quarta-feira, 31 de março de 2010

Cravinho: "A corrupção política está à solta"

-
Parlamento
Cravinho: "A corrupção política está à solta
"
-
Veio de Londres para dizer aos deputados que "a corrupção política está à solta" e que nada fazer em relação a isso era deixar o essencial de fora. João Cravinho falou na comissão anticorrupção, onde abordou "questões de fundo" e algumas "sugestões avulsas".
-
Para o ex-ministro socialista e principal proponente da última vaga de leis de combate à corrupção, a "peça fundamental" nesta luta é "despartidarizar a administração pública e escolher dirigentes públicos pelo mérito e competência".
-
Por o considerar essencial, foi muito específico nas suas propostas. Defendeu o fim de nomeações políticas em "toda a administração directa e indirecta, gestores de sociedades de capital público e em empresas onde há participação do Estado".
-
Apresentou uma solução para os processos de contratação de dirigentes, com a inclusão de uma comissão independente mandatada para organizar o processo de selecção, aberto a todos os cidadãos, propondo depois "dois ou três candidatos". Ao ministro da tutela cabia apenas arrancar com o processo, indicando um perfil, mas escolhendo sempre entre os dois ou três nomes propostos pela comissão.
-
Já antes tinha explicado o porquê da proposta. A actual lei, denunciou, "conduz à partidarização", falando mesmo em "casos significativos" em Portugal de "manifestações de redes de tráfico de influência que desviam a administração dos seus objectivos últimos".
-
A rematar, foi particularmente duro com o Governo: "Não podemos continuar a ter um governo sem estratégia explícita de combate à corrupção", defendeu, para depois perguntar para que serviam "700 planos de anticorrupção" se o executivo não tomava em mãos a iniciativa. E classificou o actual estado das leis como um "problema de vontade política".
-
Notas do Papa Açordas: Será que a corrupção é um mal do Bloco Central? Digo isto, porque, até hoje, ainda não vi os diversos governos formados pelos partidos do Bloco Central, mexerem uma palha contra tal flagelo... E, pelo andar da carruagem, este (des)governo segue o mesmo rumo...
-

AR - Os "trabalhadores" da Nação...

-
Deputados têm 69 euros por dia para ir trabalhar
-
Mais de metade dos deputados da Assembleia da República recebe 69,19 euros por dia por viverem fora da Grande Lisboa, um valor que ao fim do mês pode representar mais de 2.144,89 euros no vencimento, revela o "Correio da Manhã".
-
Dos 230 deputados eleitos nas últimas legislativas, 154 residem fora dos concelhos de Lisboa, Oeiras, Cascais, Loures, Sintra, Vila Franca de Xira, Almada, Seixal, Barreiro, Amadora e Odivelas e, por isso mesmo, têm direito a receber os tais 69,19 euros, de acordo com o estatuto remuneratório dos deputados.
-
Já os residentes em Lisboa podem auferir 23,05 euros por dia.
-
Segundo o mesmo jornal, esta ajuda não inclui, no entanto, os gastos com deslocações, pelas quais recebem 0,40 euros por quilómetro e por cada dia de presença em trabalhos parlamentares, no caso de residirem nos concelhos da Grande Lisboa. Os restantes eleitos têm quilómetros pagos apenas para uma viagem semanal de ida e volta.
-
Notas do Papa Açordas: Alguns deles, nem a água que bebem valem!... Entram mudos e saem calados!... Entretêm-se a ler o jornal e muitos, nem chegam a intervir uma única vez, em toda a legislatura!... Por mim, era preferível alimentar cães a pão de ló...
-

Portugal não tem policiamento de trânsito eficaz

-
Conclusão do relatório da nova UNT
Extinção da Brigada de Trânsito da GNR levou a redução de multas

-
O número de multas de trânsito levantadas pela GNR diminuiu em quase 50 por cento no ano passado. Isso mesmo é apontado no relatório da comissão que avaliou o desempenho da Unidade Nacional de Trânsito (UNT) – criada em alternativa à Brigada de Trânsito (BT).
-
No documento, é ainda admitido que, “se verificou, durante o ano de 2009, uma menor eficiência e eficácia, por parte da componente de trânsito da GNR” e recomenda que se investiguem as razões.
-
Ainda que reconheça a redução do número de “multas”, a comissão refere que, esta diminuição “não teve um impacto nos resultados da sinistralidade registada, nomeadamente, nas vítimas resultantes de acidentes de viação”. O relatório adianta também que, ainda que a BT tenha sido extinta, o número de militares afectos à fiscalização do trânsito é em tudo semelhante, lembrando que os elementos que não foram absorvidos pela UNT (total de 150 efectivos) foram integrados nos comandos territoriais.
-
Em jeito de conclusão, o documento aponta duas propostas alternativas ao quadro actual – a UNT tal qual como foi criada – que não satisfazem, de todo, o grupo de militares que tem vindo a contestar a extinção da BT. As alternativas sugeridas passam pela “extinção da UNT” ou pela “transferência de todos os militares que integram os actuais destacamentos ou postos de trânsito para a UNT”.
-
Notas do Papa Açordas: Desde que a BT foi desmantelada, praticamente, deixei de ver policiamento nas estradas portuguesas. Isto é um facto, não só constatado por mim, mas também por muitos automobilistas com quem tenho falado. Mais uma medida economicista e miserabilista que deu para o torto...
-

Volkswagen

EFE
-
Friedemar Schreiber, un joven alemán de 28 años, al volante de un coche escarabajo "de la amistad", decorado con las filigranas al estilo de los vistosos camiones surasiáticos, inició la aventura de cubrir por carretera el trayecto que separa Pakistán de Alemania. Schreiber, más conocido como Fred, que se ha propuesto emular la hazaña que hace 40 años hizo su padre en otro Volkswagen similar, ha equipado el coche con dos sistemas solares para el funcionamiento de las luces, cargar las baterías y usar móviles y un portátil durante el viaje, aprovechando su experiencia como experto integrado en un laboratorio de energía solar del Ministerio paquistaní de Ciencia y Tecnología. Para ahuyentar las amenazas, Fred lleva un amuleto en su coche "de la amistad germano-paquistaní", que es una auténtica pieza de museo decorada con cadenas, reflectores y dibujos de águilas, tigres, camellos o monumentos típicos de Pakistán, como la mezquita Faisal de Islamabad.(20minutos.es)
-

terça-feira, 30 de março de 2010

Crescimento - Banco de Portugal baixa previsões do (des)governo...

-
Valores são mais pessimistas que os do PEC
Banco de Portugal projecta crescimento mais baixo este ano e no próximo

-
O Banco de Portugal reviu em forte baixa as suas projecções para o crescimento da economia portuguesa este ano e em 2011, que desceram de respectivamente 0,7 por cento para 0,4 por cento e de 1,4 para 0,8 por cento.
-
Estes valores são inferiores aos que o Governo inscreveu na sua previsão mais recente, que constam do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), e reflectem já o efeito das medidas aí introduzidas. Nesse documento, o Governo prevê um crescimento de 0,7 por cento para este ano, tal como antes previa o banco central, e de 0,9 por cento para 2011.
-
A baixa na projecção do Banco de Portugal para a evolução do PIB este ano face a 2009 (em que já sofreu um recuo de 2,7 por cento) resulta de quedas acentuadas no consumo público e no investimento, que fazem a procura interna global recuar 0,5 por cento, quando antes se estimava que crescesse 0,3 por cento, revela o Boletim Económico de Primavera do banco central, divulgado hoje.
-
Nas previsões para este ano, a maior queda percentual é do investimento: no Boletim de Inverno previa-se que este ano se contraísse 3,4 por cento, e agora prevê-se 6,3 por cento. A previsão para o andamento do consumo público passa de uma subida de 0,7 por cento para uma queda da mesma dimensão, enquanto no caso do consumo privado a tendência é inversa, passando o crescimento previsto a ser de 1,1 por cento, quando antes era de 1,0.
-
Este cenário é parcialmente compensado por um andamento do comércio externo mais favorável do que o anteriormente previsto. Para as exportações, projecta-se agora um crescimento de 3,6 por cento, quando há três meses se projectava 1,7 por cento. Por outro lado, para as importações antevê-se agora uma ligeira redução do seu crescimento este ano, de 0,3 para 0,2 por cento.
-
Notas do Papa Açordas: O (des)governo do sr. Pinto de Sousa sempre fez previsões muito altas. Portanto, não admira nada, vir agora o Banco de Portugal rectificar essas previsões para muito menos, claro está... O resto, é mais do mesmo...
-

