domingo, 28 de fevereiro de 2010

Chile

El Pais
-
Residentes de Concepción observan varios vehículos incendiados como causa del terremoto en una de las carreteras de la localidad.(20minutos.es)
-

Somália: PAM proibida de fornecer alimentos

-
Shebab endurece posições
Fundamentalistas islâmicos proíbem a ONU de distribuir comida na Somália
-
A milícia islamista Shebab anunciou hoje ter “proibido” o Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, de actuar na Somália.
-
A Shebab, que controla a maior parte do Centro e do Sul daquele país do Corno de África, afirmou que a ajuda distribuída pelo PAM tem motivos políticos e não chega aos agricultores locais mais desfavorecidos.
-
“Dados os problemas causados pelos alimentos que o PAM distribui, o movimento dos Mujahedin Shebab proibiu as operações desta agência na Somália em geral, a começar de hoje”, disse o grupo, num comunicado.
-
O PAM deixou de actuar em Janeiro no Sul da Somália, anunciando ter suspendido a distribuição do auxílio depois de alguns meses de ataques e extorsões por parte de rebeldes ligados à rede terrorista Al-Qaeda.
-
A ONU declarou que a agência espera retomar o seu trabalho na área em Março ou Abril, acrescentando que a suspensão se verificou depois do período das colheitas, quando já havia alimentos suficientes. Entretanto, continuará a enviar comida para 1,8 milhões de somalis noutras regiões, incluindo Mogadíscio, a capital.
-
Notas do Papa Açordas: É incompreensível a posição dos fundamentalistas islâmicos ao proibir a ajuda do PAM... Não será altura de uma intervenção internacional para repôr a legalidade em todo o seu território, e acabar de vez com o terrorismo? Espero bem que sim!...
-

sábado, 27 de fevereiro de 2010

O Primeiro...

-
Oposição viabiliza comissão de inquérito sobre negócio da TVI
Sócrates vai ser o primeiro chefe do Governo a depor na AR
-
José Sócrates vai entrar nos anais da história parlamentar democrática como o primeiro chefe de Governo a ser convocado para depor numa comissão de inquérito parlamentar.
-
Os partidos da oposição estão de acordo em incluir o primeiro-ministro na lista, ainda não fechada, de personalidades a ouvir no âmbito da comissão de inquérito potestativa ao alegado envolvimento do Governo no negócio da tentativa de compra da TVI pela Portugal Telecom (PT), que o PSD decidiu apoiar e que avançará na segunda-feira .
-
A convocação de José Sócrates não implica a sua presença na comissão de inquérito, uma vez que o regime jurídico dos inquéritos parlamentares define que o chefe do Executivo pode gozar da prerrogativa de depor por escrito – terá de o fazer no prazo de 10 dias a contar da data de notificação dos factos que devem constar do depoimento e as declarações serão feitas sob compromisso de honra.
-
Além de José Sócrates, constam também do rol de nomes consensuais o ex-administrador da PT, Rui Pedro Soares, o ex-assessor jurídico da empresa, Paulo Penedos, o presidente executivo da PT, Zeinal Bava, o chairman da operadora, Henrique Granadeiro, o administrador suspenso do BCP Armando Vara, e o ex-director geral da TVI, José Eduardo Moniz. Nesta comissão, que tem poderes de investigação equivalentes aos das autoridades judiciais, excluindo medidas de vigilância, os depoimentos regem-se pelas normas aplicáveis no Código de Processo Penal, sob prova testemunhal. A falta de comparência (com a excepção do caso do primeiro-ministro e altas figuras do Estado) ou a recusa de depoimento podem configurar num crime de desobediência qualificada.
-
Notas do Papa Açordas: Sócrates, como chefe de governo, passa a ter um palmarés invejável!... Vejamos: licenciatura manhosa, projectos de construção civil horrorosos, Freeport, Face Oculta, Cova da Beira, convocado para prestar declarações numa comissão de inquérito parlamentar, etc., etc... Nada mau...
-

Incendio en fábrica de ropa

Abir Abdullah / EFE
-
Un policía bengalí inspecciona la fábrica de ropa 'Garib y Garib' tras el incendio en el que murieron al menos 21 personas -de ellas, 15 mujeres- y otras 50 resultaron heridas, en la localidad de Gazipur, situada unos 50 kilómetros al norte de la capital, Dacca, en el centro de Bangladesh.(20minutos)
-

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Face Oculta - Vara "comandava" o Sol no BCP...


Audição na Comissão de Ética
Director do "Sol" diz que Vara "comandava" o jornal no BCP
-
Armando Vara era o administrador do BCP responsável pelo financiamento e pelo processo accionista do "Sol" quando o jornal passou pelos problemas financeiros há um ano e dificultou a entrada de novos accionistas, afirmou esta manhã o director do semanário na Comissão de Ética.
-
“Tenho a certeza absoluta, pelo menos na parte final [da negociação de venda da quota do BCP no Sol à Newshold] que foi comandada directamente pelo dr. Armando Vara”, garantiu José António Saraiva. O representante do BCP, Paulo Azevedo, “disse várias vezes que tinha que falar com Armando Vara porque não tinha autonomia para tomar decisões”, acrescentou o director.
-
Há uma semana, Armando Vara veio à Comissão de Ética negar qualquer responsabilidade no dossier do jornal no BCP, dizendo mesmo que isso estava entregue a outras pessoas e departamentos.
-
José António Saraiva acusou mesmo: “Ficou claro que o que o BCP queria era decapitar a direcção do Sol e interromper a sua publicação”, ao afirmar, primeiro, que estava vendedor da sua parte no jornal e depois, quando os investidores angolanos quiseram negociar, recuou e disse não estar vendedor mas comprador. E nessa altura, “queria mudar” a cláusula que impõe que quem comprasse se comprometia a manter a direcção.
-
Tendo o BCP sido “um amigo” e accionista desde o lançamento do jornal, a mudança de atitude foi “coincidente com a entrada da administração Santos Ferreira/Armando Vara”. Aí, “o BCP transformou-se num cavalo de Tróia”, disse José António Saraiva, contando os pedidos ignorados de reuniões, a retirada de um patrocínio do BCP que estava pelo menos “verbalmente” combinado, e os “meses terríveis” de dificuldades financeiras que o jornal passou entre o final de 2008 e os primeiros meses de 2009.
-
Notas do Papa Açordas: O que José António Saraiva conta é grave demais e requer, naturalmente, uma resposta das pessoas que ainda pensam pela sua cabeça. Como? Retirando as suas contas do BCP... Afinal, continuando lá com o seu dinheiro, apenas estão alimentando o enorme polvo em que se tornou a política portuguesa...
-
-

Freeport - Sócrates "ilibado"

-
Directora do DCIAP lembra que primeiro-ministro nunca foi constituído arguido
Cândida Almeida “iliba” Sócrates do caso Freeport
-
A procuradora-geral adjunta Cândida Almeida confirmou hoje, ainda que forma indirecta, que o primeiro-ministro, José Sócrates, não deverá ser alvo de qualquer acusação no caso Freeport.
-
A directora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), titular do processo, questionada pelos jornalistas no Parlamento sobre notícia do PÚBLICO desta semana que dava conta de que o primeiro-ministro não seria acusado, recusou-se a responder tendo em conta que o processo ainda não está concluído, mas fez questão de afirmar: “O senhor primeiro-ministro nunca foi constituído arguido”.
-
À saída da comissão parlamentar eventual de combate à corrupção, Cândida Almeida revelou ainda que impôs um tecto até Abril para a conclusão do inquérito, embora admitisse que tal possa acontecer já em Março. “Nem que seja preciso trabalhar dia e noite”, acrescentou.
-
Aos deputados da comissão parlamentar, Cândida Almeida mostrou durante mais de três horas uma energia invulgar. Fez uma exposição sobre o trabalho do DCIAP, sobre as dificuldades que enfrenta e apontou sugestões aos deputados para um melhor combate à corrupção. Uma delas foi para que fosse alterada a lei de forma a que deixe de haver molduras penais diferentes para os crimes de corrupção por acto ilícito e lícito, passando a vigorar a moldura penal para o acto ilícito nos dois tipos de crimes.
-
Notas do Papa Açordas: Nem outra coisa era de esperar! Os Guardiões do Regime, cumpriram o seu trabalho...
-

Fórmula Uno

XAVIER BERTRAL / EFE
-
El piloto ruso de Fórmula Uno, Vitaly Petrov (Renault) reposta durante la primera jornada de entrenamientos en el Circuit de Catalunya.(20minutos.es)
-

