sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Professores - Um acordo que se impunha

-
Depois de mais de 24 horas de negociações
Professores com manifestação nacional única no dia 8

-
Depois de mais de 24 horas de negociações, os representantes de movimentos independentes de professores e a FENPROF (Federação Nacional de Professores) entenderam-se – não haverá duas, mas apenas “uma única e grande manifestação nacional”, no dia 8 de Novembro, a data que havia sido determinada pela Plataforma Sindical.
-
“Neste momento, e face à situação em que vivem os professores, a unidade é demasiado importante”, sustentou Mário Machaqueiro, coordenador da Associação de Professores e Educadores em Defesa do Ensino, um dos três movimentos que estavam a organizar a manifestação de dia 15.
-
Para chegarem a acordo, explicou, os líderes dos movimentos prescindiram daquilo que antes consideravam essencial, a denúncia, por parte da Plataforma Sindical, do memorando de entendimento estabelecido com o Ministério da Educação. Em contrapartida, explicou, a Federação Nacional de Professores (que integra a plataforma) aceitou subscrever um comunicado conjunto em que se afirma os “sucessivos incumprimentos do memorando”, por parte do ministério, “o esvaziam de conteúdo”, “praticamente” (http://apede.blogspot.com).
-
Nota do Papa Açordas: É um acordo que se impunha, até porque os problemas são os mesmos, e fazendo-se duas manifestações, só ia haver um vencedor: a sinistra ministra... Achamos que os professores deram uma grande lição de unidade e, talvez, um passo para uma verdadeira avaliação. Oxalá dia 8 de Novembro fique na história, como uma das maiores manifestações de classe...
-
-

Linha Saúde 24 - saneamento de enfermeira fundadora

-
Presença de enfermeira considerada “inconveniente nas instalações da empresa”
Linha Saúde 24 suspende subscritora da carta à ministra Ana Jorge

-
O Conselho de Administração (CA) da LCS-Linha de Cuidados de Saúde, SA suspendeu ontem uma das enfermeiras supervisoras fundadora do serviço Linha Saúde 24 por considerar a sua presença “inconveniente nas instalações da empresa”. A enfermeira em causa foi a primeira subscritora da carta que um grupo de oito supervisoras do call center de Lisboa escrevera há dias à ministra da Saúde, Ana Jorge, denunciando um conjunto de anomalias no funcionamento daquela linha de atendimento.
-
Ana Rita Cavaco, que foi adjunta do ex-secretário de Estado da Saúde, Carlos Martins, do XV Governo, chefiado por Durão Barroso, foi suspensa sem qualquer nota de culpa. Na carta, entregue pelo director-geral, Luís Alves, à enfermeira supervisora, afirma-se que o “Conselho de Administração da LCS deliberou instaurar-lhe um processo disciplinar, com intenção de despedimento com justa causa, bem como a sua suspensão preventiva, com efeitos imediatos, sem perda de retribuição, antes da nota de culpa, tendo em conta que esta ainda não pôde ser elaborada e que é inconveniente a presença de V.Exa nas instalações da empresa”.
-
Nota do Papa Açordas: Mais uma prova da "claustrofobia democrática" que se vive em Portugal, como diz Paulo Rangel, líder parlamentar do PSD. Qualquer pessoa que tenha ideias não coincidentes com as do chefe, é suspenso e leva com um processo disciplinar em cima. É a cultura dos boys, a cultura do medo e da vingança... mais parecendo burros com palas nos olhos...
-

Professores pedem suspensão das avaliações

-
Federação Nacional dos Sindicatos da Educação
Professores de 80 escolas já aprovaram abaixo-assinados para suspender avaliação

-
Professores de cerca de 80 escolas já aprovaram moções ou abaixo-assinados a pedir a suspensão do processo de avaliação do desempenho, segundo a Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE).
-
A FNE está a fazer ainda o levantamento do número de escolas onde os professores aprovaram o abaixo-assinado contra o sistema de avaliação, mas assegura que o número tem "tendência a aumentar nos próximos dias".
-
No distrito de Vila Real "são já várias" as escolas onde os professores decidiram dar "um salto de coragem" recusando-se mesmo à entrega dos objectivos individuais, suspendendo assim o processo de avaliação, disse o porta-voz do Movimento de Professores Promova. "Podem surgir ameaças e obstinação por parte do Governo, como já têm surgido, mas da parte dos professores eles vão encontrar a mesma obstinação porque não vamos assistir à destruição da escola pública", afirmou Octávio Gonçalves.
-
Depois da maioria dos professores da Escola Camilo Castelo Branco terem assinado uma moção a suspender o processo de avaliação, segue-se agora a Escola de São Pedro, também em Vila Real, com 90 dos 110 profissionais do estabelecimento de ensino a assinarem o documento. A moção, segundo o responsável, rejeita o modelo de avaliação na forma como está estruturado.
-
"Sabemos que já há movimentações nesse sentido na Jerónimo de Amaral (Vila Real), na João Araújo Correia (Régua), Mesão Frio, Vidago, Chaves ou Murça", salientou. Octávio Gonçalves explicou que se trata de um movimento nacional, que se vai alargar até à manifestação de convergência dos professores novamente. "Nós estamos convencidos que isto é imparável e que vai arrastar a esmagadora maioria das escolas e agrupamentos do país", frisou.
-
Nota do Papa Açordas: Porque que é que a aventesma da ministra da (in)ducação não dialoga com os professores, e tentam chegar a uma plataforma de entendimento. Está provado que, a avaliação como está engendrada, não serve. Porquê tanta arrogância?
-

Sócrates ganhou o Euromilhões...

-
Cimeira Ibero-Americana
Sócrates diz que a crise financeira internacional não vai poupar ninguém

-
José Sócrates disse hoje que quem sonha com um regresso ao passado por causa da crise financeira devia lembrar-se que a queda do Muro de Berlim representou o fim do capitalismo de Estado, que não proporcionou liberdade nem prosperidade.
-
A declaração do primeiro-ministro português foi feita durante a sessão solene da XVIII Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e do Governo e surgiu como uma espécie de resposta a algumas intervenções que apelavam ao regresso ao marxismo socialista, nomeadamente dos presidentes da Bolívia e da Nicarágua.
-
“Quero dizer com clareza que concordo que [a crise financeira internacional] é o falhanço de um pensamento e de um modelo único (...) Mas este modelo é já o segundo a ser derrotado. Houve um que também faliu e foi derrotado aí por altura do ano de 1989.
-
E se o capitalismo selvagem apresentou agora com evidência as suas deficiências, que devem ser corrigidas, também o capitalismo de Estado, noutras alturas, provou que não dá nem liberdade nem prosperidade”, argumentou.
-
Sócrates considerou que a crise financeira internacional é “séria, profunda e global”e que “ninguém vai sair ileso”.
-
Nota do Papa Açordas: Esta crise financeira internacional fez um grande jeito ao sr.Sócrates. Conseguiu "tapar" a crise que havia, e há em Portugal. Se repararmos, o sr.Sócrates, acusa a crise internacional de todos os males que padece a economia portuguesa. Aconselhamos os portugueses a não serem tolos e saibam, nas várias eleições de 2009, aplicar o devido correctivo...
-

Angolagate - Os amigos do sr.Sócrates...

-
Angolagate
"Luvas" de tráfico de armas para Angola passaram por bancos portugueses

-
Mais de 21 milhões de dólares recebidos por altos responsáveis do regime angolano no negócio ilícito da venda de armas da Rússia a Angola passaram por bancos portugueses. Os dados constam da lista de transferências bancárias do caso Angolagate, cujo julgamento começou em França no dia 6 de Outubro e que envolve altas figuras do Estado francês.
-
No despacho de pronúncia do juiz Philippe Courroye, a que o PÚBLICO teve acesso, são elencadas as transferências bancárias que totalizam mais de 54 milhões de dólares (cerca de 41,5 milhões de euros ao câmbio actual), para contas de dignitários de Angola e pessoas próximas do regime de Luanda em comissões relativas a contratos de venda de armas entre 1993 e 2000.
-
Os beneficiários são responsáveis como José Eduardo dos Santos, Presidente angolano, o embaixador Elísio de Figueiredo ou o ex-chefe da Casa Civil da presidência José Leitão e a mulher e o filho deste, e altas patentes das Forças Armadas Angolanas, como os generais Salviano Sequeira e Carlos Alberto Hendrick Vaal Neto, hoje ligado a uma sociedade no negócio de diamantes, ou Fernando Araújo, general e também na altura conselheiro do Presidente. Também o general Fernando Miala, que foi chefe dos serviços secretos e fazia parte do círculo íntimo de Eduardo dos Santos, mas entretanto afastado e actualmente na prisão, aparece na lista dos beneficiários.
-
Nota do Papa Açordas: Estes "mininos" são todos amigos do "sô" Sócrates. Talvez esteja aqui a explicação, porque é que o "sô" Sócrates não quer dar luta à corrupção em Portugal...Isto é só uma ponta da meada...e o resto?
-