El edificio de cristal

Everett Kennedy Brown / EFE
-
El edificio Christian Dior, de los arquitectos Ryue Nishzawa y Kazuo Sejima, es fotografiado en el distrito de la moda en Japón. El edificio ha sido premiado con el Pritzer 2010, uno de los premios arquitectónicos más importantes. Completado en 2003, el edificio de cristal mide 30,48 metros.(20minutos.es)
-

segunda-feira, 29 de março de 2010

Greve dos Enfermeiros - pela dignificação da carreira e justiça salarial

-
Paralisação termina só na quinta-feira
Greve dos enfermeiros com adesão de cerca de 50 por cento, segundo Ministério da Saúde

-
A adesão dos enfermeiros à greve iniciada hoje, devido a questões relacionadas com as tabelas salariais, registou uma adesão de 50,59 por cento, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde (MS).
-
Segundo os mesmos dados, do total de 4932 enfermeiros escalados para os diversos serviços e hospitais, 2495 fizeram greve, o que resulta numa percentagem de 50,59 por cento.
-
A greve, decretada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), começou às 14h00 de hoje e termina às 8h00 de quinta-feira. O protesto durará na prática menos tempo do que a anterior greve, realizada em Janeiro.
-
A anterior paralisação abrangeu três dias completos. Desta vez, no entanto, a greve começou com um turno da tarde, que “na maior parte dos centros de saúde não tem esta definição”, e acabará às 8h00 da manhã de quinta-feira, o que significa que todos os enfermeiros terão de ir trabalhar nesse dia, explicou Guadalupe Simões, do SEP. Segundo o sindicato hospitais como os Universitários de Coimbra ou o Garcia de Horta, em Almada, tiveram uma adesão à greve mais de 90 por cento.
-
A sindicalista lembrou que na origem da greve continua a estar o “sentimento de discriminação que os enfermeiros sentem por parte do Ministério da Saúde”.
-
Segundo Gudalupe Simões, a tutela “relega os enfermeiros para licenciados de segunda”, ao não serem pagos conforme a lei: “Se um nutricionista ou um advogado ou um outro profissional qualquer fosse admitido para um hospital seria por um mínimo de 1200 euros, enquanto para os enfermeiros, que já são licenciados, o Ministério da Saúde tem uma proposta de manter de 1020 euros até 2013”.
-
Notas do Papa Açordas: Sendo a licenciatura de enfermagem uma licenciatura igual a tantas outras (excepto, aquela que foi tirada por fax e diploma passado a um domingo), seria natural que os seus titulares usufuíssem de um vencimento igual. Mas não!... Acontece que o enfermeiro ganha menos 180,00€, que qualquer outro licenciado que entre num hospital... Será isto justo?
-

Valença: Prossegue a guerra do governo contra os SAP...

-
Protestos decorreram ao longo do dia
Valença: Utentes montam hospital de campanha para substituir SAP

-
A cidade de Valença do Minho vai dispor de um hospital de campanha, que funcionará gratuitamente 24 horas por dia, graças ao serviço voluntário de médicos, enfermeiros e administrativos, anunciou hoje a comissão de utentes do centro de saúde local.
-
Segundo a comissão, o hospital de campanha começará a ser montado na terça-feira, no largo da feira, e será a “resposta” ao encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do concelho, que deixou de funcionar a partir da meia-noite de domingo.
-
“É uma bofetada de luva branca que vamos dar ao Governo. O hospital de campanha será o serviço de urgências que nos acabam de tirar”, disse a mesma fonte.
-
O hospital, montado fruto da conjugação de esforços entre a comissão de utentes, a Câmara de Valença e a delegação da Cruz Vermelha Portuguesa, deverá estar apto para começar a funcionar dentro de um ou dois dias.
-
“Terá todos os equipamentos de uma qualquer urgência de suporte básico de vida”, assegurou a fonte.
-
Este hospital é também uma forma de protesto contra o encerramento do SAP, tendo já os utentes garantido que não desmobilizarão até que aquele serviço seja posto a funcionar 24 horas por dia.
-
Notas do Papa Açordas: Pensava que esta febre de extermínio dos SAP, tinha acabado com a saída do anterior ministro da saúde, mas não! Afinal a sra. Ana Jorge, a mandado do sr. Pinto de Sousa, lá vai fazendo as suas malfeitorias... Pobre gente!... Oxalá, tenham o fim político que merecem...
-

sábado, 27 de março de 2010

Bavet, el principal paso fronterizo de Camboya a Vietnam

Jordi Calvet / EFE
-
En Bavet, el principal paso fronterizo de Camboya a Vietnam, fueron surgiendo, de la nada, durante los últimos años doce locales de juego de nombres tan rimbombantes como Las Vegas Sun, Chateaux, Winn o Le Macau, unos edificios de dimensiones grotescas visitados a diario por decenas de vietnamitas que desean dar rienda suelta a su pasión por las apuestas cien metros más allá de la garita fronteriza. No obstante, el despliegue de neones no consigue ocultar la pobreza que siempre rodeó el puesto fronterizo. Más bien, el contraste exacerba la miseria de los chamizos de centenares de cambistas, mendigos, vendedores o contrabandistas de poca monta que pararon en Bavet atraídos por el color de un dinero que apenas llegan a ver. En la imagen, una mujer amontona cartones para venderlos y debajo de ellos oculta tabaco de contrabando, en Bavet (Camboya).(20minutos.es)
-

sexta-feira, 26 de março de 2010

Face Oculta: PS tenta ocultar documentos à Comissão de Inquérito

-
Parlamento
Acesso a documentos do processo Face Oculta abre guerra entre PS e PSD na comissão de inquérito PT-TVI

-
A pretensão do PSD de querer ter acesso a documentos judiciais, nomeadamente as transcrições das escutas do processo Face Oculta que envolvem José Sócrates e quadros da PT e os despachos dos juízes e procuradores, cavou ontem mais fundo a trincheira entre os sociais-democratas e o PS por causa da comissão de inquérito sobre a actuação do Governo no negócio PT-TVI.
-
O deputado Ricardo Rodrigues, coordenador dos socialistas, convocou uma conferência de imprensa para acusar o PSD de estar a cometer uma ilegalidade ao misturar os poderes legislativo e judicial, mas também de "irresponsabilidade" e de "arrastar para a lama o grupo parlamentar e toda a Assembleia da República".
-
"O PSD nunca desceu tão baixo e isso pode estar ligado ao facto de não haver liderança", apontou Ricardo Rodrigues, atirando culpas para "alguns elementos novos que o PSD tem nesta legislatura e nesta comissão de inquérito". Na reunião estiveram, pelo PSD, os deputados Pedro Duarte (coordenador) e José Pacheco Pereira e tendo em conta que o primeiro já foi deputado na passada legislatura, era Pacheco Pereira que o deputado socialista criticava - mas preferiu não falar em nomes.
-
Ricardo Rodrigues classificou ainda de "coscuvilhice" o facto de o PSD pretender "ouvir as conversas do primeiro-ministro com amigos e conhecidos" e é uma ilegalidade por ser "um processo em concreto que está em investigação".
-
Em resposta, o coordenador do PSD usou o chavão "Quem não deve não teme", reiterando que "o PSD está interessado no apuramento dos factos e das verdades". Nas audições da Comissão de Ética "ouviram-se opiniões e impressões" e o principal partido da oposição quer agora chegar aos "factos concretos". "O PS tem tentado desde o início criar manobras de diversão para desvalorizar o trabalho da comissão", disse Pedro Duarte, acrescentando que "a lei incita a que este tipo de documentos sejam usados e possam coadjuvar o trabalho das comissões de inquérito" e que estas têm "direito potestativo de acesso".
-
Notas do Papa Açordas: Como o coordenador do PSD diz "Quem não deve não teme", e só tem algum receio quem esgtá com o rabinho entalado... Acho que o sr.Sócrates só teria a ganhar, se tudo fosse bem esmiuçado, de forma a que não restasse qualquer dúvida da sua culpabilidade ou inocência... De outra forma, ficará sempre a dúvida...
-