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Jornalistas e advogada do "Sol" constituídos arguidos

-
Terça-feira no TIC
Três jornalistas do Sol ouvidos como arguidos
-
Três jornalistas do semanário "Sol" e a advogada do jornal foram constituídos arguidos e deverão ser interrogados na próxima semana no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa, no âmbito de um inquérito sobre a violação do segredo de justiça ordenado pelo próprio procurador-geral da República, Pinto Monteiro.
-
Em causa está a publicação de inúmeras escutas que fazem parte do processo original do Face Oculta, do qual o subdirector do "Sol", Vítor Rainho, se constituiu assistente.
-
Como nada tinham a ver com a investigação que corre em Aveiro, as intercepções foram remetidas para Pinto Monteiro para este eventualmente abrir um inquérito contra o primeiro-ministro, José Sócrates, por suspeitas de um crime de atentado contra o Estado de direito. Mas o procurador-geral entendeu que não havia matéria criminalmente relevante.
-
O PÚBLICO apurou que a procuradoria notificou Vítor Rainho, as jornalistas Felícia Cabrita e Ana Paula Azevedo e a advogada Fátima Esteves para comparecerem na próxima terça-feira no TIC de Lisboa, já na qualidade de arguidos. Contactada pelo PÚBLICO, Felícia Cabrita confirmou a informação e afirma: "Não é nada que me espante. O procurador-geral da República é muito rápido para determinados processos".
-
Notas do Papa Açordas: Este PGR é impagável! Por este andar, até os leitores do jornal "SOL" vão ser constituídos arguidos...
-

Ciudad antigua de Jerusalén

Sasson Tiram / EFE / Universidad Hebrea Jerusalén
-
Arqueólogos israelíes han descubierto en excavaciones realizadas junto a la ciudad antigua de Jerusalén los restos de una muralla del siglo X a.C. que podrían confirmar la descripción bíblica de los tiempos del rey Salomón. Una sección de la muralla, de 70 metros de longitud y seis de altura, fue encontrada en una localización de nombre Ofel, entre la conocida como Ciudadela de David y la pared sur del Monte del Templo judío, coronado por la musulmana Explanada de las Mezquitas. Desarrolladas en los últimos meses, las excavaciones forman parte de un proyecto de la Universidad Hebrea de Jerusalén, la Autoridad de Antigüedades de Israel y otras instituciones, y cuenta con la financiación de mecenas estadounidenses.(20minutos.es)
-

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Expresso - As pressões de Sócrates

-
Audição na Comissão de Ética
José Sócrates pressionou o director do "Expresso" para não publicar notícia sobre licenciatura
-
O director do "Expresso" contou hoje na Comissão de Ética que na véspera da publicação das notícias sobre a polémica licenciatura de José Sócrates, o primeiro-ministro lhe "telefonou a pedir por tudo que não publicasse" o artigo.
-
Henrique Monteiro, que está a ser ouvido na comissão, afirmou que foi "pressionado e de uma forma bastante clara".
-
"Na noite de uma quinta para sexta-feira o senhor primeiro-ministro telefonou-me e pediu-me por tudo para não publicar uma notícia sobre a sua licenciatura", contou o director do Expresso, acrescentando que estiveram "mais de uma hora ao telefone", e que questionou várias vezes José Sócrates se "queria fazer algum desmentido ou correcção".
-
Mas não, o primeiro-ministro pedia apenas, e reiteradamente, para que o texto não "fosse publicado". "Antes disso", contou ainda Henrique Monteiro, "já várias pessoas, políticos e não políticos me tinham manifestado incomodidade ou estranheza por notícias que tinham saído, mas por notícias que ainda não tinham saído foi a primeira vez".
-
Henrique Monteiro escreveu depois a José Sócrates uma "carta pessoal, onde disse que lamentava muito estas pressões". "O senhor primeiro-ministro nunca arranjou cinco minutos para me responder", lamentou.
-
Notas do Papa Açordas: Pouco a pouco vamos conhecendo a verdadeira "estória" do Sr.Sócrates. Qualquer pessoa que andou na universidade sabe que ninguém, mas NINGUÉM, tem o mesmo professor a cinco disciplinas, nem faz exames por fax, ou o "diploma" é passado a um domingo...
-
-

Actualidade

(Gregorio Cunha/Agence France-Presse/Getty Images)
-
MUDSLIDE DEATH: Rescue workers removed a body from a car in Funchal, Madeira Island, Portugal, Monday. Authorities confirm flash foods killed at least 42 people; crews are searching for 32 missing people. (The Wall Street Journal)
-

Uma Inês muito socrática

-
Inês de Medeiros deverá ter de pagar viagens a Paris
Inês de Medeiros, deputada socialista, pode vir a ser obrigada a pagar os bilhetes de avião para se deslocar ao fim-de- -semana a Paris, onde morava antes de ser eleita para o Parlamento e onde vivem os seus filhos.
-
Isto acontece porque a maioria dos membros do conselho de administração da Assembleia da República mantém grandes resistências em equiparar a actriz eleita pelo PS no círculo de Lisboa a um deputado eleito pela Europa, soube o i. Os deputados eleitos pelo círculo da Europa têm direito a viagens semanais ao círculo eleitoral, enquanto os eleitos pelo círculo de fora da Europa podem ter acesso, se o desejarem, a duas viagens por mês.
-
A solução de transformar Inês de Medeiros numa deputada eleita pelo círculo da Europa para efeitos de pagamento de viagens foi proposta pelos serviços da Assembleia. No entanto, os deputados da oposição argumentam que a morada declarada para efeitos de candidatura nas legislativas foi a freguesia de Santa Catarina, em Lisboa. Que morada vale afinal? O PS defende que a morada fiscal - Inês Medeiros paga impostos em França - poderia ser a fórmula para proceder às ajudas de custo. Na última reunião, o socialista José Lello, que preside ao conselho de administração, argumentou que inviabilizar a deslocação semanal a Paris de Inês de Medeiros põe em causa a livre circulação dos cidadãos europeus. No entanto, outros argumentam com a abertura de um precedente: e se qualquer outro deputado eleito por um círculo nacional decidir ir viver para fora do país? Ou se a maioria dos deputados decidir fazê-lo? A Assembleia deve pagar todos os bilhetes das viagens de fim-de-semana?
-
Na impossibilidade de chegar a um consenso, o conselho de administração decidiu ganhar tempo e pedir aos serviços da Assembleia um estudo de direito comparado, para que os deputados saibam como são resolvidas situações idênticas noutros países.
-
Notas do Papa Açordas: Quem lhe deve pagar as despesas de viagem a Paris, é o PS. Não foi quem a convenceu a concorrer? A Assembleia da República apenas é obrigada a pagar a quem de direito, isto é, aos deputados pelo Círculo da Europa e Fora da Europa. Nada mais...
-

Padre à sua maneira...

-
Padre é suspenso depois de gastar 17 mil euros em linhas eróticas
-
O arcebispo de Toledo, Braulio Rodrigues, destituiu do seu cargo o pároco das aldeias de Noez e Totanes, depois de este ter sido acusado de gastar 17 mil euros em chamadas para linhas eróticas, páginas de conteúdo sexual e casas de alterne.
-
O sacerdote, de 27 anos, estava há menos de um ano à frente das paróquias, negou publicamente ter gasto dinheiro da paróquia e promete corrigir a situação.
-
O autarca de Noez acredita que a diocese “agiu de forma correcta”, tendo em conta as irregularidades financeiras detectadas nas fraternidades e irmandades.
-
O arcebispo de Toledo iniciou um processo disciplinar, que tal como está previsto na lei canónica, proíbe o sacerdote de dar missas e dedicar-se à educação pastoral. Braulio Rodrigues pediu desculpas às pessoas e entidades afectadas e garante “confiar na ajuda da oração e da misericórdia divina.”
-
Notas do Papa Açordas: Dirão alguns: ´"é melhor gastar o dinheiro nestas coisas do que na farmácia..." Não concordo. Um padre deve ser um exemplo para a comunidade onde vive, e nunca um problema. Se calhar, o rapaz queria ser padre à sua maneira...
-

Cisjordania

ABED AL HASHLAMOUN / EFE
-
Un colono judío apunta con un arma a los palestinos al otro lado de la verja hacia los palestinos que atacan con piedras a los soldados israelíes en la ciudad cisjordana de Hebrón. Los palestinos protestan contra la decisión del primer ministro israelí, Benjamín Netanyahu, de incluir en el listado de patrimonio nacional de Israel dos lugares sagrados ubicados en el territorio palestino ocupado de Cisjordania.(20minutos.es)
-

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Face Oculta: A "pressa" da destruição...

