sexta-feira, 30 de abril de 2010

Sea Shepherd

EFE
-
Fotografía de archivo tomada el 26 de enero de 2006, que muestra al capitán canadiense Paul Watson, de 59 años, junto a su barco Farley Mowat, en Ciudad del Cabo (Sudáfrica). Japón ha emitido una orden de arresto contra el fundador del grupo ecologista Sea Shepherd, al que acusa de ordenar el sabotaje de las actividades de la flota ballenera nipona. Las autoridades niponas pedirán a la organización policial mundial Interpol "información sobre la ubicación y actividades" de Watson, pero no solicitarán su arresto internacional, y será detenido por las autoridades locales sólo si pisa suelo japonés.(20minutos.es)
-

Univ. Independente: E os alunos que beneficiaram?... Não são constituídos arguidos?...

-
Ex-vice reitor e accionista maioritário da SIDES entre reús
Universidade Independente: 24 dos 26 arguidos do processo vão a julgamento
-
Dois dos 26 arguidos acusados no processo da Universidade Independente foram despronunciados de todos os crimes que lhes eram imputados. Os restantes 24 vão a julgamento.
-
Amadeu Lima de Carvalho, Rui Verde e Luís Arouca são três dos 24 arguidos do processo Universidade Independente que vão a julgamento, anunciou esta tarde o juiz Carlos Alexandre, do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC). A decisão tem 2480 folhas que o magistrado, naturalmente, se dispensou de ler.
-
Dos 24 acusados, dez deles foram também despronunciados, ou seja, não respondem em julgamento por determinados crimes que lhes foram imputados no processo.
-
Rui Verde, em declarações aos jornalistas no final da sessão, considerou que esta decisão constituía “um pequeno avanço” e notou que não pediu a instrução do processo.
-
Amadeu Lima de Carvalho, alegado accionista maioritário da SIDES, empresa detentora da extinta Universidade Independente, está acusado de mais de 40 crimes, incluindo branqueamento de capitais, burla qualificada, corrupção e fraude fiscal. Lima de Carvalho chegou a estar preso preventivamente no decurso da investigação.
-
Na lista dos arguidos está também o antigo reitor da universidade Luís Arouca, o ex-vice reitor Rui Verde, que também chegou a estar preso preventivamente, o antigo presidente da instituição António Labisa, assim como Rui Martins e Elsa Velez, ligados à contabilidade da SIDES.
-
Notas do Papa Açordas: E os antigos "alunos" que beneficiaram deste estado de coisas, não vão ser pronunciados? Caso de José Sócrates e Armando Vara... Era bom que o povo português visse na justiça, a preocupação de resolver este imbróglio... mas, não é o caso!
-

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Hebrón (Cisjordania)

Abed al Hashlamoun / EFE
-
Un soldado israelí mira a la cámara cerca de un punto de control en la ciudad de Hebrón (Cisjordania). Un palestino de 20 años murió este miércoles a causa de las heridas provocadas por fuego israelí durante una protesta en Gaza, según informaron fuentes sanitarias en la franja. El joven se había sumado a la protesta junto a decenas participantes, que partieron del barrio Ash-Shuyaía, al este de la ciudad de Gaza, en dirección a la zona fronteriza, donde fueron dispersados por tropas israelíes apostadas en la frontera.(20minutos.es)
-

Atenção: Renove a sua carta de condução aos 50 anos

-
Lei é de 2005
Renovação da carta obrigatória aos 50 anos ainda desconhecida por muitos automobilistas
-
Nas estradas portuguesas ainda há quem guie ilegalmente, supondo o contrário, por desconhecimento de uma lei já de 2005 que passou a exigir renovação das cartas de condução aos 50 anos. Anteriormente, a primeira renovação era exigida aos 65 anos de idade.
-
"Temos detectado, de facto, algumas situações", admitiu hoje à Lusa uma fonte da GNR, explicando que as polícias não podem deixar de autuar mesmo quando se percebe que a infracção se ficou a dever ao exclusivo desconhecimento da lei.
-
"Considero que a lei precisava de ser melhor publicitada", afirmou, por seu lado, o advogado Alberto Martins Dalte, que quarta-feira conseguiu a absolvição, no tribunal da Maia, do seu cliente Júlio Pena, um dos automobilistas que se confessou surpreendido por esta alteração legislativa.
-
Júlio Pena tinha uma carta de condução válida até 2023, data que, conforme explicou, foi mantida em 2006 quando pediu uma segunda via, por ter perdido os documentos.
-
"A lei em questão, embora produzisse efeitos em 2008, foi publicada em 2005. Portanto, a validade da carta já devia estar corrigida para 2008, mas manteve-se em 2023", disse o condutor.
-
"Como então desconhecia a lei, estava convicto de que poderia conduzir até 2023 com aquela carta", acrescentou.
-
Em 17 de Novembro de 2007, o Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres (IMTT), sucessor da Direcção-Geral de Viação, garantiu ao Diário de Notícias que o organismo iria enviar cartas de aviso a todos os condutores que, na sequência da nova lei, viram antecipada a idade de renovação da carta.
-
No entanto, fonte não oficial da estrutura regional do Norte do IMTT garantiu à Lusa que o processo foi interrompido, tendo em conta a quantidade de condutores a notificar.
-
Os serviços centrais do IMTT, que todas semanas divulgam o número de cartas de condução requeridas e expedidas, não conseguiram fornecer à Lusa, em tempo útil, dados sobre a renovação de cartas por condutores que completaram 50 anos ou que ultrapassaram essa idade sem o fazer.
-
A lei que ainda está a apanhar desprevenidos muitos condutores, apesar de publicada em 2005 e aplicada três anos depois, obriga a uma primeira renovação das cartas de condução aos 50 anos de idade.
-
Os condutores têm uma tolerância de dois anos para se proceder à revalidação. Esgotado esse prazo, a lei impõe a submissão do condutor a novo exame prático de condução.
-
A legislação obriga também a uma segunda renovação da carta aos 60 anos de idade e mantém as revalidações dos 65 e dos 70 anos, bem como a obrigatoriamente de renovação de dois em dois anos para pessoas com 72 anos ou mais.
-
Contactado pela Lusa, o presidente da Via Azul - Associação Nacional dos Técnicos Examinadores de Condução Automóvel, José Bernardino, desvalorizou a falta de informação dos condutores quanto à lei que os obriga a revalidarem a carta de condução aos 50 anos.
-
Reconhecendo vantagens na antecipação em 15 anos da renovação de carta, considerou que o processo "peca por insuficiente", por se exigir "apenas" um atestado médico, além da tramitação burocrática.
-
"É bom que se exija mais cedo uma comprovação da sanidade mental e aptidão física, através do atestado médico, mas é insuficiente", frisou.
-
"Se obrigassem os condutores a fazerem uma formação, começava-se a incutir o hábito de formação contínua dos condutores", acrescentou.
-
Notas do Papa Açordas: Esta de alterar a a renovação da carta de condução dos 65 para os 50 anos, só lembrou ao Diabo e a Sócrates... É pura caça ao dinheiro...
-

ERC: arquivou caso do "silenciamento do SOL"...