Estudiantes contra carabinieri

---------------------------------------------------------Massimo Percossi / EFE
-
Estudiantes contra carabinieri. Policías italianos hacen guardia ante la sede del Ministerio de Educación durante la protesta contra la ley de reforma de la educación aprobada por el Gobierno, en Roma, Italia. El sector de la educación se opone a la ley aprobada ayer en el Senado, que prevé la supresión de más de 87.000 puestos docentes, el bloqueo de contratos a los maestros temporales y la reducción de 44.500 empleos administrativos.(20 Minutos)
-

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Indicadores económicos contra Sócrates

-
Evolução económica e agravamento do desemprego acentuam preocupações
Confiança dos consumidores portugueses ao nível mais baixo de sempre

-
A confiança dos consumidores portugueses caiu, neste mês, para o seu valor mais baixo de sempre, traduzindo o acentuar das preocupações relativamente à evolução da economia e do desemprego, neste período de crise financeiro e de forte abrandamento da economia nacional e da Zona Euro.
-
Nos inquéritos iniciados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) há 22 anos, este é o pior mês do indicador de confiança dos consumidores, que baixou para menos 43,1 pontos em Outubro.
-
Nota do Papa Açordas: Já tinhamos em Portugal uma grave crise económica, provocada pela obsessão deste governo em acabar com o défice público, agora com a crise financeira internacional, foi o juntar-se a fome à vontade de comer...
-

MULTIBANCO! MUITA ATENÇÃO!!!

-
Já eles começam!...
E o pior, é começarem...

-
Levantamento em multibanco
-
-
Atenção!!!
Quando forem levantar dinheiro ao multibanco NÃO LEVANTEM SE O MULTIBANCO FOR DO BPN!!!!Eles cobram uma comissão por cada levantamento, isto porque não têm protocolo com a SIBS, é considerado cash-advance, tal como quando se levanta dinheiro a crédito.
Toca a divulgar, o BPN tem quase 100 terminais Multibanco.
-

Trabajos sucios

-----------------------------------------------------------------Tsafrir Abayov / AP
-
Trabajos sucios. Un agente europeo se entrena en las instalaciones de una compañía especializada en seguridad para personalidades en Ascalón, Israel. (20 Minutos)
-

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Para o Partido de Sócrates está tudo bem no IDT...

-
Comissão parlamentar de Saúde
Ana Jorge não vai ao Parlamento esclarecer saída de médicos do IDT, garante PS

-
Os deputados socialistas da comissão parlamentar de Saúde rejeitaram hoje o requerimento do CDS-PP para audição da ministra da Saúde e do presidente do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) acerca das saídas de médicos deste organismo.
-
O requerimento "foi rejeitado por maioria socialista", que declarou que o presidente do IDT, João Goulão, "já viria dia 12 de Novembro [ao Parlamento] para apresentar o relatório de actividades" da instituição, disse a deputada do CDS-PP Teresa Caeiro.
-
O CDS pediu uma audição no início do mês para que a ministra Ana Jorge e João Goulão esclarecessem a saída de dezenas de médicos daquele organismo e as políticas da instituição. Um requerimento enviado pelo CDS-PP nessa altura afirmava que dezenas de médicos pediam "para abandonar este Instituto [IDT], alegando a figura da mobilidade voluntária, porque estão 'insatisfeitos com o desinvestimento e indefinição de políticas'".
-
Na região de Lisboa, 32 médicos já tinham pedido para abandonar o IDT, deixando a "operacionalidade dos serviços seriamente" comprometida, adiantava o documento. Os deputados do CDS que pediram essa audição diziam haver notícias a denunciar que a "falta de cruzamento de dados a nível informático entre os vários centros de atendimento de toxicodependentes (CAT) facilitou o tráfico de metadona e Subutex".
-
Nota do Papa Açordas: Mais uma vez o PS, ou melhor, o Partido de Sócrates, faz como a avestruz, enterrando a cabeça na areia... É a soberba do QUERO, POSSO E MANDO., o que é muito feio em democracia, e pior ainda se tiver uma maioria absoluta. Oxalá nas próximas eleições, os eleitores saibam penalizar estas tristes cenas de ditadura...
-

MIGALHÃES

Poema dedicado ao "Migalhães" e recebido por e-mail:
-
MIGALHÃES
-
-
Lá vem pelo avelar
O filho do Zé João
Vem do centro escolar
Cansado de palmilhar
A caminho da povoação
-
Não há médico na aldeia
E a antiga escola fechou
Não tem carne para a ceia
Nem petróleo para a candeia
Porque o dinheiro acabou
-
O seu pai foi para França
Trabalhar na construção
E a mãe desta criança
Trabalha na vizinhança
Lavando pratos e chão
-
Mas o puto vem contente
Com o Migalhães na mão
E passa por toda a gente
Em alegria aparente
De quem já sabe a lição
-
Um senhor muito invulgar
Que chegou com mais senhores
Veio para visitar
O novo centro escolar
E dar os computadores
-
E lá vem o Joãozinho
No seu contínuo vaivém
Calcorreando o caminho
Desesperando sozinho
À espera da sua mãe
-
Neste país de papões
A troco de dois vinténs
Agravam-se as disfunções
O rico ganha milhões
E o pobre, Migalhães!
-
-

Mais vale um Coelho na Mota-Engil, do que dez no governo...

-
Proposta vai custar 696 milhões de euros à Estradas de Portugal
Mota-Engil ganha subconcessão Douro Interior


Dias depois da adjudicação da subconcessão auto-estrada Transmontana ao consórcio liderado pela Soares da Costa, a Estradas de Portugal já decidiu um novo concurso, e prepara-se para adjudicar a construção, exploração e manutenção da subconcessão Douro Interior ao consórcio liderado pela Mota-Engil.
-
"A escolha recaiu no concorrente Aenor, uma vez que de acordo com os Critérios de Avaliação do Programa de Concurso, foi o que obteve a melhor classificação", justifica o Ministério das Obras Públicas, numa nota divulgada hoje.
-
Segundo o gabinete de Mário Lino, a proposta da Mota-Engil venceu a da outra concorrente (o consórcio Auto-Estradas XXI, liderado pela empresa Soares da Costa) nos critérios do valor actualizado do esforço financeiro pedido ao concedente (Estradas de Portugal), nos critérios de natureza financeira, bem como na quase totalidade dos critérios de natureza técnica.
-
Nota do Papa Açordas: Quem tem um Coelho deste calibre, é sempre a facturar...Não há lebre que lhe passe à frente... Já agora, propomos um pequeno exercício: para que empresa de construção irá Mário Lino, quando largar a pasta das Obras Públicas?
-

Pouca gente confia na Justiça! Talvez os gatunos...

-
Relatório do OSCOT é hoje apresentado
Portugueses confiam mais nas polícias mas cada vez menos nos tribunais

-
Quase metade dos portugueses acham Portugal "razoavelmente seguro" e a maioria acredita nas forças de segurança, mas manifesta "pouco confiança" nos tribunais, segundo um relatório do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo, OSCOT, que é hoje apresentado.
-
O Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT) apresenta hoje o relatório anual de segurança em que avalia a situação interna, tendo por base duas sondagens realizadas em Março e em Setembro.
-
A primeira abrangeu o Continente e as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira com 1.525 inquiridos, enquanto a segunda recorreu a 1010 entrevistados em Portugal Continental.
-
Segundo o documento e tendo em conta a média das duas amostragens, cerca de 44 por cento dos inquiridos considerou Portugal "razoavelmente seguro", enquanto para 12 por cento é mesmo "muito seguro", apesar do sentimento de insegurança ter aumentado quatro por cento em seis meses.
-
Nota do Papa Açordas: São números que não nos surpreende. A Justiça em Portugal praticamente não existe. A polícia prende o gatuno em flagrante delito, leva-o a Tribunal e ele é solto antes do agente poder sair. Claro está, o Poder Político também tem a sua culpa...
-

É o que dá nivelar o ensino pela Univ.Independente!...