El mayor traficante de heroína de México

MARIO GUZMÁN / EFE
-
Miembros de la Policía Federal de México muestran a José Antonio Medina Arreguín, alias Don Pepe, considerado por EE UU como el mayor traficante de heroína hacia ese país, según informó la Secretaría de Seguridad Pública Federal (SSP).(20minutos.es)
-

quinta-feira, 25 de março de 2010

Belmiro alerta para desgoverno do país

-
Belmiro de Azevedo: "País está desgovernado"
-
O presidente do grupo Sonae, Belmiro de Azevedo, disse hoje que é cada vez mais evidente que o país está desgovernado, considerando que todos vão pagar a conta da descida do ‘rating’ de Portugal.
-
“Nós vivemos agora numa situação em que cada vez se nota com mais evidência que o país está desgovernado”, afirmou à Agência Lusa Belmiro de Azevedo quando confrontado se esperava a descida ‘rating’ de Portugal, anunciada hoje pela agência de notação financeira Fitch, face à situação da economia portuguesa.
-
A Fitch desceu hoje o ‘rating’ português para AA-, colocando Portugal num grupo que inclui também a Irlanda, a Itália e o Chipre, descida que foi a primeira que a economia portuguesa sofreu nos últimos 12 anos.
-
O empresário, que está presente na inauguração do LeiriaShopping, o maior centro comercial de Leiria, acrescentou que “não há milagres” e “quem não tem dinheiro não tem vícios”, considerando ainda que “vamos todos pagar a conta”.
-
“A descida do rating significa aumento do juro, menos dinheiro e mais caro”, acrescentou, frisando que “o problema de crescimento resolve-se com a criação de emprego e empregos que do ponto de vista do investimento têm de ser baratos”.
-
Notas do Papa Açordas: Mais uma vez Belmiro de Azevedo alerta para a desgovernação do país. Oxalá, os visados tomassem a sério estes alertas e talvez não fizessem tantas asneiras...
-

Pascua

Patrick Pleul / EFE
-
Dos conejos de Pascua viajan sobre un tranvía en el que transportan huevos de colores en Erlebnisbahn Templin-Fuerstenberg, Lychen (Alemania). Esta es una atracción para celebrar la Pascua.(20minutos.es)
-

quarta-feira, 24 de março de 2010

Agência Fitch reduz "rating"...

-
Economia
Agência Fitch prevê tempos difíceis e corta "rating" de Portugal

-
A agência Fitch reduziu a classificação da dívida portuguesa de "AA" para "AA-", com perspectiva negativa, como resultado do aumento do défice em 2009.
-
A Fitch é uma das principais agências mundiais de "rating". O corte agora anunciado é o reflexo das dificuldades económicas que a agência prevê para o país nos próximos tempos. A Fitch justifica a decisão com o facto de as perspectivas de recuperação de Portugal serem inferiores às dos outros países da zona euro.
-
O corte no "rating" exerce ainda maior pressão sobre o governo português para controlar as contas públicas. Em 2009, o défice atingiu os 9,3% do PIB, contra os 6,5% previstos pela Fitch em Setembro. A agência refere agora que o governo terá de implementar medidas "consideráveis" para conseguir atingir um défice de 3% em 2013.
-
A Fitch avança com a possibilidade de um novo corte do "rating" em 2010 e 2011 devido aos desequilíbrios nas contas públicas. Diz ainda que o fraco crescimento económico do país irá dificultar a implementação das medidas do governo. Ainda assim, classifica o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) como um documento credível e refere existirem indicações de uma retoma sustentável e da redução do défice.
-
Notas do Papa Açordas: Afinal, a Fitch não engoliu a pílula do PEC, e diminuiu o "rating" de "AA" para "AA-", e admite cortar ainda mais... Logo, vamos pagar mais de juros dos empréstimos ao exteriores e, por arrastamento, no mercado interno... Está provado, este (des)governo não tem qualquer credibilidade!...
-

Portugal é o país da Europa com mais doentes mentais


-
Maioria dos casos graves nunca recebeu qualquer tratamento, revela o primeiro estudo nacional
-
Os números apanharam de "surpresa" o próprio coordenador nacional para a saúde mental, Caldas de Almeida. Portugal é o país da Europa com a maior prevalência de doenças mentais na população e aproxima-se perigosamente do campeão mundial Estados Unidos. No último ano, um em cada cinco portugueses sofreu de uma doença psiquiátrica (23%) e quase metade (43%) já teve uma destas perturbações durante a vida. Para um grande mal, poucos remédios: 67% dos doentes graves estão sozinhos com o seu problema e nunca tiveram qualquer tratamento.
-
As conclusões são do primeiro estudo nacional sobre saúde mental, liderado por Caldas de Almeida, da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa. O psiquiatra e também coordenador nacional para esta área explica a falta de tratamento por dois factores: "O estigma social que leva as pessoas a terem vergonha de procurar um médico e ao mesmo tempo a ausência de serviços especializados próximos, que cria dificuldades de acesso." Esta ausência de acompanhamento terapêutico contrasta com o elevado consumo de anti-depressivos e ansiolíticos. Como se explica a contradição? "Provavelmente temos pessoas que não precisam a tomar estes medicamentos e os que realmente precisam a não tomar nada", adianta.
-
Do total de portugueses com perturbações mentais, 6% apresentam quadros graves - nesta categoria os especialistas colocam a doença bipolar, as que levam a perda de capacidades e as que resultaram em tentativas de suicídio. Os médicos de família, nos centros de saúde, são o recurso mais comum. Nas doenças graves, acompanham quase metade dos doentes (47%), enquanto que os serviços especializados de saúde mental ficam pelos 39%. Isto apesar de Caldas de Almeida sublinhar que para estes pacientes isso não chega, "seguramente vão precisar de cuidados especializados". Também a grande maioria das patologias de gravidade moderada estão sem qualquer tratamento (65%) e as ligeiras que estão por acompanhar chegam aos 82%.
-
Notas do Papa Açordas: Atendendo à percentagem que o estudo verificou, 23%, pode-se afirmar que, um em cada quatro portugueses, sofre de perturbações mentais... Em Espanha, a percentagem é de 9,2%... Em relação aos casos graves, Portugal tem 6%, enquanto os restantes países do sul da Europa têm 1 %... e, mesmo assim, em Portugal os governantes têm fechado os estabelecimentos hospitalares desta área...
-

Anubis en Nueva York

JUSTIN LANE / EFE
-
Una estatua gigante del antiguo dios egipcio Anubis se ha expuesto en Nueva York, EE UU, para promocionar la muestra 'Tutankamón y la Edad de Oro de los Faraones', que abre el próximo 23 de abril.(20minutos.es)
-

terça-feira, 23 de março de 2010

Moneda falsa

EFE
-
Un agente de Policía observa cientos de billetes falsos tendidos en el proceso de secado en una operación que ha desmantelado una imprenta clandestina y ha intervenido más de 1.300.000 dólares falsos en El Tiemblo (Ávila) en una operación en la que han sido detenidas siete personas. Los 1.347.600 dólares americanos falsos localizados en la imprenta estaban en billetes de 100 preparados para su distribución. En la operación han sido detenidas 7 personas -3 en Madrid, 2 en Ávila (en Sotillo de la Adrada y El Tiemblo) y otras 2 en Burgos-, que producían la moneda falsa en la localidad abulense para después venderla en España y en África.(20minutos.es)
-

FC PORTO: já não há pasta que salve os dentes de Jesualdo

--
"Ganhar é como escovar os dentes", afirmou o treinador em 2007. Três anos depois os hábitos dentários mudaram
-
"Acho muito difícil estar no FC Porto e ganhar não ser a nova escova de dentes. Ganhar é como escovar os dentes neste clube. É um hábito. E é um hábito muito grande porque eu escovo os dentes três vezes por dia. Por isso já podem ver a pasta de dentes que eu gasto." Em Agosto de 2007 Jesualdo Ferreira vivia um grande momento da carreira após a conquista do primeiro campeonato.
-
Quase três anos depois a tendência gastadora de Jesualdo chegou ao fim. A pasta até teve tripla acção (foi o único treinador na história do FC Porto a vencer três campeonatos consecutivos), mas chegou, de facto, ao fim. À humilhação de Inglaterra na Liga dos Campeões com o Arsenal (0-5), juntaram-se as derrotas pesadas contra Sporting e Benfica, que ditaram o adeus ao campeonato e à Taça da Liga.
-
A Taça de Portugal é a única competição que ainda está ao alcance do FC Porto, mas há muito que a tolerância dos adeptos portistas, e até de Pinto da Costa, acabou. Aos poucos os hábitos dentários de Jesualdo estão a mudar e, voltando a 2007, até o técnico sabe o que isso significa: "Todos sabem que perder no FC Porto é muito diferente de perder num outro clube qualquer. Todos sabem que ganhar é apenas o que têm de fazer, enquanto perder é uma coisa muito diferente de apenas perder. A coisa que mais detesto num jogador é que desista. Não pode estar no FC Porto."
-
Se na altura Jesualdo não suportava jogadores que desistissem, agora parece ser ele a desistir dos jogadores. Belluschi foi uma aposta forte mas nunca caiu nas graças do treinador, Valeri jogou muito pouco e Prediger é um nome que nem sequer chega a constar nas convocatórias. As bicadas ao rival Benfica, com as contratações de Alvaro Pereira e Falcao, até tiveram sucesso, mas é o Benfica que ameaça terminar a época com um sorriso brilhante.
-
Notas do Papa Açordas: Terá o Jesualdo ainda dentes? ... Ou será como as galinhas?...
-

PEC(ado) da mentira...