-
Face Oculta
Pinto Monteiro diz que destruição de escutas que captaram Sócrates será resolvida "em breve"

-
O procurador-geral da República (PGR), Pinto Monteiro, garantiu hoje que a questão da destruição das escutas telefónicas do processo Face Oculta que captam conversas do primeiro-ministro será resolvida "em breve".
-
"A questão não é líquida e vai ser resolvida em breve", assegurou hoje Pinto Monteiro em resposta por escrito a uma pergunta da agência Lusa.
-
A questão sobre a quem compete [ao PGR ou aos magistrados de Aveiro que dirigem o inquérito Face Oculta] destruir as escutas consideradas nulas pelo presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) tem motivado interpretações jurídicas diversas.
-
Para o juiz desembargador Eurico Reis, "o procurador-geral da República tem competência para destruir as escutas em que foi interceptado o primeiro ministro e que foram consideradas nulas" por Noronha do Nascimento.
-
O juiz do processo Face Oculta, António Costa Gomes, solicitou ao PGR a devolução das escutas para as destruir, numa altura em que subsistem dúvidas jurídicas sobre a quem compete essa função.
-
Notas do Papa Açordas: Vá lá, depressa, antes que surjam novas legislativas e o caso seja reaberto... Por esta metodologia do PGR, qualquer português, percebe o porquê da pressa da destruição das gravações... Oxalá que, por estas manigâncias, sejam chamados à responsabilidade...
-

Madeira: 42+4= 46 mortos

-
Informações contraditórias
Encontradas mais quatro vítimas, governo regional mantém 42 mortos

-
Apesar de terem sido encontrados esta tarde, pelo menos, mais quatro corpos sem vida, o governo regional garante que o número de mortos mantém-se estacionário nos 42 referidos há dois dias.
-
“Só o número de desaparecidos é que tem sido um pouco flutuante”, declarou a secretária regional dos Transportes e Turismo, Conceição Estudante, referindo, no último balanço de hoje, a nova baixa de 32 para 18 desaparecidos.
-
Informações contraditórias postas a circular, nomeadamente por testemunhas oculares, apontam para um mais elevado número de vítimas e põem em causa os números oficiais.
-
Conceição Estudante justifica que este registo inclui os cadáveres entrados nas últimas horas no posto de socorro marítimo do aeroporto e na morgue do hospital, mas que já estavam reportados pela Protecção Civil. “Admito que haja confusão, mas garanto não haver mais de 42 mortos”, disse.
-
Esta tarde foram encontrados dois mortos na Ribeira Brava, junto do campo de futebol, e outros dois na Quinta dos Reis, na descida das Barbosas (Monte), no Funchal. No entanto, também neste caso, o presidente da câmara do Funchal, conferência de imprensa dada esta tarde, garantiu que na capital madeirense não tinha sido localizado qualquer corpo sem vida nas últimas 24 horas.
-
Notas do Papa Açordas: O que aconteceu na Madeira é um caso muito dramático, mas acho que o governo madeirense está a tentar aligeirar o caso, não contabilizando o verdadeiro número de vítimas. Será que Alberto João Jardim, irá fazer o mesmo que o governo de Salazar com as inundações em Lisboa, em 1967? Não posso crer!...
-

Café amargo

Recebido por e-mail:
-
Café amargo
-
Não é a primeira vez, e bom seria que fosse a última, vez que discordo da forma como o Ministério da Agricultura vem, ou melhor, não vem, ocupando e desempenhando o papel e as funções que lhe competiam.
-
Ao entrarmos hoje, não importa onde, num dos seus inúmeros organismos, sentimos como que o torpor de morte. Um silêncio, um vazio, quase que exclusivamente cortado pelo suave bater de uma qualquer porta, por detrás da qual, alguns funcionários com ar pesado, debruçados sobre secretárias pejadas de papéis, procuram desmotivados entre estes, um qualquer outro documento que alguém, também silenciosa e impacientemente, aguarda.
-
Apercebo-me bem da sorte que tive ao não ter de passar por isto. Alívio e consternação. É que, muitos do que agora por lá continuam, atrás da secretária pejada de papéis, partilharam comigo momentos de, se não completa realização, foram-no de gratidão humana pela passagem do conhecimento que ao longo de anos havíamos amealhado. Passamo-lo enquanto nos deixaram e pudemos para aqueles que faziam da agricultura o seu ganha-pão.
-
Dói agora ver técnicos competentíssimos dotados de conhecimentos ímapar, por isso valioso, muito dele adquirido na experiência prática do dia a dia, que morrerá com eles. Nomeados, sem base de qualquer critério, para o desempenho de tarefas administrativas, completamente arredados da realidade à qual dedicaram toda uma vida profissional. Dói sentir tanta revolta, no meio de tanto saber amordaçado. Dói mais ainda, quando em tempo de crise, se passou à sublocação da inexperiência, muitas vezes incompetência, em detrimento do que ontem todos, sem excepção, reconhecíamos como competência. Dói ver tanto equipamento laboratorial, e de campo, abandonado não por não funcionar, não por não haver gente capaz de o fazer funcionar, mas porque se decidiu separar os dois.
-
Poderíamos estar aqui a dizer o mesmo sobre qualquer outro ministério. Mas a este conheço-o e sinto-o mais próximo. Será assim, creio eu, pelo menos para alguns, justificar a sua existência ou continuidade. Não, não estou a fazer política, coisa corriqueira entre nós. Tenho, no entanto, e mal seria que o não tivesse, opinião sobre o assunto. Penso, por exemplo, que uma boa gestão, faz obrigatoriamente, no mínimo, um bom aproveitamento dos seus recursos humanos. Tanto mais, quanto mais qualificados eles o são, o que seria reconhecido sem dúvida, como um valioso contributo para a resolução da crise que nos vem e vai corroendo.
-
Não terminarei sem antes vos confrontar com uma questão - Quantos de nós sabem, quanto do conhecimento amordaçado está por detrás das secretárias? Muitos. Mas, como de costume, continuamos bebendo o nosso café sem açúcar...
-
Notas do Papa Açordas: Esta é a realidade actual dos organismos dependentes do Ministério da Agricultura, o mais penalizado com a sinistra Mobilidade... Não só mandaram pessoal embora, como conseguiram tirar todo e qualquer estímulo ao pessoal que ficou...
-

Tagus Park rompe contrato com Figo

-
Isaltino Morais não prolonga contrato entre Tagus Park e Figo
-
O presidente da Câmara de Oeiras, acionista do Tagus Park, não vai prolongar o contrato entre aquele parque e o futebolista Luís Figo, por mais dois anos e um total de 750 mil euros, por considerar que seria "excessivo".
-
Em declarações aos jornalistas no fim de uma reunião entre o conselho executivo do Tagus Parque, que decorreu hoje nos Paços do Concelho, o autarca Isaltino Morais explicou que conhecia o contrato de 350 mil euros assinado entre o Tagus Park e Luís Figo para promover o pólo, previsto para um ano, mas que "não era do seu conhecimento que esse contrato era de 750 mil euros".
-
Perante o total de 750 mil euros para o uso da imagem do futebolista na divulgação daquele pólo tecnológico, o autarca considerou o montante "excessivo", acrescentando que, "dado que o contrato prevê uma rescisão unilateral, não faz sentido o prolongamento além de um ano".
-
"[Na reunião] Foi-me explicado [pelo presidente do Tagus Park, Américo Thomati] que se trataria de um contrato plurianual em que a imagem do Luís Figo seria utilizado por três anos. No primeiro ano seriam pagos 350 mil euros e 200 mil euros no segundo e terceiro anos", disse Isaltino Morais.
-
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
-
Notas do Papa Açordas: Até que enfim que aparece alguém com (Isal)tino... Já chega de promiscuidade entre empresas públicas e partidos políticos... No entanto, há que pedir responsabilidades a quem de direito...
-
-

Discovery

GARY I ROTHSTEIN / EFE
-
El transbordador espacial Discovery es transportado hacia el edificio de ensamblaje de vehículos del Centro Espacial Kennedy, en Cabo Cañaveral, Florida. Además del Discovery sólo quedan otras cuatro misiones antes de que la era de los transbordadores llegue a su fin.(20minutos.es)
-