-
Entidade Reguladora para a Comunicação Social
Arquivada queixa de alegadas pressões políticas e económicas ao semanário Sol
-
O Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) decidiu arquivar o processo relativo “às pressões políticas e económico-financeiras denunciadas pelo director do jornal Sol”, por considerar que não foi possível provar os alegados factos invocados.
-
Em causa estavam as denúncias públicas feitas por José António Saraiva sobre as alegadas tentativas de “chantagem” sobre a sua direcção editorial e de “estrangulamento” económico-financeiro com o objectivo de “condicionar e, no limite, extinguir o jornal”.
-
“Considera o Conselho Regulador da ERC que, ponderados os depoimentos prestados perante a ERC e tudo o que foi possível apurar-se na documentação junta ao processo, não ficaram provadas as pressões políticas e económico-financeiras denunciadas pelo director do jornal Sol”, lê-se no comunicado feito pela ERC a propósito da decisão.
-
A entidade explica ainda que, de acordo com os elementos constantes do processo, “nada (…) permite confirmar a identidade do autor de um telefonema recebido por Mário Ramires, subdirector do jornal Sol, que teria ocorrido em 15 de Janeiro de 2009, alegadamente de ‘alguém muito próximo do primeiro-ministro’, bem como o seu teor e finalidade, até porque aquele responsável editorial não o quis revelar, não se provando, assim, a alegada chantagem sobre o jornal Sol”.
-
E acrescenta que também não foi possível confirmar “o teor e a finalidade de um contacto telefónico de Eduardo Fortunato de Almeida para José António Saraiva, director do Sol, que ocorreu em Janeiro de 2009, designadamente, quanto ao facto de o primeiro ter dito que ‘um alto dirigente do PS’ tinha afirmado que o futuro do Sol dependia da capa da próxima edição”.
-
Notas do Papa Açordas: Esta ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social), quando o chefe Sócrates "arrumar" as botas, merecia uma Comenda, pois tem sido, a 100%, a voz do dono... Não há gente mais fiel e leal ao chefe...
-

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Annapurna

EFE
-
La escaladora surcoreana Oh Eun-Sun reza antes de proseguir su ascenso al Annapurna, en Nepal, el 21 de abril de 2010. Oh Eun-sun alcanzó la cima del Annapurna, según informó la agencia local Yonhap. Oh Eun-sun, de 44 años, competía con la española Edurne Pasaban por ser la primera mujer en alcanzar la cima de los catorce picos más altos del planeta. La surcoreana alcanzó la cumbre del Annapurna sin oxígeno a las 09.16 GMT, trece horas y 16 minutos después de dejar el campo base. Por su parte, Pasaban llegó este martes al campo base del Shisha Pangma, en el Tíbet, la última cima que le falta para coronar los catorce "ochomiles" del mundo.(20minutos.es)
-

terça-feira, 27 de abril de 2010

Caso PT/TVI: Boy não falou, mas a careca descobre-se...

-
Comissão de Inquérito
Carlos Barbosa: Rui Pedro Soares não tinha “aptidões”, mas teve “padrinhos”
-
Carlos Barbosa, antigo presidente da PT Meios, afirmou hoje que Rui Pedro Soares teve uma “ascensão meteórica” na Portugal Telecom (PT), algo que “não era normal” na empresa, sobretudo tratando-se de alguém sem “um passado de gestão” e sem “experiência profissional”.
-
Esta manhã, durante a audição na comissão de inquérito ao negócio PT/TVI, Carlos Barbosa, actual responsável pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP), disse acreditar que Rui Pedro Soares “teve algumas bênçãos”: “Se calhar teve padrinhos que nós não tivemos”, disse, em resposta a uma questão da deputada do PSD, Francisca de Almeida.
-
“A experiência profissional de Rui Pedro Soares não lhe dá capacidade para estar num lugar daqueles, não tem passado de gestão”, prosseguiu, notando ainda que não era segredo o facto de Soares estar “bem informado”, pois tinha “proximidade com pessoas do poder”. E explicitou: “Ele nunca escondeu a sua amizade por José Sócrates e a sua amizade, talvez mais forte, por Mário Lino.”
-
Carlos Barbosa notou ainda que Rui Pedro Soares teve “um comportamento exemplar” quando trabalharam juntos na PT Compras. Mas ressalvou que Soares “não tinha qualquer espécie de aptidões” para estar na PT Compras e para ascender à administração da operadora: “Tinha entrado por indicação de accionistas”, afirmou, sublinhando que “quem manda na PT são os accionistas Estado e BES”.
-
E esclareceu: “Nada se passa na PT sem que haja o beneplácito do Estado e do BES para grandes estratégias e nomeações.”
-
Notas do Papa Açordas: Para quem, na Comissão de Inquérito ao negócio PT/TVI, se opôs a responder aos deputados, estas referências deixam muitas interrogações no ar...e o sr. Sócrates deve estar já farto desta personagem... afinal, não passa de um Boy com cartão passado...
-

Afganistán

JALIL REZAYEE / EFE
-
Dos mujeres cubiertas con un burka compran cosméticos en una calle de Herat, Afganistán. Según algunas informaciones, a pesar de los progresos de los últimos años, la economía afgana depende en gran medida de la ayuda exterior, de la agricultura y del comercio con los países vecinos. Gran parte de la población del país carece de casa, agua, electricidad, sanidad y trabajo.(20minutos.com)
-

sábado, 24 de abril de 2010

Fenprof: professores podem regressar à luta

-
A fase de reclamação do concurso dos contratados “será diabólica”
Fenprof reitera que os professores vão dar luta ao Governo
-
A ideia de que José Sócrates está a usar o concurso para colocação de professores contratados para se vingar daqueles que lutaram contra o modelo de avaliação de Maria de Lurdes Rodrigues atravessou hoje o discurso do secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, que no congresso daquela federação de professores criticou aquilo que disse ser um “acto de mesquinhez política do primeiro-ministro”.
-
Para amanhã, dia de encerramento dos trabalhos em Montemor-o-Novo, reservou o anúncio de novas formas de protesto, mas sempre foi adiantando que a fase de reclamações do concurso será “diabólica”.
-
José Sócrates, um primeiro-ministro que “não consegue ver professores e que, portanto, continua a ter uma atitude revanchista contra um grupo profissional que despreza, que sempre desprezou e que se vê que continua a desprezar”, apresentou Mário Nogueira, ao responsabilizar pessoalmente o chefe do Governo pela decisão “injusta e perversa” de considerar a avaliação de desempenho para efeitos de graduação de professores no concurso que está a decorrer.
-
Insistindo nos argumentos que também os partidos da oposição têm vindo a repetir– em torno da falta de igualdade de critérios das várias escolas na avaliação dos professores – Nogueira atribuiu a decisão “à teimosia que retira lucidez aos decisores”.
-
Dedicou igualmente uma parte do discurso à ministra da Educação, Isabel Alçada, que, segundo Nogueira, terá afirmado que “em reunião nenhuma, a Fenprof ou outro sindicato colocaram a questão da avaliação nos concursos como algo que tinha que ser alterado”. “Senhora ministra, já que é uma pessoa conhecida da juventude, que escreve para os jovens, não dê maus exemplos. Não minta, que é feio”, disse, perante os congressistas.
-
Nota do Papa Açordas: Não percebo como é que uma avaliação de desempenho, atribuído da forma como todos nós sabemos, pode contar para efeitos de graduação de professores no concurso que está a decorrer., desmentindo o que a ministra já tinha afirmado... Isto é de loucos! Por aqui se vê o ódio que Sócrates tem aos professores... Aliás, basta analizar o seu "exemplar" percurso académico...
-

Manila

FRANCIS R. MALASIG / EFE
-
Un avión de la compañía Philippine Airlines (PAL) vuela sobre un grupo de infraviviendas a las afueras de Manila. La UE incluyó a Filipinas y Sudán en sus lista de países cuyas aerolíneas no pueden volar en su espacio aéreo por "serios y persistentes incumplimientos de sus obligaciones con las autoridades de aviación civil respecto a mantenimiento y revisión".(20minutos.es)
-

sexta-feira, 23 de abril de 2010

UM: professora acusada de plágio em tese de doutoramento

-
Universidade do Minho
Plágio pode valer anulação de doutoramento
-
A professora do Instituto Politécnico do Porto (IPP) acusada de ter plagiado a sua tese de doutoramento perderá o grau de doutor caso a situação seja confirmada. A denúncia, feita por carta junto da Universidade do Minho (UM) e do IPP, está a ser investigada. Os responsáveis das duas instituições garantem que haverá decisões em breve.
-
O caso está a ser avaliado pelo Conselho Científico da Escola de Engenharia da UM, onde foi defendida a tese no final do ano passado, e também pelo júri que concedeu o grau de doutor à professora. Caso seja provada a acusação, a docente verá o doutoramento anulado e terá que enfrentar um processo disciplinar do IPP. As teses são acompanhadas de um compromisso de honra atestando que aquele é um trabalho original, pelo que o caso será também obrigatoriamente comunicado ao Ministério Público, uma vez que pode configurar um crime de fraude.
-
Em comunicado, a UM “confirma ter recebido há dias uma carta anónima” a denunciar o caso, “na sequência da qual desencadeou os mecanismos necessários no sentido de procurar esclarecer se, de facto, a denúncia tem fundamento”. “A universidade tem naturalmente todo o interesse em esclarecer esta situação com a maior brevidade possível", garante fonte da instituição liderada por António Cunha.
-
A mesma carta que denuncia o caso foi enviada à Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG) do IPP, onde a pessoa em causa é professora adjunta desde 2006. “A questão foi-me colocada pelo presidente da ESEIG. A situação foi analisada e comunicada à UM, que é a entidade a quem cabe analisar a matéria de facto”, afirma Rosário Gamboa, dirigente do politécnico. Aquela responsável garante, no entanto, que o IPP “vai acompanhar o caso com seriedade e isenção, mas também com a preocupação e prudência necessárias, dado respeito merecido pelas instituições e pessoas envolvidas”.
-
Notas do Papa Açordas: E os orientadores? Os orientadores têm por missão acompanhar todo o trabalho de investigação do formando... e é por isso, que recebem algum... Pelos vistos, deixaram-na à vontade... Ah, e já agora, pergunto se vai acontecer alguma coisa ao aluno que teve o mesmo professor a cinco disciplinas técnicas, fez "exame" de inglês técnico por fax, e obteve o "diploma" a um domingo!...
-

SAP: oposição derrota governo...