-
Programa de Estabilidade e Crescimento
2,5 milhões de famílias vão pagar mais impostos até 2016
.
Fiscalistas acusam: PEC é "injusto" e "cosmético" em matéria de impostos. Carga fiscal vai manter-se elevada para além de 2013
-
O Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) é "injusto" e "cosmético" do ponto de vista fiscal e vai pôr cerca de 2,5 milhões de famílias (todas menos as que caem nos dois escalões inferiores do IRS, ou seja, as mais pobres) a pagar mais impostos "até 2016 ou 2017".
-
Serão afectados todos os contribuintes da classe média (baixa e alta) e os mais ricos porque, na prática, o governo quer congelar os valores das deduções máximas (em saúde, educação, compra de casa) nas declarações de IRS até 2016 ou 2017. Na linha da frente estão, essencialmente, os trabalhadores dependentes.
-
Vários fiscalistas, entre eles o primeiro secretário de Estado dos Assuntos Fiscais do anterior governo de José Sócrates, João Amaral Tomaz, confirmam que os limites às deduções no IRS vão prolongar-se no tempo, indo muito além da data-limite do PEC (2013).
-
Estes peritos estiveram ontem reunidos numa conferência do Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal, da Faculdade de Direito de Lisboa (IDEFF) e do "Jornal de Negócios" sobre o PEC. A maioria chumbou de forma categórica o documento que o governo irá enviar para Bruxelas. Mas foi na área fiscal que os estragos foram maiores.
-
Deduções Até este ano, os limites máximos das deduções à colecta e dos benefícios fiscais - em que caem as despesas que os contribuintes podem, por lei, abater à colecta de imposto por serem casados, terem bebés, muitos filhos ou idosos a cargo, pelas despesas de saúde, de educação, pela compra da casa, etc. - eram definidos com base no andamento do salário mínimo. Este era decido em concertação social e estava a crescer 25 euros por ano, sendo a meta chegar a 500 euros em 2011. Mas o PEC diz que entre 2011 e 2013 a actualização fica congelada. E diz mais. Depois desta etapa de congelamento, a referência deixará de ser o salário mínimo e passará a ser o Indexante dos Apoios Sociais (IAS), actualmente nos 419 euros, sendo que vai ser preciso esperar até que o IAS atinja o valor de 475 euros para que as rubricas das deduções voltem a ser actualizadas.
-
Notas do Papa Açordas: Já vimos que com este (des)governo no poder, não vamos a lado algum...Agora são os economistas a dizerem que o PEC é "injusto" e "cosmético" do ponto de vista fiscal obrigando 2,5 milhões de famílias a pagar mais impostos... Até quando vamos permitir isso?...
-

segunda-feira, 22 de março de 2010

Biberones con agua contaminada

Peter Klaunzer / EFE
-
Una voluntaria pone el último de los 4.000 biberones con agua contaminada que han ocupado una gran área de la plaza Bundesplatz en Berna, Suiza. La acción fue organizada por la Asociación Suiza para la Cooperación Internacional Helvetas, con motivo del Día Mundial del Agua.(20minutos.es)
-
-

PEC - Subida de 1% no IVA evitava cortes nos subsídios

-
Espanha deu o mote na subida do IVA e a UGT sugere a medida. Mas há outras: reduzir os apoios fiscais aos bancos
-
Uma subida do IVA de 20% para 21% daria mais 500 milhões de euros anuais aos cofres do Estado, o suficiente para evitar todos os cortes de prestações sociais planeados para 2011 e suavizar de forma significativa as reduções esperadas até 2013.
-
Quem diz aumentar o IVA (uma solução de último recurso, já que o governo prometeu não subir impostos), diz repor a "normalidade" nos benefícios fiscais concedidos ao sector financeiro nos últimos anos, combater certos tipos de fraude que existem nos apoios sociais, limitar o desperdício, sugerem vários especialistas. Estas alternativas teriam ainda outro mérito: ajudariam a pacificar as divisões no interior do governo e do Partido Socialista, entretanto noticiadas, aliviando a pressão sobre a despesa social.
-
O i sabe que a subida do IVA - para aplacar a hostilidade dos mercados, das agências de rating e as censuras da Comissão Europeia - é um trunfo que continua escondido na manga do governo.
-
E agora que Espanha, o principal concorrente fiscal do país, se prepara subir o IVA de 16% para 18%, mais ainda. É uma "solução de último recurso", mas passível de ser implementada em caso de urgência, concordam observadores como João Rodrigues, Pedro Adão e Silva e Eduardo Catroga.
-
A UGT, a central sindical liderada por João Proença, alinha por uma opção desse calibre: "Em certas situações, o aumento de impostos, designadamente a subida da taxa mais alta do IVA - em articulação, nomeadamente, com as subidas entretanto verificadas em Espanha - será preferível a actuar por via de cortes de despesas com custos muito concentrados em certos grupos sociais", defende.
-
Notas do Papa Açordas: Uma solução deste género, prejudicaria menos as classes mais desfavorecidas. No entanto, mais cedo ou mais tarde, esta medida vai aparecer para aplacar a hostilidade dos mercados (sic)... Lá voltamos nós a sofrer...
-

domingo, 21 de março de 2010

Manifestación de Hezbolá y Hamás

Nabil Mounzer / Efe
-
Un niño palestino participa en una manifestación ante la sede de las Naciones Unidas en Beirut (Líbano). Miles de simpatizantes de Hezbolá y Hamás, así como de varios partidos libaneses, se echaron a las calles para condenar la judaización de Jerusalén Este y el desplazamiento del pueblo palestino.(20minutos.es)
-

sábado, 20 de março de 2010

Manuel Alegre contra PEC

-
Política
Manuel Alegre dispara contra o PEC
-
O candidato a Presidente da República, Manuel Alegre, considerou hoje "um escândalo para a saúde da República" os prémios dos gestores públicos, enquanto o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) impõe o congelamento dos salários na Função Pública.
-
"Não me parece que haja neste PEC um suficiente esforço de partilha", disse, em Bragança, num jantar com apoiantes em que comentou o PEC apresentado pelo Governo.
-
Para o socialista, "o esforço de contenção que é pedido pelo PEC é desigualmente distribuído".
Manuel Alegre criticou também a prevista privatização de serviços públicos, "ainda por cima rentáveis", com a qual entende "não se está a pretender uma melhoria da sua gestão e uma resposta ao interesse público, mas apenas querer obter rapidamente uma receita extraordinária".
-
"Também me parece que um país como o nosso não pode prescindir de uma transportadora aérea nacional que garanta a ligação com o Brasil, Estados Unidos da América e os países lusófonos de África", disse.
-
O candidato a Presidente da República defende que o que Portugal precisa "não é do código de conduta das medidas orçamentais impostas pelo Banco Central Europeu, mas de uma austeridade republicana exemplar, a partir de cima".
-
Notas do Papa Açordas: A exemplo de alguns ministros, também militantes do PS e o candidato a PR estão contra esta espécie de PEC. Ainda vou assistir a Sócrates propor aos militantes do PS o voto em Manuel Alegre, nem que seja necessário tapar a cara, como aconteceu com Álvaro Cunhal, quando aconselhou os militantes do PCP, a votar em Mário Soares...
-

"Copa de Europa" de fútbol robótico

EFE
-
Imagen facilitada por la Universidad Politécnica de Valencia (UPV) de dos de los robots con los que el Instituto de Automática e Informática Industrial de la UPV competirá en la Robocup Mediterranean Open, la "Copa de Europa" de fútbol robótico, que se disputa en Roma.(20minutos.es)
-

sexta-feira, 19 de março de 2010

Face Oculta - As listas de Godinho...