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

IRS - Guia para poupar

-
Finanças Pessoais
Guia para poupar mais de 3 mil euros no IRS
-
Da saúde aos fundos de investimento, conheça 15 categorias que podem ajudá-lo a aliviar a carga fiscal
-
São várias as deduções que pode apresentar na sua declaração anual. Entre as mais fáceis de contabilizar estão os gastos relacionados com a saúde, educação e habitação, mas a verdade é que há muito mais, incluindo produtos com benefícios fiscais. Feitas as contas, a poupança pode superar os 3 mil euros.
-
1. Saúde A dedução à colecta é de 30%, sem limite de despesas. Tenha em conta que só são aceites como despesas os bens isentos de IVA ou taxados a 5%. As facturas taxadas a 20% só podem ser deduzidas se tiverem sido prescritas por um médico - e apenas até um limite máximo de 64 euros. Por exemplo, se tiver mil euros de despesas de saúde, pagará menos 300 euros de IRS.
-
2. Educação A dedução à colecta é de 30% e pode apresentar um máximo de 720 euros de despesa. Pode incluir gastos com propinas, mensalidades, inscrições, livros escolares, despesas de transporte, alojamento, etc. Agregados com três ou mais dependentes podem deduzir mais 135 euros por cada um, desde que sejam estudantes e tenham despesas de educação. Por exemplo, se tiver 500 euros de gastos de educação ou formação profissional pagará menos 150 euros.
-
3. Energias Renováveis A dedução à colecta é de 30%, limitada a um máximo de 796 euros de despesas. Pode apresentar despesas em equipamentos novos para utilização de energia eléctrica com potência até 100 kw, que consumam gás natural, e veículos eléctricos ou movidos a energias renováveis não combustíveis. Por exemplo, uma despesa de 1500 euros permite-lhe poupar 450 euros.
-
4. Habitação A dedução varia consoante o escalão a que pertence. Se tem um crédito à habitação, pode deduzir 30% das despesas pagas em juros e amortizações. Caso pertença aos dois primeiros escalões de IRS, esta dedução pode ser de 50%. Se estiver no terceiro escalão, pode deduzir 25% e 10% se pertencer ao quarto escalão. Se morar numa casa arrendada também pode apresentar o valor das rendas.
-
5. Informática Dedução de 50%, num máximo de 250 euros. São aceites despesas na aquisição de computadores para uso pessoal até um limite de 250 euros por cada contribuinte ou membro do agregado com despesas de educação. Por exemplo, se também tiver comprado um Magalhães, é preferível apresentar a despesa de um computador de montante superior, porque o primeiro só permite uma dedução de 25 euros.
-
6. Plano Poupança Reforma (PPR) Dedução de 20%, num máximo de 400 euros. O valor máximo dedutível varia consoante a idade: 400 euros para idade inferior a 35 anos; 350 euros para idades entre os 35 e os 50 anos; 300 euros para maiores de 50 anos. Por exemplo, um investimento de mil euros pagará menos 200 euros de IRS.
-
7. Seguros de vida e acidentes pessoais Dedução de 25%. Só podem contemplar riscos de morte, invalidez e reforma por velhice, com limite de 64 euros.
-
8. Seguros de saúde Dedução de 30%. Os sujeitos passivos ou dependentes têm o limite de 168 euros, já os solteiros têm o limite de 84 euros. Por cada dependente, os limites aumentam 84 euros.
-
9. Lares Dedução de 25%, num máximo de 382,5 euros. Só pode apresentar esta despesa se o idoso for familiar até ao terceiro grau, e apenas se os rendimentos deste forem inferiores a 450 euros.
-
10. Donativos Dedução de 25%, num máximo de 35 euros. O montante doado é considerado em 140%, calculando -se sobre esta percentagem os 25% de dedução à colecta. No entanto, quando as instituições são privadas ou religiosas, a dedução não pode ser superior a 15% da colecta de IRS.
-
11. Acções Os títulos detidos há 12 meses, ou pelo menos com um saldo positivo entre as mais-valias e as menos-valias resultantes da venda, são tributados em 10% em IRS. Estão isentas de impostos as acções que estiverem nas mãos dos contribuintes há mais de um ano. Mas para isso precisa de preencher o anexo G1.
-
12. Depósitos bancários Os juros dos depósitos à ordem e dos depósitos a prazo são tributados à taxa de 20% pelo banco na data do vencimento dos juros.
-
13. Títulos da dívida pública O contribuinte não terá de apresentar os juros recebidos na declaração anual de IRS, como acontece com os depósitos. A explicação é simples: os títulos da dívida pública (onde estão incluídas as obrigações e os certificados de aforro) já foram sujeitos a uma retenção na fonte de 20%.
_
14. Fundos de investimento Não terá de incluir os rendimentos obtidos pelos fundos de investimento, uma vez que estes já foram alvo de tributação. No entanto, se realizar mais-valias, o contribuinte é tributado a uma taxa especial de 10%.
-
15. Seguros de capitalização A tributação varia consoante o prazo. Se este for inferior a cinco anos, os rendimentos a receber no momento do resgate serão sujeitos a uma retenção de 20%. Se o prazo for de cinco a oito anos, a taxa de retenção é de 20% sobre 4/5 do rendimento. Para as aplicações com um período superior a oito anos, a taxa de retenção é de 20% sobre 2/5 do rendimento.
-
Notas do Papa Açordas: Um excelente artigo de Sónia Peres Pinto, publicado hoje no jornal i, e que aconselhamos a sua leitura a todos os nossos visitantes.
-

Face Oculta: A queda de mais um boy da PT

-
Face Oculta
Soares Carneiro sai da Portugal Telecom com indemnização

-
Fernando Soares Carneiro renunciou à administração executiva da Portugal Telecom (PT), mas vai receber uma compensação por deixar o cargo antes do fim do mandato.
-
Soares Carneiro, era, tal como Rui Pedro Soares, um dos administradores da PT envolvidos na polémica das escutas que têm sido divulgadas pelo semanário Sol.
-
Esta é a primeira vez na história da PT que dois administradores abandonam a empresa, num espaço de dias, na sequência de uma polémica pública.
-
O PÚBLICO apurou que Soares Carneiro acordou com a empresa uma compensação por abandonar o cargo antes do final do mandato (2011). Regra geral, quando há renúncia, não há lugar a indemnizações, mas é prática corrente no mercado que as empresas e trabalhadores acordem uma compensação.
-
Já quando há destituição sem justa causa, o valor da compensação abrange todas as remunerações devidas (fixas e variáveis) pelo período correspondente ao final do mandato.
-
Ao contrário de Rui Pedro Soares, que é quadro da PT desde 2001 e permanecerá na empresa ainda que sem funções executivas, Soares Carneiro termina aqui a sua relação com o grupo de telecomunicações.
-
Notas do Papa Açordas: Mais um que cai, quem será o próxima? Sócrates? Os boys estão a cair como tordos!... O ambiente político está cada vez mais intragável! Isto durará até quando?...
-

Ensino Superior - Bolsas de estudo atrasadas...

-
Estudantes universitários e do politécnico estiveram vários meses sem bolsas de acção social
Bolsas de estudo atrasadas criam dificuldades a universitários
-
Apesar de a situação variar de instituição para instituição, muitos alunos do universitário e politécnico estiveram vários meses sem qualquer apoio financeiro e só este mês estão a começar a receber as primeiras prestações de 2009/2010.
-
Para enfrentar as dificuldades, uns reduzem as despesas de alimentação ao mínimo, outros abdicam de livros, outros recorrem a trabalho extra. Sónia Neves e Marlene Santos, estudantes do Instituto Politécnico de Coimbra, estiveram sem bolsa durante quatro meses. Sónia, de 20 anos, a frequentar o 3.º ano do curso de Animação Sócio-Educativa, garante que a bolsa "nunca foi regular", mas este foi o ano em que ficou mais tempo sem receber: só agora, em Fevereiro, chegou o dinheiro de Outubro, Novembro, Dezembro e Janeiro. A situação destas jovens não é única. Na Universidade de Coimbra havia, no início do mês, cerca de 1200 alunos com bolsas em atraso. Na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, segundo um responsável da Associação Académica, houve também estudantes com o pagamento atrasado, no início do ano lectivo. Mas há instituições como as Univerdades de Lisboa e Porto que garantem ter recebido as verbas necessárias para pagar as bolsas a horas.
-
Filha de pai metalúrgico e mãe que serve às mesas, Sónia recebe 90 euros por mês de bolsa e esforça-se por pedir o mínimo aos pais. Mas tem que o fazer. "Os meus pais juntos, por mês, não devem ganhar mil euros. E tenho uma irmã de 13 anos." Tem direito a residência, mas, mesmo assim, não chega. Só as propinas são o equivalente à bolsa. E ainda é preciso pagar alimentação (cerca de 20 euros por semana) e passe (17,50). Saídas à noite? Livros? Nem pensar.
-
"O dinheiro não dá para tudo. Em Janeiro não comprei passe. Nesse mês, compensou-me andar a pé. Raramente saio à noite e, quando faço jantares, é em casa e dividido por todos", explica. Também não participa na famosa boémia coimbrã: "Não vou aos jantares de curso, fui a um ou dois. Só fiz uma queima e uma latada", conta.
-
Notas do Papa Açordas: É incrível o que se passa nos Serviços de Acção Social dos estalecimentos de ensino superior. Parece até que o Governo não conhece as dificuldades das famílias dos alunos, agindo como se todos vivessem num país cor de rosa...
-