-
Parlamento
Oposição aprova suspensão imediata do encerramento de quatro SAP

-
O Parlamento aprovou hoje, com os votos favoráveis da oposição e contra do PS, dois projectos que recomendam ao Ministério da Saúde a suspensão imediata do encerramento de quatro SAP e do processo de requalificação das urgências.
-
Em causa estão dois projectos de resolução com recomendações ao Governo na área da saúde, um apresentado pelo CDS-PP e outro pelo PSD.
-
O projecto do CDS-PP recomenda a suspensão imediata do encerramento dos Serviços de Atendimento Permanente (SAP) de Valença, Paredes de Coura, Melgaço e Arcos de Valdevez, todos no distrito de Viana do Castelo.
-
O projecto do PSD recomenda a "suspensão imediata por três meses do processo de implementação de requalificação das urgências, a fim de se proceder a uma reavaliação global do programa".
-
Notas do Papa Açordas: Ainda bem que o Parlamento, de vez em quando, lembra ao sr. Sócrates que já não tem maioria absoluta e que, como tal, já não pode fazer os desmandos que fazia antes... Um pouco mais de humildade não lhe fica mal...
-

X-37B

Boeing Phantom Works / NASA / EFE
-
Imagen hecha por ordenador del prototipo del avión espacial robótico X-37B. La nave se asemeja a un transbordador de pequeñas dimensiones y no está diseñado para tener tripulación. Su envergadura es de 4,5 metros y mide 8,9 metros de largo. La agencia espacial estadounidense prepara un lanzamiento de prueba.(20minutos.es)
-

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Assembleia da República participou de Rui Pedro Soares

-
Caso TVI
Jaime Gama já despachou para Procuradoria participação contra Rui Pedro Soares
-
O presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, já despachou para a Procuradoria a participação da comissão de inquérito contra o ex-administrador da PT Rui Pedro Soares por se ter recusado a responder às perguntas dos deputados.
-
"O presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, já despachou favoravelmente o envio para a Procuradoria Geral da República da participação da comissão eventual de inquérito parlamentar relativa à relação do Estado com a comunicação social e, nomeadamente, à atuação do Governo na compra da TVI, relativa ao depoimento prestado nessa comissão pelo dr. Rui Pedro Soares na manhã de hoje", informa o gabinete de Gama, numa nota à comunicação social.
-
Chamado a depor na comissão de inquérito parlamentar à compra da TVI, o ex-administrador da PT Rui Pedro Soares recusou-se a responder a perguntas dos deputados invocando o direito ao silêncio, na qualidade de arguido num processo judicial.
-
Na sequência desta recusa, a comissão de inquérito decidiu enviar um ofício ao presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, para que este notifique o procurador geral da República do cometimento do crime de desobediência qualificada por parte de Rui Pedro Soares.
-
Esta decisão foi tomada através de um requerimento, que foi aprovado com a abstenção dos deputados do PS e do presidente da comissão de inquérito, Mota Amaral, e os votos favoráveis de todos os restantes deputados.
-
Notas do Papa Açordas: Este Ruizinho é mesmo a VOZ DO DONO! O padrinho deve ter dado ordens para o Ruizinho não o "enterrar" mais, e este cumpriu... Mas, para boy, não serve... Quanto à Procuradoria Geral da República, nem vale a pena falar... um desastre completo!...
-

Discovery

Gary I Rothstein / EFE
-
El transbordador espacial Discovery aterriza en el Centro Espacial Kennedy de Cabo Cañaveral, Florida (Estados Unidos). La nave, con siete astronautas a bordo, ha tomado tierra al término de su penúltima misión, durante la cual llevó equipos a la Estación Espacial Internacional.(20minutos.es)
-

quarta-feira, 21 de abril de 2010

PSD: acusa Sócrates de pior primeiro-ministro de sempre...

-
Executivo de Sócrates aponta crise como razão dos resultados
Miguel Macedo culpa Governo pelo pior défice da democracia portuguesa
-
O líder parlamentar do PSD, Miguel Macedo, afirmou hoje que “ainda está para nascer o primeiro-ministro que, em matéria de défice, consiga fazer pior do que o engenheiro José Sócrates”.
-
Durante uma interpelação ao Governo, no Parlamento, sobre política económica e social, Miguel Macedo alegou que foram “o desvario e a irresponsabilidade governativa” do PS que causaram “o pior défice” da democracia portuguesa, de 9,4 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).
-
Em 2009, por ser “ano eleitoral”, a atitude do Governo socialista foi, primeiro, negar a crise e, depois, “meter dinheiro em todo o lado” e “ajudar os amigos e enteados”, acusou o líder parlamentar do PSD.
-
“O cúmulo dos cúmulos, a ironia das ironias”, disse, é que “antes das eleições, o engenheiro Sócrates orgulhava-se de ainda estar para nascer o primeiro-ministro que maior redução do défice tinha conseguido em Portugal”.
-
“Depois das eleições, é caso para dizer que ainda está para nascer o primeiro-ministro que, em matéria de défice, consiga fazer pior do que o engenheiro José Sócrates”, acrescentou Miguel Macedo.
-
Notas do Papa Açordas: Em 2009, ano de eleições, foi um regabofe para este desgoverno... Começou por baixar o IVA em 1 % e andou a apregoar que o défice, apesar da crise, não ultrapassaria os 5 %... Afinal, foram 9,3%... Grandes filhos da p...!
-

FMI prevê 11 % no desemprego em 2010...

-
Estimativa de 0,3 por cento em 2010
FMI revê em baixa crescimento económico de Portugal

-
O FMI reviu hoje em baixa de uma décima, para 0,3 por cento, a previsão para o crescimento da economia portuguesa este ano. Este valor é inferior aos 0,7 por cento avançados pelo Governo no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) para 2010, acompanhada de previsões de desemprego para este ano e para 2011 mais elevadas do que as do Governo.
-
Esta é a segunda previsão de crescimento para 2010 inferior à do PEC, depois de o Banco de Portugal ter avançado no fim do mês passado com uma previsão do aumento do produto (PIB) de 0,4 por cento, revendo em baixa os 0,7 por cento que lançara no Outono.
-
No contexto actual, o risco associado a um crescimento mais fraco do que o antecipado no PEC é que isso se reflicta na execução orçamental e, por essa via, no défice público com que o país se comprometeu este ano perante Bruxelas e, implicitamente, os mercados financeiros onde coloca a dívida pública.
-
Em relação ao desemprego, enquanto o PEC prevê uma taxa de 9,8 por cento este ano e em 2011, o FMI prevê 11 por cento este ano e 10,3 em 2011.
-
Em relação a 2011, a previsão de 0,7 por cento do FMI está próxima dos 0,8 por cento do Banco de Portugal e dos 0,9 por cento que o Governo registou no PEC.
-
Notas do Papa Açordas: As previsões que o governo vai debitando cá para fora, são apenas para consumo interno porque, se quisermos ter alguma noção do que vai ser, de futuro, a nossa vida económica, temos que ir aos dados da UE ou do FMI...Mas, deixem-se todos de merdas, porque o desemprego real, já atinge os 12%!...
-
-