-
Lista divulgada pelo "Sol" inclui José Sócrates
Manuel Godinho oferecia prendas valiosas no Natal a políticos e gestores públicos

-
Relógios Rolex, canetas Montblanc e Dupont, jarras, fruteiras e decantadores de prata são alguns dos objectos que constam das listas de presentes que o empresário da sucata Manuel Godinho enviaria todos os anos pelo Natal a políticos, gestores de empresas públicas e autarcas. Hoje divugada pelo semário "Sol", a lista inclui o primeiro-ministro José Sócrates, que, em 2004 e em 2006, teria sido presenteado com um decantador de prata, uma caneta Montblanc e um relógio. O gabinete de José Sócrates nega.
-
Segundo o "Sol", o empresário que está preso preventivamente no âmbito do processo "Face Oculta" classificava os destinatários das prendas de A a F em função da sua importância. O valor das prendas oscila entre os 75 euros, para uma garrafa de whisky 12 anos, e os 1 897 euros, para uma fruteira sem asas. Os documentos, com datas compreendidas entre 2002 e 2007, foram apreendidos pela Polícia Judiciária durante as buscas às empresas e a casa de Manuel Godinho.
-
Para o Ministério Público de Aveiro, as listas são uma das provas do "projecto delituoso" delineado pelo empresário de Ovar para conseguir vantagens para as suas empresas, através do estabelecimento de uma teia de "cumplicidades".
-
O ex-presidente da Rede Eléctrica Nacional (REN), José Penedos, que também é arguido no processo "Face Oculta", é um dos nomes que surge com maior frequência nas listas, quase sempre com a classificação máxima (AAAA). José Sócrates surge duas vezes, classificado como AAA. O seu gabinete garante, porém, que o primeiro-ministro "não conhece o senhor Manuel Godinho e não recebeu pessoalmente qualquer presente seu, ou de qualquer das suas empresas".
-
Armando Vara, outro arguido neste processo, também aparece nestas listas, tal como Paulo Penedos (filho do ex-presidente da REN e assessor da PT até ser constituído arguido neste processo) e Lopes Barreira, empresário que dirige a Consulgal e que está igualmente indiciado.
-
Notas do Papa Açordas: A "coisa" vai-se compondo. Penso que vai acontecer ao sr. Sócrates o mesmo que aconteceu ao sr. Vale Azevedo... depois de largar o governo, tal como aconteceu com o sr. Vale no caso do Benfica, os processos caminham mais rapidamente e... o rapaz vai de "cana"...
-

Um PEC que nem o próprio PS aprova...

-
PEC
Congelamento das prestações sociais abre divisões entre ministros de Sócrates

-
A vaga de contestação ao PEC atingiu o executivo, com vários ministros a manifestarem as suas reservas sobre o documento, nomeadamente face ao congelamento das prestações sociais. As críticas que José Sócrates ouviu dentro do Governo - a TVI, ontem à noite, nomeava como principais opositores os ministros da Economia, Vieira da Silva, da Justiça, Alberto Martins, e da Saúde, Ana Jorge, todos eles conotados com a ala esquerda - obrigaram à realização de dois conselhos de ministros extraordinários, nos dois últimos fins-de-semana.
-
No primeiro, as vozes divergentes fizeram-se ouvir de tal forma que José Sócrates agendou uma segunda reunião para o sábado seguinte. Foi neste conselho de ministros que se acertaram agulhas para que o discurso público sobre o PEC (leia-se o discurso a manter por todos os governantes, mesmo os críticos) fosse publicamente uníssono.
-
Este acordo entre ministros estendeu-se à bancada parlamentar, cujos deputados, quando interpelados sobre o tema, preferem não expressar qualquer comentário. Apesar de Francisco Assis, líder parlamentar, ter admitido implicitamente divisões: "Um consenso não significa unanimidade."
-
Mas dentro do PS há vozes dissonantes sem receio de desobedecer ao silêncio estipulado pelo Governo: Mário Soares, Paulo Pedroso, João Cravinho e Pedro Adão e Silva. Na Rádio Renascença, Cravinho acusou o partido de ter entrado numa "deriva à direita" que só poderá ser evitada com "grandes alterações na própria direcção do PS". E lamentou que o PS tenha caído na "armadilha terrível" que é o PEC. "Assumiu-se nitidamente como um partido que punha acima de tudo as mesmas medidas que um partido de direita poderia tomar e deixou cair, sem salvaguarda, sem cuidado, bandeiras de esquerda que, aqui há dois meses, ainda afirmava e que eram parte integrante do seu programa", afirmou o antigo dirigente socialista, partilhando assim com Mário Soares a crítica ao esvaziamento ideológico do partido.
-
Notas do Papa Açordas: Há muito que, a nível das bases, a contestação ao sr. Pinto de Sousa é muito grande. Nunca as sedes concelhias do PS estiveram tão vazias. Os militantes não pagam as quotas, apesar destas terem descido de 2 para 1 euro. Agora chegou a vez ao próprio executivo...já não era sem tempo...
-

Doentes crónicos sem dinheiro para remédios

-
Estudo
Falta de dinheiro para remédios afecta um terço dos doentes crónicos

-
Um terço dos doentes crónicos admite que não compra remédios receitados pelo médico por falta de dinheiro, com maior ou menor frequência. Com um gasto médio mensal de 62,31 euros em medicamentos, mais de metade considera que esta factura representa um peso elevado ou muito elevado no seu orçamento familiar.
-
São os mais idosos e menos escolarizados os principais afectados por este problema. Esta é uma das realidades que emergem do estudo A Adesão à Terapêutica em Portugal, que hoje vai ser apresentado num simpósio sobre o tema, em Lisboa.
-
Foi a primeira vez que em Portugal se fez um inquérito de âmbito nacional sobre a forma como os doentes aderem às indicações dadas pelos médicos sobre os tratamentos a seguir. Coordenado pelos sociólogos do Instituto de Ciências Sociais (ICS) Manuel Villaverde Cabral e Pedro Alcântara da Silva e patrocinado pela Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma), o estudo visou traçar um perfil das atitudes e comportamentos da população portuguesa relativamente à adesão à terapêutica, um problema de saúde pública muito estudado a nível internacional porque compromete a eficácia dos tratamentos e agrava os custos em saúde.
-
Notas do Papa Açordas: Mais um estudo que prova o continuado empobrecimento e envelhecimento da população portuguesa. Uma das medidas que o governo já devia ter feito, era obrigar os médicos a passar o receituário pelo princípio activo, e nunca pelo medicamento de marca. Eu próprio já tive problemas com dois médicos, porque solicitei a passagem de genéricos. Depois de muita argumentação, lá me passaram... Percebe-se a sua oposição: os genéricos não pagam viagens...
-
-

Almendros en flor

Sergio Barrenechea / EFE
-
Un joven dibuja los almendros en flor, junto al Palacio de Cristal de El Retiro, que parecen dar la bienvenida a la primavera, que comenzará la tarde de este sábado 20 de marzo, tras uno de los inviernos más crudos de las últimas décadas.(20minutos.es)
-

quinta-feira, 18 de março de 2010

A bofetada que veio de Timor

-
A BOFETADA QUE VEIO DE TIMOR
-
Se não fosse uma visitante d'O Jumento não tinha dado pela notícia:
-
«O Conselho de Ministros de Timor-Leste aprovou esta quinta-feira um auxílio às vítimas da Madeira, no montante de 556 mil euros, em solidariedade com o arquipélago, avança a Lusa.
-
«Na sequência das inundações que atingiram a Região Autónoma da Madeira, provocando dezenas de mortos e avultados prejuízos, o Conselho de Ministros, em acto de solidariedade e apoio para com o povo e autoridades daquele arquipélago português, aprovou a atribuição de ajuda financeira, para ajudar a colmatar os estragos e perdas sofridas com as fortes chuvadas que assolaram a região», refere, em comunicado, a Secretaria de Estado do Conselho de Ministros. » [Portugal Diário]
-
Talvez em respeito às vitimas quase ninguém comentou a notícia, ninguém recordou as palavras de Alberto João quando Dili quase foi destruída pela vingaça da Indonésia: "A filosofia popular ensinou-me que cada um se deve governar por si".
-
«De férias no Porto Santo, Alberto João Jardim garantiu que a Madeira não daria "um tostão" para Timor e que não admitia que o Estado português "mexesse" nas transferências a que a Região tinha direito. 'Nem um tostão para Timor' foi uma frase que provocou as mais duras reacções, em todo o País.
-
"A filosofia popular ensinou-me que cada um se deve governar por si", acrescentaria o presidente do Governo Regional, a 29 de Agosto de 1999.
-
Mais tarde, depois de muita polémica, na Região e no Continente, a Quinta Vigia acabaria por emendar a mão, embora de forma simbólica. Jardim disse que nunca esteve contra a ajuda ao povo timorense, mas apenas que a Madeira não podia prescindir de dinheiro para esses apoios.
No dia em que se realizou, no Funchal, uma vigília de solidariedade para com o povo maubere, o Governo Regional prometeu aprovar uma ajuda financeira. Um apoio que se iria traduzir numa resolução em que eram aprovados cinco mil euros de ajuda. Uma verba que Jardim só admitia entregar às autoridades timorenses e não às entidades portuguesas que reuniam as ajudas.» [Diário de Notícias]
-
Agora vemos Alberto João dia sim, dia não a receber personalidades e a agradecer a ajuda até usou o seu estatuto de "coitadinho" para apoiar Paulo Rangel.
-
-