Lince en tratamiento por padecer de leucemia felina

Salas / EFE
-
Coca, ejemplar macho de lince que junto a su hermana Dalia permanecen ingresados en el Centro de Recuperación de Especies Amenazadas (CREA) de Córdoba. Los dos linces, hermanos de padre y madre de distinta camada, están en tratamiento por padecer leucemia felina, una enfermedad que le costó la vida a cuatro de sus congéneres en 2007. Ese año se detectó un brote de esta enfermedad que afectó a siete linces de los que tan sólo han sobrevivido tres, los dos hermanos que se recuperan en este centro y su madre, Rayuela, que fue devuelta al medio natural después de que acantonara el virus.(20minutos.es)
-

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Face Oculta: O boy caído em desgraça ainda rabeia...

-
Face Oculta
Rui Pedro Soares diz que fim do Jornal de Sexta já estava decidido

-
A decisão de acabar com o Jornal de Sexta da TVI, de Manuela Moura Guedes, já estava tomada antes da Portugal Telecom negociar com a espanhola Prisa a entrada na Media Capital. É o que garante ao PÚBLICO Rui Pedro Soares, ex-administrador executivo da PT, acrescentando mesmo que essa decisão tinha o aval de José Eduardo Moniz, à época director-geral da estação e marido da apresentadora. Mas este nega em absoluto.-
-
"É mentira de uma ponta à outra", afirma Moniz ao PÚBLICO. Questionado sobre se conhecia a intenção de suspender a noticiário, o actual vice-presidente da Ongoing Media afirma que "essa questão foi-me colocada muitas vezes, mas a Prisa sabia que isso comigo nunca aconteceria". E sublinha ter acreditado que a sua saída da TVI impediria a sua concretização: "Pelo contrário, acreditei que o sururu da minha saída traria bom senso àquelas cabeças e inibiria a suspensão do Jornal de Sexta".
-
A afirmação de Rui Pedro Soares foi uma das poucas respostas que aceitou dar ao PÚBLICO sobre o negócio PT/TVI. Soares, que quarta-feira renunciou ao cargo de administrador executivo da PT, refugia-se no segredo profissional e no segredo de justiça para nada dizer sobre o negócio e sobre o teor das escutas publicadas no semanário Sol. "Não vou ser cúmplice dessa rapaziada que foge às ordens da justiça", diz. Foi ele o autor da providência cautelar contra o jornal, considerando que a divulgação das conversas constitui um crime.
-
A sua intenção é não só punir os responsáveis por incorrerem, segundo afirma, no crime de desobediência, mas constituir-se assistente nos processos de violação do segredo de justiça abertos pela Procuradoria-Geral da República e pelo Ministério Público de Aveiro. "Conto dar um contributo importante à Justiça nesses processos", justifica.
-
Notas do Papa Açordas: O rapaz delira! Não quer cair sózinho! Mas, tem piada, estes boys nunca querem denunciar os chefes ou os "primeiros"... porque será? Eu sei! e você?...
-

Face Oculta: PGR mentiu...

-
De acordo com o “Diário de Notícias” e o “Correio da Manhã”
Face Oculta: PGR terá mentido para impedir o acesso aos seus despachos de arquivamento das escutas
-
O Procurador-Geral da República, Pinto Monteiro, recusou, ao longo dos últimos meses, o acesso aos seus despachos de arquivamento ao crime de atentado contra o Estado de direito no âmbito do caso Face Oculta. O PGR travou o acesso aos documentos porque estes, alegava Pinto Monteiro, continham escutas entre Armando Vara e José Sócrates. Mas aquilo que o “Diário de Notícias” e o “Correio da Manhã” noticiam hoje é que, afinal, em lado algum aparecem as conversas entre Sócrates e Vara nesses documentos.
-
O DN teve acesso a um dos despachos de arquivamento das escutas emitidos por Pinto Monteiro e nela não aparecem as conversas entre Sócrates e Vara.
-
Essas escutas, recorde-se, foram mandadas destruir entretanto pelo presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Noronha do Nascimento.
-
Por seu lado, o “Correio da Manhã” escreve hoje: “O despacho assinado por Pinto Monteiro contraria o que o próprio disse em comunicado. Afinal, a não-divulgação não se deveu às escutas de Sócrates”.
-
“Na página 3 do despacho de 18 de Novembro, Pinto Monteiro revela que nem levou em consideração as escutas entre Vara e Sócrates que, conjugadas com as restantes já conhecidas, levaram o procurador João Marques Vidal e o juiz de instrução António Costa Gomes a considerar que estava em causa um crime de atentado contra o Estado de direito”, escreve o DN.
-
“Este dado novo, que consta do despacho do Procurador-Geral de 18 de Novembro de 2009, contraria frontalmente as informações por si prestadas nos últimos meses, quer em notas à comunicação social quer em resposta aos deputados do PSD, Fernando Negrão e José Pedro Aguiar-Branco” que, por duas vezes requereram acesso aos despachos de Pinto Monteiro, escreve ainda o “Diário de Notícias”.
.-
Notas do Papa Açordas: Pinto Monteiro é a voz do dono! Nada mais! Apenas está a defender quem o nomeou! E quando assim é, mal a justiça portuguesa...
-

Tigre de Bengala

EFE
-
Veterinarios comprueban las constantes vitales de un tigre de Bengala de siete años llamado "Rajib" mientras proceden a escayolar su pata delantera derecha, en el parque zoológico de Guwahati (noreste de la India), este viernes 19 de febrero de 2010.(20minutos.es)
-

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Alicja Tysiac


Andrzej Grygiel / EFE
-
La polaca Alicja Tysiac permanece atenta junto a su abogado, Marcin Gorski, durante la primera jornada del juicio de apelación contra el semanario católico Gosc Niedzielny, este viernes, 19 de febrero de 2010. Un tribunal juzga la causa contra esa publicación después de que recurriera la sentencia que la condena a pagar una indemnización de más de 7.000 euros a Tysiac por calificarla en sus artículos de asesina y compararla con los criminales nazis del campo de exterminio de Auschwitz por intentar abortar sin éxito. El Tribunal Europeo de Derechos Humanos condenó el 20 de marzo de 2007 a Polonia por haber impedido abortar a Tysiac, cuyo embarazo estaba agravando seriamente su miopía y se quedó casi ciega a causa del parto.(20minutos.pt)
-

Face Oculta: Afinal, Granadeiro, não foi "encornado"...

-
Processo 'Face Oculta'
Henrique Granadeiro conhecia o negócio da PT/TVI
-
O Conselho de Administração da Portugal Telecom (PT) terá chegado a manifestar-se favorável à compra da TVI mas não aprovou o negócio, de acordo com o semanário 'Sol' que avança ainda que Rui Pedro Soares, administrador da PT convenceu Luís Figo a apoiar José Sócrates.
-
De acordo com a publicação, a reunião onde se debateu o assunto aconteceu no dia 25 de Junho de 2009 e Henrique Granadeiro foi o responsável pela introdução ao tema, ou seja, terá sido ele a falar do assunto com os administradores, o que contraria a sua versão pública.
-
Recorde-se que o líder da PT disse no dia 12 de Fevereiro que se sentia 'encornado' ao tomar conhecimento que a PT poderia estar envolvida num alegado plano do primeiro-ministro, José Sócrates, para controlar a Comunicação Social.
-
Por outro lado, terá sido Rui Pedro Soares, então administrador da PT que convenceu Luís Figo a apoiar José Sócrates tendo inclusivamente viajado até Milão para falar com o jogador.
-
O semanário 'Sol' avança ainda com as conversas telefónicas entre João Carlos Silva, antigo presidente da RTP e Paulo Penedos, nas quais os dois abordam no dia 22 de Junho de 2009 a questão dos contratos com Luís Figo e com Mourinho. Duas horas antes, Paulo Penedos terá falado ao telefone com Américo Thomati, presidente da Tagusparque.
-
As conversas divulgadas pelo 'Sol' revelam ainda uma suposta conversa no dia 10 de Junho de 2009, após o Partido Socialista sair derrotado nas eleições Europeias - que aconteceram dia 7 de Junho - entre Marcos Perestrello, actual secretário de Estado da Defesa e Paulo Penedos.
-
Notas do Papa Açordas: Afinal, (que alívio!...), ao contrário do que afirmou, o sr.Granadeiro não foi "encornado"... mas, como neste caso há muita gente a mentir... é mais um...
-