Organización especializada en asaltar joyerías

EFE
-
La Policía Nacional ha detenido en el área de Barcelona a doce personas en una operación que ha permitido desmantelar una organización especializada en asaltar joyerías, en las que entraban por la fuerza e inmovilizaban a los empleados para obligarles a abrir la caja fuerte. Los arrestados, de origen sudamericano, se desplazaban a Barcelona haciéndose pasar por turistas y permanecían en la capital catalana entre tres y cuatro meses, en los que preparaban minuciosamente sus golpes a las joyerías.(20minutos.es)
-

terça-feira, 20 de abril de 2010

HMS Albion

Alberto Aja / EFE
-
La silueta del buque de la armada británica HMS Albion a su llegada al puerto de Santander, bajo una densa niebla, para recoger a un contingente de soldados británicos proveniente de Afganistán, imposibilitados de volar al Reino Unido debido a la situación del tráfico en el espacio aéreo europeo. (20minutos.es)
-

Face Oculta: Manuel Godinho promete falar

-
Face Oculta
Manuel Godinho quer voltar a prestar declarações ao Ministério Público para esclarecer pormenores
-
O principal arguido no processo Face Oculta e o único que se encontra em prisão preventiva, Manuel José Godinho, quer voltar a prestar declarações ao Ministério Público, para esclarecer pormenores relativos a ele, informou hoje o seu advogado.
-
"O Ministério Público (MP) há um mês atrás perguntou-me se ele queria prestar declarações e ele respondeu que sim", disse à agência Lusa o advogado Rodrigo Santiago, que considera que este tipo de colaboração pode ser bom para o seu cliente.
-
O causídico, que terá enviado na segunda-feira a resposta ao MP, esclareceu que o interrogatório "não é para contar a história toda de novo". "São perguntas circunstanciais para esclarecer pormenores relativos à actuação de Manuel Godinho", adiantou o advogado, acrescentando que o seu cliente "não vai enrascar ninguém".
-
Rodrigo Santiago informou ainda que o juiz de instrução criminal titular do processo, António Costa Gomes, já procedeu à reavaliação dos pressupostos da medida de coação, optando por manter o arguido em prisão preventiva.
-
Manuel Godinho foi detido a 28 de Outubro de 2009 e desde então tem reiterado que sofre de problemas de saúde, nomeadamente diabetes e problemas cardíacos. Invocando estes problemas de saúde, o advogado e a família do empresário dirigiram requerimentos ao MP a pedir a revisão da medida de coação que foi fixada ao arguido, mas sem sucesso.
-
Notas do Papa Açordas: Era bom que Manuel Godinho falasse, que desse os nomes aos bois, salvo seja, e explicasse a quem deu tão lucrativas prendas, assim como o destino dos "robalos"...e, já agora, explicasse o termo "km"...
-

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Ceniza del volcán

Jon Snorrason / EFE
-
Una espesa capa de ceniza cubre dos coches, cerca de Reykjavik,. En el último parte de este lunes, las autoridades islandesas constataron que la pasada madrugada se habían producido precipitaciones de grandes cantidades de ceniza en el área comprendida entre Ásólfsskáli y Sólheimajökull, al sureste del volcán.(20minutos.es)
-

domingo, 18 de abril de 2010

Educação: Isabel Alçada segue pisadas do chefe...

-
Educação
Redução das deduções fiscais não vai afectar famílias da classe média, diz Isabel Alçada
-
A ministra Isabel Alçada considerou ontem que "não há motivos para grandes preocupações" no que respeita à redução das deduções fiscais prevista no Plano de Estabilidade e Crescimento, que afectará também as despesas com a educação.
-
"Nós estamos muito atentos e sabemos que, em relação à classe média e às famílias de menor rendimento, esta medida não vai afectar a forma como é feita a escolarização das crianças e o apoio que lhes é dado", disse a ministra da Educação, à margem do Encontro Nacional das Associações de Pais, que está a decorrer em Évora.
-
A Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) tinha solicitado a Alçada que fosse "provedora" das suas preocupações junto do Governo, frisando, num documento divulgado esta semana, que cerca de 60 por cento das famílias que têm filhos no ensino público poderão ser afectadas com as reduções previstas no PEC. Actualmente são dedutíveis à colecta 30 por cento das despesas de educação até um limite fixado em 160 por cento do salário mínimo nacional (720 euros em 2009).
-
Muitas famílias não só deixarão de poder contar com reembolsos como terão que pagar mais imposto, adiantou Albino Almeida, presidente da Confap, com base em simulações fiscais feitas pela organização. Esta medida contribuirá para que, para muitas famílias, se torne "completamente impossível manter com dignidade" os seus filhos a estudar, mesmo tratando-se de escolaridade obrigatória, agora alargada até aos 18 anos, acrescentou.
-
Notas do Papa Açordas: Esta ministra ainda não percebeu que do estado de graça ao de desgraça vai o "peido" duma cigana (subtil e rápido)... Mas como está só, e apenas a cumprir ordens do chefe, toca a mentir com todo o despudor... Não vai longe...
-

Nicosia - Chipre

KATIA CHRISTODOULOU / EFE
-
Un soldado de las fuerzas de paz de la ONU abre una puerta que lleva a la línea que divide Nicosia, capital de Chipre. Chipre ha estado dividido desde 1974.(20minutos.es)
-

sábado, 17 de abril de 2010

Portas: contra os prémios "obscenos"...

-
Portas incita Sócrates a interceder para não haver prémios para administradores da EDP
-
O líder do CDS-PP, Paulo Portas, defendeu hoje em Mafra que o primeiro-ministro deveria interceder junto da EDP, enquanto representante do maior accionista da empresa, para impedir a atribuição este ano de prémios aos gestores.
-
“Se o primeiro-ministro pode nomear o presidente da EDP, se quiser também sabe persuadir os accionistas da EDP a um regime de remunerações e prémios contido, humilde e coerente”, afirmou Paulo Portas à agência Lusa.
-
Para o líder dos populares, sendo a EDP uma empresa detida maioritariamente pelo Estado, deveria agir no sentido “da consolidação e contenção orçamental” do país, quando os salários dos funcionários públicos estão congelados e quando existem outras medidas de contenção orçamental.
-
Paulo Portas recordou que existe uma recomendação no Orçamento de Estado, proposta pelo CDS-PP, que “diz que os gestores das empresas públicas e participadas não podem ter prémios de gestão no ano de 2010”.
-
Paulo Portas falava perante centena e meia de militante no encerramento da Convenção Autárquica Distrital de Lisboa do CDS-PP, em Mafra.
-
Os accionistas da EDP não seguiram a recomendação do Governo e aprovaram uma política de remunerações, que permite ao presidente da empresa, António Mexia, e aos restantes administradores receberem bónus e prémios em 2010.
-
Notas do Papa Açordas: Lembrem-se que os "nossos governates" de hoje, serão os gestores públicos de amanhã... Já o meu avô dizia: LOBO NÃO COME LOBO...
-

El padre de David Pla, el presunto etarra

Javier Etxezarreta / EFE
-
El padre de David Pla, el presunto etarra detenido esta madrugada en la localidad fronteriza de Hendaya, se abraza con una mujer a las puertas del domicilio donde se produjo el arresto, que ha sido registrado por la policía francesa.(20minutos.es)
-

Sócrates: Com boys destes não te safas...