-
Quase todas as escolas do básico tiveram média positiva nas provas nacionais
-
Foram mais de mil as escolas que este ano tiveram uma média no exame nacional de Matemática do 9.º ano igual ou superior a 2,5 valores (numa escala de 1 a 5). Em 2007, tinham sido apenas duas centenas. Esta é uma das principais conclusões das notas de exame por escola ontem divulgadas pelo Ministério da Educação.
-
Olhando para o conjunto das duas disciplinas que são sujeitas a exame nacional neste nível de ensino (Português e Matemática), a melhoria revela-se igualmente impressionante. Ao todo, 97 por cento (1254 num total de 1292) das escolas tiveram uma classificação positiva. No ano passado, o feito tinha sido alcançado por apenas 66 por cento.
-
No caso específico das provas do secundário, aconteceu algo de semelhante. A melhoria das médias nacionais, em particular na Matemática, levou a que a percentagem de escolas secundárias com classificações positivas (9,5 valores ou mais, numa escala de 0 a 20) nas oito disciplinas consideradas pelo PÚBLICO disparasse de 62 por cento para 87 por cento (525 em 604 escolas). Para muitos professores, a melhoria dos resultados nas provas foi fruto da facilidade dos testes deste ano. A tutela insistiu que é consequência do maior esforço de alunos e docentes.
-
O ranking, elaborado apenas e exclusivamente com base nas médias dos exames nacionais, confirma uma vez mais o domínio das escolas particulares no topo. No ensino secundário, são todas privadas as que este ano se destacam com as melhores médias de exame. A Academia de Música de Santa Cecília, em Lisboa, e o Colégio São João de Brito, também na capital, ocupam os lugares cimeiros. No entanto, há que ter em conta o número de provas realizadas em cada uma.
-
Nota do Papa Açordas: Eis o resultado do nivelamento do ensino secundário pelo ministrado pela escola do sr.Sócrates...O que acontece, é que tudo isto, não passa de um grande embuste, só para ficar bem nas estatísticas...As escolas, ficam muito longe dos resultados que agora querem fazer crer...Nós não acreditamos nestes resultados!!!
-

Cementerio vertical

------------------------------------------------------------Dave Leprozo / EFE
-
Cementerio vertical. Unos ataúdes cuelgan de las rocas de Sagada, en la provincia de Montaña, al norte de Manila. Una antigua práctica de las tribus Kankanaey de Sagada es colocar los ataúdes de sus difuntos suspendidos en las rocas. (20 Minutos)
-

Condutores arriscam pagar mesma multa duas vezes


Casos de dupla cobrança, confirmados pela Autoridade de Segurança Rodoviária, resultamde falha no registo do pagamento. Quando se liquida em dinheiro, inserção de dados é manual
-
Se tiver o azar de pagar uma multa de trânsito, guarde o auto ou recibo que comprovam o pagamento. Devido a falhas no registo das cobranças, há automobilistas que são notificados uma segunda vez para pagar a mesma coima.
-
O problema é confirmado pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e pelas forças de segurança. Na sequência de relatos feitos ao JN, a ANSR esclarece, numa resposta escrita, que "efectivamente têm sido detectadas situações em que o registo da cobrança da coima não foi feito ou, tendo sido, se encontra em anomalia".
-
Em causa estão autos levantados pelas polícias no momento da infracção e pagos de imediato. O registo desse pagamento "nem sempre é feito de forma automática". Logo, quando um auto está a ser analisado e processado por um jurista, pode ainda não constar a informação de pagamento voluntário.
-
Os "riscos" são diferenciados consoante a modalidade de pagamento adoptada pelo infractor. Se pagar através de cartão multibanco, num dos terminais de pagamento automático da GNR ou da PSP, essa informação entra de imediato no sistema informático de gestão de autos da ANSR.
-
Caso pague em dinheiro ou cheque, posteriormente a GNR ou a PSP fazem o depósito de valores na conta da Autoridade, na CGD. Só que a listagem dos depósitos e respectiva associação aos autos a que dizem respeito tem de ser inserida, de forma manual, no sistema de gestão.
-
Sem quantificar o número de casos em que houve dupla cobrança, a Autoridade de Segurança Rodoviária afirma que as situações detectadas são, "após confirmação", corrigidas, "revogando-se a decisão condenatória, se necessário for".
-
É ainda explicado que "foram tomadas medidas para evitar, no futuro, e minorar, de imediato, as faltas de registo verificadas". Uma delas é solicitar à GNR e à PSP que, "mesmo nos casos em que os autos são registados no Sistema de Contra-ordenações de Trânsito (SCoT)", enviem "o talão de depósito" à ANSR, para que esta "registe o pagamento".
-
O SCoT é a aplicação disponível em portáteis utilizados pelas forças de segurança, que regista as infracções on-line. Nem a GNR nem a PSP quantificaram o número de equipamentos existentes, salientando que nem todas as patrulhas dispõem deles.
-
"Todas as questões relativas à gestão electrónica das contra-ordenações" e a equipamentos deverão ser respondidas pela ANSR, que é "gestora nacional das contra-ordenações", esclareceu a PSP. A mesma força de segurança salienta ter conhecimento de duplicação de notificações para a mesma infracção, mas explica que tem enviado os pedidos de queixosos para a ANSR.
-
Já os responsáveis de Imprensa da GNR e da BT afirmam não ter conhecimento de casos "actualmente", mas remetem igualmente esclarecimentos para a Autoridade de Segurança Rodoviária, já que se trata de complicações processuais "a jusante".
-
Apesar da garantia agora dada de medidas para correcção das falhas, certo é que estas estão diagnosticadas pelo menos desde 2006. A sua descrição consta do relatório da "Comissão para o estudo do processo contra-ordenacional estradal", constituída em Março desse ano por despacho do secretário de Estado da Administração Interna.
-
No referido documento, lê-se que algumas situações deste tipo originam "legítima reacção de desagrado" e resultam "na imediata impugnação judicial, o que coloca a [ex-]DGV numa situação particularmente desconfortável". (Jornal de Notícias)
-
Nota do Papa Açordas: Não se esqueça, se fôr autuado, de guardar o papel da notificação e o confirmativo do pagamento da multa, caso o pagamento seja feito por Multibanco, ou o recibo, seja efectuado por cheque ou dinheiro.
-

AGRICULTORES

-
Dois agricultores, um português e um espanhol, conversam na fronteira:
- Qual é o tamanho da tua herdade? - pergunta o espanhol.
Responde o português:
- Para os padrões portugueses, o meu monte tem um tamanho razoável. Trezentos hectares, e a tua?
Responde o espanhol:
- Olha, eu saio de casa de manhã, ligo o meu jipe e ao meio-dia ainda não percorri metade da minha propriedade.
- Eu sei o que isso é - diz o português compreensivo - eu também já tive um jipe espanhol...são uma merda! Só dão chatices...
-
(In O JUMENTO)
-

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Professores cansados de sofrer agressões

-
Professores cansados de sofrer agressões
-
O Conselho Executivo da Escola Básica 2,3 de Santa Maria, em Beja, manteve-se irredutível, esta segunda-feira, na decisão de se demitir em bloco, "saturado" com vários casos de agressões de alunos e pais a funcionários e professores.
-
Em causa estão pelos menos três casos muito graves de agressões ocorridas desde Novembro de 2007, tendo o último episódio acontecido na passada quinta-feira.
-
O problema, de acordo com fontes da escola, parece estar nos alunos e encarregados de educação provenientes de bairros degradados e de famílias nómadas.
-
Face ao clima de insegurança que se vive no seio da comunidade escolar, os docentes e não docentes de sete escolas do agrupamento de Beja, tinham decidido, na sexta-feira, que encerrariam os estabelecimentos na manhã de ontem, acção de protesto que acabou por ser desconvocada numa reunião que se realizou ontem, cerca das 8 horas.
-
Para esta "desconvocação", muito terá contribuído a presença, no final da tarde de sábado, de José Verdasca, director Regional de Educação do Alentejo (DREA), que, acompanhado de uma jurista, terá "aconselhado" os contestatários a recuar na decisão de fechar as escolas.
-
"Era como se os capitães de Abril tivessem que pedir autorização ao Américo Tomáz para fazer a revolução", disse ao JN o docente Florival Baiôa, comentando as alegadas pressões de José Verdacas junto dos professores.
-
Domingas Velez, presidente demissionária do CEA, considera que "as situações têm-se agravado de dia para dia. Estão insuportáveis", razão pela qual quer abandonar do cargo. Quanto ao encerramento das escolas, a professora defendeu que "as coisas devem ser feitas de forma programada e organizada", sustentando que todos "temos os nossos direitos, mas na legalidade", apontando uma dceisão para uma reunião que se vai realizar hoje.
-
Na manhã de ontem, pais e alunos concentraram-se à porta da EBI de Santa Maria "exigindo mais segurança", situação que se viria a repetir à hora de almoço, bem como ao final do dia de ontem. (Jornal de Notícias)
-
Nota do Papa Açordas: Em Beja existe uma grande comunidade cigana, e são estes indivíduos que provocam a maioria dos desacatos nas escolas locais. O Ministério da Educação há muito que está ao corrente destes casos mas, até hoje, nada fez para resolver o problema. Tudo isto só vai desestabilizar a escola, provocando atrasos no programa escolar e prejudicando os alunos que realmente querem estudar.
-