Sol: "Assim falam os boys"

-
Mais escutas publicadas pelo “Sol” falam do negócio entre Governo e Luís Figo
-
Uma capa com o título “Assim falam os boys” dá conta da terceira leva de escutas divulgadas pelo jornal “Sol” no âmbito do processo Face Oculta. Na capa o jornal mostra as conversas entre Paulo Penedos e Marcos Perestrelo sobre pagamentos à Fundação Luís Figo para que o futebolista apoie Sócrates.
-
“O meu chefe [Rui Pedro Soares, administrador da PT] vai para Milão, segunda-feira, encontrar-se com o Figo para uma coisa um bocado pornográfica. Conseguiu que o Figo apoiasse o Sócrates. Pediu que eu fizesse um contrato com a Fundação Luís Figo, à razão de 250 mil euros”, diz um balão de diálogo ao lado da cara de Paulo Penedos, o advogado de Rui Pedro Soares, assessor da administração da PT, arguido do processo Face Oculta.
-
O interlocutor da conversa, tal como mostra a capa, seria Marcos Perestrelo, actual secretário de Estado da Defesa, candidato derrotado do PS à Câmara Municipal de Oeiras e membro do secretariado do PS. Perestrelo responde: “E isso vale muitos votos! Essa m... dá muitos subsídios de desemprego”.
-
Esta é a terceira edição em que o jornal divulga escutas feitas no âmbito do processo Face Oculta, apesar das acusações de violação de segredo de justiça e de uma tentativa de evitar a publicação da semana passada por meio de uma providência cautelar avançada pelos advogados de Rui Pedro Soares.
-
Notas do Papa Açordas: Ainda bem que o Sol está a descobrir a careca a estes senhores, pois só assim, ficamos a conhecer a promiscuidade existente na classe política...
-

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

José Maria Aznar

Alberto Morante / EFE
-
El ex presidente del Gobierno José María Aznar realiza un gesto de rechazo ante los gritos y silbidos en su contra de una treintena de estudiantes al término de la conferencia que pronunció en la Facultad de Económicas de la Universidad de Oviedo.(20minutos.es)
-

Sócrates: Conversa em Família "delirante"...

-
Declaração ao país
Sócrates: ideia de plano para controlar os media é "delirante"

-
Numa curta declaração ao país, o primeiro-ministro voltou hoje a negar ter tido influência, ou sequer ter sido informado, da intenção da Portugal Telecom em entrar no capital da TVI.
-
“Nunca, nem eu próprio, nem o Governo, demos qualquer orientação à PT, ou a qualquer dos seus administradores, para adquirir a TVI ou qualquer outra empresa de comunicação social. Isso, pura e simplesmente, não passa de uma falsidade. Como é uma falsidade que alguma vez eu ou o Governo, à data da minha primeira declaração sobre o assunto na Assembleia da República, tenhamos sido informados pela PT sobre as suas intenções de adquirir a TVI”, garantiu Sócrates.
-
O primeiro-ministro classificou ainda esta ideia que tem dominado a actualidade do país “rotundamente falsa, mas também infundada e até delirante”.
-
Classificando a discussão em torno do conteúdo das escutas sobre o processo Face Oculta como “uma tentativa de substituição do debate político pelo ataque pessoal” e ainda de “insinuação e mentira pura e simples”, Sócrates reiterou não ter “absolutamente nada a temer” sobre este assunto e que nem ele nem o Governo tiveram alguma vez algum plano para controlar os media.
-
Notas do Papa Açordas: Depois de mais uma "Conversa em Família", Sócrates continua rotulado de "mentiroso", Granadeiro de "encornado" e eu... continuo a acreditar mais em Vale Azevedo...
-

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Hillary Clinton

EFE / SAUDÍ PRESS
-
El príncipe Khalid Al-Faisal, gobernador de la región de la Mecca, (d), recibió a la secretaria de Estado de EE UU, Hillary Clinton, en Yeda, (Arabia Saudí) este martes. Hillary Clinton, analizó planes futuros de cooperación con la Organización de la Conferencia Islámica (OCI) en una reunión con el secretario general de este organismo, Ekmaledin Ehsan Oglu.(20minutos.es)
-

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Mundial da África do Sul - Proteja-se...

-
Para evitar que a festa do futebol se converta na festa do crime, a empresa britânica Protektorvest pôs à venda coletes à prova de punhaladas, os quais recomenda a todos os que visitarem a África do Sul durante o Mundial de 2010. Esta iniciativa pôs de novo sobre a mesa o debate sobre a segurança num país onde se cometem 50 assassinatos por dia. O colete custa 50 euros e pode ser adquirido personalizado com a bandeira da sua equipa preferida ou com mensagens como “Free Hugs” (Abraços grátis) ou “Olé” (como se canta nos estádios de futebol).
-
Notas do Papa Açordas: A África do Sul é uma Cova da Moura em ponto grande...
-

Sócrates convoca partido à pressa...

-
Caso PT/TVI
Sócrates empenha-se a alimentar a unidade do PS

-
Em 2009 o líder reuniu-se três vezes com os órgãos do PS. E fê-lo para debater eleições. Agora marcou quatro reuniões de uma assentada.
-
Numa manifesta tentativa de reaproximação ao PS, José Sócrates decidiu convocar um conjunto de reuniões com os órgãos internos do partido e com o grupo parlamentar. A agenda de encontros, divulgada ontem, inclui ainda uma reunião geral com os militantes da federação do Porto e a marcação de mais uma convenção Novas Fronteiras, a 20 de Março, sem local confirmado.
-
Amanhã, precisamente no dia em que têm início as audições na comissão parlamentar de Ética, a propósito do alegado plano governamental para manobrar os media, o líder socialista reúne-se com o secretariado nacional, às 13h, na sede nacional, em Lisboa; no dia seguinte, às 20h, terá um encontro com a bancada parlamentar; e no sábado estará em Lisboa, de manhã, com a comissão nacional, e no Porto, ao fim da tarde, com a federação portuense.
-
De fora destas convocatórias está a comissão política nacional. Deputados socialistas ouvidos pelo PÚBLICO lamentaram esta exclusão, apontando que as reuniões deste órgão podem acolher parlamentares que não pertencem à comissão nacional.
-
Notas do Papa Açordas: Até dá vontade de rir...o rapaz agora é que está preocupado com o apoio do verdadeiro Partido Socialista! Enquanto andou a estragá-lo, e a criar o partido socrático, não se preocupou... Como se diz no Alentejo, são sopas depois de almoço... Conheço dezenas e dezenas de militantes que, enquanto o sr.Pinto de Sousa lá estiver, não votam no PS... Eu próprio, por exemplo...
-

Traficante de armas ruso Viktor Bout

Narong Sangnak / EFE
-
El presunto traficante internacional de armas ruso Viktor Bout (c) a su llegada al tribunal penal en Bangkok (Tailandia) este martes 16 de febrero de 2010. El Tribunal de Apelación tailandés negó conceder la fianza de puesta en libertad temporal solicitada a petición de Viktor Bout. El Tribunal Penal tailandés rechazó extraditar a Bout a Estados Unidos el pasado 11 de agosto. Apodado el "mercader de la muerte" y supuestamente uno de los traficantes de armas más famosos del mundo, Bout fue capturado de Bangkok el 6 de marzo del de 2008 al ser sospechoso de comercio ilegal de armas.(20minutos.es)
-

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Silvio Berlusconi

MARTIN GERTEN / EFE
-
Una carroza con una muñeco del primer ministro italiano Silvio Berlusconi durante el desfile de carnaval en Duesseldorf, Alemania.(20minutos.es)
-

Marcelo:-"É muito difícil manter um mentiroso como primeiro-ministro"

-
"É muito difícil manter um mentiroso como primeiro-ministro"
Marcelo Rebelo de Sousa considera que falar na substituição do chefe de governo neste momento é uma atitude “irresponsável” porque o Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC) – um instrumento “fundamental para o futuro do país” – ainda não está aprovado pela União Europeia.
-
No seu espaço de comentário na RTP, afirmou que “é muito difícil manter um mentiroso como primeiro-ministro, mas a situação do país impõe-no”, referindo-se à compra da TVI pela Portugal Telecom (PT) para, alegadamente, controlar a comunicação social, que José Sócrates afirmou desconhecer oficialmente.
-
Em relação a Rui Pedro Soares e Paulo Penedos - respectivamente administrador e assessor da PT -, Marcelo diz que “assim como os indicou, [Sócrates] pode mostrar o seu desagrado” conduzindo ao seu afastamento da empresa pública.
-
Os dois homens são protagonistas num “plano” divulgado pelo jornal “Sol” que o executivo de José Sócrates tinha para controlar a comunicação social e conduzir à emergência de um novo grupo de comunicação, favorável ao actual governo.
-
O antigo líder do PSD não acredita na saída de José Sócrates pelo seu próprio pé e diz que teria de ser o Presidente da República, Cavaco Silva, a demiti-lo - situação que, para já, afasta completamente.
-
Notas do Papa Açordas: Marcelo tem razão! O homem (Sócrates), arrasta-se pelos corredores de S.Bento à espera do próximo escândalo... Tenham pena do indivíduo... mas, que seja o PS a resolver o assunto...
-

Face Oculta: Godinho dominava tudo e todos...