-
Caso Face Oculta
Rui Pedro Soares processa jornal Sol e pede 400 mil euros
-
Quatrocentos mil euros, uma indemnização pelos salários e prémios que deixou de ganhar no resto do contrato por ter deixado a Portugal Telecom e as receitas extras ganhas pelo jornal Sol pelo aumento das vendas de jornais e de publicidade nas edições em que o seu nome era citado no caso das escutas do Face Oculta. São estas as exigências de Rui Pedro Soares, ex-administrador da PT, no processo cível que intentou contra o Sol, o director José António Saraiva e as jornalistas Ana Paula Azevedo e Felícia Cabrita, que escreveram as notícias.
-
De acordo com o processo, a que o PÚBLICO teve acesso, o ex-administrador quer ser indemnizado pelo jornal pela devassa da sua vida privada (divulgou a password do seu computador e conversas privadas), pela ofensa ao bom nome e reputação (a designação de boy que lhe colaram prejudicará "para sempre" a sua carreira), pela perda de remunerações na PT (a polémica instalada levou-o a renunciar ao cargo). E pretende que o jornal seja castigado por não cumprir as providências cautelares (tentou, por exemplo, que a edição de 12 de Fevereiro não saísse para as bancas e o tribunal deu-lhe então razão) e por violar o segredo de justiça (o Face Oculta está ainda na fase de inquérito e o acesso às escutas não foi autorizado pelo tribunal para publicação nem pelo escutado).
-
Dos 400 mil euros pedidos, metade é para entregar à Mesa de São Lázaro, instituição moçambicana de apoio a crianças. O gestor também quer que o jornal lhe pague a diferença entre os rendimentos que deixa de auferir na PT e os que irá ganhar nos próximos três anos - o resto do seu mandato. E por o Sol ter enriquecido à sua custa "sem causa justificativa", Rui Pedro Soares defende que a receita das vendas adicionais e da publicidade das edições em que foram publicadas escutas consigo lhe sejam "integralmente" pagas.
-
Notas do Papa Açordas: Este caso da Face Oculta está a tornar-se muito interessante! Porquê? Porque pessoas enterradas em merda, até ao pescoço, ainda conseguem dizer que vão processar os jornalistas e o seu jornal... Note-se, isto é dito depois de ser constituído arguido no processo do Tagusparque... Resultado: com boys destes, Sócrates não se safa... Este rapaz não exigirá uma praia à porta de casa?...
-
-

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Volcán en Islandia

EUMETSAT / EFE
-
Combo fotográfico de cuatro imágenes tomadas entre el 14 y el 15 de abril por el satélite EUMETSAT del espacio aéreo islandés en las que se puede ver nubes de cenizas originadas tras la erupción de un volcán en Islandia. Estas acumulaciones de cenizas han originado el cierre de numerosos aeropuertos en Europa y la cancelación de cientos de vuelos.(20minutos.es)
-

Václav Klaus: admirado com o "à-vontade" de Portugal

-
Visita oficial de Cavaco Silva
Václav Klaus surpreendido pela falta de nervosismo de Portugal
-
Na abertura do fórum económico que juntou empresários checos e portugueses, Václav Klaus manifestou a sua admiração por Portugal não estar “nervoso” perante um défice público tão alto.
-
Um dia depois de afirmado ser “inimaginável que alguns países europeus possam admitir determinados défices” e de ter apontado a responsabilidade dos governantes face ao desequilíbrio das contas públicas, o Presidente da República Checa voltou hoje a surpreender Cavaco Silva, que está em Praga numa visita de Estado.
-
Diante de mais de uma centena de empresários checos e portugueses, reunidos num seminário para estabelecer contactos, Klaus foi implacável: “Fico muito surpreendido por Portugal não estar nervoso por ter um défice de oito por cento”, disse, num tom irónico.
-
Cavaco Silva esboçou um breve sorriso. E Klaus continuou: “É uma história interessante. Espero que não estejam aqui jornalistas.” A assistência, maioritariamente composta por empresários checos, riu-se. Mas o ambiente entre os homens de negócios portugueses ficou pesado.
-
Klaus tentou, então, amenizar as críticas, apontando acreditar que a economia vai recuperar – “e não serão os governos a fazer essa recuperação, mas sim vocês”, afirmou, dirigindo-se aos empresários.
-
O Presidente da República português falou logo a seguir, mas optou por ignorar as provocações de Klaus. Leu o seu discurso sem qualquer aparte, sublinhando as oportunidades de parcerias comerciais entre a República Checa e Portugal.
-
Notas do Papa Açordas: Václav Klaus, com esta sua afirmação, quis dizer que os políticos do governo português são incompetentes!... Se não estão "nervosos" com o défice de tal envergadura, é porque são "xonés"!... e que estão agarrados ao poder por qualquer preço!... VERGONHA!!!
-

Face Oculta: Sócrates com cérebro minúsculo...

-
Processo Face Oculta
Sócrates não quer ocupar “um milímetro” do pensamento com escutas
-
O primeiro-ministro, José Sócrates, evitou hoje comentar a destruição das escutas que o envolvem no processo Face Oculta, afirmando que a sua prioridade “é a governação”.
-
“Não vou comentar. Esse é uma questão que não me ocupa um minuto do meu pensamento”, disse Sócrates no final do debate quinzenal no Parlamento, dizendo depois que “um político”, na actual situação, tem de “dar prioridade à governação”.
-
O juiz-presidente da Comarca do Baixo Vouga, Paulo Brandão, confirmou hoje que todas as escutas do processo Face Oculta que envolvem o primeiro-ministro foram já destruídas.
-
O processo Face Oculta investiga alegados casos de corrupção e outros crimes económicos relacionados com empresas do setor empresarial do Estado e empresas privadas, havendo 18 arguidos, entre os quais Armando Vara e Paulo Penedos.
-
Segundo o procurador-geral da República, Pinto Monteiro, José Sócrates surge em 12 escutas feitas a Armando Vara, mas que “não existem elementos probatórios que levem à instauração de procedimento criminal” contra o primeiro ministro. Já o presidente do STJ considerou nulas as escutas que envolvem Sócrates, ordenando a sua destruição.
-
Notas do Papa Açordas: Este sr. Sócrates é o máximo! Evita sempre falar daquilo que não lhe interessa!... Mas, temos esperança, que os senhores ordenadores da destruição das escutas telefónicas, prestem contas, não no juízo final, mas num verdadeiro Tribunal...
--

quinta-feira, 15 de abril de 2010

"La grotte de Clamouse"

GUILLAUME HORCAJUELO / EFE
-
Vista del interior de la caverna 'La grotte de Clamouse' iluminado por un nuevo sistema Led (Diodo emisor de Luz, en español) en Saint Guilhem le desert, Francia. Se trata de la primera cueva europea completamente equipada con un sistema de iluminación de este tipo.(20minutos.es)
-

Anti-corrupção: Sócrates não quer debate interno...

-
Reunião da bancada
Propostas anti-corrupção do PS sem debate interno
-
A reunião de hoje da bancada parlamentar do PS para apreciar as propostas anti-corrupção não foi pacífica: alguns deputados contestaram o facto de as medidas serem apresentadas sem debate interno prévio. E manifestaram incómodo por não terem o texto em papel. Ao todo são oito projectos de lei que serão discutidos em plenário no dia 22.
-
Entre as intervenções mais duras, segundo relatos feitos ao PÚBLICO, esteve a de Eduardo Cabrita que contestou a forma como o processo foi conduzido, reclamando mais debate sobre as propostas apresentadas aos deputados oralmente pelo vice-presidente da bancada, Ricardo Rodrigues. Contactado pelo PÚBLICO, Cabrita escusou-se a falar sobre o assunto, dizendo que expressa as suas opiniões nos órgãos do partido.
-
Outra voz crítica foi a de Vítor Baptista. O deputado reafirma que gostaria de conhecer os textos antes que sejam apresentados à Assembleia da República. E sugeriu que fosse marcada uma reunião da bancada para discutir as propostas. O líder parlamentar, Francisco Assis, lembrou que as medidas têm que estar articuladas com os princípios emanados da direcção do partido. E afirmou que os deputados terão oportunidade para as debater e apresentar alterações durante a discussão na especialidade. Essa oportunidade, ao que o PÚBLICO, apurou será mesmo aproveitada por alguns deputados que discordam do recuo na obrigação dos juízes apresentarem declarações de rendimentos ao Tribunal Constitucional.
-
Entre as oito propostas apresentadas está o fim da relação entre a obtenção de uma vantagem e a concretização de um acto, ficando apenas a vantagem vinculada ao exercício da função. Ou seja, para fazer prova de corrupção não é necessário justificar que o recebimento de dinheiro tenha servido para determinado acto. De fora ficam as ofertas simbólicas.
-
Notas do Papa Açordas: Desde que Sócrates e os seus rapazes tomaram conta do partido, deixou de haver discussão interna, tendo até o grupo par(a)lamentar, passado a actuar como um bando de "carneirinhos"... Agora, como os deputados estão a ver o chão fugir-lhes debaixo dos pés, dado que, com este "Chefe" não há perspectivas de futuro, começam já a deitar a unhitas de fora... Além disso, estas propostas anti-corrupção, não passam de artimanhas para deixar tudo na mesma...
-

quarta-feira, 14 de abril de 2010

La fragata de la Armada china Maanshan

Dennis M. Sabangan / EFE
-
Soldados chinos a bordo de la fragata de la Armada china Maanshan, en el puerto de Manila (Filipinas). La fuerza expedicionaria 525 de la Armada china permanecerá en Manila del 13 al 17 de abril de 2010 tras finalizar la misión de escolta en el Golfo de Adén. La fragata durante su misión de 128 días ha escoltado 650 barcos chinos y extranjeros.(20minutos.es)
-

Caso PT/TVI: depoimento escrito ou presencial?