Sagrada

--------------------------------------------------------NARENDRA SHRESTHA / EFE
-
Sagrada. Creyentes adoran a una vaca en el festival Tihar en Katmandú, Nepal, durante el cual se rinde culto a los cuervos, considerados como mensajeros de los humanos; a los perros, considerados como el "mejor amigo", y a las vacas, a las que se consideran la encarnación del señor Laxmi, dios de la riqueza. (20 Minutos)
-

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

BCE - nova baixa de juros

-
Pressão inflacionista diminuiu
Trichet admite baixar novamente os juros na próxima semana

-
O presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, admitiu hoje ser possível rever em baixa as taxas de juro directoras do banco central na reunião programada para a quinta-feira da próxima semana, sustentando que neste momento deixaram de existir tensões inflacionistas na Zona Euro
-
A declaração do presidente do regulador europeu, em Madrid, surge dias antes de a Reserva Federal norte-americana poder igualmente reduzir as taxas directoras, com o objectivo de reanimar o sector financeiro e de transmitir mais confiança aos agentes económicos.
-
Há pouco mais de duas semanas, vários bancos centrais do mundo, incluindo o BCE e a Reserva Federal dos EUA, ajustaram em baixa as suas principais taxas de cedência de liquidez, face à rápida degradação da economia na Zona Euro e na tentativa de reanimar os mercados interbancários.
-
Nota do Papa Açordas: Ainda bem que Sócrates não manda no BCE... Se mandasse, acontecia o mesmo que com os combustíveis: sacar o máximo dos consumidores para baixar o défice...
-

Cavaco: enquanto 1º ministro tinha outras ideias...

-
Presidente alerta também para necessidade de adaptação à globalização
Cavaco Silva defende valorização da concertação social

-
O Presidente da República defendeu hoje a valorização da concertação social, recordando o papel dos sindicatos na “salvaguarda da dignidade e valorização do trabalho” e alertando para necessidade de adaptação às novas condições impostas pela globalização.
-
“O movimento sindical, tal como se apresenta nos nossos dias, é o resultado das opções fundadoras do regime democrático e, por essa via, um dos pilares da organização social e política do nosso país”, disse o chefe do Estado, Aníbal Cavaco Silva, na abertura da Conferência Internacional “Os Desafios do Movimento Sindical”, promovida pela União Geral de Trabalhadores (UGT).
-
Contudo, hoje está reservado aos sindicatos um protagonismo institucional que vai muito para além da mera representação dos interesses dos trabalhadores, passando dos processos reivindicativos à negociação colectiva, da concertação ao diálogo social na empresa, da interlocução com o Estado à participação nos organismos comunitários e internacionais em que têm representação.
-
Nota do Papa Açordas: É bom o PR defender a valorização da Concertação Social. O Engº Téc. Sócrates, se alguma vez for eleito PR, também virá pedir o mesmo. Cavaco, enquanto 1º ministro, sempre se "marimbou" para os sindicatos, concertação social e outros...Partiram sempre se uma base inflexível e sem cedências...Vamos confiar nesta gente? NUNCA!!!
-

Bomba de la Guerra Civil

-----------------------------------------------------------------------------EFE
-
Bomba de la Guerra Civil. La Guardia Civil ha desactivado en los últimos cuatro años en la Comunidad de Madrid 583 artefactos explosivos antiguos. El último ha sido una bomba de la Guerra Civil de 250 kilos que encontró un vecino de Morata de Tajuña, quien creyó que se trataba de una tubería e intentó cortarla con una radial. (20 Minutos)
-

domingo, 26 de outubro de 2008

IGF - entretem-se a fiscalizar mensagens de e-mail

-
No âmbito de auditoria que teve o aval de Teixeira dos Santos
Inspecção das Finanças leu e-mails de funcionários para tentar detectar fugas de informação

-
A Inspecção-geral de Finanças (IGF) analisou milhares de mensagens de e-mail de centenas de funcionários dos impostos e leu o conteúdo de muitas dessas mensagens, designadamente as enviadas para órgãos de comunicação social com o objectivo de identificar fugas de informação. A consulta, feita sem conhecimento dos autores, foi realizada no âmbito de uma auditoria da IGF prevista no seu plano de actividades para 2006, que mereceu a concordância do ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, em Novembro de 2005.
-
Estes dados fazem parte de um processo aberto no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa que o PÚBLICO consultou e que teve origem numa queixa feita à Polícia Judiciária pelo anterior director-geral dos Impostos, Paulo Macedo, em Outubro de 2005. O anterior responsável da máquina fiscal denunciou um conjunto de situações que, segundo ele, indiciavam fugas de informação por parte dos funcionários que, dessa forma, violavam o dever de sigilo a que estão sujeitos.
-
No âmbito das investigações, foram ainda detectadas várias situações anómalas dentro da Direcção-geral dos Impostos (DGCI), como o desaparecimento de documentos ou a existência de programas para decifrar as password dos funcionários. O DIAP tentou ainda saber quem é o autor, ou os autores, do Jumento, um blogue que se dedica, essencialmente, a escrever sobre situações passadas na DGCI.
-
Nota do Papa Açordas: Já tinhamos a ERC (Entidade Reguladora da Censura) chefiada pelo Lopes do Lápis Azul, agora temos a IGF, como nova PIDE, a fiscalizar as mensagens de e-mail dos funcionários dos impostos...é demais!... Onde estará o nosso Presidente da República, como garante das liberdades, que não vê nada disto...
-

CHOVERAM CARTÕES DE CRÉDITO NA GEBALIS

-
«A Francisco Ribeiro, ex-presidente da Gebalis, foram dados, segundo o despacho de acusação, três cartões de crédito: um do BES com limite de 7500 euros, um do BPI com dez mil euros e um do Millennium bcp com cinco mil euros. Mário Peças, ex-vogal da empresa, teve também três cartões de crédito: um do BES com 7500 euros, um do BPI com dez mil euros e um do Millennium bcp com cinco mil euros.
-
Já Clara Costa contou com um cartão de crédito do BES com um limite de crédito de 7500 euros e outro do Millennium bcp com cinco mil euros. À excepção do cartão de crédito do BPI atribuído a Mário Peças, todos os cartões tiveram vários números e diferentes datas.» [Correio da Manhã]
-
Parecer: Estes senhores pensaram que o dinheiro dos contribuintes serviam para encher a mula, só um vogal gastou mais de 11.000€ em refeições durante um ano e meio.
-
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à senhora se agora anda a dieta.»
-
-

Templo del reciclado

---------------------------------------------------------Chaiwat Subprasom / Reuters
-
Templo del reciclado. Un monje en el interior del templo Wat Pa Maha Chedi Kaew, construido con ´más de un millón de botellas de vidrio, en Tailandia. (20 Minutos)
-

sábado, 25 de outubro de 2008

Demagogia socretina q.b.


"Ninguém escapará [à crise financeira mundial]. E os portugueses também não"
José Sócrates, "Diário de Notícias", 25-10-2008
-
Nota do Papa Açordas: Só que se esquece de dizer que nós, portugueses, apanhámos a crise em cima duma grave crise interna, provocada pelos desmandos da governação socretina...
-

Procura-se um PSD mais activo...