Gestor nomeado por Sócrates beneficiou grupo Lena

-
Socialista coordena a estrutura de missão das Lojas do Cidadão
Gestor nomeado por Sócrates beneficiou grupo Lena

-
O socialista que coordena a estrutura de missão das Lojas do Cidadão de segunda geração corre o risco de ser multado por ter, no entendimento do Tribunal de Contas, beneficiado o grupo Lena em 2007, numa empreitada destinada a terminar o quartel da GNR de Castelo Branco.
-
Na altura Eduardo Elísio Feio dirigia o Gabinete de Estudos e Planeamento de Instalações (GEPI) do Ministério da Administração Interna. A obra em causa havia sido deixada a meio pelo empreiteiro anterior, a Conegil, que entretanto falira. Ligada a um amigo de José Sócrates, a empresa ainda tinha recebido meio milhão de euros por conta das obras antes de a abandonar, num processo igualmente censurado pelo Tribunal de Contas.
-
Para acabar o quartel, o GEPI abriu em 2004 um concurso público, no valor de mais 1,67 milhões. O problema é que os custos desta última empreitada acabaram por disparar para mais de dois milhões. E os trabalhos a mais que estão na origem de parte significativa deste acréscimo constituem, na realidade, uma nova empreitada, pelo que deviam, como tal, ter sido alvo de concurso público ou de concurso limitado – e não de ajuste directo ao grupo Lena. O Tribunal de Contas considera que há perto de 294 mil euros de despesas pagas ilegalmente pelo Ministério da Administração Interna à construtora do quartel, um entendimento partilhado pelo Ministério Público, entidade à qual o processo foi remetido. Elísio Feio incorre agora em responsabilidades financeiras, ou seja, pode vir a ser multado entre 1440 e 14.400 euros.
-
Notas do Papa Açordas: Não há que admirar... O rapaz trazia a experiência autárquica adquirida na Câmara de Aveiro, e só teve que aplicá-la no sector público... Transparente como um saco de batatas...
-

Face Oculta - A força da NOMENKLATURA!...

-
No âmbito do processo 'Face Oculta'
Polícia Judiciária fez buscas dentro das suas instalações
-
A Polícia Judiciária fez buscas nas suas próprias instalações, na Unidade Nacional de Combate à Corrupção, avança a edição on-line da revista 'Sábado'. O objectivo seria perceber quem forneceu ao antigo ministro, deputado do PS e administrador do Millenium BCP, Armando Vara, documentos que estão em segredo de justiça sobre o caso Banif-Angola.
-
Os referidos documentos foram encontrados numa gaveta, durante as buscas à casa e ao gabinete do antigo administrador do Millenium BCP, no âmbito do Processo Face Oculta. De acordo com a 'Sábado' as buscas que aconteceram na passada semana, foram lideradas pelo juíz Tribunal Central de Investigação Criminal, Carlos Alexandre, e pelo director da Judiciária de Lisboa, José Bráz.
-
Notas do Papa Açordas: A PJ fez bem em fazer buscas nas suas próprias instalações. A NOMENKLATURA tem muita força, é organizada e tenta dominar tudo e todos...
-

Reforma dos médicos - Consequências de más políticas...

-
Considerando o número "muito elevado" e "preocupante"
Ministra da Saúde revela que 500 médicos pediram reforma antecipada

-
A ministra da Saúde, Ana Jorge, revelou que cerca de 500 médicos pediram para se reformarem antecipadamente, um número “muito elevado” e “preocupante”, prometendo novidades para o conselho de ministros de hoje.
-
Segundo dados reunidos pelas administrações regionais de saúde, são quase 500 os médicos que anunciaram aos serviços onde trabalham que pretendem aderir à reforma antecipada, disse Ana Jorge, em declarações transmitidas pela TSF.
-
“É um número muito elevado, como é evidente”, disse a ministra, acrescentando que está a estudar respostas com o Ministério das Finanças e com os sindicatos dos médicos.
-
“Há várias soluções”, disse Ana Jorge, que revelou que o tema será hoje debatido em conselho de ministros, embora não saiba se será aprovada alguma medida.
-
A ministra da Saúde recusou, porém, a criação de um regime de excepção para os médicos dentro do sistema de reformas da Função Pública.
-
A alta comissária da saúde, Maria do Céu Machado, defendeu ontem a criação de medidas de excepção para os profissionais de saúde a fim de evitar a saída em massa destes trabalhadores.
.-
Notas do Papa Açordas: Ana Jorge comporta-se como virgem em lupanar. Então não foi o seu (des)governo que criou as condições para que tal acontecesse? Admira-se? Não fosse o seu (des)governo tão mau, e nada disto acontecia...
-

Caso TVI - Sócrates depõe por escrito

-
Caso TVI: Sócrates só responde à comissão de inquérito por escrito
-
Francisco Assis já reuniu com Mota Amaral: o primeiro-ministro responde por escrito à comissão de inquérito.
-
O PS defende que Sócrates não venha a ser sujeito ao interrogatório dos deputados na comissão de inquérito sobre o negócio PT/TVI que hoje toma posse na Assembleia da República. "Em circunstância alguma o primeiro-ministro deve ser ouvido presencialmente", afirmou ao i um alto dirigente socialista. Tendo em conta que a comissão de inquérito foi convocada para apurar se o primeiro-ministro mentiu ou não ao parlamento, a comparência de Sócrates perante os deputados teria um efeito simbólico muito forte que os socialistas consideram que deve ser evitado. José Sócrates deverá depor por escrito quando for chamado. O líder parlamentar, Francisco Assis, já falou sobre a eventual audição ao primeiro-ministro com o presidente da comissão, Mota Amaral, estando já completamente clarificada a possibilidade de Sócrates fazer o seu depoimento por escrito.
-
O pedido de audição do primeiro-ministro chegará mais cedo ou mais tarde mas, mesmo entre alguns deputados da oposição, existe algum desconforto com a convocatória de José Sócrates. Não se tratando de um processo de "impeachment" à americana, a verdade é que é a primeira vez que uma comissão parlamentar de inquérito se constitui para apurar se um primeiro-ministro mentiu ou não. Dois dos candidatos à liderança do PSD - José Pedro Aguiar-Branco e Pedro Passos Coelho - já afirmaram que apresentarão uma moção de censura se o parlamento concluir que Sócrates não disse a verdade sobre o negócio PT/TVI.
-
Notas do Papa Açordas: Será que o homem sabe ler e escrever? Terá tirado o diploma da 4ªClasse a um domingo? Que mais irá acontecer... venham as cenas dos próximos capítulos...
-

Varano de Salvador

EFE
-
El Zoo Aquarium de Madrid se ha convertido en el tercer zoológico del mundo que ha logrado el nacimiento de crías de Varano de Salvador, un tipo de lagarto gigante originario de Nueva Guinea, y en el primero en el que los animales se han gestado en condiciones totalmente artificiales.(20minutos.es)
-

quarta-feira, 17 de março de 2010

Empregos para os boys...

-
Administração Pública
Governo abre excepções no controlo de admissões de funcionários públicos

-
A admissão de pessoal para as áreas da saúde, educação e forças de segurança ficará de fora da regra que apenas permite a contratação de um novo funcionário por cada dois que saiam do Estado.
-
Gonçalo Castilho dos Santos, secretário de Estado da Administração Pública, admitiu hoje que a aplicação da regra não será cega e terá em conta a escassez de recursos e a manutenção da qualidade dos serviços.
-
“Na saúde e nas forças de segurança, pela sua delicadeza, temos que avaliar a aplicação da regra. A educação é também uma área muito sensível”, admitiu no final de mais uma ronda de negociações com os sindicatos.
-
Contudo, o secretário de Estado avisou que “sempre que pudermos ir além da regra dois por um, sem pôr em causa a qualidade dos serviços, isso deve ser assegurado em todas as áreas”.
-
À semelhança do que já prevê o Orçamento do Estado para 2010, o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) vem impor a regra de dois por um a todos os serviços e organismos da Administração Central e Local. E o ministro das Finanças já admitiu que a regra pode ser ainda mais rigorosa.
-
Notas do Papa Açordas: As excepções estão sempre abertas para os boys e girls!... Nunca estes parasitas da sociedade se sentiram tão bem... O sr.Pinto de Sousa abriu várias auto-estradas para emprego na Administração Pública para os rapazes... Duvidam? Vejam o caso o filho da ministra da Saúde aqui...
-

Face Oculta: Godinho valoriza a sucata no Porto

-
Investigação
Godinho cobra nove vezes mais à EDP por remoção de sucata no Porto