-
Segundo Código de Processo Civil
Caso PT/TVI: PCP alerta para possibilidade de Sócrates ter que depor presencialmente
-
O deputado do PCP João Oliveira defendeu hoje que “está em aberto” a possibilidade de o primeiro ministro ter que prestar depoimento presencial na comissão de inquérito sobre a atuação do Governo no negócio da TVI.
-
Em declarações aos jornalistas no Parlamento, João Oliveira disse que a prerrogativa de que dispõe o primeiro-ministro de responder por escrito à comissão -- usando uma prerrogativa que lhe é conferida pela lei dos inquéritos parlamentares - “não levanta dúvidas”.
-
“É uma faculdade que a lei lhe garante e aceitámos [na reunião de hoje dos coordenadores da comissão] que, no caso de ser preciso um esclarecimento adicional, ser-lhe-á solicitado e o primeiro-ministro poderá também utilizar a prerrogativa de responder a esse pedido adicional por escrito”, disse.
-
No entanto, o deputado alertou que o Código de Processo Civil prevê a possibilidade de depoimento presencial caso os esclarecimentos prestados por escrito não forem considerados suficientes.
-
“Isso ocorre, não com muita frequência, em relação aos deputados que são chamados a processos judiciais”, frisou, citando o número quatro do artigo 626 do Código de Processo Civil.
-
O artigo prevê que “a parte que tiver indicado a testemunha pode solicitar a sua audiência em tribunal, justificando devidamente a necessidade dessa audiência para completo esclarecimento do caso; o juiz decidirá, sem recurso”.
-
Notas do Papa Açordas: O sr. Sócrates foge do depoimento presencial como o diabo foge da cruz... Porque será?
-

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Irlanda del Norte

Paul McErlane / EFE
-
Una pareja de agentes de la Policía de Irlanda del Norte (PSNI) patrulla en una zona cercana a la localidad norirlandesa de Holywood. Allí, un coche bomba explotó cerca de un cuartel del Ejército donde el servicio de inteligencia británico MI5 tiene uno de sus centros de operaciones. Dos explosiones, la primera al estallar la bomba y la segunda el depósito de gasolina del automóvil, destruyeron el vehículo, causaron otros destrozos e hirieron a un anciano que tuvo que ser llevado urgentemente al hospital. Preguntado por los posibles autores del atentado, Basil McCrea, miembro del Partido Unionista, declaró a la BBC que "son claramente gente que quiere protestar por la devolución de los poderes de la policía y justicia a Irlanda del Norte", que se produjo justamente la pasada medianoche.(20minutos.es)
-

Sócrates: feliz pela destruição das escutas esta semana...

-
Garantia do Juiz presidente da Comarca do Baixo Vouga
Escutas com Sócrates destruídas esta semana
-
O juiz presidente da Comarca do Baixo Vouga, Paulo Brandão, disse hoje que a destruição das escutas do caso Face Oculta que envolvem o primeiro-ministro deverá acontecer ainda esta semana.
-
Em declarações à Lusa, Paulo Brandão disse que o juiz de instrução do processo Face Oculta, António Costa Gomes, recebeu na passada sexta-feira todas as escutas que se encontravam na Procuradoria Geral da República e vai agora fazer uma "análise minuciosa" dos documentos.
-
"São cinco volumes e o senhor juiz vai ter de ver folha a folha para separar o que terá de ser destruído e o que será guardado", esclareceu Paulo Brandão, adiantando que a destruição das escutas deverá acontecer nas instalações do Departamento de Investigação e Acção Penal da Comarca do Baixo Vouga, na presença de algumas pessoas/entidades convocadas pelo juiz António Costa Gomes.
-
O processo Face Oculta investiga alegados casos de corrupção e outros crimes económicos relacionados com empresas do sector empresarial do Estado e empresas privadas.
-
Segundo o procurador-geral da República (PGR), Pinto Monteiro, o primeiro-ministro, José Sócrates, apareceu em 11 escutas feitas a Armando Vara, um dos arguidos neste processo.
-
Notas do Papa Açordas: Mais uma etapa vergonhosa da justiça portuguesa... todos sabemos que o sr Sócrates está enterrado neste processo, e noutros, até à raiz dos cabelos... Toca a destruir as escutas, antes dos deputados da AR as requisitarem... não há dúvida: é o bater no fundo da justiça portuguesa...
-

domingo, 11 de abril de 2010

Para uma melhor justiça

-
Juízes aprendem funcionamento das armas para julgarem melhor
-
Doze juízes vão aprender, a partir de segunda-feira, os procedimentos técnicos e os efeitos dos actos praticados com armas de fogo numa acção de formação planeada pela Polícia Judiciária sob proposta do Conselho Superior da Magistratura.
-
As três acções de formação, previstas para abril, Junho e Outubro, cada uma com 12 juízes, pretendem ajudá-los a compreender a mecânica das armas de fogo, os procedimentos técnicos, a balística e os efeitos dos disparos, aumentando os seus conhecimentos para os julgamentos que envolvam crimes com armas de fogo.
-
Para o inspector chefe da PJ, António Dias, os conhecimentos sobre armas de fogo "são importantes em todas as fases processuais tanto para quem investiga como para quem julga".
"Os magistrados devem conhecer a matéria com que lidam nos tribunais e esta formação aumenta a sua competência técnica para avaliar e decidir nos processos e dá uma noção mais abrangente de como é o mundo das armas de fogo e os fenómenos que intervêm quando uma arma é utilizada", disse à agência Lusa.
-
A formação foi planeada para abranger conhecimentos "desde o funcionamento da arma até à balística e aos efeitos que as próprias balas podem produzir em pessoas e/ou objetos", explicou o responsável pela área de segurança da PJ.
-
Notas do Papa Açordas: Esperamos que, a partir de agora, os juízes sejam mais "pró-vítimas" , apesar das limitações do Código Penal Socialista... e que os criminosos apanhem penas efectivas de prisão...
-

Eugene Terreblanche

Kim Ludbrook / EFE
-
Miles de seguidores del Movimiento de la Resistencia Afrikáner (AWB), el grupo de ideología y simbolismo similar a los nazis fundado por Eugene Terreblanche en 1973, asisten a su funeral en la pequeña localidad de Ventersdorp, en el noroeste de Sudáfrica. Terreblanche, defensor de la supremacía blanca en el país, fue asesinado el pasado sábado en su granja por dos empleados negros con los que había discutido sobre el pago de sus salarios.(20minutos.es)
-

sábado, 10 de abril de 2010

Villas-Boas: mais um arrependido da sua arrogância...

-
Académica joga segunda-feira contra o Vitória de Setúbal
Villas-Boas: Sporting era "palhaçada" e FC Porto é "fantochada"
-
O técnico da Académica de Coimbra, André Villas-Boas, lamentou o facto de os dirigentes leoninos já não estarem interessados na sua contratação, mostrando-se arrependido de ter usado o termo “palhaçada” quando comentou o presumível interesse de Alvalade em contratá-lo.
-
Villas-Boas afirma que os dirigentes leoninos também não agiram de maneira mais correcta, chegando mesmo a dizer que o Sporting também pôs “as coisas em cheque”, sendo ambos vítimas daquilo que ele chamou de especulação por parte dos jornalistas.
-
O treinador considera que a Académica tem sido alvo de críticas devido à “palhaçada” que se gerou em torno da sua possível contratação, mas adianta que será sempre "intransigente ao máximo na defesa dos interesses do clube”.
-
Quanto ao suposto interesse do FC Porto, Villas-Boas diz apenas que é “uma fantochada”.
-
A Académica de Coimbra está há cinco jogos sem ganhar e o jogo contra o V. Setúbal, na próxima segunda-feira, é importante para que o clube possa garantir a sua manutenção na primeira Liga.
-
No entanto, Villas-Boas desvaloriza os últimos resultados salientando que não se pode fazer apenas uma análise “resultadista”, porque a Académica, apesar de não ganhar há cinco jornadas, não perdeu “qualidades” e tanto os jogadores como a equipa técnica sabem que têm estado “a um nível muito bom”.
-
Notas do Papa Açordas: A arrogância deste "menino" já o está a prejudicar... mas é assim que eles aprendem! Os dirigentes leoninos andaram bem ao proceder desta maneira...Afinal, Mourinho, está a fazer escola...
-
-

Festival da paneleiragem (M/F) no Algarve...