-
Partido é o único que pode “liderar uma mudança”
Passos Coelho: PSD tem pouco tempo para criar alternativa de Governo

-
Pedro Passos Coelho considera que o PSD “já não tem muito tempo” para criar uma alternativa de Governo. O ex-candidato à liderança social-democrata sublinha que “o país está a empobrecer, pelo que precisa de trilhar um caminho diferente com o PSD a liderar essa mudança”.
-
Passos Coelho, que falava em declarações à Lusa à margem do IV Congresso Nacional dos Autarcas Social-Democratas, que hoje se realiza em Viana do Castelo, sustentou que “os meses vão-se escoando, o país está a ficar numa situação de depressão, e o Partido Socialista a única promessa que consegue fazer é a de que vai gastar mais dinheiro para amortecer a crise”.
-
O ex-candidato à liderança do PSD acrescentou que o Orçamento de Estado para 2009, apesar de conter “uma certa medida de eleitoralismo, não dá às pessoas uma perspectiva de crescimento económico, continuando a deixá-las muito apreensivas”. “O país está a empobrecer, pelo que precisa de trilhar um caminho diferente com o PSD a liderar essa mudança”, defendeu, frisando que "isso não está a acontecer".
-
Nota do Papa Açordas: Era bom que Maria Ferreira Leite não estivesse tão escondida dentro da "toca", e ouvisse os seus companheiros de partido. O povo português quer uma mudança, exige novos políticos, pois já viu que Sócrates e seus muchachos não servem...
-

Incêndios: Russos querem vender os aviões Beriev-200

-
Incêndios
Moscovo recusa-se a alugar aviões a países estrangeiros para combate a incêndios
-
A partir do mês de Novembro, a Rússia irá renunciar à prática do aluguer temporário dos aviões Beriev-200 a países estrangeiros, incluindo Portugal, escreve o diário russo Izvestia, citando uma fonte da aviação civil russa.
-
Segundo o jornal, citado pela agência Lusa, isso deve-se ao facto de os países europeus recorrerem aos serviços dessa aparelho de combate aos incêndios florestais apenas em situações críticas, recusando-se, ao mesmo tempo, a adquirí-lo.
-
«Durante os últimos anos, esses aviões participaram em voos experimentais, a maioria das vezes de demonstração, no combate a incêndios reais em Portugal, Itália e Grécia», escreve o jornal.
-
«Paralelamente, realizaram-se conversações sobre a possibilidade e condições de aquisição do Beriev-200, mas logo que os incêndios rareavam, os países da União Europeia travavam imediatamente as conversações e, no ano seguinte, vinham pedir outra vez à Rússia que enviasse aviões para o combate a incêndios», lê-se no Izvestia.
-
Assim sendo, continua o diário, a parte russa «compreendeu que a cedência de aviões para apagar incêndios já activos não é vantajosa para a Rússia, porque dificulta a venda do Beriev-200 no mercado mundial da aviação».
-
«Claro que para esses países é mais fácil pagar entre 3 a 5 milhões de euros pelo leasing durante uma época do que comprar um avião. Por isso, foi colocada com toda a clareza a questão da suspensão do aluguer, em regime de leasing, desses aparelhos», lê-se.
-
Presentemente, Moscovo já recebeu pedidos de Portugal, Sérvia, Montenegro, Grécia e Itália para enviar aparelhos Beriev-200 para o combate a incêndios, mas, segundo o jornal, «a resposta será clara: a parte russa está pronta a colaborar com todos os países, mas se for declarada situação de emergência devido a incêndios florestais de grandes proporções».
-
«Mas se for demonstrado apenas intenção de alugar o aparelho em sistema de leasing, a resposta da parte russa será negativa», conclui o jornal. (TSF)
-
Nota do Papa Açordas: Há um ditado português que diz que quem empresta não melhora, logo os russos não estão dispostos a emprestar ou alugar os aviões, mas sim, vendê-los. Até porque os aviões já deram provas de bom desempenho, no combate a fogos florestais. Sacrifiquem-se uns quantos boys e adquiram-se os aviões necessários...
-
-

INEM não transporta cadáveres de doentes que morram nas ambulâncias

-
Saúde
INEM não transporta cadáveres de doentes que morram nas ambulâncias

-
Se um doente morrer a bordo de uma carrinha do INEM, o veículo detém-se e o cadáver tem de ser transferido para um transporte alternativo porque formalmente não pode seguir viagem na mesma viatura. Esta norma pode dar origem a situações em que um corpo demore cerca de uma hora a ser transferido de veículo, como aconteceu esta semana no distrito de Bragança.
-
De acordo com a Lusa, o caso aconteceu na passada quinta-feira quando uma vítima de AVC (Acidente Vascular Cerebral, vulgarmente conhecido por trombose) morreu a meio caminho entre Torre de Moncorvo e Bragança, na zona de Caravelas, próximo de Bornes.
-
Segundo várias entidades envolvidas na operação e ouvidas pela Lusa, o corpo da vítima esperou mais de uma hora na estrada nacional 102 até estarem concluídos os procedimentos para ser transportada para a morgue de Bragança.
-
Nota do Papa Açordas: Já era altura de mudar o regulamento anacrónico do INEM, pois como está, a ambulância perde mais tempo do que transportar imediatamente o cadáver à morgue mais próxima. Mas é o governo que temos, e os boys é que mandam...
-

Bostezo mundial


-----------------------------------------------------------------Radek Pietruszka / EFE

Bostezo mundial. Cansancio de algunos de los asistentes a la VII Cumbre Asia-Europa (ASEM) celebrada en el Gran Palacio del Pueblo en Pekín. Son el primer ministro italiano, Silvio Berlusconi; el presidente de Gobierno español, José Luis Rodríguez Zapate; la canciller alemana, Angela Merkel; el primer ministro japonés, Taro Aso; el primer ministro polaco, Donald Tusk; su homólogo irlandés; Brian Cowen; el canciller austríaco, Alfred Gusenbauer, y el primer ministro de Eslovenia, Danilo Turk. Entre los temas que se tratarán está la crisis financiera global. (20Minutos)

-

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Combustíveis já custam menos de um euro/litro em Espanha

-
Caíram quase 5% na última semana
Combustíveis já custam menos de um euro/litro em Espanha
-
Os preços médios dos combustíveis em Espanha caíram quase cinco por cento na última semana e em alguns locais já se podem comprar a menos de um euro por litro, segundo dados do Boletim Petrolífero da União Europeia.
-
A média dos preços permanece ligeiramente acima do um euro por litro mas em algumas gasolineiras já se vende gasolina e gasóleo a menos de um euro.
-
Globalmente, diz a «Lusa», o preço médio da gasolina de 95 octanas caiu 4,89% para uma média de 1,057 euros e o do gasóleo, o produto mais vendido, recuou 4,97% para 1,070 euros.
-
Desde Janeiro, a gasolina em Espanha baixou 5,12% e o gasóleo caiu 1,11%.
-
Por outro lado, desde Julho, quando o crude atingiu preços recorde nos mercados internacionais, o preço dos carburantes já caiu 17,16% (gasolina) e 19,49% (gasóleo).
-
Recorde-se que os preços em Espanha continuam abaixo da média europeia. Segundo o Boletim Petrolífero da União Europeia, o litro da gasolina custa em média 1,244 euros por litro na UE a 27 e o do gasóleo custa 1,208 por litro. (Agência Financeira)
-
Nota do Papa Açordas: O que nos vale é estarmos perto da fronteira. No comentário que um leitor fez sobre esta notícia, dizia que hoje tinha metido gasolina 95 a 0,953 €. Em Espanha, claro!
Em Portugal, para baixar de um euro/litro, terá que o barril vir para 20 dólares...Atenção que o governo deve aproveitar a baixa do petróleo, para aumentar o ISP...
-
-

Professores - à procura de unidade

-
Em vários blogues e por e-mail
Professores apelam a uma só manifestação nacional

-
Seria algo de inédito e, na opinião de muitos, contraproducente. Com duas manifestações nacionais de professores convocadas para dia 8 de Novembro (pelos sindicatos) e 15 do mesmo mês (dinamizada por movimentos de docentes), ambas em Lisboa, três docentes lançaram um apelo às duas partes para se entenderem e acertarem um único protesto.
-
“A instabilidade que se vive nas escolas, por conta das políticas deste Ministério da Educação, e a desfiguração da escola pública, exigem, mais do que nunca, um movimento de professores forte e unido”, começa por explicar-se no documento, publicado em vários blogues e que circula por e-mail.
-
Por isso, apela-se aos sindicatos para “criarem condições de abertura à activa participação dos movimentos, reconhecendo as suas reivindicações e prevendo o seu direito à palavra na manifestação de 8 de Novembro”. Ao mesmo tempo, os três professores subscritores do apelo – Paulo Guinote (do blogue "A Educação do Meu Umbigo"), João Madeira (do Movimento Escola Pública) e Constantitno Piçarra (do Agrupamento e Escolas de Ourique) – pedem aos movimentos que desconvoquem a manifestação de dia 15 e participem na de 8 de Novembro.
-
Nota do Papa Açordas: Era bom que os professores se unissem e fizessem apenas uma manifestação, se não fosse no dia 8 ou 15, seria no dia 22. Caso não se entendam, o governo vai pegar nisso e fazer uma arma de arremesso contra a sua luta. É preciso tratar este caso com pinças...
-

Não serão auditorias a mais?

