebre caso Farfalha, em que haviam jovens e "senhores" que se reuniam na garagem do Farfalha, situada na Lagoa... Na altura, pediu a demissão do cargo de secretário regional da agricultura e pescas que exercia no Governo dos Açores e conseguiu não ser constituído arguido... Sócrates, devia ter mais cuidado na escolha dos deputados...
-

La Barbie más cara del mundo

Sergio Dionisio / EFE
-
La Barbie más cara del mundo, diseñada por el australiano Stefano Canturi, se encuentra expuesta durante el lanzamiento de la Barbie Basics Collection en la Semana de la Moda de Sídney (Australia). La Barbie de Canturi está valorada en 551.700 dólares y porta un collar de diamantes rosados australianos.(20minutos.es)
-

Ministério Público pede anulação do contrato com a Liscont

-
Ministério Público alega que contrato com a Liscont viola várias normas e Constituição
-
Pedido de anulação da concessão do terminal de contentores sustenta que contrato visou apenas contornar concurso
-
É uma cedência aos interesses da Liscont, é um contrato inédito de parceria público-privada, viola o Código de Contratação Pública e o Código de Procedimento Administrativo e fere até a própria Constituição. Estes são alguns dos fundamentos da acção interposta pelo Ministério Público (MP) no Tribunal Administrativo de Lisboa, contra o prolongamento da concessão do terminal de contentores de Alcântara à empresa do grupo Mota-Engil.
-
Nesta acção - a que o PÚBLICO teve acesso -, o MP considera que "o suposto aditamento ao contrato mais não é do que um novo contrato de concessão de serviço público, celebrado com a única intenção de contornar (...) a necessária abertura de um novo concurso e "abrir à concorrência" uma concessão que (...) exigia a escolha da via concursal". É com base nestes pressupostos que o MP pede a anulação e a nulidade do contrato celebrado entre a Liscont e a Administração do Porto de Lisboa (APL), em Outubro de 2008.
-
O MP alega que a solução de não realizar concurso e prorrogar o prazo até 2042 "por um período excessivo e desproporcionado" (...) "viola frontalmente" o regime de operação portuária e "o comando constitucional que atribui ao Estado a obrigação de assegurar a igualdade de oportunidades". Por isso, fica "manifestamente demonstrado que se está perante um contrato acentuadamente desequilibrado, do ponto de vista financeiro e do sistema de partilha de risco, a favor da concessionária [APL]". E cita várias vezes um relatório do Tribunal de Contas (TC) sobre a matéria. Outro dos pontos que o MP contesta é a previsão de tráfego em que se baseou a assinatura do acordo e que se veio a revelar demasiado optimista para o terminal. Citando os números que constam no mesmo relatório do TC, a procuradora Ana Bela Ferreira conclui que "está longe" de se considerar que o volume de tráfego do terminal se esgotasse em 2009/2010, "existindo, por isso, um manifesto erro nos pressupostos", que conduziram a este contrato. Em suma, a APL, "ao facilitar, deste modo, os termos deste novo contrato, cedeu aos interesses da concessionária Liscont e às exigências dos bancos, em manifesto detrimento dos interesses públicos, assumiu garantias e obrigações manifestamente desproporcionadas".
-
Notas do Papa Açordas: Seria bom que todo este processo fosse anulado, muito bem esclarecido e denunciado os "crâneos" que o engendraram... É incrível como estas coisas acontecem!...
-