-
Festival: Fatacil recebe Allove dias 14 e 15 de Maio
Algarve quer atrair turismo gay e lésbico
-
Atrair o turismo gay e lésbico ao Algarve é o mote para Allove Festival, que dias 14 e 15 de Maio decorre no recinto da Fatacil, em Lagoa. Auto-intitulado o primeiro festival gay, lésbico, bissexual, transexual (GLBT) e heterofriendly a realizar em Portugal, a organização do Allove espera receber entre sete a dez mil visitantes nos dois dias do evento.
-
'A ideia surgiu de uma conversa em que se abordou a falta de atenção para o turismo GLBT', explicou ao CM Manuel Teixeira, da Showmethemoney, empresa que organiza o festival. 'É um mercado que tem já uma grande atenção em países como Itália, Grécia ou Espanha', continua Manuel Teixeira, 'são turistas com poder de compra e podem aproveitar a época baixa, pois não estão dependentes de factores como as férias dos filhos', acrescenta.
-
O Allove tem como tema central 'a diversidade sexual e a celebração da Primavera', explica a organização. Manuel Teixeira frisa que o evento 'não é contra ninguém, pretende ser uma festa'.
Talvez por isso os casamentos que vão ser celebrados no recinto vão ser apenas simbólicos. E todos são convidados a participar, sejam ou não gays e lésbicas.
-
Numa área de 1200 metros quadrados vai haver 83 stands, divididos nas zonas turística (para hotéis), esotérica (dirigida por Simara), red light (com sex-shops e tatuagens), gourmet (para degustação) e stock (para marcas generalistas).
-
Há ainda um ‘gayódromo’, que será 'uma espécie de feira popular', explica Manuel Teixeira. Acrescenta-se um Pavilhão das Artes e uma pista de dança com capacidade para 5 mil pessoas e rodeada por 16 bares. O Allove estará aberto, nos dois dias, entre as 18h00 e as 06h00.
-
'A ideia é ter um festival de referência para esta época do ano', salienta Manuel Teixeira. Tornar o Allove numa referência no programa de festas mundiais de gays e lésbicas é o desafio para a organização.
-
Notas do Papa Açordas: Com a desculpa de querer fomentar o turismo no Algarve, lá nos vão dando doses maciças de paneleiros e fufas... Não bastavam já as nossas, salvo seja, bichas ...
-

Una cigüeña azul busca la atención de una cigüeña blanca

Patrick Pleul / EFE
-
Una cigüeña azul busca la atención de una cigüeña blanca sobre un nido instalado en una chimenea en la localidad alemana de Briesen, al sudeste de Berlín. El director de la Asociación de Protección de la Naturaleza de Alemania (NABU, por sus siglas en alemán), afirmó que la cigüeña azul, que exhibe parte del plumaje de un turquesa intenso, debe haberse teñido de algún modo en algún punto de su viaje migratorio a Europa.(20minutos.es)
-

sexta-feira, 9 de abril de 2010

IEFP dá prémios de 761 mil euros

-
Emprego: Técnicos do Instituto vão receber bónus pelo desempenho
IEFP dá prémios de 761 mil euros
-
O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) vai premiar o desempenho dos seus funcionários com um valor global que ascende aos 761 254 euros. Com esta decisão, cerca de mil funcionários do organismo público responsável por reinserir os desempregados no mercado de trabalho que tenham avaliações máximas vão receber neste ano um salário extra.
-
O montante para prémios de desempenho está definido num despacho assinado pelo presidente do IEFP, Francisco Madelino, no passado mês de Fevereiro. Estes bónus serão repartidos pelos trabalhadores que tenham obtido uma avaliação de ‘excelente’ ou ‘relevante’ no ano passado.
-
A lei determina que não mais de 25% dos funcionários dos institutos públicos tenham classificação de ‘relevante’ e de entre estes 5% podem ser classificados como ‘excelentes’. Contas feitas, isto faz com que 25% tenham direito ao prémio, ou seja, dos cerca de quatro mil funcionários do IEFP mil receberão um ordenado de bónus. Estes não serão, porém, os únicos prémios para os funcionários do IEFP. O orçamento para as alterações de posição remuneratória para os funcionários com 'avaliações máximas', nos últimos dois anos (2008 e 2009), ultrapassa os dois milhões de euros.
-
Segundo a interpretação do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), as 'avaliações máximas' referem-se apenas à classificação de ‘excelente’, que só pode ser atribuída a um máximo de 5% dos trabalhadores, pelo que os dois milhões de euros serão repartidos por aumentos salariais para apenas 200 funcionários. A decisão é justificada no documento 'atendendo à dimensão do trabalho realizado, à exigência do mesmo e aos resultados alcançados pelo IEFP'.
-
Notas do Papa Açordas: Esta Avaliação do Desempenho está feita para os boys, lambe-botas e correlativos... Apenas leva à desmotivação dos funcionários, dos que ainda se interessam pela causa pública, mas que não são a "voz do dono" dos chefes... É a degradação total da função pública...
-

Jamiat Ulma-e-Islam

WAHEED KHAN / EFE
-
Un grupo de simpatizantes del partido islamista Jamiat Ulma-e-Islam se manifiesta contra los atentados que se han registrado en Quetta, la capital de la provincia pakistaní de Balochistán.(20minutos.es)
-

Lista mensal de Aposentados e Reformados da CGA - MAIO/2010

- Lista mensal de Aposentados e Reformados: - Maio 2010 (PDF)
- Aviso n.º 7142/2010, D.R. n.º 69, 2.ª Série, de 2010-04-09. Declaração n.º 86/2010, D.R. n.º 69, 2.ª Série, de 2010-04-09. Declaração de rectificação n.º 693/2010, D.R. n.º 69, 2.ª Série, de 2010-04-09. Declaração de rectificação n.º 694/2010, D.R. n.º 69, 2.ª Série, de 2010-04-09.
-

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Foto do Dia

(Albert Gea/Reuters)
-
SOCCER KING: Barcelona’s Lionel Messi celebrated after scoring four goals to lift the defending Champions League champions over Arsenal 4-1 Tuesday night and advance Barcelona to the semifinals for the third straight year.(The Wall Street Journal)
-

Agricultura - Final à vista na Mobilidade

-
Empresa criada para gerir o pessoal neste regime admite dificuldade em encontrar saídas
Agricultura prepara regresso dos funcionários em mobilidade
-
O ministro da Agricultura decidiu criar um grupo de trabalho para tentar encontrar saídas profissionais para os 800 funcionários que estão na mobilidade especial há mais de três anos à espera de reiniciar funções.
-
A decisão foi tomada anteontem à noite, no final de um encontro entre António Serrano e os representantes do pessoal em mobilidade especial. Desta forma, o ministro vem resolver um problema deixado em aberto pelo seu antecessor, Jaime Silva, que foi muito contestado por ter dispensado mais de 1700 pessoas na sequência da reformulação dos serviços e organismos da Agricultura e Pescas.
-
"O ministro quer remediar o que Jaime Silva fez. Foi-nos dada a garantia de que até ao final do ano estaria resolvido o problema da colocação dos técnicos superiores", disse ao PÚBLICO João Carrilho, um engenheiro da Direcção Regional de Agricultura do Alentejo que está na mobilidade especial há já três anos e a receber menos um terço do seu salário. Contudo, alerta, "temos a noção de que os trabalhadores com menos qualificações terão mais dificuldades em voltar ao activo".
-
O Ministério da Agricultura evita falar em prazos e garante que o compromisso assumido pelo ministro foi o de "conjugar esforços para que, sempre que seja necessário preencher um posto de trabalho, se recorra ao pessoal que está na mobilidade".
-
Notas do Papa Açordas: A colocação de funcionários em mobilidade, mais não foi que a "limpeza" política de funcionários do Ministério da Agricultura, por parte do sr. Jaime Silva e seus boys regionais... Com tudo isto, o Ministério ficou paralizado e, muitos dos processos em curso, deixaram passar os prazos, para desespero dos agricultores... Fazemos votos para que este ministro reponha a legalidade o mais depressa possível, e que não deixe a culpa morrer solteira...
-