-
Auditoria do Tribunal de Contas
Estado gastou 134 milhões de euros em auditorias externas entre 2004 e 2006

-
A despesa efectuada pelas entidades do Sector Público Administrativo (SPA) em consultadoria ascendeu, no triénio 2004-2006, a 134 milhões de euros, o que representou 0,11 por cento da despesa total efectuada pelo Estado e 0,03 por cento do PIB , nesse período.
-
Os números acabam de ser divulgados com o relatório da primeira auditoria realizada pela instituição presidida por Guilherme d'Oliveira Martins aos serviços de consultadoria que foram contratados pelos serviços dependentes do Estado.
-
As 13 entidades do SPA que integraram uma amostra que permitiu ao TC fazer analises mais aprofundadas fizeram , entre 2004 e 2006, cerca de 1353 estudos, auditorias, pareceres e outros serviços externos, no montante de 29,9 milhões de euros, a grande maioria no sector privado.
-
Nota do Papa Açordas: Era bom que fosse tornada pública a lista das empresas que fizeram essas auditorias. Talvez assim se pudesse explicar a forma como alguns advogados defendem a política de Sócrates, com unhas e dentes...
-

Rebuscando en la basura

-------------------------------------------------------------Mohsin Raza / Reuters
-
Rebuscando en la basura. Este niño, en lugar de ir a la escuela, se ve obligado a buscar comida entre la basura del depósito de Lahore (India). (20 Minutos)
-

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Ministério da Agricultura prepara-se para despedir mais funcionários...

-
Governo transfere para as autarquias novas competências e verba de 7,8 milhões de euros
-
O ministro da Agricultura, Jaime Silva, anunciou hoje no final do Conselho de Ministros a transferência para as autarquias de 7,8 milhões de euros no próximo ano. Esta verba destina-se a reforçar as competências em matérias técnicas e de prevenção e defesa da floresta.
-
Para os municípios serão transferidas atribuições no que respeita ao acompanhamento das políticas de fomento florestal, promoção de acções de controlo e erradicação de agentes bióticos (microrganismos nocivos com carácter de praga) e defesa contra agentes abióticos (fogo).
-
O mesmo pacote prevê a transferência da responsabilidade pela elaboração dos planos municipais de defesa da floresta contra incêndios e também o apoio técnico na construção de caminhos rurais, assim como o acompanhamento dos trabalhos de gestão dos combustíveis.
-
Um segundo diploma aprovado hoje visa “agilizar o processo de elaboração dos planos de ordenamento, de gestão e de intervenção de âmbito florestal”.
-
Nota do Papa Açordas: Tudo isto não passa de uma artimanha para Jaime Silva, o pseudo Ministro da Agricultura, mandar mais uns quantos funcionários para mobilidade, antes da sua saída...Ao que consta, o próximo ministro vai ser Miguel Freitas, Presidente da Federação do PS- Algarve, e funcionário da REPER - Bruxelas. Sai a lesma e entra o caracol...
-

Áustria: Joerg Haider tinha um amante...

-
Entrevista de Stefan Petzner à rádio pública ORF
Áustria: sucessor de Joerg Haider confessa que era seu amante

-
O sucessor do líder populista Joerg Haider, Stefan Petzner, chocou a conservadora Áustria ao afirmar que mantinha uma relação amorosa com o falecido líder do BZOe, que morreu no dia 11 de Outubro num desastre de automóvel. Numa entrevista radiofónica, o novo líder, de 27 anos, confessou que Haider era “o homem da sua vida”.
-
Stefan Petzner, que foi ontem empossado como o novo líder da Aliança para o Futuro da Áustria (BZOe), depois da morte de Joerg Haider, confirmou à rádio austríaca ORF que mantinha com o falecido líder uma relação que ia muito para além da amizade, confirmando os rumores há muito ventilados de que os dois homens poderiam ser amantes.
-
As tentativas do partido de travar a difusão da entrevista acabaram por falhar, com a rádio pública a negar qualquer tentativa de silenciar as revelações do jovem Petzner, indica o "The Guardian".
-
As notícias estão a chocar a Áustria, que ainda está a tentar ultrapassar a morte trágica do governador da Caríntia. O falecido líder, que votou contra a moção parlamentar para baixar a idade de consentimento sexual para os homossexuais, apresentava-se como um homem de família quase abstémio.
-
Nota do Papa Açordas: Joerg Haider, seguidor de Hitler e das suas políticas, adorava "chupar na palhinha..." Se o fizesse em tempo do seu líder espiritual, talvez fosse para a câmara de gás...Pessoas destas, que se apresentam como muito machistas, quase sempre dão para os dois lados.
-
-

Classe Média: vítima da crise provocada pelo governo de Sócrates

-
Pedidos de ajuda junto de organizações humanitárias têm aumentado
Situações de carência afectam cada vez mais classe média, mulheres e jovens

-
Nos primeiros nove meses deste ano, o número de pedidos de ajuda que chegaram aos vários centros sociais da AMI aumentou 20 por cento em relação a igual período de 2007. "O nível da procura tem aumentado. Mas o que mais preocupa é que há já uma grande percentagem de pessoas que até trabalham mas que não conseguem esticar o orçamento até ao fim do mês e que vêm pedir sobretudo alimentos", descreve Fernando Nobre, presidente da AMI em Portugal.
-
No dia em que se inicia mais uma campanha de recolha de fundos, Fernando Nobre chama a atenção para as dificuldades acrescidas que estão a ser vividas pelas famílias de classe média/média baixa. Dantes, até ajudavam com donativos. Agora são muitas vezes elas que pedem ajuda, afirma Fernando Nobre.
-
O presidente da AMI refere vários números que mostram como os orçamentos familiares parecem estar a ficar cada vez mais curtos para fazer face às necessidades básicas, perante o aumento dos juros dos empréstimos e a subida dos alimentos. "Oitenta e sete por cento das pessoas que nos solicitam invocam dificuldades financeiras, mas só 40 por cento estão desempregadas. Ou seja, a maioria até está a trabalhar, mas têm empregos precários, com baixas remunerações e que são insuficientes para fazer face às solicitações."
-
Nota do Papa Açordas: Aqui está o resultado dos desmandos do governo de Sócrates: conseguir acabar com grande parte da classe média/média baixa. As suas políticas têm sido desastrosas. Comprou guerras com todas as classes profissionais e...eis os resultados...
-

Vudú a Sarkozy

---------------------------------------------------------------AP Photo / Jacques Brinon
-
Vudú a Sarkozy. Una mujer realiza vudú a un muñeco del presidente francés Nicolás Sarkozy. El presidente francés Nicolas Sarkozy ha amenazado con poner una demanda a una editorial si no retira un muñeco Sarkozy que viene con un "manual de vudú" para enseñar a los lectores a poner agujas en él, dijo el martes su abogado. (20 Minutos)
-