-
O acordo entre a EDP, Armando Vara, Manuel Godinho, Lopes Barreira e Paiva Nunes previa que a remoção da sucata da rua do Ouro, no Porto, pela empresa O2 de Godinho, custasse 80 mil euros, mas a EDP acabou por pagar 700 mil euros pelo mesmo serviço.
-
A empresa de Godinho facturou cerca de nove vezes mais pela obra e do negócio terão resultado contrapartidas a Paiva Nunes e a Armando Vara, pelo favorecimento da empresa de Ovar, escreve hoje o Correio da Manhã.
-
A investigação levada a cabo pela Procuradoria refere que a partir de 18 de Maio, Manuel Godinho passou a usar um novo telemóvel para telefonemas exclusivos a Armando Vara e, posteriormente, também com o administrador da EDP, Paiva Nunes.
-
Notas do Papa Açordas: É isso, a sucata no Porto vale mais!... Será que ninguém quer os políticos do Porto? Fazem muita merda, é?
-

Bangkok

Rungroj Yongrit / EFE
-
Los seguidores del depuesto primer ministro Thaksin Shinawatra transportan litros de sangre previamente extraída a miles de voluntarios para vertirla en la casa del primer ministro, Abhisit Vejjaviva, en Bangkok, Tailandia. Tras varias horas de presión, los cientos de policías que vigilan el edificio tuvieron que abrir paso a los manifestantes, que vertieron la sangre directamente en la puerta o dentro de bolsas de plástico tiradas como proyectiles hacia la residencia oficial. Bangkok vive su cuarto día de movilizaciones callejeras de los 'camisas rojas' para forzar al Gobierno a convocar elecciones anticipadas, pero Vejjajiva sigue sin ceder ante la presión.(20minutos.es)
-

terça-feira, 16 de março de 2010

Banguecoque: Manifestantes derramam o seu sangue no protesto

-
Agudizam-se os protestos em Banguecoque
Mil garrafas de sangue tailandês lançadas contra o Governo
-
Muitos milhares de manifestantes tailandeses estiveram hoje a dar sangue para depois o ir lançar contra a sede do Governo, em Banguecoque, num sacrifício simbólico a favor de eleições antecipadas.
-
"Os camisas vermelhas", partidários do antigo primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, deram o seu sangue a enfermeiros e juraram que iriam reunir "um milhão de centímetros cúbicos" (equivalente a 1000 garrafas de refrigerante) para derramar hoje à noite à porta da Government House.
-
Pelo menos 100.000 destes adversários do actual chefe do Executivoi, Abhisit Vejjajiva, tinham-se concentrado domingo na capital, a exigir-lhe que dissolvesse o Parlamento e convocasse eleições legislativas antecipadas.
-
Como ele não aceitou o ultimato, que expirava ao meio-dia de ontem, começaram a fazer o "sacrifício do sangue", já condenado pela Cruz Vermelha como um grande desperdício e uma prática verdadeiramente anti-higiénica.
-
Weng Tojirakam, médico e um dos líderes do protesto, afirmou que esta estratégia serve para testar a consciência de Abhisit, colocado no poder em Dezembro de 2008 pelos militares que dois anos antes tinham derrubado Thaksin. Este entretanto fizeram-no condenar à revelia a dois anos de cadeia, por conflito de interesses entre as suas empresas e a prática governamental.
-
"Este sangue pertence aos combatentes pela democracia. Qual é a sua cor? O Vermelho!", gritou alguém por um megafone, enquantol Weng e outros dirigentes do movimento davam sangue num palco erguido junto de uma tenda branca.
-
Notas do Papa Açordas: Um exemplo a seguir em Portugal. Uma grande manifestação, as pessoas a darem sangue, para depois ser despejado frente a S. Bento...
-

Freeport: novos documentos implicam José Sócrates

-
CORREIO DA MANHÃ
Freeport: novos documentos implicam José Sócrates
-
Novos documentos entregues às autoridades portuguesas pela Polícia inglesa podem levar a que o inquérito ao caso Freeport não seja concluído este mês como defendido pela Procuradoria-Geral da República.
-
Segundo avança o Correio da Manhã, os investigadores portugueses receberam novos documentos, onde o nome do primeiro-ministro está implicado. O jornal diz que os nomes de José Sócrates, do ministro Pedro Silva Pereira e do ex-secretário de Estado do Ambiente, Rui Gonçalves, aparecem num documento manuscrito de Rick Dattani, adjunto de um dos administradores do Freeport, onde é referido o pagamento de subornos no valor de dois milhões de libras.
-
Rick Datanni confirmou à polícia inglesa a autoria do documento mas garantiu que nunca foi pago qualquer suborno.
-
O jornal avança ainda que Maria Alice Fernandes, coordenadora da PJ, quando recebeu o documento em que José Sócrates é mencionado, terá averiguado da necessidade de intervenção do Supremo Tribunal de Justiça, mas os investigadores Vítor Magalhães e Paes de Faria argumentaram que se tratava de uma acção de Sócrates enquanto ministro do Ambiente.
-
O aparecimento de novos documentos pode atrasar a conclusão do inquérito dado que obrigam a novas diligências para a produção de prova.
-
Notas do Papa Açordas: Oxalá que, de uma vez por todas, consigam resolver este imbróglio... Os documentos vão aparecendo às mijinhas e nunca mais se vê o fim do processo...
-

Conversas de Armando Vara comparadas às de traficantes

--
Procurador de Aveiro diz que Vara utilizou "linguagem cifrada" nas conversas com o empresário Manuel Godinho, detectadas nas escutas do caso Face Oculta
-
Os procuradores do caso Face Oculta consideraram as explicações de Armando Vara, nas escutas telefónicas, como semelhantes às utilizadas por traficantes. Segundo avança o Diário de Notícias, o Ministério Público de Aveiro, em resposta ao recurso apresentado pelos advogados de Vara, diz que as expressões usadas pelo ex-administrador do BCP “fazem lembrar” as explicações dadas por traficantes. Para o procurador João Marques Vidal, a utilização de “linguagem cifrada” por Vara nas conversas detectadas mostra que “estava bem ciente dos problemas e intenções” do empresário de Ovar, Manuel Godinho.
-
Escreve o procurador de Aveiro que expressões como “25km” - utilizadas em conversas entre Armando Vara e Manuel Godinho – querem dizer na verdade “25 mil euros” que o sucateiro terá alegadamente dado a Vara como pagamento de luvas. Expressões que, diz o Ministério Público, “fazem lembrar” outros casos “para explicar encomendas de lençóis da branca e da escura como encomendas de materiais têxteis”, referindo-se a justificações em casos de tráfico de droga.O jornal avança ainda que nos autos do processo estão registados oito encontros entre Armando Vara e Manuel Godinho e que uma lista apreendida ao empresário mostra Vara como a pessoa que em 2004 e 2006 recebeu “prendas de maior importância” do sucateiro.
-
Armando Vara está indiciado no processo Face Oculta por um crime de tráfico de influência.
-
Manuel Godinho é o único detido do caso até agora.
-
Notas do Papa Açordas: Um verdadeiro profissional! Espera-se que a Justiça consiga provas as habilidade deste sujeito e num curto espaço de tempo...
-

"Dinosaurios. Tesoros del desierto de Gobi"

EFE
-
Una de las piezas que forman parte de la exposición "Dinosaurios. Tesoros del desierto de Gobi", que presenta en Madrid la Fundación La Caixa, una muestra que alberga algunos de los esqueletos de dinosaurios mejor conservados del mundo y que reunirá 43 piezas fósiles originales halladas en las diversas expediciones que el famoso aventurero Roy Chapman Andrews realizó a Mongolia en torno a 1920.(20minutos.es)
-

domingo, 14 de março de 2010

Marcelo - As mentiras de Sócrates...