Kirguizistán

IGOR KOVALENKO / EFE
-
Manifestantes entonan cánticos durante una protesta en Bishkek, Kirguizistán. Los enfrentamientos entre la Policía y los manifestantes en Kirguizistán han provocado entre 5 y 20 muertos, según las distintas fuentes, tras la represión de las protestas políticas en las que tomaron parte miles de opositores.(20minutos.es)
-

Anarec - lança "alerta" sobre combustíveis

-
Anarec volta a falar de diferenças face a marcas
Novo alerta sobre combustíveis de hipermercados
-
A Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (Anarec) voltou esta quarta-feira a lançar um alerta para as diferenças entre os combustíveis de marca e os comercializados pelas grandes superfícies, que são sempre mais baratos.
-
Em comunicado, os revendedores sublinham que o produto é diferente em termos de “qualidade”, dado que os combustíveis dos hipermercados têm uma composição “mais simples e básica”. O combustível vulgarmente chamado de “marca branca” ou “sem marca” é “um produto base, sem qualquer tipo de aditivo”. A Anarec lembra que os “combustíveis de marca incorporam aditivos que permitem a protecção do motor do veículo, um menor consumo do combustível e um maior respeito pelo meio ambiente”.
-
No entender da associação, o serviço prestado aos consumidores nos postos de abastecimento é também distinto, nomeadamente através da “prática de horários alargados, inclusive nocturnos”.
Além disso, ao contrário dos postos especializados, nos dos hipermercados “não existem instalações sanitárias, entre muitas outras estruturas de apoio ao cliente”.
-
Por fim, a Anarec relembra que tanto a Autoridade da Concorrência como a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas já reconheceram publicamente estas diferenças.
-
Notas do Papa Açordas: Estou convencido que este alerta não passa de um "bluf". Como os postos de abastecimentos estão a perder clientes para os hipermercados, a associação da classe, resolveu lançar, mais uma vez, estes boatos. Quando a Sonae comprou a Carrefour e passou os hipers a Continente, entregou a exploração dos postos de combustíveis à Galp! Então a Galp ia colocar produto diferente nesses postos? Acho que não!
Atenção que os mesmos métodos foram usados pela Anarec, quando os portugueses começaram a ir atestar os seus carros a Espanha... Temos o caso dos medicamentos de marca e os genéricos...
-
-

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Bruxelas pede o impossível...

-
Minorias
Bruxelas pede aos 27 que usem fundos comunitários para integração de ciganos
-
A Comissão Europeia pede aos Estados-membros, num relatório hoje apresentado, que utilizem os fundos da UE para a integração social e económica da etnia cigana, a maior minoria na União Europeia e que continua a enfrentar a discriminação.
-
A mobilização dos fundos estruturais, incluindo o Fundo Social Europeu - que no total representam quase metade do orçamento da UE -, é uma das medidas traçadas pelo executivo comunitário para apoiar a inclusão dos ciganos.
-
Na comunicação política hoje adoptada, o executivo comunitário propõe ainda a tomada em consideração das questões relacionadas com esta comunidade em todos os domínios políticos relevantes ao nível nacional e da UE, como o emprego, o desenvolvimento urbano, a saúde pública e o alargamento da UE, bem como o aproveitamento do seu potencial para apoiar o crescimento inclusivo como elemento da estratégia para a Europa 2020.
-
“O nosso objectivo é fazer com que os ciganos sejam aceites em igualdade de circunstâncias, que sejam integrados na sociedade. O Fundo Social Europeu é um mecanismo importante para apoiar esta abordagem transversal”, disse o comissário para o Emprego, os Assuntos Sociais e a Inclusão, László Andor. O acesso da comunidade cigana ao emprego, à educação sem segregação, à habitação e à saúde é vital para a sua inclusão, segundo o relatório.
-
“Os esforços para integrar o povo cigano devem abranger um ciclo de vida inteiro, desde a pré-primária até ao ensino regular para as crianças, empregos para os adultos e cuidados para os idosos. As comunidades ciganas devem também elas poder participar e beneficiar da luta contra a pobreza e o desemprego”, considerou ainda Andor. A integração dos cerca de 10 a 12 milhões de pessoas que constituem esta comunidade - uma população tão importante como a da Bélgica, de Portugal ou da Grécia - é uma responsabilidade conjunta dos Estados-Membros e das instituições da UE.
-
Notas do Papa Açordas: O que a Comissão Europeia preconiza é uma UTOPIA! Pois, para haver uma integração tem que haver reciprocidade, isto é, tem que haver vontade de ambas as partes para a consumar. Ora bem, não é isso que tenho visto. Sei de vários casos, ligados à agricultura, contados por pessoas que tentaram contratar ciganos, propostas essas que foram recusados, com o argumento de que se aceitassem perderiam o Rendimento Social de Integração (RSI), e para mais, iriam ganhar menos que o RSI... Preferem viver do RSI e dedicar-se ao roubo... Veja-se o que se passa no Algarve: NÃO SÃO PRODUTORES DE ALFARROBA, NO ENTANTO, ELES SÃO OS MAIORES VENDEDORES DO PRODUTO. Culpas? Sem dúvida, dos industriais sem escrúpulos...
-

Rangel ataca SMMM e ASJ

-
Media
Emídio Rangel reitera acusações feitas a sindicatos dos juízes e magistrados
-
O jornalista Emídio Rangel reiterou hoje as acusações que fez no Parlamento, apesar de os visados - Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMM) e Associação Sindical dos Juízes (ASJ) - terem anunciado que o vão processar.
-
“Mantenho tudo o que disse ontem”, afirmou hoje Emídio Rangel. Ontem, na audição parlamentar na Comissão de Ética, Sociedade e Cultura, Emídio Rangel acusou a ASJ e o SMMM de descredibilizarem o jornalismo sério, passando documentos processuais aos jornalistas. Os sindicatos, alegou Rangel no Parlamento, “obtêm documentos de processos e trocam esses documentos com jornalistas nos cafés”.
-
Na sequência dessas declarações, o SMMM e a ASJ anunciaram que vão processar Emídio Rangel por acusações “ofensivas”, “profundamente lamentáveis” e “completamente falsas e difamatórias” que “ofendem o bom nome” das instituições. Emídio Rangel defendeu hoje que “a justiça deve ser prudente e exercer com recato as suas funções”, algo que estas duas instituições “não permitem que aconteça”.
-
“É estranho que a justiça esteja sempre em primeiro plano, esteja sempre em bicos de pés a querer ter protagonismo. É esse protagonismo que eu critico. É este protagonismo que conduz a uma situação pouco vulgar que nós em Portugal não estávamos habituados. Conduz necessariamente à ideia da participação política, eu disso não tenho dúvidas absolutamente nenhumas”, afirmou. Para o ex-director da SIC, RTP e TSF, as duas instituições que critica “querem ter uma participação política”, que em sua opinião é “desaconselhável no caso da justiça”.
-
Notas do Papa Açordas: Emídio Rangel tem sido um "ultra" na defesa do seu amigo Sócrates. Sempre que há uma polémica, lá vem ele com um artigo de jornal a defender tão sinistra personagem. Cada um tem os gostos que quer, não há que levar a mal... Talvez se dê mal com o ataque cerrado ao SMMM e ASJ...
-

Las obras de San Agustin

EFE / Cortesía de Sotheby's-
-
Una edición anotada en veinte volúmenes de las obras de San Agustín que, entre otras cosas, arroja luz sobre uno de los períodos más turbulentos en la historia religiosa de Inglaterra, la ruptura del rey Enrique VIII con Roma, se subastará el 18 de mayo en París. Sotheby's ha anunciado la venta de una primera edición, muy rara y perfectamente conservada, de las obras completas de San Agustín a cargo del gran humanista Erasmo, que tienen un precio estimado de entre 200.000 y 300.000 euros. Lo que hace muy especial esa edición, según la casa de subastas, son los miles de pequeñas correcciones, enmiendas y comentarios en letra roja, que no se han estudiado hasta ahora sino en parte. En la imagen, la edición anotada de las obras de San Agustín a cargo de Erasmo (1528-1929).(20minutos.es)
-