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Carta de um professor

-Carta recebido por e´mail:
-
Tenho cinquenta e tal anos de idade, trinta e muitos dos quais como docente no ensino secundário e no ensino superior. Fiz a Licenciatura com 16 valores, o Estágio Pedagógico com 18 e um mestrado em Ciências da Educação com Muito Bom. Dediquei a minha vida à Escola Pública. Fui Presidente do Conselho Executivo (dois mandatos), orientador de estágio pedagógico (3 anos), delegado de grupo / coordenador de departamento (dois mandatos), Presidente do Conselho Pedagógico (um mandato) e director de turma durante vários anos.
-
Nos últimos tempos leccionei no ensino superior, com ligação permanente à formação de professores.Desempenhei vários cargos pedagógicos, participei em múltiplos projectos e desenvolvi dois trabalhos de elevado valor científico. Entretanto, regressei ao ensino secundário e à minha escola de origem. Alguns dos antigos colegas, embora mais novos do que eu e com menos tempo de serviço (compraram o tempo, explicaram-me depois) já se tinham reformado. Eu também já tinha idade, mas faltavam-me alguns meses para o tempo necessário quando mudaram as regras do jogo. E como se não bastasse a alteração dessas regras, é aprovado, entretanto, um novo estatuto para a carreira docente. E logo de seguida é aberto o concurso para professores titulares. Um concurso para uma nova categoria onde eu não tinha lugar! Não reunia condições. Mesmo com um Mestrado em Ciências da Educação e sem ter dado uma única falta nos últimos sete anos, o meu curriculum valia, apenas, 93 pontos! Faltavam 2 pontos para o mínimo exigido a quem estivesse no 10º escalão.
-
Com as novas regras, o meu departamento passou a ser coordenado, a partir do presente ano lectivo, por um professor titular. Um professor que está posicionado no 8º escalão. Tem menos 15 anos de serviço do que eu. Foi meu aluno no ensino secundário e, mais tarde, meu estagiário. Fez um bacharelato com média de 10 valores e no estágio pedagógico obteve a classificação de 11 valores. Recentemente concluiu a licenciatura numa estabelecimento de ensino privado, desconhecendo a classificação obtida. É um professor que nunca exerceu qualquer cargo pedagógico, à excepção de director de turma. Nos últimos sete anos deu 84 faltas, algumas das quais para fazer 15 dias de férias na República Dominicana (o atestado médico que utilizou está arquivado na secretaria da escola, enquanto os bilhetes do avião e a factura do hotel constam de um outro processo localizável). O seu curriculum vale 84 pontos, menos 9 pontos do que o meu. Contudo, este docente foi nomeado professor titular.
-
De acordo com o Senhor Primeiro Ministro e demais membros do seu Governo, com o apoio do Senhor Presidente da República e, agora, com o apoio dos dirigentes sindicais, este professor está em melhores condições do que eu para integrar ' (...) um corpo de docentes altamente qualificado, com mais experiência, mais formação e mais autoridade, que assegure em permanência as funções de organização das escolas para a promoção do sucesso educativo, a prevenção do abandono escolar e a melhoria da qualidade das aprendizagens.'
-
A conclusão, embora absurda, é clara: se eu estivesse apenas no 9º escalão, e com os mesmos pontos, seria considerado um docente altamente qualificado, com mais experiência, mais formação e mais autoridade. Como estou no 10º escalão, e não atingindo os 95 pontos, eu já não sou nada.
-
Isto é o resultado de uma selecção feita com base na '(...) aplicação de uma grelha de critérios objectivos, observáveis e quantificáveis, com ponderações que permitam distinguir as experiências profissionais mais relevantes (...)[onde se procurou] reduzir ao mínimo as margens de subjectividade e de discricionariedade na apreciação do currículo dos candidatos, reafirmando-se o objectivo de valorizar e dar prioridade na classificação aos professores que têm dado provas de maior disponibilidade para assumir funções de responsabilidade.' É assim que 'reza' o DL 200/2007, de 22 de Maio. Admirável!
-
Agora consta por aí (e por aqui) que aquele professor (coordenador do meu departamento) me irá avaliar... Não, isso não será verdade. Esse professor irá, provavelmente, fazer de conta que avalia, porque só pode avaliar quem sabe, quem for mais competente do que aquele que se pretende avaliar. O título de 'titular' não é, só por si, suficiente. Mesmo que isto seja só para fazer de conta...
-
Conhecidos que são os meus interesses, passo ao principal objectivo desta carta, que é, simplesmente, pedir perdão! Pedir perdão, em primeiro lugar, aos meus alunos.
-
Pedir perdão a todos os Pais dos meus alunos. Pedir perdão porque estou de professor, mas sem me sentir professor. Tal como milhares de colegas, humilhados e desencorajados, sinto-me transformado num funcionário inútil, à espera da aposentação. Ninguém consegue ser bom professor sem um mínimo de dignidade. Ninguém consegue ser bom professor sem um mínimo de paixão. As minhas aulas eram, outrora, coloridas, vivas e muito participadas. Com acetatos, diaporamas, vídeos, powerpoint, etc. Hoje é, apenas, o giz e o quadro. Só a preto e branco, com alguns cinzentos à mistura. Sinto-me desmotivado, incapaz de me empenhar e de estimular. Receio vir a odiar a sala de aulas e a própria escola. Receio começar a faltar para imitar o professor titular e coordenador do meu departamento (só não irei passar férias para a República Dominicana porque tenho outras prioridades...). Receio que os professores deste País comecem a fingir que ensinam e a fingir que avaliam. Sim, porque neste país já tudo me parece a fingir.
-
Cumprimentos.
-
(Um professor anónimo e humilhado, tal como milhares de outros professores)
-

El barrio de los vivos y los muertos

-----------------------------------------------------------------Cheryl Ravelo / Reuters
-
El barrio de los vivos y los muertos. Un chico sube por entre las tumbas del cementerio de Manila, donde varias familias sin recursos han levantado infraviviendas, convirtiendo tumbas y mausoleos abandonados en hogares. El Gobierno tiene planes de expulsarlos del cementerio ante la llegada del Día de los Difuntos. (20 Minutos)
-

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Todos os deputados do PS levaram a chupeta para Aveiro...

-
Jornadas Parlamentares socialistas
Deputados do PS incomodados com discurso "paternalista" de Jaime Gama

-
Alguns deputados socialistas insurgiram-se hoje contra o discurso feito ontem pelo presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, durante o jantar das Jornadas Parlamentares do PS, considerando-o "paternalista" e "desprestigiante" para os membros da bancada. Nesse jantar, o socialista usou o humor para advertir os deputados socialistas que, se quiserem ser reeleitos, terão de fazer o trabalho de casa com o partido e com os seus eleitores.
-
"Não comento esse discurso", reagiu de forma seca o porta-voz do PS, Vitalino Canas, um dos deputados presentes ontem à noite no jantar da Mealhada. No entanto, um membro do Secretariado Nacional do PS classificou como "desconchavado e desprestigiante para os deputados" o discurso feito pelo ex-ministro dos Negócios Estrangeiros dos governos de Mário Soares e António Guterres.
-
De uma linha política oposta à da actual direcção, a deputada do PS Teresa Portugal também criticou o teor do discurso de Jaime Gama, sobretudo no que toca ao alerta de que os deputados têm de ter atenção se quiserem continuar na Assembleia da República na próxima legislatura.
-
Nota do Papa Açordas: Jaime Gama: ...e se mijarem fora da covinha, para o ano não são eleitos!... Foi isto que Jaime Gama quis transmitir aos deputados do Partido de Sócrates, que se reuniram esta semana em Aveiro. Um aviso que, em tempos de pseudo democracia, não fica nada bem...
-

Sócrates - O vendedor de promessas...

-
Jornadas Parlamentares socialistas
“Neste momento todas as famílias precisam da ajuda do Estado”, admite Sócrates

-
O Orçamento de Estado para 2009 marcou hoje o discurso do primeiro-ministro e secretário-geral do PS, José Sócrates, no encerramento das Jornadas Parlamentares do partido, que decorreram em Aveiro. De acordo com o líder socialista, “neste momento todas as famílias portuguesas precisam da ajuda do Estado”, pelo que o Orçamento versa essencialmente medidas de apoio às empresas e famílias, que são as possíveis pois “ir mais além seria alimentar o défice excessivo”.
-
Sócrates centrou todo o seu discurso nas medidas propostas no documento, que garantiu serem do agrado das empresas e dos particulares que são “os primeiros a desejar que o Estado mantenha as contas públicas em ordem”. De acordo com o primeiro-ministro, as linhas do Orçamento são as possíveis num contexto de crise financeira internacional e um sinal de que o Governo está a dizer às “empresas que podem contar com o Estado”.
-
Nota do Papa Açordas: Mais uma vez o sr.Sócrates faz demagogia. Mas é uma demagogia para ficar bem visto, como salvador das famílias portuguesas. O que é redondamente mentira. Ele foi sim, durante estes últimos três anos, o carrasco das famílias portuguesas. Comprou guerras com todas as classes: médicos, funcionários públicos (incluindo professores), deficientes, camionistas, etc., etc. E, agora, apresenta-se como salvador das famílias portuguesas...É demais!!!...Preparem-lhe uma cama no Júlio de Matos!...
-