-
Marcelo Rebelo de Sousa
"Sócrates mente tantas vezes que às vezes esquece-se que está a mentir"
-
Com a razão e com o coração, Marcelo não se apresentou como candidato à liderança do PSD. Mas em Mafra, a grande dúvida continua a ser o lançamento do Professor à liderança do partido. Com a razão e com o coração. É assim que Marcelo diz estar neste Congresso. O professor, que foi aplaudido de pé no final do seu discurso, fez duras críticas ao governo de José Sócrates e ao próprio primeiro-ministro, de quem diz que "mente tantas vezes aos portugueses que às vezes se esquece que está mentir".
-
Com o coração porque se lembra de vários episódios que marcaram a sua vida enquanto social democrata, e com a razão porque sente uma obrigação perante os portugueses, devido às enormes dificuldades que o país atravessa.
-
Marcelo diz ser preciso que os portugueses voltem a olhar para o PSD como uma alternativa, "que o PSD tem ideias, a força e a capacidade para ir eleições e vencer com maioria absoluta e dar a volta a Portugal". O apelo ao esforço de unidade do PSD e a união no apoio a Cavaco nas futuras eleições presidenciais foram outras notas deixadas por Marcelo Rebelo de Sousa.
-
Notas do Papa Açordas: Estou convencido que o próprio Sócrates, de tanto mentir, se convence da realidade das suas mentiras...Um excelente tema para tese de doutoramento...
-

PSD aprova "lei da rolha"

-
PSD aprova "lei da rolha". Os 3 candidatos estão contra
-
O Congresso social democrata aprovou hoje uma alteração estatutária proposta por Pedro Santana Lopes que determina a expulsão dos militantes que apoiem, sejam mandatários ou protagonizem candidaturas adversárias às apresentadas ou apoiadas pelo PSD.
-
A mesma proposta de Pedro Santana Lopes pune com a suspensão de membro do partido até dois anos ou com a expulsão os militantes que violem o dever de lealdade para com o programa, estatutos, diretrizes e regulamentos do PSD, especialmente se o fizerem nos 60 dias anteriores a eleições.
-
Esta proposta foi aprovada no XXXII Congresso do PSD, em Mafra, com 352 votos favoráveis, 102 abstenções e 76 votos contra, disse o presidente da Mesa do Congresso, Rui Machete.
-
Rui Machete começou por dizer que seriam aprovadas as propostas que obtivessem 368 votos e quando foi votada esta proposta anunciou a sua rejeição.
-
Contudo, corrigiu depois o resultado, dizendo que tinha havido um erro de cálculo e que a proposta tinha sido aprovada.
-
Segundo os estatutos do PSD, as propostas de alteração estatutária "deverão ser aprovadas por maioria de três quintos dos sufrágios". Neste caso, em que houve 530 votos, os três quintos correspondem a 318 votos.
-
Atualmente, os estatutos do PSD estabelecem que "cessa a inscrição no partido dos militantes que se apresentem em qualquer ato eleitoral nacional, regional ou local em candidatura adversária da apresentada ou apoiada" pelo partido.
-
A proposta de alteração estatutária de Santana Lopes acrescenta que essa regra se aplica aos "candidatos, mandatários ou apoiantes".
-
Notas do Papa Açordas: Já sabem, senhores militantes do PSD, se mijarem fora da covinha, vão para o olho da rua!... A partir de agora, é proibido pensar pela sua própria cabecinha!...
-

Esquiadores

Urs Flueeler / EFE
-
Esquiadores en acción durante la semifinal de la copa del mundo de esquí-cross masculina estilo libre, en la localidad suiza de Grindelwald.(20minutos.es)
-

sábado, 13 de março de 2010

Novo patrocínio na camisola do fêquêpê

-
Recebido por e-mail:

Net para todos...

-

Quatro em cada cinco querem Net como "direito fundamental"
-
Chegamos a dedicar-lhe mais de 13 horas por semana. Usamo-la para procurar informação e comunicar. Acreditamos que é nela que vamos encontrar "aquela" pessoa que nos vai fazer felizes. Mas, ao mesmo tempo, tememo-la, à Internet, que quatro em cada cinco adultos consideram que devia tornar-se um "direito fundamental", como já acontece em países como a Finlândia e a Estónia.
-
Os estados de alma sobre a rede a que já estão ligados mais de mil milhões de pessoas foram conferidos por uma sondagem a 27.973 pessoas em 26 países, conduzida pela consultora GlobeScan para a BBC World Service e divulgada esta semana. Confirma que cada vez menos passamos sem ela, que a vemos como um lugar para aprender, que achamos que nos acrescentou liberdade, mas também que os nossos medos originais se mantêm: dos conteúdos violentos à perda de privacidade.
-
Os resultados são a prova provada de que a Internet faz cada vez mais parte das nossas vidas, quer daquelas que a usam, quer dos que não o fazem: 87 por cento dos 14.306 inquiridos que são utilizadores da Net defendem que "estar ligado" é um "direito fundamental para todos", mas 71 por cento dos que não lidam com ela pensam exactamente o mesmo. Médias feitas, é essa opinião de 79 por cento dos inquiridos - quase quatro em cada cinco pessoas.
-
É na Coreia do Sul, que tem das melhores ligações à rede em todo o mundo, que a ideia de "direito fundamental" atinge o valor mais elevado: 96 por cento. México, com 94 por cento, Brasil, América Central [categoria que agrupa seis países], Tailândia e Turquia, todos com 91, estão entre os grandes entusiastas. China e Portugal, ambos com 87 por cento, estão também acima da média.
-
Os dados divulgados pela BBC não explicitam o conceito de "direito fundamental", mas, para Gustavo Cardoso, professor do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), "a interpretação mais correcta é a de que os Estados devem proporcionar acesso à Internet, como no século XX proporcionavam acesso à voz" e ao serviço público de rádio e televisão.
-
Notas do Papa Açordas: Concordamos plenamente. A Net deve ser aberta a toda a gente, a exemplo da TV e da rádio.
-

Apoios financeiros das Câmaras - Tribunal de Contas "passa a bola" ao Ministério Público

-
Financiamento obedece muitas vezes a "critérios subjectivos"
Descontrolo e ilegalidade nos apoios financeiros das câmaras
-
Há descontrolo, arbitrariedade e, nalguns casos, ilegalidade nos apoios financeiros concedidos pelas câmaras municipais às instituições sem fins lucrativos, conclui uma auditoria do Tribunal de Contas a 30 autarquias do continente.
-
Nalguns casos os procedimentos adoptados pelos municípios constituem actos passíveis de eventual responsabilidade financeira sancionatória, razão pela qual o assunto foi remetido para o Ministério Público.
-
Os apoios financeiros em causa beneficiam um variado leque de instituições, de corporações de bombeiros a associações culturais e instituições de apoio social. Depois de analisar os subsídios concedidos entre 2005 e 2007, o Tribunal de Contas percebeu que "não estão instituídos mecanismos de controlo e acompanhamento" destes financiamentos, de modo a detectar quer os desvios na aplicação das verbas, quer a duplicação de apoios para os mesmos fins. Por outro lado, parte significativa dos municípios "não dispõe de uma política clara de atribuição de apoios financeiros". A entrega dos subsídios "obedece a critérios subjectivos e resulta de uma análise avulsa e casuística", o que "põe em causa os princípios da transparência e da imparcialidade que devem presidir à gestão dos dinheiros públicos".
-
Notas do Papa Açordas: A rotação dos dirigentes entre a Câmara e o grupo de futebol da terra, é engraçada e merece ser estudada.Ou estão num ou noutro lado, pelo que os apoios da Câmara ao clube são sempre bem recheados...
-

Ana Jorge: Filho contratado

-
-
A psicóloga Raquel Mendes trabalhou três anos gratuitamente na Escola 2,3 João das Regras, Lourinhã. A psicóloga acusa a direcção escolar de contratar, em Fevereiro, o psicólogo Miguel Carvalho “apenas por este ser filho da ministra da Saúde, Ana Jorge”. Será remunerado e fará assessoria técnico-pedagógica. A ministra não reage.(Correio da Manhã)
-
Notas do Papa Açordas: Sem comentários...
-

Cigüeñas

Luang Thai Linh / EF
-
Varias cigüeñas sobre un árbol en el jardín Bang Lang de la ciudad Tho, de Vietnam. El jardín, localizado a unos 40 kms del centro de la ciudad, tiene14.000 metros cuadrados y más de 30.000 cigüeñas. Bang Lang se está convirtiendo en un referente del ecoturismo en el sureste de Vietnam.(20minutos.es)
-

sexta-feira, 12 de março de 2010

Vara "tipo gourmet"...

-
Vara na lista dos presentes mais caros de Godinho
-
Os investigadores do processo Face Oculta têm em mãos um documento em que Armando Vara aparece como receptor dos presentes mais caros por parte de Manuel Godinho.
-
Vara aparece nesta lista com as chamadas “prendas A”, recebidas nos anos 2004 e 2006, revela a TVI.
-
De acordo com o Ministério Público, esse documento revela que o sucateiro de Ovar ofereceu mais do que uma caixa de robalos a Vara.
-
Essas prendas acabaram por levar o ex-vice do BCP a apresentar Godinho a Paiva Nunes, administrador da EDP imobiliária, recebendo por isso um cheque no valor de 25 mil euros.
-
Recorde-se que, Armando Vara está actualmente sem funções no BCP.
-
Notas do Papa Açordas: Afinal, Godinho não ofereceu a Vara apenas uma caixa de robalos, julgamos até que foi uma aquacultura inteira... Haja vergonha e faça-se justiça!...
-