-
Face Oculta
Manuel Godinho terá pago 72 mil euros a Santana Lopes

-
Uma investigação às contas bancárias do empresário e arguido no caso Face Oculta Manuel José Godinho terá descoberto alguns movimentos suspeitos, nomeadamente a entrega de quatro cheques: três endereçados a Pedro Santana Lopes e um ao irmão do ex-líder do PSD, Paulo Santana Lopes, noticia o “Correio da Manhã” na sua edição de hoje.
-
No total, de acordo com o mesmo jornal, as verbas descobertas no âmbito das investigações do caso Face Oculta ascendem a 72.325 euros. Contudo, Pedro Santana Lopes assegurou ao “Correio da Manhã” que não recebeu qualquer cheque de Manuel José Godinho, proprietário da empresa SCI-Sociedade Comercial e Industrial de Metalomecânica SA, que está no centro do processo.
-
“Não faço a menor ideia sobre a existência desses cheques em meu nome ou para o partido, se é que existem”, sublinhou. O ex-presidente social-democrata afirmou, ainda, que desconhecia que o seu irmão Paulo conhecia Manuel José Godinho. Já o seu irmão assumiu que teve relações comerciais com o arguido e empresário de Ovar entre 2001 e 2002, mas negou qualquer relação entre as transacções e o PSD.
-
Das outras verbas das contas de Godinho consideradas “suspeitas” pela investigação fazem parte dois cheques no valor de 20 mil euros enviados para o CDS-PP em Novembro e Dezembro de 2001, altura em que Paulo Portas era candidato à Câmara de Lisboa e presidente do partido.
-
Notas do Papa Açordas: Oxalá os investigadores de Aveiro possam levar as suas investigações até ao fim. Sei que é bastante difícil, pois há muita gente interessada no contrário... Santana Lopes, Narana Coissoró, que mais virá?...
-

Coliseo romano

Guido Montani / EFE
-
El Coliseo romano cubierto por la nieve en la capital italiana.(20minutos.es)

-

domingo, 14 de fevereiro de 2010

PS - fuga para a frente...

-
O Governo quer que os socialistas resistam
PS sobe o tom e desafia oposição a apresentar moção de censura

-
A palavra de ordem é resistir. A indicação, oriunda do núcleo duro de José Sócrates, tem vindo a ser transmitida em cadeia: Governo, bancada parlamentar, partido e distritais devem resistir a qualquer efeito da divulgação das escutas do processo Face Oculta, publicadas pelo semanário Sol.
-
Não ceder à tensão e ao nervosismo significa também extremar o discurso, iniciado pelo próprio primeiro-ministro em Novembro do ano passado.
-
Ontem, a radicalização da mensagem socialista traduziu-se no desafio para que a oposição apresente uma moção de censura ao Governo - ideia que, defendem vários dirigentes do PS expectantes com as futuras revelações do caso Face Oculta, poderia beneficiar José Sócrates. O vice-presidente do PS, Capoulas Santos, acusou a oposição de aproveitamento político e questionou: "Se querem ser coerentes com as tomadas de posição que têm vindo reiteradamente a assumir, por que é que não têm a coragem de apresentar uma moção de censura ao Governo?" -
O eurodeputado repetiu assim o repto já lançado por António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, no programa Quadratura do Círculo (SIC Notícias), na passada semana, quando desafiou Pacheco Pereira, do PSD, e Lobo Xavier, do CDS, a serem coerentes com as suas críticas: "Não estão satisfeitos com o primeiro-ministro? Porque não apresentam uma moção de censura?" Ontem à tarde, Costa reiterou a mensagem: "Se a oposição entende que este Governo não se deve manter em funções, tem uma forma de o fazer: é apresentar uma moção de censura e assumir a responsabilidade."
-
Notas do Papa Açordas: E porque é que o governo, comandado pelo inacreditável sr.Sócrates, não apresenta uma moção de confiança no Parlamento? Talvez fosse mais lógico... Quanto à manifestação em louvor do sr.Pinto de Sousa não concordo, é muita salazarenta...
-
-

La mejor foto de 2009

-Pietro Masturzo / Distribuida por EFE
-
La mejor foto de 2009. Foto titulada Desde los tejados de Teherán, del fotógrafo italiano Pietro Masturzo, que muestra a varias mujeres protestando en una azotea de la capital iraní tras las elecciones presidenciales de junio de 2009. Esta imagen ha ganado el concurso World Press Photo of the Year 2009 en la categoría de Foto del Año.(20minutos.es)
-

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Edifício escolar com 8 anos vai ser demolido...

-
Câmara acusa Governo de "brincar com a pobreza"
Edifício em escola de Torres Novas que custou um milhão há oito anos vai ser demolido


Um edifício construído há apenas oito anos para substituir um conjunto de pavilhões prefabricados da Escola Secundária Maria Lamas (ESML), em Torres Novas, vai ser demolido e substituído por um novo por não respeitar as normas legais referentes à certificação energética e qualidade do ar em vigor desde 2006.
-
A situação está a criar alguma perplexidade na cidade do Almonda e entre a comunidade escolar, não só pelo facto de a obra agora em vias de demolição ter custado cerca de um milhão de euros ao Estado, como pelos naturais incómodos e prejuízos que novas obras vão impor a professores, funcionários e alunos.
-
As estruturas do edifício estão em boas condições, mas, segundo o Ministério da Educação (ME), citado pela agência Lusa, não tem condições para suportar as adaptações que aquela legislação, aplicável aos edifícios públicos, impõe desde há quatro anos. Segundo responsáveis do ME, as adaptações e reforços estruturais no actual edifício teriam custos e uma duração temporal tão elevada que "tornariam a requalificação do imóvel uma opção desvantajosa, sendo preferível a construção de uma nova escola".
-
"Deitar este edifício abaixo é brincar com a pobreza", critica o presidente da Câmara de Torres Novas, António Rodrigues. O autarca diz ter dificuldades em entender esta opção e esclarece que vai acompanhar o processo, tendo já solicitado aos responsáveis pela modernização das escolas públicas do ME uma reunião para análise e esclarecimento da situação. António Rodrigues nota ainda que outras escolas em estado de degradação bastante maior e a necessitar de intervenções mais urgentes, como as escolas Manuel Figueiredo, na cidade, e Chora Barroso, na freguesia de Riachos, não foram alvo de avaliação ambiental.
-
Notas do Papa Açordas: De quem é a culpa? Ou, no Estado, a culpa morre sempre solteira? A partir do momento em que os responsáveis técnicos e políticos comecem a ser responsabilizados monetáriamente, estes erros deixam de existir!...
-

Diatribes do sr. Capoulas...