Portugueses descobrem gelatina que pode revolucionar a electrónica

-
Transparente e maleável, o novo material foi produzido a partir da dissolução de gelatina num líquido iónico
-
Químicos portugueses descobriram por acaso um novo material, a que chamaram gelatina iónica, que permite desenvolver dispositivos electrónicos - como baterias e células de combustível - mais baratos e mais amigos do ambiente, informa a agência Lusa.
-
Transparente e maleável, o novo material foi produzido a partir da dissolução de gelatina num líquido iónico, uma solução constituída por iões com cargas negativa e positiva.
-
A descoberta, já patenteada, resultou de um trabalho conjunto de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto Superior Técnico (IST) cujas conclusões foram publicadas no último número da revista científica britânica «Chemical Communications».
-
«Estávamos à procura de um material que fosse um bom ambiente para as enzimas, que as imobilizasse e melhorasse o seu desempenho», disse à Lusa um dos autores do estudo, Pedro Vidinha, da FCT, acrescentando: «Sabíamos que os líquidos iónicos davam essa possibilidade, permitindo imobilizar as enzimas num ambiente físico», mas essa linha de investigação não produziu os resultados desejados e foi temporariamente abandonada.
-
«Comparámos então este novo material com os outros condutores e constatámos não só que era tão condutor como eles, como era mais barato, mais leve, mais fácil de trabalhar e mais ecológico, por ser biodegradável», sublinhou.
-
Assim, o facto de poder assumir várias formas, desde um bloco compacto a uma fibra ou um filme fino, e poder incorporar substâncias solúveis ou insolúveis em água, permite a sua aplicação tanto em pilhas como em células de combustível e células fotovoltaicas de nova geração.
-
«Nas pilhas, por exemplo, a gelatina iónica pode funcionar como electrólito e como eléctrodo e, dadas a sua versatilidade, permite construir uma pilha em qualquer superfície, até numa folha de papel, por exemplo, bastando para isso imprimir o electrólito e os dois eléctrodos», disse o investigador.
-
A equipa trabalha agora noutras aplicações, procurando tirar todo o partido do novo material, nomeadamente no campo da biotecnologia, como em bio-sensores da glucose, voltando assim às enzimas, mas também em compostos farmacêuticos e cosméticos. (Portugal Diário)
-
Nota do Papa Açordas: A par da descoberta do transistor com papel, esta é uma das maiores descobertas do ramo da electrónica, feita por portugueses. Esperamos que este (des)governo lhes dê todo o apoio, especialmente no registo das patentes...
-

Vários PS´s...

-
a frase
-
"O [PS] das ilhas não cobra taxas moderadoras pois considera que pagar por um serviço que a Constituição determina que seja 'tendencialmente gratuito' é 'um embuste'. Foi este PS que ganhou as regionais nos Açores."
-
João Paulo Guerra, "Diário Económico", 21 de Outubro de 2008
-
(In PÚBLICO)
-

Disparate é o "JAMÉ!"...

-
Líder do PSD afirmou que novas infra-estruturas serviam grandes empresas
Mário Lino considera um "disparate" declarações de Ferreira Leite sobre grandes obras públicas

-
O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, considerou hoje um disparate as afirmações da presidente do PSD sobre o facto das construção de novas infra-estruturas servirem grandes empresas.
-
"Dizer que a construção de infra-estruturas serve para grandes empresas ou construtoras é o maior disparate que se pode dizer", afirmou Mário Lino, à margem do 11º Congresso de Logística que decorre até quarta-feira em Lisboa.
-
Num comentário à entrevista de Manuela Ferreira Leite a uma estação televisiva segunda-feira à noite, Mário Lino foi peremptório: "Vi a entrevista e achei uma entrevista lamentável. Foi o regresso ao pior da Dra. Manuela Ferreira Leite, ao período em que ela esteve à frente das Finanças do país e deixou o país no estado em que se sabe".
-
Nota do Papa Açordas: Mário Lino a par de Jaime Silva, é um dos ministros mais bacocos e aparvalhados deste governo. Quem tiver dúvidas, lembre-se da cena que fez com o aeroporto na margem sul, onde, em opinião própria, a zona era um deserto, não havia gente, hospitais, etc.,etc.Aeroporto na margem sul, "jamé!". Porquê? A sua ex-empresa estava a trabalhar na Ota...
-

Concurso de belleza "Miss Bélgica"

----------------------------------------------------------------------Dirk Waem / EFE
-
Bellezas flamencas y valonas. Las 20 finalistas del concurso de belleza "Miss Bélgica" posan en Willebroek, Bélgica. (20 Minutos)
-

Tierra seca

---------------------------------------------------------------------------REUTERS
-
Un granjero chino camina sobre la tierra seca en busca de agua en las afueras de Baokang, en la provincia de Hubei (centro de China). Los expertos recuerdan que la crisis no debe servir para olvidar la lucha contra el deterioro medioambiental. (20 Minutos)
-

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Espanha: Gasóleo a menos de um euro, já no próximo mês...

-
Espanha prevê baixa do preço do gasóleo
-
O ministro da Indústria espanhol, Miguel Sebastián, considera que o preço do gasóleo deverá descer abaixo de um euro por litro dentro de duas a três semanas, face aos actuais 1,12 euros o litro. Em Portugal, tal não deverá acontecer pois a fiscalidade é diferente.
-
O ministro espanhol prevê que, dada a evolução das cotações do petróleo nos mercados internacionais e a evolução do euro face ao dólar, dentro de duas a três semanas o preço do petróleo deverá voltar a descer abaixo de um euro e a gasolina deverá ficar por esse valor.
-
De acordo com os dados do Boletim Petrolífero da União Europeia da semana passada, o gasóleo rodoviário custava em média 1,126 euros o litro e a gasolina estava a ser vendida em média a 1,111 euros o litro.
-
Os revendedores espanhóis consideram também "provável" que o preço do gasóleo desça abaixo de um dólar por litro dentro de uma semana dada a evolução do preço do petróleo.
-
A Confederação Espanhola de Empresários de Estações de Serviço espera ainda que a gasolina sem chumbo 95 octanas fique em cerca de um euro o litro na próxima semana.
-
Em Portugal, a fiscalidade é outra
-
Em Portugal, segundo o secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO), José Horta, não é expectável que o preço do gasóleo "desça rapidamente abaixo de um euro por litro".
-
O gasóleo foi vendido, em média, a 1,26 euros por litro na semana passada em Portugal, segundo os dados do Boletim Petrolífero da União Europeia.
-
A diferença, explicou José Horta, reside na fiscalidade.
-
O imposto sobre os produtos petrolíferos é de 30 cêntimos por litro em Espanha e de 36,4 cêntimos por litro em Portugal. Acresce ainda o IVA que é cobrado a 20 por cento em Portugal e a 16 por cento em Espanha, refere o responsável.
-
A última vez que o gasóleo rodoviário esteve abaixo de um euro, em Portugal, foi na semana de 9 de Fevereiro de 2007, quando era vendido a 0,998 euros o litro.
-
O petróleo de Brent tem estado a cotar na casa dos 68 dólares o barril - metade do alcançado em Julho - embora tenha registado uma ligeira subida, para os 71,85 dólares, esta segunda-feira, com as perspectivas de uma quebra da produção por parte da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
-
Nota do Papa Açordas: Este ano ainda não meti combustível em Portugal. Como vivo em Faro, vou passear a Monte Gordo e abasteço o carro em Espanha. É mais barato, passeamos, e o nosso Pinóquio não vê nada de ISP... (Jornal de Notícias)
-

CURTO E GROSSO

----------------------------------------------------------------Mas directo ao assunto!
-

Segurança Social: 257,5 milhões de euros pela borda fora...

-
Anunciou o ministro do Trabalho
Fundo da Segurança Social perde 3,14 por cento em nove meses

-
O Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS), que funciona como “almofada” para o pagamento das pensões em caso de dificuldades extraordinárias no sistema, perdeu 3,14 por cento nos primeiros nove meses deste ano, divulgou este manhã em conferência de imprensa o ministro do Trabalho.
-
Em conferência de imprensa de apresentação das principais linhas do Orçamento da Segurança Social, o Governo recusou-se a especificar qual a perda verificada do segmento de acções em resultado da crise internacional, frisando antes que apesar das perdas, o FEFSS ficou acima de uma rentabilidade média do mercado.
-
A recusa em dar os valores foi justificada pela natureza de longo prazo da carteira do Fundo, que apenas deve ser analisada nesse prazo. O FEFSS dispunha no final de Setembro passado de 8257 milhões de euros.
-
Nota do Papa Açordas: 3,14% sobre 8257 milhões de euros são 257,5 milhões de euros. Quem vai ser responsável por esta perda? Ninguém, é o normal!...O mais usual é ainda ter direito, no fim do ano, a umas dezenas de milhares de euros de prémio pela sua boa gestão...É o normal numa república de bananas e dos bananas socrátricos...
-