-
PS desafia oposição a apresentar moção de censura ao Governo
-
O vice-presidente da Comissão Política do PS, Capoulas Santos, considerou hoje que há uma "tentativa de decapitação" do primeiro-ministro, José Sócrates, e desafiou os partidos da oposição a apresentarem uma moção de censura ao Governo.
-
Em declarações à Lusa, Capoulas Santos manifestou-se "indignado" com o que considera ser "mais uma tentativa óbvia de decapitação do primeiro-ministro" por parte de quem "se arvora agora como paladino da liberdade de informação e que, provavelmente, não questiona quem, neste momento, controla efetivamente os órgãos de informação em Portugal", referindo-se a notícias publicadas sobre o caso Face Oculta.
-
Para o dirigente socialista, não tem havido "nenhum pudor" dos partidos de oposição de "utilizar esta estratégia para destruir o primeiro-ministro" e lançou "o repto" para apresentarem "uma moção de censura ao Governo".
-
"Se querem ser coerentes com as tomadas de posição que têm vindo reiteradamente a assumir, por que é que não têm a coragem de apresentar uma moção de censura ao Governo", questionou.
-
Capoulas Santos afirmou ainda que esta não é a primeira tentativa "de decapitação de José Sócrates", o que "só é explicável pela constatação da impossibilidade de deitar o Governo e o primeiro-ministro abaixo de outra maneira".
-
Notas do Papa Açordas: O sr. Capoulas deve estar equivocado, pois quem tentou decapitar a liberdade de informação em Portugal foi o seu padrinho, sr. Sócrates! E, note-se, já por várias vezes! O sr.Capoulas canta de galo...
-

Jaime de Marichalar

Juan M. Espinosa/ EFE
-
Dos operarios del Museo de Cera de Madrid retiran la escultura de cera de Jaime de Marichalar , tras ser inscrita la sentencia de divorcio de la Infanta Elena en el Registro Civil de la Familia Real.(20minutos.es)
-




RPSoares processa "Correio da Manhã"...

-
Face Oculta
Administrador da PT Rui Pedro Soares processa “Correio da Manhã”

O administrador da PT Rui Pedro Soares anunciou hoje que vai processar o “Correio da Manhã” por o envolver numa alegada operação de financiamento da campanha do PS nas últimas eleições legislativas.

“Já dei instruções aos meus advogados para processarem o ‘Correio da Manhã’ pelas notícias difamatórias que envolvem o meu nome e foram hoje publicadas”, refere o administrador da PT, numa nota enviada à agência Lusa.

Segundo o jornal, “o ex-futebolista Luís Figo recebeu 750 mil euros da PT pouco tempo depois de acertar a sua participação na campanha eleitoral de José Sócrates”.

O mesmo jornal adianta que o “pivô” da operação foi o administrador da PT Rui Pedro Soares.

Na nota enviada à agência Lusa, Rui Pedro Soares afirma que “nunca, não apenas na PT, mas também em outras sociedades, associações ou organizações” a que pertence sugeriu sequer a alguém que apoiasse qualquer candidato a primeiro-ministro.

“Estou convicto que todos os outros difamados confirmarão a falsidade destas notícias”, aponta Rui Pedro Soares, numa alusão ao facto de a notícia do “Correio da Manhã” visar também Luís Figo e a deputada socialista Inês Medeiros.

Notas do Papa Açordas: E a Ana Gomes? O rapazito não lhe põe um processo nos queixos? É que, quando não se tem razão, atira-se com um processo... Ah, estes boys... Recorde-se que Ana Gomes classificou-o como atrasado mental e ruminante...
-

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Texto de Ana Gomes sobre administrador da PT Rui Pedro Soares

-
Versão inicial do post
-
'Eu não sei quem é esse tal Rui Pedro Soares, o boy sem CV que aos 32 anos foi alçado a administrador-executivo da PT pelo Estado, a ganhar escandalosamente mais num ano do que o meu marido ganhou em toda a vida, ao longo de 40 anos como servidor do Estado nos mais altos escalões.
-
Socialista encartado, dizem. Será, nunca dei por ele, que eu saiba nunca sequer me cruzei com ele.
-
Atrasado mental é de certeza. Porque se não quis encalacrar os socialistas, foi exactamente isso que logrou ao accionar uma providencia cautelar para impedir a saida do jornal 'Sol' com mais escutas das suas ruminações telefonicas, justamente numa semana em que os socialistas procuraram desmentir quem clamava contra a falta de liberdade da imprensa.
-
E se investiu para abafar o jornal, a criatura tambem não percebeu que, ao contrário, projectava ainda mais longe a radiação solar.
-
Com ruminantes destes, para que precisa o PS de boys?'
<
Notas do Papa Açordas: Um notável texto de Ana Gomes sobre um não menos "notável" boy socratiano, em que se realçam os "mimos" de "atrasado mental" e "ruminante"...
-

Capucho defende substituição de Sócrates como primeiro-ministro

-
Escutas "Face Oculta"
Capucho defende substituição de Sócrates como primeiro-ministro
-
António Capucho, dirigente do PSD e conselheiro de Estado, deu uma "opinião pessoal", mas disse-a em entrevista à Antena 1. José Sócrates deveria demitir-se, para o Presidente da República nomear outro primeiro-ministro. E nem sequer seria necessário realizar eleições, porque o PS "tem toda a legitimidade para governar".
-
Em entrevista à Antena 1, o presidente da câmara de Cascais acha que a demissão de José Sócrates era positiva. "Sinceramente, acho que faria um bom serviço ao país e ao PS se saísse de cena. porque a sua credibilidade desceu ao nível insuportável e indesejável. Era bom que o PS apresentasse outro primeiro-ministro ao Presidente da República", afirmou.
-
Notas do Papa Açordas: Totalmente de acordo com António Capucho. Sócrates, não tem condições de credibilidade para continuar em primeiro-ministro. As trapalhadas são tantas que já ultrapassaram, há muito, as do Santana Lopes... e, neste caso, Jorge Sampaio não perdoou...
-

"Naga sadhus"

Anindito Mukherjee / EFE
-
Varios "naga sadhus", hombres santos desnudos indios, llegan a las orillas del rio Ganges en Haridwar, Uttarakhand (India), este viernes 12 de Febrero de 2010, para darse el primer baño real o Pratham Shahi Snan. Para los devotos hindúes, los tres meses de duración del Maha-Kumbh Mela les ofrece la oportunidad de lavar sus pecados com un baño ritual en las sagradas aguas del rio Ganges. El Kumbh Mela es un multitudinario peregrinage hindú que se celelebra cada doce años y el destino del peregrinage rota entre cuatro localizaciones distinas. (20minutos.es)
-

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Jaime Gama preocupado com a credibilidade de Sócrates

-
Política
Jaime Gama preocupado com a credibilidade do primeiro-ministro

-
Depois da dramatização e da ameaça de uma crise política, o PS teme agora um problema chamado José Sócrates. O incómodo provocado pela divulgação das escutas do processo Face Oculta (as já noticiadas pelo Sol e as que o semanário promete revelar na sexta-feira), e que atingem a credibilidade do primeiro-ministro, já se faz sentir ao mais alto nível do Estado. Ao que o PÚBLICO apurou, o presidente da Assembleia da República (AR), Jaime Gama, já manifestou a sua profunda preocupação com os efeitos que as notícias podem vir a ter no Governo, no PS e na liderança do partido.
-
Na reunião do Conselho de Estado, na passada semana, Gama concordou com o Presidente da República sobre a necessidade de todos os partidos convergirem para a criação de uma sólida estabilidade política. Um dia depois, no Parlamento, reiterou o apelo, apontando que as instituições devem concentrar-se na "resolução dos problemas" do país. Agora, após a publicação de excertos do despacho do juiz de Aveiro, Gama ganhou novas preocupações. Que se estendem à bancada parlamentar e ao partido: em surdina, vários dirigentes do PS começam a olhar Sócrates como um problema que está a ganhar proporções cada vez maiores, sobretudo porque aguardam a divulgação de mais escutas comprometedoras para o primeiro-ministro.
-
Os receios dos socialistas alargam-se também à possibilidade de a oposição avançar para uma comissão de inquérito. Ontem, o deputado social-democrata Pedro Duarte, durante a reunião da Comissão de Ética, informou que o PSD apoiará o inquérito de acordo com as "conclusões das audições".
-
A oposição em bloco votou a favor das audições a personalidades, jornalistas e entidades propostas pelo PSD. O PS ainda pediu (depois de um compasso de espera para decidirem sobre o seu sentido de voto) para o PSD alterar o texto do requerimento, mas, perante a recusa dos sociais-democratas, optou pelo voto contra.
-
Os sociais-democratas propuseram ouvir 25 pessoas (às quais juntaram o ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, sugerido pelo CDS). A primeira série de audições englobará personalidades e jornalistas: Mário Crespo, José Manuel Fernandes, Manuela Moura Guedes, Felícia Cabrita, Armando Vara, Paulo Penedos e Rui Pedro Soares, entre outros.
-
Notas do Papa Açordas: Jaime Gama tem toda a razão: o grande problema do PS é o sr. Sócrates! Depois de tanta trapalhada e tanta mentira, não se pode pedir aos militantes que continuem a defender um produto que está mais que podre!... De modo que, passou a ser um problema para a ASAE...
-